21 abr 2012

Você está vivendo no caos?

Desde que seu bebê chegou você se sente exausta, cansada e sem pique? Esperando que algum milagre aconteça? Não se preocupe. Todas nós nos sentimos assim pelo menos uma vez desde que nos tornamos mães. Mas o que fazer para melhorar essa situação e saber aproveitar o tempo a seu favor?

Toda mulher, depois que se torna mãe, vira uma pessoa muito ocupada. Trabalhamos, temos blogs, filhos, estudos, rotina doméstica, igreja e tantas outras atividades. Algumas pessoas comentam comigo: “mas você sempre parece tão calma e tem tempo para tudo!”, como se fosse uma dádiva do universo nascer com um dom para organização. Deixem-me contar um segredo: eu não sou organizada naturalmente! A organização não é algo que faz parte de você, mas um exercício de vigilância contínua. Se eu permitir, a bagunça volta em um instante. E não é a mesma coisa com relação à educação de nossos filhos, dietas alimentares ou postura profissional? Precisamos sempre estar atentas para a coisa toda continuar nos eixos.

Uma atitude fundamental para se tornar uma pessoa organizada é parar de reclamar que não tem tempo. Qualquer pessoa com uma convivência social mínima, ainda mais com filhos, tem muitas tarefas e compromissos hoje em dia. Ser organizado, então, é colocar ordem no caos. Preste atenção no que eu vou te dizer agora: se você é daquelas pessoas que reclamam o tempo todo da falta de tempo, você só vai irritar as pessoas. Se analisarmos, ninguém “tem tempo”. Porém, o que diferencia as pessoas que dizem não ter tempo das que são organizadas é que estas têm prioridades e sabem viver com efetividade. Se você não tem tempo para encontrar sua amiga de infância que não vê há anos, inconscientemente está dizendo a ela que você não se importa. E a mensagem será entendida claramente.

Aceite um conselho meu para daqui em diante: acalme-se um pouco. Em vez de pensar na quantidade abissal de tarefas a serem feitas, pegue a primeira da lista e resolva. Faça uma coisa de cada vez e, em breve, terá feito tudo o que precisa. Será necessário eliminar algumas tarefas que não são prioridade. Aí está! Ser organizada também demanda saber dizer não! E, com algumas poucas dicas, a tranquilidade pode voltar a reinar em sua casa – ou chegar agora.

por Thais Godinho, do blog Vida Organizada

2 comentários no blog

  1. Michelle Amorim em

    Uma coisa que eu tenho certeza que teria me ajudado MUITO no início é exatamente isso: ter calma.

    Eu queria resolver tudo, na mesma hora e acabava exausta.

    Ótimas dicas para mães de RN =)

    Responder

Deixe seu comentário!