31 ago 2012

Sobre a festa de 2 anos da Mel – parte 2

Continuando o post anterior – parte I – sobre a festa de 2 anos da Mel. Me avisem quando vocês se cansarem de mim, tá? :)

Mesa principal

A mesa que seria usada como principal era enorme (2,60 de comprimento) o que foi ótimo por acomodar tudo que eu queria colocar nela, mas por outro lado, nenhuma das lindas toalhas da minha sogra davam certo. Sempre ficava faltando um palmo de cada lado.

Eu queria uma toalha rendada e no dia em que fui ao Centro comprar as toalhas de TNT acabei dando de cara com aquelas toalhas rendadas plastificadas, sabem? Achei uma muito bonita (acho que nas fotos poderemos ver depois) e comprei na medida de 3 metros de comprimento (custou só 30 reais). Barata, linda e prática.

Nessa mesa, usei cinco pratos de porcelana com pé – os que eu já tinha do ano passado e os que comprei esse ano. É uma coisa que não acho que valha a pena alugar. Usei um grande para o bolo, três médios para cupcakes e cakepops e mais um pequenininho para uma porção dos doces. O restante eu coloquei em bases de isopor quadradas de tamanhos diferentes (comprei na Casa do Confeiteiro) encapadas com papel branco (papel laminado do lado do avesso) e detalhes de fita rosa de gorgurão e uma fita fofa de florzinhas que me serviu pra tudo. A fita de florzinhas e os pratos de porcelana foram comprados na Big Festas também.

Você pode usar caixas de sapato ou de bota ao invés das bases de isopor. Fica bem mais em conta, mas como eu sou xarope e queria tudo quadradinho, bonitinho e do mesmo tamanho e também estava atrasada com tudo, preferi comprar as de isopor. Custou R$16,00 – R$18,00 cada uma.

Na parte de trás da mesa, os amados potes de vidro com guloseimas tipo marshmallow e balas de gelatina. Usei os quatro potes que eu já tinha do ano passado. Fora isso, coloquei também as garrafinhas personalizadas que a criançada ama (aquelas redondinhas, na cor pink) e dois vasos grandes de vidro com fibra siliconada branca (veja aqui), que dá a impressão de algodão doce, com uma topiaria dentro. Como a mesa tinha 2,60m de comprimento, deu pra colocar tudo e ficou bem harmônico.

Na parede atrás da mesa, o banner de “feliz aniversário Melanie”, feito em formato de bandeirinhas. De cada lado da mesa colocamos uns vasos bem bacanas que minha sogra tem (ela foi responsável pelo “paisagismo” da festa, dando ideias e soluções muito boas) e o fibran com a foto da Mel, no cavalete. O legal foi usar o que já tínhamos, deixar tudo bonito sem gastar nada (mentira que pagaram um troco pra um carinha levar os vasos super pesados pra lá).

Cardápio

Nossa lista tinha 61 pessoas e calculamos tudo com base nesse número. Pouquíssimas pessoas faltaram. Se não me engano, foram 55 pessoas.

Como a festa era no período da tarde, fui no clássico: salgadinhos, doces e bolo com um toque especial por conta dos cupcakes e cakepops. Pra mim, não tem festa sem eles porque eu realmente amo. São lindos e gostosos demais!

Salgados: Eu tinha pensado em fazer cachorro quente, mas acabei não fazendo e foram servidos apenas os salgadinhos de festa mesmo: coxinha, bolinha de queijo, risóles de carne, kibe, esfiha de carne e doguinho. Encomendei 600 salgados e sobrou uns 50, eu acho. Dentre os muitos lugares bons pra comprar salgados em Curitiba, indico os que conheço bem: a Aquarius Gastronomia no Bacacheri e a Super Pane no Cajuru.

Bolo e Doces: Encomendei 350 doces com a Danielle Taher (que no ano passado fez o bolo fake e os pães de mel) e escolhi doces tradicionais e somente um mais fino: brigadeiro, beijinho, cajuzinho, dois amores e brigadeiro de uva rosa. Sobraram uns quarenta doces. O bolo de 3kg foi feito em pasta americana, e era de chocolate trufado com strogonoff de nozes. Agradou todo mundo. Bolo sempre sobra um monte, mas desse quase não sobrou. Ah, o dois amores da Danielle é o melhor que já comi e o brigadeiro de uva rosa então, nem se fala. Foi a sensação da festa! Ah, a Dani também faz cupcakes e cakepops, mas eu me divido entre as duas, hehe.

Cupcakes e Cakepops: Novamente com a Carol da Cupcakes Curitiba, encomendei 40 cupcakes e 40 cakepops. E claro que desses não sobrou praticamente nada, porque, quem resiste a um cupcake ou a um cakepop? Todo mundo sempre me pergunta de quem é aquele cupcake tão gostoso e realmente eles são maravilhosos.

De sabor, escolhi o seguinte: todos com massa de chocolate, metade com recheio de brigadeiro e metade com recheio de Nutella. Todos com cobertura de chocolate branco com coraçõezinhos em cima. Coisa mais fofa.

Desde o ano passado quando fiz minha primeira festinha e a Dani e a Carol participaram, ficamos amigas e mantivemos contato pelo Facebook ou e-mails. Recomendo muitíssimo o trabalho das duas, que são muito queridas e competentes. E mães!

Bebidas: Compramos 30 litros de refrigerantes diversos (15 garrafas de 2 litros), com o predomínio de Coca Cola, que é a preferência. 4 caixinhas de suco Maguary de uva e laranja, 3 caixinhas de cerveja Bohemia e uma água mineral de 5 litros. Disso tudo, sobraram 5 garrafas de refri, umas 10 latinhas de cerveja e duas caixinhas de suco fechadas.

Para as crianças (e adultos também, por que não?) tinha Ades de maçã e iogurte de morango, dentro das suqueiras. Foram colocados 4 litros em cada uma e só sobrou metade do Ades.

Pensando nos pequenos também, eu fiz gelatina de morango em copinhos de acrílico transparentes com tampinha. Todos com uma tag em cima. E esqueci de levar pra festa… Bem legal, só que não. Depois passamos uma semana comendo gelatina, haha.

Bom, sendo eu uma apaixonada por café, claro que ele não poderia faltar. Servimos logo após o parabéns, com a opção de chá também, para quem não tomasse café.

Self service

No ano passado a gente tinha um monte de garçons atendendo os convidados. Esse ano eu não queria (e não podia) contratar um, então decidi que seria tipo self service, ou seja, cada convidado se serviria a vontade e por conta própria. E deu certo.

Deixamos uma daquelas mesas grandes em uma das laterais com os salgados (nas próprias caixinhas brancas que eles vieram), as bebidas, copos e pratos descartáveis biodegradáveis, guardanapos (que foram colocados nas mesas também), e depois, uma bandeja com o café, açúcar, adoçante, colherzinhas e copinhos. As suqueiras também ficaram nessa mesa, numa ponta, com as garrafinhas e canudinhos ao lado.

A moça que me dá uma mão aqui em casa foi nesse dia pra me ajudar na festa e ficava de olho no que estava precisando repor, atendia quem quisesse esquentar os salgados no microondas, passou o cafezinho, enfim, ela estava lá pra tudo que eu precisasse. Inclusive para limpar, antes e depois. Então, nem pense em atender tudo e todos sozinha. Tenha um alguém (ou muitos!) pra te ajudar.

Cantinho baby e pensando nas outras mães

Como eu contei pra vocês no post passado, lá tinha parquinho, aqueles old school que a gente ia com os avós, sabem? Só que o parquinho fica lá em cima, no morro, subindo as escadas. Então eu quis criar um espaço mais próximo para os pequenos e para o sossego dos pais também.

Me rebelei e resolvi não locar cama elástica nem piscina de bolinhas, e sim aproveitar todos os brinquedos que a Mel tem. Além disso, compramos um escorregador de presente de aniversário pra ela, então já tínhamos esse item, que a criançada adora.

Parte da nossa sala provisória tomada pelas tralhas da Mel. É muita coisa pra uma criança só, por isso me rebelei e não loquei na-da.

 

Levei então 6 placas do nosso EVA, que medem 1m x 1m e montei um cantinho com algumas coisas da Mel: a cozinha, a mesinha com duas cadeiras, o escorregador, a piscina inflável, desenhos diversos que imprimi para eles colorirem, caixinhas de giz de cera e uma caixa de brinquedos da Mel, com pianinho, notebook, brinquedos de encaixe, bichinhos, livrinhos, entre outros.

Coloquei também dois bancos de madeira numa das laterais desse cantinho com três finalidades: para os pais se sentarem, para as crianças desenharem e para fechar o ambiente e evitar que elas saíssem correndo pela rampa.

Na tv, dvd’s da Galinha Pintadinha, Backyardigans e Hi-5 fizeram a alegria dos pequenos.

O cantinho improvisado foi um sucesso e ninguém sentiu falta dos brinquedos não locados. As crianças amaram brincar de fazer papá na cozinha, o escorrega, os desenhos, a caixa cheia de brinquedos diferentes do que estavam acostumadas. Adoraram também a piscina inflável e se jogavam nela, uma farra só. Fora que aproveitaram muito o parquinho, que tem balanço, gangorra, escorregador e gira gira.

Ao lado do banheiro principal, dentro da casa, coloquei um trocador (daqueles no suporte que vem nas banheiras) e fiquei muito feliz de ter lembrado disso. As mães agradeceram, inclusive eu!

Lembrancinhas

Encomendei com a Danielle algo que eu amo e que tem tudo a ver com a minha pequena: pão de Mel. Ela fez num tamanho maior, recheados com doce de leite e com a letra M em cima. Fizemos 60, se não me engano. E todos foram colocados num saquinho plástico com fitinha e tag de agradecimento (colada com cola quente). Ficou um mimo e uma delícia também.

Além dos pães de mel, eu quis fazer algo mais específico para as crianças e decidi pela bolha de sabão. Foi difícil encontrar a embalagem inteira branca, mas achei na Sete Festas, uma que tem uns meninos jogando bola no rótulo. Eu personalizei com rótulo-adesivo da festa e coloquei uma fitinha pra arrematar. Fiz 16 (seriam aproximadamente 11 crianças) e não sobrou nenhuma, claro.

Nessa mesa das lembrancinhas, que ficou bem na entrada/saída, coloquei duas latas de leite com balões rosa nas varetas. Acho que foi o único lugar que usei balões.

Algumas dicas práticas (festa)

  • Deixe tudo que quer levar pro local da festa separadinho um dia antes, pelo menos. Faça um check list e vá riscando o que já estiver pronto pra levar. Assim você não esquece de nada (ou quase nada…)
  • Se for possível, arrume o salão ou onde quer que você vá realizar o evento, no dia anterior ao da festa. Eu me arrependi de não ter feito isso, porque no dia é muito corrido.
  • Arrume um cantinho para os presentes e não esqueça de deixar junto caneta e etiquetas para aqueles presentes que vierem sem nome. Eu coloquei todos em cima de uma mesa daquelas grandes, lá na área baby que montei pros pequenos. Usei aqueles rolinhos de etiquetas que a gente encontra em qualquer papelaria, mas na maioria das embalagens já tem o espaço pra preencher o nome.
  • Lembre de agradecer os presentes depois. Vale telefonema, recado no facebook, e-mail, tudo. Só não vale deixar de dar esse feedback.
  • De preferência, leve todo o material que usará na festa em caixas e não esqueça de deixá-las guardadinhas para a hora de levar tudo pra casa de novo.
  • Leve sacos de lixo grandes e sacolas plásticas também, para o que não for nas caixas.
  • Verifique o que precisa levar para o(s) banheiro(s), como toalhas, papel higiênico, sabonete líquido, etc.
  • Garanta que terá ajuda para montar tudo e desmontar também. Você estará muito cansada, acredite.
  • Leve potes tipo tupperware ou faça como eu, que comprei marmitinhas pra colocar salgados, doces e etc para quem quisesse levar. Se não me engano paguei menos de R$20,00 em um pacote com cinquenta marmitinhas médias. E usei também para mandar docinhos para as professoras da Melanie, na segunda-feira. Em cima das tampinhas eu coloquei uma tag, pra ficar personalizadinho também.
  • Veja se os convidados querem levar os centros de mesa pra casa. Muitos querem, mas esperam que você ofereça. Eu esqueci e muita gente me perguntou das latinhas depois.

 

Algumas dicas práticas (pra você)

  • Use um calçado que seja confortável pra você no dia da festa. Você ficará em pé praticamente o tempo todo. Eu usei uma bota com salto baixo. Depois que virei mãe não seguro mais um saltão com dignidade. Sad but true.
  • Você não vai conseguir ter longas conversas com nenhum dos convidados, então atenha-se a conversar um pouco com cada pessoa, assim você não deixa de dar atenção pra ninguém. E todo mundo entende que em festa não dá pra dar aquela atenção especial mesmo. Relaxe, curta a festa e a companhia dos seus amigos e familiares.
  • Coma. Beba. Sim, porque eu não comi nada na festa. Mentira, comi 2 salgadinhos e meio. Peguei uma cerveja que ficou lá parada na mesa intocada, até o final da festa.
  • Caso seu filho não queira parar de brincar pra tirar fotos, não se estresse. O dia é dele, criança quer brincar, criança é puro movimento (como me ensinou a querida Dona Lourdes). Imagine que você está morrendo de fome, te servem aquela lasanha que você ama, ou aquela feijoada no capricho e, quando você vai salivando dar a primeira garfada, alguém vem e te arranca de lá e diz: hora de tirar foto. Imaginou? É assim que uma criança se sente quando você acaba uma brincadeira dessa forma abrupta. Então, deixe seu pequeno ou pequena curtir a festa, que afinal, é dele(a)!
  • Sorria e curta a festa que você preparou com tanto empenho e carinho.

 

Provavelmente eu teria mais umas cem dicas, mas como o post já está muito longo, ficará pra outro dia. Ih gente, acho que vou ter que fazer a parte 3… :)

Faltou falar da parte das artes da festa e papelaria e outras coisinhas. Vocês me perguntaram muito sobre isso, então vou fazer um post só sobre esse “tópico”, ok?

25 comentários no blog

  1. Pauline em

    Estou amando…
    Que venha a parte 3!!!
    Bjs…

    Responder
  2. Paula Baião em

    Olá… estou amandooooooo suas dicas, estou preparando o primeiro aninho da minha filha e tb será de bailarinas, estou aqui ansiosa para ver as fotos, tenho absoluta certeza que ficou um encanto… vc está me ajudando muito!!!

    Bjão

    Responder
  3. Mariana em

    Adorei!!! Aguardando a parte 3 e as fotos!!! Bjs

    Responder
  4. Livian em

    Michelle,
    não estamos cansando não…
    pode mandar parte 3,4,5…
    suas dicas são mega legais…
    beijos e bom final de semana.

    Responder
  5. Juliani de Paula em

    Guria já pensou em montar uma empresa de festas? Serio não é pra qualquer uma não. Eu até gosto de preparar festas, mas sou desprovida de talentos!
    Estou anciosa pra ver as fotos!
    Beijos

    Responder
  6. Bruna em

    Fotos! Fotos! Fotos! =DDD

    Responder
  7. Carol Carvalho em

    Obrigada pelo carinho de sempre, querida!!! É sempre um prazer poder compartilhar desses momentos junto a vocês!! <3
    Queremos fotos!! rsrs
    Beijos.

    Responder
  8. Larissa em

    nossa, com certeza estava tudo fofo, estou louca p ver as fotos!
    Ano que vem, no aniver de 3 anos da Bea provavelmente estaremos no Brasil(#oremos) e estava pensando em fazer em tema bailarina ou bonecas… Minha familia inclusive eu é de bailarinos e ano q vem ela começa no ballet tbem… Mas quero fazer tudo, aff… quero ver se consigo, kkkk
    P as artes, que programa vc usa?? Sou meio amadora, e quero fazer tudo, rsrs

    bjnhos

    Responder
  9. Danielle Taher em

    Mais uma vez obrigada pela confiança. Mais uma vez obrigada por poder fazer parte de mais momento importante na vida Mel. E q venha 2013.
    Um beijão

    Responder
  10. Luciana Ribeiro em

    Também não canso de ler!Hehe!
    As dicas são realmente valiosíssimas! Na festa da Júlia eu comprei um sapato de salto para usar especialmente na ocasião, pense que no final já estava sem me aguentar em pé (sem dignidade já!) e outra coisa legal é parar pra sentar em cada mesa um pouquinho, dando atenção a todos os convidados…É muito chato ir numa festa e não receber o mínimo de atenção dos pais do aniversariante! Ansiosa pelas outras partes! ;)Bjs!

    Responder
  11. Lucila em

    Adorandooo seus posts sobre o aniversário da Mel. Acredito que a parte 3 será a mais interessante para mim… hehe. Acho que vc tem muito bom gosto, e sempre estou acolhendo suas dicas.

    Responder
  12. Gleice em

    Fotos! Fotos! Fotos!

    Responder
  13. Mamãe do Otávio em

    ainnn que delíciaaaaaaa
    AMO esse tipo de post \o/
    esperando pela próxima parte e muito ansiosa pelas fotoooos!

    *explique o que é esse brigadeiro de uva rosa??? não conheço, e nem o dois amores (mas esse achei na net)
    ah, as suqueiras funcionaram direitinho? elas esvaziaram ou ficaram quase pela metade? pq fiz o teste aqui em casa e não tem como ir até o fim! =s

    bjooo

    Responder
  14. Thais em

    Gente você falou da suqueira e estou em desespero o vendedor do mercado livre pausou a venda.. ai papai.

    Estou amando as dicas e utilizando muitaas delas!!
    E claro que o que mais queremos é a partee três ;) ahuhauahuah

    beijãoo

    Responder
  15. Danielle em

    Tudo lindo Michelle, e de muito bom gosto! Quero muito que você ensine a fazer as topiarias de fitas, estou pretendendo fazer para o niver de 2 anos da minha filha tb! Por favor! Obrigada.

    Responder
    1. Michelle Amorim respondeu Danielle em

      Oi Danielle!

      O tutorial foi publicado já! Você viu?

      http://vidamaterna.com/faca-voce-mesmao-topiaria-de-fitas-tutorial-com-video/

      Responder
  16. vivi em

    Oiii… festa muito linda… e é muito gratificante quando a gente faz ne ? Tenho uma duvida, as latas das decoracao das mesas foram pintadas ? Que tipo de tinta ! Abraços

    Responder
    1. Michelle Amorim respondeu vivi em

      Olá Vivi!

      Fiz um tutorial esplicando direitinho aqui: http://vidamaterna.com/como-usar-as-latas-de-leite-como-vasinhos/

      Bjo

      Responder
  17. Xenia Suezia em

    Nossa… estou encantada com esse blog. Estou planejando a festa de dois anos da minha filha Amanda para 03 de março e essas dicas são incríveis. Amei a idéia da lata de leite para o arranjo da mesa, mas minha filha toma o supra soy e a lata é pintada de roxo,sabe qual é? o que vc sugere?Beijos e parabens

    Responder
    1. Michelle Amorim respondeu Xenia Suezia em

      Olá Xenia!

      Essa lata é pintada já? Não tem papel pra tirar, né? Se for assim, o jeito será pintá-la mesmo ou usar papel adesivo para cobrir nas cores da sua preferência. Eu não gosto muito de lidar com papel adesivo ou contact, prefiro pintar, mas fica a seu critério!

      Que bom que vc gostou do blog e espero que as dicas sejam úteis para vocês :)

      Bjo

      Responder
  18. Aline em

    Michele , fiquei apaixonada pela sua festa … estava super na tristeza de chamar akguem para fazer a festa da minha baby , amei o blog to lendo inteeeirooooo !!! parabéns!

    Responder
  19. HARIANY em

    QUAL O PROGRAMA VC USOU PRA FAZER OS PAPEIS PERSONALIZADOS
    ADOREI BRIGADA

    Responder
  20. Gilmara em

    Olá Michelle!

    Estou roubando algumas dicas suas para a festinha do meu
    príncipe!!!Muito legal o blog ameeeei tudoooo.
    Me tira uma dúvida em relação aos doces vc postou que encomendou 350 doces, minha festa tem mais ou menos a mesma quantidade de pessoas, esses 350 já estão inclusos os doces da decoração da mesa inclusive os cupkakes???
    Caso sim vc os colocou depois para servir as pessoas ou elas foram retirando das mesas???
    Bjooooo

    Responder
  21. Flávia Ribeiro em

    Oi!

    Encantada com sua festa!!!! Me diz uma coisa, essas bases de isopor vc já comprou pronta ou vc mesma quem cortou?! Nunca vi base quadrada, se foi você quem cortou cortou com o quê?! Estou desesperada pra saber como faço as bases de isopor!
    Bjo e obrigada.

    Responder
  22. Andrea em

    Muito boa suas dicas… Adorei que vc tenha descrito as quantidades dos petiscos, doces, bolos, etc… Só uma dica, em relação as fotos, fica muito legal as chamadas fotos espontâneas, morei nos EUA durante 5 anos e lá é muito comum esse tipo de foto, elas ficam muito expressivas, pois são tiradas com as pessoas distraídas, no caso da criança não querer tirar foto com a clássica pose, é uma dica, ao meu ver fica muito melhor do que foto com poses.

    Responder

Deixe seu comentário!