Categories: Crianças/ Desenvolvimento/ O primeiro ano

10 meses de Leo

 

IMG_443498574-3

Esse último mês que se passou foi o mais significativo para o Leo, em termos de desenvolvimento motor e cognitivo. Muitas conquistas, novidades e sorrisos. Dele e nossos :)

– deve estar pesando em torno de 10,2kg e medindo 77,5cm.

– continua perdendo roupas na velocidade da luz. bodies especialmente. atualmente está usando tamanho 1 ano/12 meses e até 18 meses.

– permanece com dois dentinhos ainda, sem sinal dos demais.

– esse mês teve crises feias de rinite e qualquer resfriado vira rinosinusite. isso tem dificultado muito as coisas, especialmente a hora de dormir do pequeno. percebo que ele é mais alérgico que a Mel e estou buscando alternativas. vou escrever um post sobre isso.

– passou a falar mamamã e mamãe constantemente. quando me vê, quando quer colinho, dormir ou comer. own. e começou a balbuciar algo parecido com babai quando vê o pai.

– quando vê a comida diz em tom imperativo da-da!

– o cabelo dele é muito rebelde e não decide de que lado quer ficar. cada dia está para um lado diferente, com o topo arrepiado. Leo disse que isso se chama baby style. ah, depois do corte que fizemos em agosto, o cabelo cresceu mais ainda e ficou mais forte também.

– demorou a aprender a se rolar de uma lado para o outro, mas também, quando aprendeu finalmente, passava o dia como um tatu bolinha. para onde ele quisesse ir, ia rolando. coisa mais engraçada da vida!

– há 3 dias de completar dez meses começou a engatinhar. ele demonstrou MUITA felicidade com essa conquista e agora engatinha como louco pela casa toda.

– na noite anterior, passou a madrugada bem manhoso, chorando bastante e com dificuldades para dormir. coincidência, pico ou salto de desenvolvimento fora de época? hum.

– também já fica de joelhos e tenta ficar em pé se apoiando nos móveis.

– é muito mais curioso e peralta que a Mel na mesma idade. todo cantinho ele quer se enfiar, todo buraquinho ele quer saber o que tem. isso já rendeu algumas batidas de cabeça, de leve, que normalmente nem o fazem chorar.

– ao contrário da irmã, que nunca tinha interesse em colocar as coisas na boca – além de comida e brinquedos – Leo quer experimentar tudo! e isso vai desde comida à grama, folhas, papel, papelão, nossos calçados, carregadores de celular e afins. não dá pra piscar os olhos com esse menino. ainda bem que todas as vezes vimos a tempo de tirar dele. menos o papel. esse ele comeu mesmo…

– já tentou comer/morder os móveis e o granito da escada. #socorro2

– quando ele pega algo que não pode ou está aprontando alguma travessura e eu digo “Leonardo!” ele toma um susto e para na hora de fazer o que estava fazendo. e quando digo não, ele para e me olha, do tipo, “não posso ir mesmo mamãe?”

– na primeira vez que ele foi engatinhando da sala até a cozinha, ficou extasiado. território novo a ser explorado é com ele mesmo agora. principalmente a área de serviço, que abriga a caixinha de areia da Boo e os potes de ração e água. #socorro3. (inexplicavelmente a ração não despertou o interesse dele. só quis ficar tirando do pote e jogando tudo pra fora.)

– na sala temos um móvel baixinho em que ficam alguns livrinhos da Mel, numa pilha. ontem fiquei observando que ele não derruba tudo. tira um a um, na ordem que estão.

– esses dias enquanto eu lavava a louça o deixei em frente ao armário em que ficam os potes e tigelas de plástico. ele tirou quase tudo e colocou no chão, com um detalhe: todos os de cabeça para baixo. quando ele via que uma das tigelas estava com a boca para cima, virava até que tudo estivesse igual.

– é o rei do dedinho. antes de pegar algo ele sempre vai com o dedo indicador checar antes se o objeto é mole, duro, se é amigável, hahaha.

– esse mês comeu pela primeira vez creme de abacate, kiwi e bolinho de arroz com espinafre. amou o bolinho de arroz e o kiwi. também estou dando de vez em quando uns biscoitinhos integrais (sem traços de leite, lactose, gluten, enfim, nada que possa dar alergia) e ele tem gostado muito.

– quando à APLV, fizemos a reintrodução da proteína do leite gradualmente, e a assadura logo apareceu, acompanhada de grosseirões avermelhados na pele, principalmente nas pernas. retrocedemos, voltando a ficar somente com o Pregomin.

– temos exames de sangue para fazer esse mês e consulta com a alergista, novamente. veremos como vai ficar.

– os brinquedos preferidos continuam sendo as peças pequenas, das formas geométricas. e qualquer coisa que ele possa colocá-las dentro e tirar (baldinho, tigela grande, etc).

– não nos dá mais sossego para trocar a fralda. quando piscamos o olho ele já fugiu, se rolando ou engatinhando mesmo.

– tem tirado apenas uma soneca durante o dia, de 1 a 2 horas. mas não estou achando isso interessante, porque ele acaba ficando muito manhoso no final do dia, cansado mesmo. tenho que reajustar a rotina dele e a nossa para acertar isso.

– tive que parar de levá-lo para o moisés que fica ao lado da nossa cama quando ele acorda muito cedo por um simples motivo: ele não cabe mais no moisés! mas no fundo foi bom. ele está aprendendo a voltar a dormir sozinho no berço.

– ainda mama de madrugada e eu nem tentei substituir por chá ou água, para tentar tirar o hábito. quero fazer isso em breve, mas sempre esqueço. ele normalmente acorda lá por 3 horas e se não dou o mamá ele não volta a dormir. eu não acho que seja fome porque ele janta super bem, come fruta e mama antes de ir para a cama.

– esse mês foi o pior em relação ao sono, com certeza. ele anda acordando várias vezes durante a madrugada, me fazendo levantar da cama coisa de dez, vinte vezes por noite. com isso, tenho dormido umas duas horas seguidas apenas. por isso os posts diminuíram. porque à noite, quando eu deveria escrever, estou caindo de sono e fico pescando na frente da tela do computador. ou seja, o culpado é o Leo, tá?

– masssss, ele continua sendo o amor da minha vida (um dos), continua fofo, sorridente, simpático e feliz. ah, e mais lindo do que nunca.

comentários via facebook

16 comments

  1. gente ele é muito lindoooooooo! parabens, ele realmente ta enorme.. aja roupinha! dá uma pena guardar as que não servem mais!
    se não me engano o mês 10 também foi bem complicado por aqui.. alias, desde que o meu passou a engatinhar tem sido complicado porque ele tem um certo ímã por coisas que “não pode”. hehe

  2. É muita energia, hein michelle?!
    O meu bebe esta com 2 anos e sete meses… não para, é o tempo todo escalando em algum lugar… mas amamos essas aventuras e descobertas que eles fazem.

    bjuss

  3. Vocês fazem filhos lindos, viu? ;-)
    E sobre a APLV, não sei se você foi orientada a reintroduzir, mas o ideal é que a tentativa seja após 1 ano de idade.
    Beijinhos,
    Ada

    1. Ah, obrigada pelo carinho! :)

      Sim, a alergista que acompanha o pequeno insiste praticamente todo mês nessa reintrodução :( Eu não queria. Ando bem chateada mas acredito que seja pressão do governo, que cede o leite para crianças com APLV.

      Bjo

  4. Adoro os posts de desenvolvimento do Leo! Tenho um pequeno que faz 10 meses hoje como sou mãe de primeira viagem consigo traçar um paralelo quanto ao desenvolvimento do meu Miguel!
    Ainda não estamos na fase do engatinhar, mas acredito que até o final do mês chegaremos lá! Aí só Deus!
    Felizmente o meu pequeno tem começado a dormir super bem a noite (a primeira vez que dormiu a “noite toda” nem acreditei!) e a mamadeira da madrugada tem sido quase extinta (naturalmente).
    Percebi que ele começou a dormir melhor quando passou a dormir de bruços. O Leo dorme ou já dormiu assim?
    Cansa muito mas é uma delícia! :)
    Parabéns pro Leo!!!!

  5. Adoro e espero os posts do Leo. Meu bebê fará 11 meses na próxima semana e há 10 dias começou a andar… imagina aquele cotoco de gente andando,querendo correr; e a mamãe aqui ficando doidinha…

  6. Ufaaa… não sou só eu que levanto 10, 20 vezes na madrugada…. kkkkkkkkkk também não consegui tirar o mama da madrugada, minha filha esta com 7 meses, cada dia mais esperta AMOOO. Adoro ler seus post. A Mel e o Léo são lindos parabéns.

  7. Que menino lindo! Sobre tentar tirar o habito de acordar pela madrugada, consegui tirar do meu bebe quando ele tinha 9 meses. Passei 1 hora acordada com ele no meu colo pra que ele voltasse a dormir durante 2 noites. Sempre digo que valeu a pena, muito embora ele ainda acorde durante as noites, porém acho que seja só frio ou falta da chupetinha que cai, pois adormece assim que eu resolvo. Mas já nos poupa de fazer mamadeiras e colocar pra arrotar e acredito que assim ele vá entender aos poucos que está tudo bem e não precisa mais acordar pela noite. Tudo é o hábito. Parabéns pela mãe atenciosa que você é!

  8. Adorei o blog! Me vi em varias situações! Tenho uma menina de 7 anos e um menino de 1. A menina só foi dormir a noite toda depois dos 3 anos, foi dificil, mas daqui a pouco passa. Muito fofo o Leo, e grandão! Parabéns pelo blog! Vou continuar acompanhando.

  9. O Léo está um príncipe, parabéns!
    Estou ansiosa pelo post sobre a alergia… Aqui em casa a Lavínia (idade da Mel) tem sofrido horrores com a rinite e, nesse inverno, o quadro evoluiu 3 vezes para rinossinusite. O pior é que eu a trato há 2 anos com homeopatia, vacinas, etc… Já tirei tapetes, cortinas, bichinhos de pelúcia… Não sei mais o que fazer!
    Graças a Deus o Lucca (2 anos) ainda não deu demonstrações que sofrerá tanto como a irmã…
    Beijo e parabéns pela família linda!

  10. Olá Michelle, gostaria de saber como é a rotina durante o dia de alimentação do Leo, na hora que ele acorda até o fim do dia. Sobre o sono meu bebê dorme muito cedo lá pra 21:00 hs, então ele mama a mamadeira e vai embora no sono, quando é umas meia noite e meia eu dou outra mamadeira com ele dormindo, pra encher mais a barriguinha, ai ele dorme bem até as 6:00hs. Pq se eu não der a mamadeira da meia noite ele vai com certeza acordar as 3 hs. Tenta fazer assim tbm.. Bjs

deixe seu comentário!