02 jun 2012

Você odeia limpar a casa?

Pode ser porque você deixa acumular e quer resolver todo o problema de uma só uma vez. Sua casa não ficou bagunçada da noite para o dia e não ficará organizada da mesma forma. Se você fizer um pouco por dia, tudo ficará mais simples.

Pegue um papel e faça uma lista de tudo o que você precisa limpar diariamente, senão sua casa fica um caos. Você pode inserir nessa lista: lavar a louça, lavar a roupa das crianças, limpar a pia do banheiro e assim por diante. Cada casa tem suas especificidades, mas atenha-se ao essencial. Não coloque “lavar o chão da cozinha” se você nunca faz isso. Mantenha essa lista sempre à vista para não se esquecer de nada.

Sempre que puder, resolva um item da lista. Você pode lavar a louça em 15 minutos, por exemplo. Se parar para pensar, você verá que a maioria das suas tarefas pode ser resolvida em 15 minutos. Fazendo de pouco em pouco, ao longo do dia você vai fazendo tudo.

Tendo uma rotina diária básica, com tarefas rápidas, fica mais fácil manter sua casa minimamente limpa e organizada no dia-a-dia. Quando você tiver uma tarefa maior, como lavar a garagem, por exemplo, deixe para o dia que você normalmente usaria para limpar a casa inteira.

O verdadeiro segredo da casa organizada é limpá-la um pouquinho todos os dias, de modo que você nunca precisará ter um dia inteiro dedicado à faxina – que, vamos combinar, é uma
pressão tremenda. Mesmo que você faça o trabalho pesado em um dia da semana, você não precisa, se fizer um pouco por dia.

por Thais Godinho, do blog Vida Organizada

8 comentários no blog

  1. Michelle Amorim em

    Aqui estou adotando como regra limpar um cômodo por dia e não tentar fazer TUDO no mesmo dia. Eu ficava quebrada e não limpava 100% como eu queria (ou deveria). Então melhor fazer por partes, mas bem feito ;-)

    Responder
  2. Camila Silva em

    Aqui eu comecei com o mantra “sujou, limpe”, principalmente na cozinha. Ao invés de sujar um copo e colocar na pia, agora eu lavo direto. Ajuda muito!

    Responder
  3. Carla mãe da Bruna em

    ontem lembrei muito de vcs gurias… eu tava podre – trabalhei até as 20 h 30, peguei a Bruna na casa da minha mãe e fui pra minha casa, onde cheguei 21 h 30 – fiz a janta pra mim e pro marido, Bruna já veio jantada, mas fez xixi e vazou, molhando as 2 calças (sim, frio de 10 graus aqui no sul, até q 2 calças era pouco).
    Resultado: 22 h 30 ou mais, Bruna dormindo já mamada, fralda trocada etc, a louça suja e 2 calças pra lavar. Maridão disse: deixa pra amanhã de manhã. Thais diria: faz de uma vez.
    Botei água pra esquentar, botei as calças de molho, lavei a louça, torci as calças, sequei a louça e antes da 23 hs eu tava escovando os dentes pra ir dormir.
    Juro q não levou mais q 15 minutos (devia ter anotado os horários) e fui dormir bem menos cansada! E com a sensação de missão cumprida!

    Responder
  4. Adriana em

    Querida..
    Encontrei seu blog hoje sexta-feira…
    Minha casa tá um caos…
    Mas, lavei os banheiros (necessário) e no mais..
    vou tentar “disfarçar” tudo.
    Mas, já fiz minha lista de prioridade semanal… e a partir de segunda… pretendo ir me organizando..
    beijos e obrigada!

    Responder
  5. Anne em

    Gente, não tem ninguém igual a mim pelo que vi nos comentários. Eu REALMENTE ODEIO fazer qualquer coisa. Não tenho dinheiro para pagar uma profissional de limpeza. Amo casa limpa e bem organizada, mas minha casa está sempre suja e baguncada. Limpo de 2 a 3 vezes na semana (lavar o banheiro e passar pano no chão), e parece que nunca é o suficiente.
    Da vontade até de me matar só de pensar em fazer alguma coisa. Parece que a vida não presta.
    E muitas vezes prefiro ficar deitada na cama com o resto da casa toda de pernas pro ar.

    Responder
    1. Marciaaabe@gmail.com respondeu Anne em

      Eu tbm morro de preguiça, não gosto de limpar a casa, uma pq perde muito tempo e outra pq não fica um dia do jeito que vc deixou, vc limpa olha pra trás já está tudo sujo novamente, isso me estressa muito, na maioria das vezes é isso quase todos os dias eu prefiro dormir tbm e acordo só na hora de um trabalhar

      Responder
    2. Laryssa marques respondeu Anne em

      Pois é. Odeio qqr tipo de serviço doméstico. Vejo no ig e em blogs por aí aquelas mulheres q vivem para limpar a casa e acham uma maravilha, e eu morro se inveja pq queria ser assim mas não sou. Acho tudo um saco, e eu demoro muito para concluir, então esse negócio de 15 minutos nao rola. Sempre tem o que fazer e so vc pra fazer, meu marido so suja e qndo ajuda nao faz nada q preste (deixa as louças ensebadas, o chão mal varrido e sujo mesmo depois de passar o pano, banheiro q ele lava fica fedendo no dia seguinte…aff). Queria ser rica e ter empregada, para eu poder cuidar só da minha filha.

      Responder

Deixe seu comentário!