O primeiro ano do bebê é um período de mudanças intensas, onde ele a cada dia aprende melhor a demonstrar e comunicar suas necessidades.
Muitas vezes, percebemos uma mudança brusca de comportamento, notamos os pequenos mais inquietos, sensíveis, naqueles dias onde nada está bom. Eles querem mamar e comer mais (ou menos), necessitam de mais colo e têm seu padrão de sono alterado também. São os chamados saltos de desenvolvimento e picos de crescimento.
Durante esses períodos, eles vão aprender mais do que em qualquer outro momento nos primeiros anos de suas vidas. A cada salto, uma mudança drástica no desenvolvimento mental do bebê afeta não só o seu humor, mas também a sua saúde, inteligência e principalmente seus padrões de sono.
Leonardo está passando por uma fase muito difícil, talvez a mais difícil desde que nasceu: o salto de desenvolvimento dos quatro meses e meio.
Muita gente desconhece a existência dessas fases na vida do bebê e acaba se frustrando por achar que está fazendo algo errado – quando na verdade, não. Por isso, acho bacana entendermos um pouco mais sobre o assunto.
Os saltos de desenvolvimento, que vão até os 20 meses da criança, são períodos de aquisição de novas habilidades em diversos aspectos: desenvolvimento motor, desenvolvimento do controle motor fino, linguagem, desenvolvimento cognitivo e desenvolvimento social.
No período que imediatamente antecede um salto de desenvolvimento, o bebê repentinamente pode se sentir disperso à mudanças nos sistemas perceptivo e cognitivo que não foram adaptadas ainda no organismo.
Então, na tentativa de readaptação, o bebê volta à base, ou seja, à mãe, o que reflete-se em períodos de maior carência afetiva, pedem mais colo, e com frequência afetam o sono e apetite. Depois de algumas semanas essa fase difícil é superada, e o bebê demonstra ter habilidades novas.
Uma cronologia aproximada dos períodos de crise é:
– 5 semanas / 1 mês
– 8 semanas / quase 2 meses
– 12 semanas / quase 3 meses
– 19 semanas / 4 meses e meio
– 26 semanas / 6 meses
– 30 semanas / 7 meses
– 37 semanas / 8 meses e meio
– 46 semanas / quase 11 meses
– 55 semanas / quase 13 meses
– 64 semanas / quase 15 meses
– 75 semanas / 17 meses
Nesse período, é esperado que o bebê:
– Procure ficar mais perto da mãe, ou seja, sua base de tudo, pois é o que ele conhece melhor;
– Fique mais carente, precisando de colo, segurança e orientação maternal de perto;
– Coma mal e durma pior;
– Pode pedir para mamar com mais frequência;
– Comece a fazer coisas que não fazia antes da crise tal como rir, sentar, engatinhar, interagir.
– Demonstre felicidade com o final da crise e superação do desenvolvimento adquirido.
Já os picos de crescimento são fenômenos que se referem ao crescimento do bebê em si, e não ao seu desenvolvimento. Nos períodos de picos os bebês começam a solicitar mais mamadas do que o usual, pois precisam de mais alimento para crescer nesse ritmo mais acelerado.
Períodos comuns dos picos de crescimento ocorrem por volta dos 7-10 dias, 2-3 semanas, 4-6 semanas, 3 meses, 4 meses, 6 meses, 9 meses e além. Os picos continuando acontecendo no decorrer do crescimento da criança, incluindo a adolescência, momento em que mudanças físicas e emocionais são mais notáveis.
Como sempre, para lidar com essas fases onde o bebê está mais sensível e manhoso, precisamos de muita paciência e otimismo para entender que é algo passageiro e que logo as coisas voltam ao normal.
fontes: guia do bebê e the wonder weeks
Esse post veio em boa hora! Meu bebê acabou de fazer 4 meses e as últimas duas semanas estão beeeem difíceis pra ele tadinho…
Beijo pra vocês! Adoro seu blog, passo por aqui todo dia!
Sensacional!! Como é bom ter acesso à esse tipo de informação… Meu bebê está com 3 meses e em alguns momentos percebo que ele fica chatinhoooo….e sempre me pergunto “O que eu fiz de errado??”… agora, vou saber como lidar com a situação…
Beijos para todas as mamães…
Michele, achei muito interessante esse post, minha filha está com quase 11 meses e é minha sogra quem cuida dela enquanto trabalho. E estou em dúvida se essa carência, essa “manha” é por estar muito mimada pela avó ou se é esse salto no desenvolvimento. Como você poderia me ajudar a distinguir o que estamos passando??? Beijos e passo por aqui todos os dias tbm, adoro suas publicações…
Caramba, Michelle, muito bom ler isso. Já tinha ouvido falar mas caiu no esquecimento e não me aprofundei no assunto. Meu bebê Dante acaba de completar 6 meses. Desde 1 mes de vida, dorme a noite inteira e agora, simplesmente do nada, acorda vááárias vezes na madrugada e inclusive está mamando 2 vezes por noite. Isso tem fim ? Quer dizer, irá voltar ao ‘normal’ dele ou a tendência é virar realmente um novo hábito acordar de madrugada?
beijo!
É confortante saber que todas passam por fases difíceis. Tenho um bb de 27 dias que tem sentido mta cólica. Durante o dia ó dorme se for no colo. Se contorce o tempo todo e qdo o coloco no sofá ou berço, desperta logo em seguida… Tenho muito medo porque alguns dizem q temos q dar colo sim nessa fase tão dfícil para eles e outros dizem que ficará manhoso. Sinceramente não sei o q é o certo a se fazer… mãe de primeira viagem… Alguém já passou por isso?
Abç. Vanessa
Olá Vanessa,
Minha bebe tem 3 meses e meio, e até mais ou menos um mês atras ela era assim, só chorava e dormia no colo quando colocava na cama ela acordava, também achava que era cólica, porem fui descobrir ela tinha fome apesar de eu ter bastante leite. Então a pediatra orientou a dar complemento(aptamil) agora ela e outro bebe, dorme super bem só chora pra mamar.
Talvez não seja seu caso, mas vale ficar atenta.
Oi Danubia,
Obrigada pelo toque. Vou conversar com o pediatra..sabe, sei q é meio bobeira isso, mas fico me sentindo culpada só em pensar em não alimentá-lo exclusivamente com LM até os seis meses. Coisa boba de mãe sem experiência… Sei q ser mãe é mto mais q isso, mas me sinto assim e tbém confesso q estou só o pó.. :( abç.
Caramba, que alívio! Como vc msm disso, pensei que tivesse errado em algo. Tenho uma baby de 8 meses e meio, e ela está comendo mal, dormindo muito mal, chorona, irritada, meio bipolar. Realmente acho que esta mais difícil que nunca! rs
Oi Vanessa! Meu bb tem agora 6 meses mas os dois primeiros meses foram de muita cólica e nós na dúvida e com muito dó do meu pequeno demos muito colo para reconforta lo. Durante o dia só dormia se fosse no colo. Depois desse período de colicas ele pegou manha de colo, ai eu o deixei no carrinho um tempo chorando e ficava do lado conversando com ele e tentando acalma lo. Logo no primeiro dia já notei diferença e em 3 dias não havia mais manha.
Sofremos bastante nessa fase, e cada fase tem suas dificuldades, mas com muita paciência a gente vai superando.
Caramba, eu li esse post e fiquei impressionado como se encaixa muito bem com o que estamos passando com o Ravel. Faz alguns dias que o Ravel com certeza entrou no salto de desenvolvimento, pois ele começou a dormir em horários mais tardes que o convencional e para acordar… ele simplesmente não acorda até a gente deixar ele no bercário, trocamos a roupa dele, levamos para o bercário e ele continua dormindo, coisa que nunca aconteceu.
E de madrugada quando ele acorda, e levo ele do berço para nossa cama ele começa a brincar, a querer falar, chamar nossa atenção.
Achávamos que esse comportamento dele tinha mudado porque começamos a diminuir o uso da chupeta, mas esse post faz muito mais sentido.
Bom… agora é aproveitar esse salto de desenvolvimento junto com ele. :)
Olá, estou passando por um momento mto difícil com o Pedro – 9 meses hoje. Ele tá mto chatinho, dengoso, choraozinho, só qer fica cmgo, só mamando no peito, dormir cmgo, não come direito, não agüento mais ouvir os chorinhos dele, eu fico o dia inteiro com ele, estou tão cansada.. Tá difícil..
minha filha tem 4 meses e esta passando por essa mudança ela nao dorme bem nem de dia nem de noite.. a noite acorda de 1 em 1 hr..estou um caco mais vai passar sou maE DE SEGUNDA VIAGEM
esse post veio em otima hora , meu filho esta com 11 meses e ainda muito manhoso e enjoada para comer e mamar *-*
Ja li esse post varias vezes. Sempre que acho que meu filho esta passando por uma fase dessas, venho aqui conferir se a semana bate mais ou menos com a que ele esta. Estamos agora passando pelo salto das 30 semanas. Daniel esta com 29s3d e só quer colo da mãe, come mal e mama muito. Esta quase sentando sozinho e começou a se rastejar.
estamos passando por isso exatamente agora… 5 semanas!
Meu bebê irá completar 4 meses daqui uma semana, e mais ou menos 1 mês ele não dorme direito, fica agitado o tempo que esta acordado.
Não sei mais o que fazer, parece que essa fase não passa, pois já faz mais de 4 semanas que está assim.
Caraca .minha bb ta com 3 meses e cara , ta sendo horrivel , pq ela choooora tanto Qqe parece qe ta batendo, fazendo covardiaaaa com ela .
Tbem estávamos passando por isso muito irritado meu bebê
de 1 ano e 5 meses mas procuro estar sempre pertinho
dele levo pra brincar na praça interagir com outras crianças de mesma idade
ajuda bastante.
Oi Michelle sou blogueira como vc e to passando uma fase difícil de noites mal dormidas lá em casa. Tomei a liberdade de colocar o link desse post seu no post que eu escrevi hj. Obrigada pelas dicas e sinta-se a vontade em me visitar. Beijocas, Marina
Olha daany e felipe
Realmente foi o que Vc. disse Cibele Arrais Cornia a matéria tem tudo à ver…Vou ter que redobrar o Carinho, Amor e Compreensão, afinal como em todas as Fases! <3 ;)
Adorei o texto.
Letícia acho que a Antonella só tem isso :)
Aaah obrigada, consegui entender oq ta acontecendo co minha pqna de 1ano e 5meses pq ja estou enlouquecendo, nao consego tomar banh, me vestir ou fazer tarefas simples em paz, ela fica atras de mim como uma sombra kkk colo e mama, e minha teta ja ta ferida, sem falar nas noites de sono, nao para de se remexer, chorar e mamar a noite toda, estou um zumbi… Mas q bom q isso passa, tomara q nao demore mt ja faz uma semana q estou sofrendo.
Muito importante ter conhecimento!
Michelle, este post salvou a minha noite!!! Estou com uma bebê que completará 7 meses amanhã e ela está com um comportamento bem diferente do habitual. Não está dormindo direito, não come direito e só quer ficar garrada na mamãe. Agora, já passou da hora dela dormir e ela não quer dormir por nada. Cochila 30 minutos e acorda em prantos. Cada dia tem sido uma surpresa diferente. Até voltei a ler o livro da Trancy Hogg para descobrir onde estou errando. Obrigada pelo post.