Categories: Maternidade/ Nascimento & pós-parto

Um mundo chamado puerpério

Puerpério é o nome dado à fase pós-parto, em que a mulher experimenta modificações físicas e psíquicas, tendendo a voltar ao estado que a caracterizava antes da gravidez.

Para mim, puerpério é todo um mundo de glamour, sensações, aprendizados e parafernálias.

É o mundo do inchaço, dos pés de pato que não cabem em nenhum sapato, dos litros de água e chá consumidos e dos seios doloridos.

É o mundo das conchas e dos absorventes para seios, das blusas molhadas com o leite que vazou e dos botões que você esqueceu de fechar (na frente do pedreiro, do carteiro…).

É o mundo das cintas apertadas e inconvenientes nas horas em que você precisa ir ao banheiro – e tem apenas vinte segundos para isso.

É o mundo dos pijamas e das camisolas eternas, das olheiras, das noites não dormidas, dos cabelos sem pentear e da maquiagem esquecida no fundo da gaveta.

É o mundo dos banhos de dois minutos, dos modess e daquele sangramento sem fim, das pernas peludas e das unhas descascadas e sem tempo.

É o mundo das blusas de botão e dos peitos assustadoramente imensos de fora, para dar de mamar a toda hora.

É o mundo dos corpos estranhos, dos kilinhos a mais, daquela barriguinha irritante de pão, dos culotes redondos e das calças que ainda não servem.

É o mundo das trocas de fraldas infinitas, dos algodões, dos paninhos de boca com cheirinho de leite, dos arrotos no ombro e daquele cocô amarelo ouro que a gente nunca esquece.

É o mundo do choro ao êxtase em segundos, dos sorrisos e olhares abobalhados, nossos. Dos aromas, barulhinhos, pezinhos e mãozinhas que crescem rápido demais, deles.

É o mundo das pequenas coisas. Algumas delas duram menos de quarenta dias, outras duram mais, quem sabe.

Algumas, porém, deveriam durar para sempre. <3

DSC_0275

comentários via facebook

24 comments

  1. Lindo… são momentos de ÊXTASE… mesmo com todo o cansaço e noites mal dormidas…kkk
    e a melhor recompensa, onde vemos que não importa o quanto estamos cansadas, e estamos com quilinhos a mais, dores, peitões…kkkk.. é quando vc vê aquela coisinha, linda, pequenina, indefesa dormindo um sonho tranquilo e sereno, e simplesmente surge um sorriso…
    Agora me diz qual mamãe não chorou neste momento…somos bobonas mesmo…
    É .. dura pouco tempo… mas esse amor é ETERNO…e sempre vamos ser umas bobonas…
    Meus filhos são minha vida, meus bebes, minha princesa Nicole – 12 anos e meu gurizinho Lucas – 1 ano

    Bjuss…

  2. Que lindo esse texto!!!
    Os seios imensos que vazam são bem o meu mundo, mas prefiro trocar de blusa mil vezes do que trocar a minha realidade atual. :D
    Beijos…

  3. Nossa Mi, como passa rápido! Parece que foi agora que a Laura nasceu, que saudades do meu rn, heheh. Agora ela está bem espertinha aqui do meu lado olhando pra tudo,indo no colo de todo mundo,no auge do seus 5 meses..agora nao é mais só da mamae…hehehe

  4. É um mundo tão lindo, do qual tenho muita saudade. :)
    Parabéns pela chegada do Leo. Que Deus abençoe sua vida grandemente e ilumine seu caminho.
    Um super beijo pra vocês!

  5. O post mais lindo depois do relato de parto. Saudade dessa fase, meu filho está com 6 meses e ja tenho nostalgia daquele bebezinho sensivel.. fase de aprendizados eternos.
    Beijos pra voces!

  6. Ai que texto lindo… É exatamente assim mesmo!!
    É uma mistura tão louca de sentimentos… e no final, tudo passa, e deixa a mais eterna saudade!
    Amo seu blog… Parabéns pelo príncipe, parabéns pelo blog!

  7. Aiii.. eu ri ri muito…pois é bem isso mesmo sem contar a queda de cabelo que você acha que vai ficar careca a cada banho tomado. Mas temos que incarar com humor… pois passa e tudo vale muito a pena. Beijos….

  8. Revivi lendo seu texto! Parecia que o mundo estava suspenso, parecia que a vida passava em câmera lenta e aquele bebê molinho nos meus braços crescendo assustadoramente rápido! Meu Lucas hoje com 3 meses quase 4 :)

deixe seu comentário!