29 ago 2012

Sobre a festa de 2 anos da Mel – parte I

Queria contar pra vocês um pouquinho de como foi o planejamento e alguns detalhes do aniversário da Mel, em consideração também aos comentários e e-mails tão bacanas que recebi. Pode ajudar quem esteja preparando uma festa também :)

Para o post não ficar imenso, achei melhor dividir em partes. Ah, e acho que semana que vem terei as fotos. Estou super ansiosa porque eu mesma não tirei nenhuma!

Deixando tudo pra última hora (atenção, exemplo a não seguir)

Esse ano foi totalmente diferente do anterior, quando eu comecei a planejar a festa bem antes, e o principal: comecei a organizar e fazer tudo antes também. Acho que com seis meses da data da festa eu já estava fazendo topiárias no ano passado.

Dessa vez, deixei tudo pra última hora. Pra começar, eu demorei pra decidir o tema, as cores e o local. Tipo… o básico! Demorei pra começar a trabalhar na arte da festa e consequentemente na montagem. Demorei para definir o cardápio e até mesmo os convidados. Eu estava preguiçosa, confesso. Depois de ter dado tudo certo na primeira festinha dela, eu acabei ficando mais desencanada (até demais!).

O resultado foi uma correria total faltando um mês para a festa (botei a mão na massa mesmo faltando 3 semanas). O pessoal aqui até me ofereceu ajuda, mas como sempre eu sou masoquista e quero fazer tudo sozinha :) Na verdade eu trabalho bem sob pressão, sempre fui assim.

O planejamento da festa

Fazer uma festa num buffet estava fora de cogitação porque além de serem caros, os buffets são muito restritos quanto a decoração e personalização da festa. Eles deveriam aliás criar uma opção de locar somente o espaço e a estrutura, por um preço mais camarada.

Meu marido não queria nada muito grande, queria o clássico bolinho só pra família. Só que aí entraram dois fatores:

1. Tem aquelas pessoas que apesar de não serem da família, são muito queridas e importantes pra gente e fazer algo sem elas não é legal. Aí obviamente a listinha que era só família cresce e vira “família e amigos do <3”.

2. Eu adoro fazer essas coisas, a arte da festa, planejar e fazer a decoração e tudo mais. É claro que to-do ano eu vou me atentar de fazer de novo.

Com jeitinho convenci ele, que me deu um orçamento X pra trabalhar na festa – e eu acabei gastando um pouquinho mais…

A data e o local

A Mel faz aniversário no dia 2 de agosto e marcamos a festa para o dia 5, um domingo, às 15h. Marquei mais cedo porque o pessoal geralmente chega um pouquinho depois do horário do convite.

O local escolhido foi a casa de festas do condomínio da minha sogra, que tinha sido recém reformada e tinha tudo que eu precisava: cozinha completa, dois banheiros, tv e dvd e três mesas enoooormes que foram perfeitas para a mesa principal, mesa dos salgados e bebidas e mesa de apoio para os presentes. O lugar é muito bacana, com muito espaço verde em volta e parquinho para as crianças.

Eu só via dois problemas: a localização um pouco distante (fica em Colombo) e o fato de ter uma abertura numa das laterais.

O problema da distância eu nem considerei, porque como disse o meu marido, as pessoas que vamos convidar gostam da gente, gostam da Mel e vão na festa, independente do lugar. E eles realmente foram, praticamente todos.

O fator “abertura” me preocupava mais porque lá é naturalmente mais frio que aqui, em Curitiba. Tem muito verde em volta e morros, o que faz ventar mais também. Eu não poderia arriscar e deixar aberto, correndo o risco de chover até. Imagina o povo com criança passando frio?

Cogitei fechar tudo com um painel de balões, mas claro que fazer isso num local com mais de 10 metros iria ficar absurdamente caro (990 reais!!!). Tem coisas que valem pagar mais caro, mas tem coisas que não.

Depois de quebrar muito a cabeça e ligar em 1856 lugares diferentes, achei a Klein Locações, que me deu a ideia de uma espécie de cortina de lona cristal, fixada nas colunas e no chão. Todo mundo ficaria protegido do vento e eu não perderia claridade. Foi um alívio enorme resolver essa questão. (No dia da festa o tempo estava maravilhoso, sol e um clima de outono. No final da tarde esfriou um pouquinho, então foi ótimo ter a proteção das cortinas cristal).

Deu pra fazer tudo do jeitinho que eu queria e o espaço foi perfeito.

Então, se você tiver um salão de festas ou um local a sua disposição (e sem custo) dá pra trabalhar em ideias e soluções para que tudo fique do jeitinho que você deseja. Vale a pena!

Os convidados

Fizemos e refizemos a lista de convidados umas cinco vezes até chegar num consenso. Meu marido é mais ou menos assim (dramatizando um pouco): “ah não amor, tenho que convidar aquele cara da portaria daquele prédio porque ele é camarada, me dá bom dia sempre”. Então eu tive que restringir ele a convidar as pessoas realmente mais próximas, aquelas mais presentes na nossa vida. A lista final ficou então com 61 pessoas (sendo 11 crianças). Entreguei o convite faltando duas semanas, mas acho ideal entregar com três semanas de antecedência pelo menos.

O tema e as cores da festa

Depois de cogitar umas cinco festas diferentes parei pra pensar no que a Mel realmente gostava e bem fácil me veio a cabeça: ela ama dançar. Daí para lembrar daquela festa bailarina linda que eu tinha visto já na Tomkat foi um pulo. As cores eram perfeitas (branco e rosa com detalhes em preto ou cinza), porque era tudo muito diferente do ano passado, que foi bem colorido. Com isso definido, comecei a trabalhar nas artes da festa.

As inspirações e a decoração

Nesse ano eu pude trabalhar mais com a decoração e foi muito legal. Como sempre, meus sites e blogs inspiradores foram o  Hostess with the Mostess (que eu amo),  Tomkat Studio, Amy Atlas, Catch my Party, Chic & Cheapentre outros gringos. As maiores inspirações nacionais (de onde tirei muitas ideias) foram o Casa com Amor e A casa que minha vó queria (recomendo muito ambos!).

É legal que você tenha muitas referências e pesquise bastante, olhe vários sites e blogs, antes de se decidir por um tema ou decoração. 

Como eu me organizo: Eu criei uma pasta chamada “festa de dois anos da Mel” e dentro dela, subpastas para salvar ideias, separadas mais ou menos assim: bolos e doces, lembrancinhas, decoração, tema e cores, ideias bacanas e assim por diante. Pra mim sempre funciona super bem esse esquema.

Já no ano passado eu queria trabalhar com as lanternas ou luminárias japonesas e esse tipo de decoração aérea, mas não foi possível porque fizemos o aniversário de 1 ano dela numa confeitaria (um café colonial) e eu nem pensei em começar a pendurar coisas lá. No ano passado, a atração principal foi a comida mesmo, rs.

Então decidi pelas lanternas japonesas brancas e pom poms de seda rosa, fazendo um composé bem bacana em cima das mesas. Como o teto é de madeira com vigas aparentes, seria fácil pendurar tudo com fio de nylon, que fica praticamente invisível.

Em cima da mesa principal penduramos bolas de vinil brancas e ficou lindo! As lanternas japonesas e as bolas de vinil eu comprei na Big Festas. Os pom poms de seda eu mesma fiz (uns 20… e deu trabalho!).

As mesas e cadeiras eu loquei com a Klein Locações também, que instalou as cortinas de lona cristal. Foram 16 jogos de mesas com 4 cadeiras + duas mesas avulsas, de apoio.

Eu ia mandar fazer toalhas de tecido, mas gastaria com tudo mais de cem reais, então decidi economizar nisso e comprei toalhas de TNT brancas mesmo, mas um TNT mais molinho, não aqueles durões que não tem caimento. Custou R$1,00 cada um, na medida 1,40×1,40. Uma economia e tanto e ficou bonito também. Comprei na Dr. Muricy.

Em cima das mesas dos convidados iriam as latas de leite devidamente adornadas (como mostrei aqui), cada uma com um maço de Gypsophilla. Quem montou os arranjos foi minha sogra e ficou super fofo e clean. E não atrapalhou em nada a visão dos convidados, nem o uso da mesa.

No próximo post falo sobre o cardápio, as artes da festa e papelaria, lembrancinhas, a área que montei para as crianças e outras coisinhas que ficaram de fora desse :)

Ps: o post da festa de 1 aninho da Mel está aqui

26 comentários no blog

  1. Clarice em

    Olá Michelle.

    Acredito que todos estamos ansiosos por ver as fotos da festa e admirar tudo.
    Mas lendo seu posto lembrei da minha mãe, que começou a decorar festas depois de pagar um absurdo na minha festa de 15 anos e ver que poderia ela mesma fazer as coisas e economizar bastante. O que me fez lembrar bastante foi o uso das toalhas de TNT. Realmente é uma mão na roda, você economiza MUITO, e se bem guardadas e cuidadas ainda da pra usar em outras festas a mesma toalha.Além de poder grampear, decorar, pendurar coisas e ela não estraga.
    Muito válido.
    Por aqui é bastante usado e também recomendo.

    Beijos.

    Responder
    1. Michelle Amorim respondeu Clarice em

      As tolhas de TNT são uma mão na roda sim! Comprei tudo na cor branca pra poder usar em eventos futuros, já que é uma cor neutra :)

      Responder
  2. Marcela em

    Olá!! Nem preciso dizer que estou aguardando seus posts para definir alguns passos da festa do Caio!
    Muito obrigada mesmo por partilhar tais momentos e ajudar essa marinheira de primeira viajem…
    Estou ansiosa para ver as fotos! Deve ter ficado tudo lindo…
    Bj

    Responder
    1. Michelle Amorim respondeu Marcela em

      Oi Marcela!

      Ah, eu também estou mega ansiosa pelas fotos, mas semana que vem sai eu acho!!!

      Imagina, é um prazer poder compartilhar minhas experiências com vocês :)

      Quantos aninhos seu pequeno irá fazer?

      Ah, a parte 2 da saga já está no ar, hehe

      Bjo

      Responder
  3. Pauline em

    Adorando o post! Estou no fim da (des)organização da festa de 1 ano da minha filha. Como você também demorei muito para decidir as coisas e acho que isso compromete um pouco o orçamento, pois em relação a alguns itens não tive muita opção de escolha.
    Mas para mim o pior de tudo é a lista de convidados. Meu marido e minha mãe querem convidar todo mundo! Vem com mil argumentos. E é claro que não dá! Rsrsrs…
    Aguardo a parte 2!
    Bjs…

    Responder
    1. Michelle Amorim respondeu Pauline em

      Oi Pauline!

      Então você tbm tem um marido que quer convidar todo mundo, haha. É difícil né? Pra convencer eles tem que argumentar muito. E o engraçado é que eles reclamam do valor da festa, mas querem colocar cada vez mais gente na lista, hahaha

      A parte dois já está no ar e vou ter que fazer uma terceira porque falo demais :)

      Bjo e boa sorte nos seus preparativos

      Responder
  4. Thais em

    Juro que estou me situando muito para a festa da minha filha pelo o que você posta Michelle!!
    Estou esperando assim ansiosa pra saber como você fez a bola de isopor com fitas!! Ontem minha sogra achou duas perdidas na casa dela e me perguntou o que a gente podia fazer, e na mesma hora lembrei que tinha visto uma bola de isopor com fitas no seu blog, corri pra cá, mais não deu pra ver direito!!
    Não esquece de postar elaa por favoor!!!

    beijão

    Responder
    1. Michelle Amorim respondeu Thais em

      Oi Thais!

      A parte dois da ‘saga aniversário’ já está no ar e pode deixar que farei um post falando da topiária nessa próxima semana.

      Bjo grande

      Responder
  5. Muriel em

    Que legal esse post!!! Super curiosa pelas outras partes!!!
    Bjos!!!

    Responder
    1. Michelle Amorim respondeu Muriel em

      Oi Muriel! Já postei a segunda parte da saga crepúsculo, digo, da saga aniversário da Mel :)

      Bjo pra vcs

      Responder
  6. Mamãe do Otávio em

    ain Michelle que delííícia receber tudo mastigadinho assim… rsrsr
    é tudo que as mãe procuram! hehehe
    Fiquei curiosa pelo cardápio da festa de um aninho da Mel…
    tem aqui no blog?
    Vou procurar!
    Ansiosa pelos próximos capítulos!

    Responder
    1. Michelle Amorim respondeu Mamãe do Otávio em

      Oi Tamires!

      A parte dois já está no ar! E acho que terei que fazer uma parte três porque falo demais :x

      No ano passado nós fizemos o aníver dela na Coeur Douce, uma confeitaria com café colonial aqui em Curitiba. Veja lá no post da festa que acho que tem uma foto que dá pra ler o cardápio se você ampliar a foto :)

      http://vidamaterna.com/dia-de-festa-1-ano-de-melanie/

      Bjoo

      Responder
  7. Siare em

    Olá Michele! Adorei o post e estou aguardando os outros… Suas dicas são excelentes!!! Também estou preparando o aniversário de 2 anos do meu filho, que será no dia 12 de outubro, e até agora não escolhi o tema (estou pensando em “Pequeno Príncipe”), não fiz a lista de convidadas e não tenho a menor ideia do local da festa. Para complicar ainda mais a minha situação, eu moro em Rondônia e vou fazer a festa na Bahia e para isso terei apenas uma dia para organizar tudo quando chegar lá. Se não for pedir muito, gostaria de saber quanto ficou o custo total da festa só para ter uma ideia de quanto vou gastar, pretendo convidar umas 50 pessoas. Beijos

    Responder
    1. Michelle Amorim respondeu Siare em

      Oi Siare!

      Que bom que os posts estão te ajudando! E eu amo qualquer coisa relacionada ao Pequeno Príncipe. Se for esse o tema, você terá escolhido muito bem!

      A parte 2 já está no ar, espero que você goste.

      Olha, sem contar a parte de foto, eu acho que foi gasto aproximadamente 2 mil (isso porque eu faço tudo praticamente). O que saiu mais caro foi a parte de salgados, doces, bolo e bebidas.

      Bjo

      Responder
  8. Juliani de Paula em

    Adoro o site, como sou de Curitiba adoro as dicas dos lugares pq sempre são na minha cidade!
    Tinha outra pessoa que também escrevia o blog né!
    Beijos

    Responder
    1. Michelle Amorim respondeu Juliani de Paula em

      Oi Juliani!

      Que legal que você tbm mora em Curitiba! :)

      Ah sim, a Camila saiu do blog.

      Bjo

      Responder
  9. Daniela em

    Que delícia!
    Ótimos seus posts, tudo bem detalhado.
    Não vejo a hora de ler a continuação!
    bjs,

    Responder
    1. Michelle Amorim respondeu Daniela em

      Oi Dani,

      A parte dois já está no ar! Espero que continue te ajudando :)

      Bjos

      Responder
  10. Naihana em

    Que legal esse post!!
    Estou eu aqui uma mãe mega desesperada, com o aniversário de 01 aninho da minha pequena que acontecerá mês que vem.
    Adorei as dicas!!!!!!
    Bjos

    Responder
    1. Michelle Amorim respondeu Naihana em

      Oi Naihana!

      Ah, festa de 1 aninho é mais complexa mesmo. Mas se você se organizar bem, dá pra fazer tudo numa boa :)

      A parte dois já está no ar!

      Bjo grande

      Responder
  11. Marianna em

    Lindo, cada detalhe!
    Que mamae mais dedicada e que filhota mais sortuda ;-)

    Responder
  12. Lorena em

    Oi, Michele!

    “Caí” no seu blog meio que ao acaso… E fiquei encantada com seu desprendimento, sinceras palavras e organização. Certamente tudo uqe você se propor a fazer será um sucesso pelo carinho, amor e dedicação que você empenha. Parabéns! Beijo grande,

    Lorena

    Responder
  13. Danielle em

    Olá! Sua festa ficou linda e muito inspiradora. Gostaria de saber como você pendurou as bolas de vinil? Agradeço.

    Responder
    1. Michelle Amorim respondeu Danielle em

      Olá! Prendemos com fio de nylon transparente :)

      Responder
  14. Anne H. Sortica em

    Oi Michelle, adoro seu blog e principalmente as festas que vc organiza. Tudo lindo e super caprichado. Parabéns. Vc pode me dizer em qual loja na Dr Muricy vc comprou as toalhas de TNT. Preciso pro níver da minha filha. Obrigada. Um beijo.

    Responder
    1. Michelle Amorim respondeu Anne H. Sortica em

      Oi Anne!

      Poxa vida, a loja exata não vou saber te dizer. Mas tem em várias e como é na mesma quadra, é bacana dar uma olhada em mais de uma loja para ver a qualidade do TNT e o preço também. Na Big Festas, por exemplo, também vende mas é um TNT mais grosso. Acho que o caimento fica melhor com um mais fino, sabe?

      Bjo

      Responder

Deixe seu comentário!