Categories: Dicas de Compras/ Higiene & Cuidados
By:

Pomadas de lanolina: Lansinoh vs. Mater Care

Hoje me lembrei de um produto do qual queria falar há muito tempo: as pomadas de lanolina para o seio, usadas durante a amamentação.

Logo que comecei a amamentar o Francisco, tive os problemas pelos quais muitas mães passam: as doloridas fissuras no bico do seio. Essas feridas surgem quando a “pega” do bebê ainda não está correta, coisa que geralmente leva algum tempo. Por isso são um tanto quanto comuns em amamentadoras iniciantes, e dóem, dóem muito.

A lanolina é um produto natural obtido a partir da cera de lã, e é indicada para tratar essas fissuras porque produz uma fina barreira na pele, impedindo a perda da umidade e acelerando a cicatrização. As pomadas de lanolina ainda têm mais um benefício enorme: justamente por serem naturais são inócuas ao bebê, não precisando ser retiradas antes de cada mamada.

Antes mesmo do Francisco nascer eu havia trazido de viagem a pomada da marca Lansinoh (acima), sob indicação de várias amigas mães.Nas palavras do fabricante, ela é “o único produto no mercado com 100% lanonila pura de grau médico USP”. Seja lá o que isso quer dizer, é de fato uma pomada muito boa, recomendada por vários obstetras e mães ao redor do mundo.

Ela é um pouco difícil de aplicar, pois é muito, muito espessa. Eu costumava esquentá-la na ponta dos dedos antes da aplicação, o que facilitava o processo. Apessar de sua consistência, ela logo é absorvida pela pele. De fato acelera a cicatrização, e me foi de grande ajuda. Na minha primeira fissura (tive duas), só apliquei essa pomada, além do próprio leite materno. Foram 4 dias de sofrimento, mas meu querido peito esquerdo sarou.

Então tive uma segunda fissura, poucos dias depois. Essa no outro seio, o direito, ainda pior que a primeira. Uma amiga dermatologista me sugeriu que experimentasse a Mater Care, versão nacional da pomada de lanolina, e me deu algumas amostras-grátis. A principal diferença dela é que ela tem na fórmula também óleo de maracujá, que possui efeito calmante e também hidratante.

A Mater Care é um pouco mais fácil de aplicar, mas também é espessa. Em compensação, não é absorvida tão rapidamente como a Lansinoh, mas isso não chega a ser um problema. Além de aplicá-la a cada mamada, passei dois dias com os seios de fora, para arejar e cicatrizar mais rápido. Aliás, peço publicamente perdão às visitas que recebi na época e que foram atendidas por mim assim, sem vestimentas nos membros superiores. Mas eram ordens médicas. Eis que de fato em dois dias a fissura curou completamente, eu aprendi a amamentar direito e nunca mais precisei de nenhuma das duas pomadas.

…até o dia de hoje, em que Francisco está prestes a completar um ano de idade e começou a apresentar uma enorme alergia perto dos lábios. Seu médico homeopata disse que era uma reação da pele à própria saliva e me sugeriu aplicar lanolina, pelo seu efeito impermeabilizante. Fui correndo no armário buscar minhas queridas pomadas e aplicar no pequeno. Com poucas aplicações a alergia diminuiu e está quase, quase curada!

Fiquei feliz em saber que essas pomadas, tão úteis para mim em um momento tão importante na minha vida, puderam voltar a ter utilidade de outra forma.

Preço médio: Os preços de ambas variam muito, por isso sempre vale pesquisar. Um tubo de 60g da Lansinoh, importada, sai de 50 a 100 reais (enquanto nos EUA sai por 9 dólares, mas enfim). A Mater Care, nacional, não sai muito mais barata: seu preço varia de 45 a 80 (!) reais.

Conclusão: Eu estava pronta para dizer: “considerando o preço da importada, recomendo o nacional, que é mais em conta” – mas levei um susto quando pesquisei o preço da Mater Care. As duas são ótimos produtos, altamente recomendáveis. Só não precisavam ser tão caras, não?

comentários via facebook

42 comments

  1. Monaliza, essa pomada nao tem efeito cicatrizante numa regiao sem lesões, porem hidrata! No entanto, seria ideal preparar a regiao do mamilo durante a gravidez com sol, somente… o mamilo deve ficar “calejado”, com pele grossa, para que a mae nao sinta dores durante a amamentaçao. Quando hidratamos demais a pele, ela se torna um pouco mais fina, e mais dolorida diante de uma lesao, ou seja, o ideal é nao hidratar o mamilo, em hipotese nenhuma… o melhor é tomar sol, que faz com que a pele engrosse e se torne menos sensivel. Quando há rachaduras durante a amamentaçao, a pomada é boa por acelerar a cicatrizaçao, porem hidrata demais o mamilo. Por um lado ela ajuda, por outro nao. Mas isso varia de pessoa pra pessoa.. assim como deu certo pra Daysi.. Mas para mim nao funcionou. Beijos!

  2. A importada eu não conheço, mas a Mater care.. eu usei e acho mágica! e olha que achei que um dos bicos do meio seio fosse cair, pois fiquei muito tempo achando que aquilo era normal, que doía mesmo..então machucou mt…então usei 2 vezes e já estava cicatrizando!É cara.. mas mt boa!

  3. Essa pomada é excelente, mágica diria! Infeccionou os dois bicos, a bb chorava de um lado (com fome) e eu do outro com medo de dar de mamar a ela de tanto que doía. Através de uma amiga minha conheci essa pomada, nossa duas passadas já estava sem dor… super indico

  4. Ja tem uma semana que estou usando a mater care e nada resolveu, estou com rachaduras nos dois peitos. Será que porque sempre deixo os peitos tampados?

  5. Pessoal, esta pomada Mater Care….está me devolvendo a vida!!! (kkkk) Decidi passá-la na barriga, apos parto de gêmeas que no total somaram 6 kilos, de uma gravidez que engordei 28…..a barriga envolta do umbigo ficou extremamente flacida, seca e com estrias…..após 2 aplicações ja percebi uma diferença enorme e no momento, ja apliquei 7 vezes….melhorou tudo em torno de uns 75% do que estava….estou economizando muitissimo em tratamentos estéticos e pelo jeito vou conseguir fugir da plástica!!!! Amei!!

  6. Olha já utilizei a pomada mater care r posso disser com toda e plena certeza. Compre pois funciona mesmo.. Meu peito doía muito e sangrava. Coloquei casca de banana. De mamão e só resolvia temporariamente. Mais está pomada Me salvou. Paguei 60,00 mais valeu cada centavos. E rende pra caramba . depois q usei ainda dei pra uma amiga.

  7. Boa tarde mamães!!! Estou usando a pomada mater care da biolab, já fazem seis dias e nada de melhoras, estou tendo muita dor, chega a arder!!! Alguem pode me ajudar???
    E gostaria de saber se essa pomada precisa ser retirada antes de amamentar???

    1. Pamela…. Como as referidas pomadas são de máxima hidratação, creio que resolverão sim.., uma dica é vc tomar sol nos mamilos antes das 10 e depois das 16 horas… Se vc utiliza absorventes para seios, certifique-se se eles não estão molhados… Dificultando assim a cicatrizacao.

  8. Minha esposa estar sofrendo muito na hora de dar o peito da minha filha Maria Fernanda, pois está muito ferido, “carne viva”. Essas pomadas Lansinon e Mater Care São de fato eficientes? Posso comprar uma das e aplicar? Não tem nenhum efeito tóxico?

  9. Eu usei da lanolin procurei na net pus o nome dela e da minha cidade dai apareceu em quais farmácias vendiam , ela é PERFEITA , o meu peito estava feridissimo , eu suava tremia tinha escalafrios na hora de dar de mama quaase chorava quando ela acordava pq sabia que ia sofrer e na minha gravidez TODA EU TOMEI SOL NO PEITO TODAA mas nao adiantou nao passava creme nem nada fiz tudo nos conformes mas nao adiantou , dai eu ja tinha ouvido falar muito dessa pomada mas nao achava , e lembrei do querido google rs achei comprei foi dois dias passando a pomada eu passava todaa hora ela é grossa eu passava bastante sempre antrs de mamar depois e depois ela é 100% natural pode consumir e nao precisa tirar pro bebe mamar por ser natural então abusei passava bastante ficava do lado da minha cama e ficava sem blusa tbm pra tomar ar vebtilar ,e pra blusa nao tirar o produto .dois a tres dias meu peito tava taoo bom taoo sarado tao perfeito que nem acreditei , mesmo minhas amigas falando que era bom quando é o negocio é com a gente ai da duvida pq o trem tava feio rs mas no desespero queremos tentar tudo ja pensando no proximo produto mas nem precisei viu ,amamentei e nao sentir dor nenhumaa so sentir prazer felicidade de alimentar minha filha que foi ate festa aqui em casa rs ate gravamos essa amamentada rs nao ha nada melhor que amamentar , agora posso falar isso rs

  10. O bico do meu seio direito ta rachado, e toda vez q vou dar de mamar o meu BB, é um tormento!! Doi por causa d atrito da boca d Ravi no bico do seio, ele já tem 2 meses.Comprei a millar, mais não to vendo diferença, demora p fazer efeito essa pomada? Me ajudem por favor!!!

  11. Gente, boa noite!!
    vim aqui contar um pouco da minha experiência. ..minha obstetra, me receitou a Mater Care, meu esposo que foi comprar, chegando na farmácia, constatou que era de um preço muito elevado e tb não tinha naquele momento, o farmacêutico receitou uma outra que tinha e era mais em conta…comecei a usar, de nada adiantava, meu seio doía muitoo, sangrava, ao ponto do meu filho gofar, SANGUE,doia tanto, que ja nem tinha mais prazer em amamentar, foi entao que me deu um absesso mamario, foi terrivel,foi quando uma amiga, me deu essa para usar…passei, no dia seguinte, meu seio já estava bem melhor. …conclusão, O BARATO SAIU CARO. ..enfim, aprendi, em uma futura gestação, não quero saber de preço. ..Será a primeira coisa que comprarei, e vou comprar 1 de cada dessas, por via das dúvidas. …

  12. Ganhei uma anjinha recentemente e meus seios estão literalmente machucados e óbvio quando ela suca eu chego a chorar de tanta dor.
    Ganhei de uma amiga a ponada Millar,ela tem esse mesmo efeito que as pomadas citadas acima nos comentários? Tem necessidade de retirar-lá do seios quando o bebê esta mamando?!

    1. Boa noite !
      A pomada lansinoh é a unica no mercado brasileiro livre de BHT peço que pesquise sobre isso . Lansinoh é americana , lider de mercado e presente em mais de 60 países.
      As pomadas brasileiras em sua grande maioria estao registradas como cosmético , o que autoriza o uso de BHT inclusive em níveis superiores ao de segurança em comparação a alimentar.
      Pesquise , pague um pouquinho mais caro , mas nao utilize um produto com BHT que serve inclusive como conservante de gasolina.
      Mamaes precisam saber isso.

  13. Bom dia!
    Comprei mamy Lan lanolina paguei 29,90 e na primeira aplicação já parou de queimar e arder, dava até fisgada, tive cala frios e ipotérmia
    Os seios racharam ficou em carne viva na primeira aplicação vi o resultado.

deixe seu comentário!