28 abr 2011

Termômetro Clínico Digital de Ouvido G-Tech

Por muito tempo o termômetro mais usado foi o de mercúrio (aquele amarelinho ou branco, old school, que nossas mães usavam). Com o tempo, ele foi sendo abandonado, tanto por razões ambientais quanto de saúde pública, uma vez que as características do mercúrio são altamente tóxicas (a exposição ao mercúrio, seja ela breve ou prolongada, pode produzir uma ampla gama de efeitos sobre o sistema nervoso central, rins, pele e pulmões).

Ciente disso, eu comprei um termômetro digital (esse modelo da G-tech), que além de mais seguro era muito mais prático para fazer a leitura. Demora em torno de um minuto para fazer a medição da temperatura.

Tudo certo até então, com um bebê recém nascido, claro – que fica a maior parte do tempo enroladinho, como um pacotinho. Com a Melanie – que tem um jeitinho Tax Mania de ser – ficou bem difícil medir a temperatura depois dos quatro meses. Agora, aos quase nove, é quase impossível. Ou ela arranca o termômetro de baixo do braço ou então chora, chora e se mexe tanto que não consigo confiar na medição.

Foi aí que lembrei da existência dos termômetros digitais com medição instantânea através de um sensor de infravermelho.

Como já falamos acima, a medição é instantânea, realizada através de um sensor de infravermelho. Você liga o termômetro, aperta o botão ‘start’, aguarda aparecerem os três risquinhos, introduz no canal auricular, segura o botão ‘start’ novamente e ele emite um bip, indicando que a medição foi realizada. Eu coloco a Melanie sentadinha, distraída com algum brinquedo, enquanto faço a medição.

O design é bem anatômico, leve e compacto. Tem tecnologia dispensa o uso de capas de provas, basta higienizar com álcool isopropílico. É indicado tanto para uso clínico quanto para medição da temperatura de ambientes e da superfície de líquidos (não pode ser imergido na água, somente deve ser colocado próximo da superfície que vc quer medir). Possui também alarme sonoro para febre e visor backlight para visualização noturna. E ainda guarda a última leitura.

 utiliza uma bateria do tipo cr2032 de 3v

Vale lembrar que “os termômetros de ouvido (do canal auditivo) são os mais rápidos, menos invasivos e mais fáceis de usar. Você pode obter uma leitura em um ou dois segundos. Os dispositivos são bastante precisos para crianças com mais de um ano de idade (para crianças menores, o canal do ouvido pode ser muito estreito e flexível). Se a sonda não selar completamente o canal auditivo, a leitura pode não ser precisa. E, são consideravelmente mais caros do que outros tipos de termômetros”.

Para comprovar a medição correta, nas primeiras vezes eu usei primeiro o termômetro de ouvido e depois (com algum empenho) o termômetro digital. Todas as vezes a temperatura bateu direitinho em ambos.


bolsinha para transporte e sachês de alcool para esterilização após o uso

 

Preço médio: Varia muito. O valor original é algo em torno de R$180,00, mas você encontra em alguns sites na faixa de R$129,00, o que foi o meu caso (comprei no site do Extra).

Conclusão: É uma forma mais rápida e prática de conferir a temperatura dos bebês, mas por aqui ainda continua sendo um momento tenso ver se a Mel está com febre (por ela não parar quieta). Talvez quando ela crescer mais um pouco fique mais fácil (ou não!). Recomendo esse termômetro de ouvido ou o termômetro digital comum. Só não recomendo o uso do antigo, de mercúrio.

2 comentários no blog

  1. valter em

    Bom,esse nos nao temos,mais nos compramos o da supermedy e adoramos,amamos!pequenino e preciso,testamos ele cm o digital de braço,nao foi preciso,ai,olha a surpresa,testamos cm o de mercurio,o supermedy e o mercurio,foi preciso na mediçao!enfim,o da supermedy e maravilhoso,e o tamanho e melhor ainda,pequenino e portatil!valeu a pena!

    Responder
  2. valter em

    ola a vcsestou de volta novamente,compramos um desse finalmente,ate agora,tbm achamos ele otimo,ilumina no escuro,tudo cmo explica ai,so assim,ele bate cm o termometro digital,mais nao bate muito cm o normalzinho,q ainda temos,ele bate cm o digital,so q perguntei pra minha prima, e ela disse q a temperatura,nunca e igual toda hora,sempre oscila,bom,vamos continuar usando,eu adorei!achei muuuuuito pratico,facil de lidar!caro ele foi,mais valeu a pena!vamos ver com o tempo!se ele e resistente mesmo e duravel,pq minha prima tem o da braun e ela ja tem mais de 6 anos,e ele e perfeito,nao comprei o braun,pq,jesuuus amado,carissimo!esse ja foi tbm.enfim…

    Responder

Deixe seu comentário!