Categories: Comportamento e Educação/ Crianças

Um pouco sobre a rotina e os horários do Leo

leo_cadeirinha_blog vida materna

Já falamos muitas vezes sobre rotina por aqui, afinal, ela é importantíssima para nós e principalmente para aquele bebê que acabou de nascer. Através de uma rotina estruturada, o bebê sabe o que esperar e com isso se sente mais seguro. Além disso, tendo horários estabelecidos para comer e dormir, fica mais fácil planejarmos o nosso dia a dia com os pequenos.

Como já contei para vocês, a rotina também me ajudou a conhecer e entender melhor meus dois filhos. Me ajudou a saber reconhecer cada tipo de choro, cada resmungo, cada movimento deles. Por isso sempre tento mantê-los com horários mais ou menos previsíveis. Digo mais ou menos porque obviamente saímos da linha por diversas vezes. A rotina pode e deve ser estruturada e previsível, mas não engessada (até porque a vida de pais e mães é campeã de imprevistos).

Os dois últimos posts a respeito desse assunto foram:

Alguns fatos e dicas sobre o sono do bebê (aqui falei do ótimo livro Soluções para noites sem choro, da Elizabeth Pantley)

Sobre a importância da rotina para o bebê e os métodos da Encantadora de Bebês

Com o Leonardo, as coisas aconteceram basicamente assim:

de 0 a 3 meses

Nessa fase, especialmente nos primeiros dois meses, o bebê praticamente só mama e dorme. O próprio relógio biológico deles funciona dessa forma, baseado na saciedade.

No início, eu amamentava o Leo em livre demanda, ou seja, sempre que ele solicitava (quando ele chorava e meu instinto me dizia que era fome ou quando, estando no meu colo, procurava o peito). Normalmente ele levava de 20 a 30 minutos para mamar e adormecia logo em seguida, depois de arrotar (nem sempre eles arrotam, mas é importante deixá-los mais inclinados por uns minutinhos).

Eu sempre trocava a fralda antes da mamada. Algumas pessoas preferem trocar depois. Por aqui, sempre funcionou trocá-la antes, a não ser que ele fizesse cocô durante ou depois de mamar, aí, claro, não tinha jeito.

Com o tempo, ele mesmo foi estabelecendo um intervalo de 2 horas entre cada mamada. Depois passou para 2h e meia, até que chegamos em intervalos de 3 em 3 horas.

Com três meses, as coisas estavam mais ou menos assim (exemplo): 12h mamá  /  12h30 às 13h30 atividade (que incluía trocas de fralda e/ou de roupa, umas voltinhas por aí – dentro ou fora de casa, para levar a irmã na escola, etc)  /  14h soneca.

Nesta fase eu não sentia (e nem existe) a necessidade de estimulá-lo com brinquedos ou brincadeiras. Apenas dava muito colo, aconchego e peito. Acredito que seja o que eles precisam, quando são ainda tão pequenos.

Falei sobre a amamentação do Leo neste post aqui.

de 3 a 5 meses

Basicamente a rotina continuava a mesma, mas nessa fase os bebês começam a se interessar mais pelo mundo e claro, querem observar tudo. Por isso, começamos a colocá-lo mais sentado no carrinho, a usar a cadeirinha/bouncer e a colocá-lo deitado no tapete de atividades. Comecei a mostrar alguns poucos brinquedos, como livrinhos de pano e bichinhos, tudo bem leve (para não ter perigo de machucá-lo), lúdico e colorido.

Leo continuou demonstrando uma adaptação muito boa com a rotina 3×3, ou seja, mamando, fazendo alguma atividade e dormindo, nesse intervalo. E começou a ficar mais tempo acordado também.

a partir de 5 meses

Continuamos com o intervalo 3×3, com os períodos de atividades mais enriquecidos. Nessa fase, Leo começou a ficar sentadinho com apoios, e a brincar com mais brinquedos (adequados e seguros a faixa etária dele, claro), mas nada muito estimulante. Continuamos com livrinhos e coisinhas de pano e alguns mordedores entraram em cena também.

a partir de 6 meses

Para mim é um marco, porque eles começam a comer e a se encaixar melhor na nossa rotina como família. As coisas ficaram muito mais corridas porque agora são dois para comer de manhã, dois para almoçar, e assim por diante. Mas está sendo bem legal.

Vocês me perguntaram sobre os horários do Leo. Quando ele acorda mais tarde ou mais cedo, a rotina fica toda bagunçada em relação às sonecas, principalmente. Tento manter pelo menos o horário certo das refeições.

A rotina atual de alimentação e sono dele é mais ou menos assim (com variações de meia hora, de vez em quando).

6h / 6h30 – acorda, mama e dorme mais um pouco

8h30 – desperta de vez

9h – mamá

10h30 – fruta

11:30 – soneca

12h / 12h30 – almoço

13h – fruta ou suco

14h / 14h30 – soneca

15h / 15h30 – mamá

17h – soneca (às vezes ele não dorme nesse horário)

18h – jantar

18h30 / 18h45 – catnap/cochilo (mini soneca, cerca de 20 minutos – falo mais sobre isso a seguir)

20h – começo o ritual do sono

20h30 – banho

20h45h – mamá

21h – já está no berço dormindo

* ele acorda de madrugada para mamar e vou falar disso no post sobre a rotina de sono ;)

Considerações:

Algumas pessoas acham o horário de 21h um pouco tarde para colocar o bebê para dormir, mas, por aqui, para a nossa família e especialmente para o Leo, essa foi a melhor forma. Foi como a coisa funcionou melhor, sabem?

Já tentei começar o ritual do sono às 19h, com banho e mamá a seguir, e o colocava para dormir às 20h. Mas ele sempre acordava logo em seguida, coisa de trinta minutos depois, como se considerasse uma soneca, apenas. Por isso, permaneço com o horário das 20h para iniciar toda a preparação para dormir. Até por uma questão de logística também, porque tem os horários da Mel comer, tomar banho e deles brincarem com o pai.

No fim, é algo bem particular e depende das singularidades de cada bebê e também da rotina de cada família. Vai de você analisar, fazer alguns testes e então adaptar os horários de forma que fique bom para todo mundo.

Mesmo assim, ainda quero tentar mais uma vez colocá-lo para dormir um pouco mais cedo. Mas sem pressão, no ritmo dele sempre.

O que deve vir a seguir

Leo deve começar a tirar menos sonecas durante o dia. A ideia é que ele durma apenas uma soneca antes do almoço e outra de tarde, e que ambas sejam mais longas. Mas, claro, esse é o meu plano, não necessariamente o plano dele. Eu agradeceria do fundo do meu coração se as sonecas do pequeno durassem mais do que trinta minutos, porque conseguiria fazer muito mais do que faço em meia hora (!)

Estou revendo o que tem dado certo e o que precisa de ajustes também. Deixei para falar sobre as sonecas diurnas e o ritual de sono num próximo post, porque o assunto é bem extenso.

comentários via facebook

40 comments

  1. Essa é a rotina atual dele Queila, agora com seis meses. Desde março, que esfriou um pouco, só dou um banho. Aqui em Curitiba o outono já é frio, o inverno então, nem se fala!

    Quando ele nasceu e nos meses seguintes que era verão, eu dava dois banhos por dia :)

  2. Gustavo tb tirava essas sonecas micro (30 minutos e olhe lá)… Não dava tempo de fazer nada e era desesperador. Ainda bem que passou, rs.
    Depois que ele ficou mais ativo, começou a descansar melhor e hoje as sonecas duram pelo menos 1 hora (de manhã) e 1 1/2 (à tarde – com esse friozinho, chega a 2).
    Fato é que ninguém tinha me falado que eles tiravam sonecas tão curtas quando “bebêzicos”, e eu achava que era a única que sofria desse “mal”, rs.
    Bjs!

    1. Oi Neima!

      Pelas tabelas de cochilos e sonecas dos livros, Leo dorme muito menos do que o “indicado”. Eu queria MUITO que ele dormisse mais, quem sabe com o passar dos meses ele me dá esse presente, haha

      Bjo

  3. Amei, por mais que serei mamãe de segunda viagem, muda muito quando temos outro filho não é verdade?O horário dele dormir também considerei bom, afinal tem bebês que demoram muito para dormir. Quando você puder colocar como ficou a rotina da Mel depois que o Leo nasceu seria bem interessante…fico me perguntando como vou encaixar as peças, as reações que virão, e depois de ler o post do amor que retoma o seu lugar,acho que seria bem legal saber da rotina dos irmãos mais velhos, abraços.

  4. Michelle Tulio Amorim Que legal! Meu bebê vai completar 6 meses semana que vem, e tenho muitas dúvidas em relação a isso. Vou aguardar…

  5. O Mathias tem 2 meses e 14 dias e confesso que essa era uma grande interrogação para mim… o que fazer com ele o dia todo! É bem certo que aprendemos muito com o próprio bebê, pois cada um tem um ritmo e uma personalidade. O meu filhote é bravinho, na hora que cansa de uma coisa ele mostra muito bem! rsss… Confesso que estimulei ele bem cedo com a cadeirinha, brinquedos coloridos e até vídeo da galinha pintadinha… que por incrível que pareça ele já curte e vê todinha 3 músicas seguidas. Esses dias comprei 3 livrinhos clássicos de história infantil e peguei os Três Porquinhos para ler para ele sem a pretensão de que fosse conseguir terminar a história antes dele chorar, mas consegui… na verdade li duas vezes. Ele amou a ilustração colorida!!! Mas e aí? Como saber qual o próximo passo… faço muita pesquisa na internet e uso o que acho que se encaixa para nós. Tenho também o livro da Anne Pulkkinen chamado “PekiP: Estimular bebês brincando”. Que te dá ótimas dicas de atividades para faixas etárias e que ajudam no desenvolvimento do bebê. Mas enfim, estou sempre de olho no blog porque informação nunca é demais! Um beijão e tua família é muito linda! :*

  6. Olá! 1º, parabéns pelo blog! Amei e indico pras minhas amigas !!
    Meu filho acabou de completar 1 ano e tb era de cochilar só 30′, o que me deixava com a sensação de que meu dia não rendia nada. Melhorou depois que reduzi as mamadas para 3 por dia, por orientação do pediatra. Agora (já há uns 2 ou 3 meses) ele dorme 1 ou 2 sonecas de dia, de cerca de 1h, 1:30h, o que melhorou muuuuuuiiiiiito a MINHA rotina… Rs… Bjs

  7. Por aqui as sonecas do meu pequeno (6 meses) variam de 40 minutos a 2 horas, normalmente a soneca da manhã é mais longa, já que ele madruga (6 ou 6 e meia no máximo). Também achei mais fácil adequar a rotina depois de implantar as papinhas. E se dorme bem durante o dia, ainda acorda duas a três vezes à noite, nem sempre pra mamar e sim, como um simples despertar mesmo. E quanto à hora de dormir, por aqui eu faço milagre pra começar o processo de banho-sono as 19h30, mais tarde fica super cansado e demora a conseguir dormir…

  8. Ele não mama mais durante a madrugada? O meu Miguel com 6 meses e uma semana ainda costuma mamar 1 vez na madrugada (por volta das 3/4 da manhã).

  9. Olá! Meu Gael tá com 2 meses e meio e começamos o ritual de banho por volta das 17:30h depois ele tira um cochilo até a próxima mamada às 8h. À noite entre acorda umas 2 pra mamar. .. Será que se eu der o banho mais tarde vai ser melhor pro soninho? Tô com medo desses dias frios pq faço massagem nele todos os dias antes do banho e não temos aquecedor. ..

  10. Essa questão da rotina é muito particular mesmo e depende da criança. Com Heitor foi tudo mais calmo, fluiu melhor. Com a Bruna estamos tentando ir no mesmo caminho, mas ela tem as preferências dela. Eu gosto de criar no berço, de fazer a criança dormir no berço, sem colo ou ninar. Mas a danadinha não aceita muito não, gosta de um colinho… Mas temos ainda um longo caminho a percorrer, pois ela está com 18 dias apenas!

  11. Michelle, simplesmente amo seu trabalho!!! Parabéns! Minha dúvida é porque tenho um bebê de 9 meses e ainda amamento. As sonecas dele não passam de 20 min., mas se colocar no peito novamente dorme. Então acabo passando a tarde nesse processo. Não sei se estou certa, se é manha, se tiro o peito… Algum conselho?? Muito obrigado desde já, mil Bjksss!!!!

    1. Oi Priscyla!

      Ela mama bem? Se sim, se você perceber que não é fome, ela pode apenas ter criado o hábito do peito para dormir, e quando desperta precisa dele para adormecer de novo, sabe? Acaba virando um padrão para ela.

      Tente fazer um teste e não dar o peito quando ela acorda das sonecas, tente quebrar esse padrão que foi estabelecido e ver como ela se comporta.

      É complicado dar um conselho assim de longe, mas era o que eu tentaria :)

      Bjo

  12. Soraya Grani Aquecedor nós temos um pequenininho da Nilko, se não me engano. Para aquecer o banheiro antes do banho ele é bem bom. Já para um período mais longo eu não gosto porque ele deixa o ar muito seco. Temos um aparelho maior da Eletrolux (Climatizador e Umidificador de Ar Quente e Frio CL07R) e gosto bastante dele. Não deixa o ar seco.

    No quarto dos pequenos tem ar condicionado quente e frio e fiz uma experiência esses dias ligando no ar quente. Te confesso que achei que o ar ficou sufocado, sabe? Mesmo usando o umidificador de ar que usamos. Vou fazer mais alguns dias de teste porque agora que deve ficar frio de verdade mesmo :)

  13. Oi Michelle…que sorte a sua do Leo dormir tão cedo!! Pra mim digo cedo, pq o Rafa não quer nem saber de sono antes das 22h!!! Isso quando ele não fica dando chilique até depois da meia-noite!! Acho q ele é noturno, pq durante o dia tira 2 ou 3 sonecas de no mínimo 1h cada!!
    Já tentei várias táticas, mas nenhuma funcionou!! kkkk

  14. Oie Michelle,
    Queria tirar uma dúvida com você, vi que no início você amamentava o Léo em livre demanda e que normalmente ele dormia em seguida.
    Meu medo é que minha filha se acostume a dormir/se acalmar apenas mamando… hehehehe
    Beijos

    1. Oi Paula! No início eu nem pensei nessas coisas, sabe? Queria apenas que a amamentação fosse melhor do que na primeira vez, por isso estava felizona amamentando em livre demanda, hehe.

      Depois que Leo foi crescendo um pouco e as mamadas foram ficando mais espaçadas, nem sempre as sonecas coincidiam de ser logo depois da mamada, sabe? Ele foi criando um ritmo próprio e com isso não criou-se um hábito :)

      Bjo

  15. Oi Michele. Parabéns pelo blog, adorei como você dos assuntos!
    Tenho uma filha de 1 ano e 8 meses, e estou tendo. Dificuldade com o a rotina do sono!…
    Você teria algum livro para me indicar!??
    Des de já obrigada

deixe seu comentário!