Categories: Casa & Decoração/ Dicas de Organização/ Quartos

Reorganizando a casa: armário da Mel

Continuando a nossa saga da reorganização (#reorganizando a casa, lá no Instagram), dessa vez os alvos foram os armários da Mel e do Leo. Eu estava adiando essa organização há meses e a cada dia a bagunça se tornava maior. Chegou naquele grau de situação que termina por tirar o nosso sono, sabem?

Pouco antes do final do ano consegui organizar ambos, tirar roupas e calçados que não serviam mais, optimizar espaços e pensar no principal: praticidade para todos. Foram quatro dias, desde que comecei, até terminar. Pode parecer simples e rápido, mas com filhos pequenos em casa a gente sempre tem que parar e acaba fazendo as coisas à prestação.

Para o post não ficar muito extenso, dividi em duas partes, começando pelo armário da Mel a bagunça master.

Tenho até vergonha de mostrar a situação de antes para vocês (mentira, não tenho não, haha). O armário é grande, cheio de prateleiras e gavetas. Foi comprado junto com o berço, antes dela nascer, com o intuito de servir por bastante tempo. Por conta do espaço, fui deixando acumular peças e calçados que não serviam mais, outras que serviam mas a gente achava que não, alguma tralha e muita coisa sem lugar. Fora a roupa de cama, itens do carrinho ou das cadeirinhas deles e espumas do kit berço, trabalhos e papéis importantes da escolinha. Tinha de tudo lá.

armario da mel - antes

Os pontos chave eram:

– deixar as roupinhas do dia a dia ao alcance dela, para que ela mesma pudesse pegar um short ou uma camiseta e trocar, sem precisar da nossa ajuda.

– organizar os calçados de forma mais prática e de fácil manutenção para ela e para nós (ainda quero bolar outra forma de organização para essa parte, porque volta e meia dá uma bagunçada, mas, por agora, ficou ok).

– arrumar um espaço organizado para as fantasias e também de fácil acesso, porque ela as veste todos os dias. to-dos os dias. 

O que eu fiz: recrutei a pequena para que ela provasse os calçados e algumas roupas, para ter certeza se ainda serviam ou não. O resultado foi que tirei duas sacolas enormes de roupas que estavam guardadas e outras que estavam no lugar das peças de uso atual, mas não serviam mais. Guardei algumas coisas em locais mais apropriados e separei algumas fronhas e lençóis para usar no berço do Leo (que era da Mel, aliás). E ficou assim:

armario da mel - depois

Na cômoda deixo as coisas que normalmente ela pega sozinha também, como calcinhas, meias, meia calça, fraldas para dormir (que ela quase não está mais usando, ainda bem!), pijamas e uma gaveta só para o uniforme da escola.

Já se passaram quase dois meses desde essa organização e posso dizer que estamos conseguindo manter. Só a gaveta dos pijamas que de vez em quando fica um pouquinho bagunçada, mas nada perto de antes.

O segredo é não deixar a bagunça virar caos, não deixar acumular. É importante também ensinar aos pequenos que não é legal deixar as roupas jogadas e viradas do avesso. Mesmo que eles ainda não saibam dobrá-las com maestria, já podem começar a treinar, ou pelo menos a deixá-las viradas do lado certo e todas juntas, para que você guarde depois.

No post de amanhã vou mostrar a organização no armário do Leo :)

comentários via facebook

4 comments

  1. Adorei, sério!
    Eis uma coisa pela qual eu me cobrava muito ultimamente: organização. Mas aqui no seu blog é realidade pura e isso muito confortante. Deu até ânimo pra começar a organizar as coisas por aqui e mais ainda por saber que posso fazer por etapas sem me culpar por não terminar tudo num dia só.
    Obrigada por escrever
    !!! ♥♥♥

  2. Michelle,
    Parabéns pela organização!!! Ficou um armário lindo e muito, muito funcional. Eu não tenho o hábito dos pijamas mas acho tãaao lindo!!! Tem alguma loja que indique para comprar pijamas? O meu filhote não se cobre e puxa a meia e ele é grandão assim como a Mel ( gente, que vestido enorrme é aquele? Já vejo uma modelo em potencial).
    E menina tem é coisa, né? Tic tacs, mochila, boneca, calcinha…ufa!!

    1. Oi Michele!

      Mel usa pijama conjuntinho mesmo e pijamas que eu mesma monto, sabe? Uma camiseta com uma calça legging ou com um short, que ficam só para dormir :)

      Gosto muito dos pijamas da Get Baby (que não tem mais para a idade dela, só para o Leo), da Cookie e da Puket (que são maravilhosos porém bem caros, snif, snif) e até de pijaminhas da C&A e Renner, por exemplo.

      Bjo

deixe seu comentário!