Categories: Dicas de Compras/ Enxoval

Sutiãs e Tops para usar durante a gestação e amamentação: eu usei e recomendo!

Depois de lerem lá no Rocking Diapers que eu usei tops durante a amamentação – e me acertei muito melhor com eles do que com os sutiãs de amamentação propriamente ditos – muitas leitoras gestantes me pediram para fazer esse post.

Na época, eu estava me batendo atrás do melhor sutiã de amamentação e também estava confusa quanto ao tamanho e quantos eu deveria comprar.

Via de regra, você poderá aumentar até dois números do sutiã que usava antes da gravidez. Comigo foi assim e com a maioria das mulheres que conheço também. Mas isso depende de cada pessoa, de cada biotipo, do quanto você engorda durante a gestação, etc.

A dica dos tops foi da querida Thais Bessa e olha, valeu ouro essa dica. Usei meus tops muito mais do que os sutiãs caríssimos que eu já havia comprado. Como esse, por exemplo.

Eram muito mais confortáveis, não atrapalhavam na hora de amamentar (você pode levantá-los ou abaixá-los, como achar melhor). E também secavam super rápido. Claro que as mamas ficam mais expostas, mas em casa você não tem que se preocupar muito com isso, não é?

Os sutiãs com aros, bojos e janelinhas, acabavam me atrapalhando na hora de amamentar. Ficava aquele negócio encostando na carinha da Melanie e atrapalhava o contato. Enfim, não me acertei com eles e só usava em saídas mais longas, por serem mais grossos (escondiam bem os absorventes para seios) e terem mais sustentação.

Vale lembrar também que um sutiã apertado, pressionando o seio no lugar errado, pode comprimir as glândulas e causar ingurgitamento, que são as mamas endurecidas pelo acúmulo de leite.

Sobre a quantidade de sutiãs que você deve ter, acredito que quatro seja um bom número. Principalmente se seu bebê nascerá no inverno e você mora numa cidade fria e chuvosa como Curitiba.

E o mais importante de tudo: o ato de amamentar, além da importância para a nutrição e crescimento do bebê, é uma das coisas mais bacanas que você poderá fazer como mãe. Deu até saudades agora =)

 

* algumas lojas com venda online das marcas e modelos acima: Nova LuaSão Jorge, Posthaus, Hope, Dafiti, Lingerie, Americanas entre outras.

* a maioria dos sutiãs e tops apresentados acima são de poliamida e elastano.

* preços médios pesquisados em junho/2012

comentários via facebook

26 comments

  1. eu prefiro mt mais usar os tops, pois me dão mais conforto e não me machucam. Os sutiâs me machucaram muito e meu bebê não conseguia fazer a pega direito!!!

  2. fuém fuém fuém fuém…
    e eu usei sutiã! vou dizer, foram pouquíssimas vezes que abri aquele lance pra peitola despencar, puxava pra cima e já era. Um saco, se eu soubesse antes….

    esses devem ser ótimo pra dormir… mesmo pra quem não amamenta mais… vou conferir \o/

    como sempre muito bom passar por aqui!

    beijão

  3. Na época da amamentação comprei de vários modelos e marcas, aqueles de “janelinha” de algodão sem bojo da Demillus foram os meus queridos, já os de bojo da Mylady embora bonitos para colocar sob a roupa para sair eram muito grossos e assim não permitia que meu bebê chegasse corretamente e esses tops sem costuras deliciosos eu usei para dormir durante a gestação porque meus seios cresceram bastante e ficavam doloridos, e os uso até hoje para ficar em casa mesmo sem amamentar mais;)

  4. Achei esse post realmente útil!! Inclusive compartilhei no meu FB.
    Muito boa essa dica do top. Quando tive minha bebe, me arrependi muito de não ter comprado nenhum sutiã/top de amamentação sequer!

  5. Nossa, concordo plenamente. Em casa só uso Top, muito mais confortável e pra sair Sutiã normal sem bojo ou de amamentação de algodão, porém sem usar o raio da janelinha…Minha bebê nunca teve paciência de esperar para destravar a tramela….kkkkk

  6. Amei o post! e hj fui atras do top, pois não adaptei a nenhum de janelinha. ainda estou gestante e to sofrendo com esse negocio de sutiã. Mas vc me ajudou muito, vou dormir feliz e confortavel hj!!!
    bjsss

  7. Esses tops são confortáveis, mas eles seguram o peito pra não cair?

    Tenho duas filhas, uma de 3 anos e a outra de 1 mês, a primeira eu amamentei ate 1 ano usava sutiã de bojo e aro, e também o de janelinha as vezes. Meus seios caíram um pouco, mas dessa vez estou sentindo os meus seios mais flácidos depois que ela mama tudo tá ficando mais muxiba,HEHE.
    Como estão os seios de vocês que usaram top?

    1. Oi Márcia! Por isso que o top tem que ser bem reforçado, não aqueles tipo “segunda pele” que tem por aí. Uma base mais larga é muito importante também.

      Eu usei os dois, sutiãs e tops e gostei mais dos tops :)

  8. Olá, Michelle, adorei sua dica!

    Os modelos que indicou parecem mesmo interessantes, mas qual deles você gostou mais? E qual oferece melhor sustentação?

    Obrigada

  9. Vou tentar essa dica, meus seios são enormes e estou um pouco deprê quando olho no espelho, eles também são espaçados, enfim, vale a pena comprar e usar. Obrigada.

  10. Gostei muito deste post, pois, meu sutiã tem me machucado, pinciplamnete a meia lua que fica debaixo do seio, por isso vou tentar os tops, par vê se para de me manchucar durante a gestação.

  11. Também gostei muito, moro em Curitiba também é amanhã mesmo já vou procurar alguns modelos confortáveis (ainda estou de 15 semanas mas já sinto um aumento considerável nos seios)…

deixe seu comentário!