Categories: Casa & Decoração/ Dicas de Organização/ Outros ambientes

Reorganizando a casa: despensa mais organizada e prática

Já estava na hora de continuar essa nossa série de posts por aqui, não é? :) Eu não sou expert no assunto, mas posso dizer que essa pequena organização – tão simples, tão fácil – vem fazendo uma grande diferença nas nossas vidas e na rotina aqui de casa. Por isso achei válido mostrar para vocês. Porque muitas vezes não nos damos conta do quão simples pode ser solucionar um problema, seja ele de organização ou não.

Antes de nos mudarmos para esta casa, quando ainda estávamos em fase de projetos e tudo mais, lembro de ter dito que, por favor, na minha cozinha tivesse um bom armário para guardar os alimentos. Isso depois de passar alguns anos mantendo empoleirados pacotes e latas em apenas duas prateleiras. Era um cai pra cá, um cai pra lá que vocês não imaginam (ou talvez imaginem, né?).

Nos mudamos, a cozinha ficou pronta e lá estava meu armário tamanho xxl para guardar os nossos mantimentos. Tudo era colocado lá sem muita cerimônia. Eu apenas setorizei certos tipos de alimentos e íamos colocando cada qual no seu “lugar”. Pouco tempo depois, como era de se esperar, aquela setorização imaginária não funcionou. O armário virou uma bagunça sem fim.

DSC_0052

Perdi as contas de quantas vezes comprei algo que já tinha em casa ou que passou do prazo de validade porque estava muito escondido, longe da nossa vista. Então dei uma pesquisada sobre soluções para a despensa, e gostei muito da ideia dos cestos organizadores.

A primeira coisa que fiz foi medir as prateleiras (largura, altura e profundidade), para saber quais tamanhos de cestos comprar. Se não me engano, comprei os de 15 litros e no formato retangular. Esses são da marca Ordene linha Bel e compramos na Leroy Merlin. Optei pelos transparentes, para facilitar a visualização do conteúdo de cada um. Eles possuem alças que são super práticas quando precisamos tirar os cestos da prateleira. Também vêm com tampa, mas não usamos.

Ainda não está aquela organização de revista/Pinterest, mas já melhorou muito, vai? :) Logo quero dar mais um up por ali e deixar ainda mais funcional.

IMG_6238

IMG_6233

IMG_6234

IMG_6236

E dá para usar caixas, cestos de vime, coloridos, enfim, um mundo de opções. Depois de organizados os alimentos, é só tirar os cestos e dar uma olhada no que falta, para então fazer a lista do mercado. Na volta, mesmo esquema: tirar o cesto correspondente e acomodar as comidinhas não perecíveis. Aqui tem dado certo. Foi uma medida simples, rápida e barata.

E vocês? Como anda o armário ou a despensa por aí? Alguma dica de organização para compartilhar com a gente?

comentários via facebook

14 comments

  1. Ficou ótimo Mi! Aqui em casa ainda uso o método da setorização imaginária…kkkk, e quando o marido vai guardar alguma coisa não percebe a tal setorização e faz a maior bagunça colocando as coisas em qualquer lugar, no primeiro espaço que vê! Meu armário não é profundo mas vou procurar caixas que caibam lá para que as coisas não fiquem tão jogadas. Ótima dica! Bjos.

  2. Muito bacana Michelle, eu ainda estou na fase organizar tudo em duas prateleiras, um sufoco, mas vou tentar organizar assim também.

  3. Ficou bem melhor. Fiz isso em casa também, mas uma coisa que deu aquela mudada surpreendente, foi deixar somente coisas fechadas nos cestos, tipo o estoque, e em outra parte, tudo aquilo que eu abria ia para os potes herméticos, até biscoitos, tudo, o pote sendo de vidro mantem muito a qualidade dos alimentos e não murcham. Fora a aparência que muda 100% por não ter mais que usar prendedor nos saquinhos. Recortei a data de validade e colei no interior da tampa, assim toda vez que abria o pote já via a validade, super prático. Bjus, adoro seu blog.

  4. Michelle,

    Que solução bacana hein? Simples e barata. Amo esse cantinho do café, vou reproduzir aqui em casa.
    Me interessei pelo quinoasure, ele é bom?
    Um beijo!!!

    1. Concordo plenamente com você, estava há tempos buscando uma solução para fazer um “Cantinho do Café”no meu escritório que possui um pequeno espaço, gastando pouco.

      Essas dicas me ajudaram bastante também. Excelente!

      1. Nossa, eu também curti muito essas dicas, estou montando meu pequeno escritório com casa para trabalhar como Home Office, essas dicas me ajudarão bastante também.

        Parabéns ao autor e muito obrigado!

  5. Oi Michelle,

    Adoro seu blog e acompanho ele há anos!
    Me identifiquei muito com a sua postagem porque também adoro organizar as coisas e fazer faxina!
    Só queria fazer uma observação que em um dos potes você colocou biscoito, só que eram bolachas :p

    Beijos.

  6. Gostei muito da organização vou me inspirar para organizar a minha despensa também que é uma verdadeira bagunça,e acabo fazendo como disse: compro o que não necessitava e alguns alimento perdem a validade por estarem em locais que não podem ser vistos. A organização realmente facilita a vida da gente. Obrigada por compartilhar e parabéns pela organização.

deixe seu comentário!