Amamentação 23 jun 2011

Pomadas de lanolina: Lansinoh vs. Mater Care

Hoje me lembrei de um produto do qual queria falar há muito tempo: as pomadas de lanolina para o seio, usadas durante a amamentação.

Logo que comecei a amamentar o Francisco, tive os problemas pelos quais muitas mães passam: as doloridas fissuras no bico do seio. Essas feridas surgem quando a “pega” do bebê ainda não está correta, coisa que geralmente leva algum tempo. Por isso são um tanto quanto comuns em amamentadoras iniciantes, e dóem, dóem muito.

A lanolina é um produto natural obtido a partir da cera de lã, e é indicada para tratar essas fissuras porque produz uma fina barreira na pele, impedindo a perda da umidade e acelerando a cicatrização. As pomadas de lanolina ainda têm mais um benefício enorme: justamente por serem naturais são inócuas ao bebê, não precisando ser retiradas antes de cada mamada.

Antes mesmo do Francisco nascer eu havia trazido de viagem a pomada da marca Lansinoh (acima), sob indicação de várias amigas mães.Nas palavras do fabricante, ela é “o único produto no mercado com 100% lanonila pura de grau médico USP”. Seja lá o que isso quer dizer, é de fato uma pomada muito boa, recomendada por vários obstetras e mães ao redor do mundo.

Ela é um pouco difícil de aplicar, pois é muito, muito espessa. Eu costumava esquentá-la na ponta dos dedos antes da aplicação, o que facilitava o processo. Apessar de sua consistência, ela logo é absorvida pela pele. De fato acelera a cicatrização, e me foi de grande ajuda. Na minha primeira fissura (tive duas), só apliquei essa pomada, além do próprio leite materno. Foram 4 dias de sofrimento, mas meu querido peito esquerdo sarou.

Então tive uma segunda fissura, poucos dias depois. Essa no outro seio, o direito, ainda pior que a primeira. Uma amiga dermatologista me sugeriu que experimentasse a Mater Care, versão nacional da pomada de lanolina, e me deu algumas amostras-grátis. A principal diferença dela é que ela tem na fórmula também óleo de maracujá, que possui efeito calmante e também hidratante.

A Mater Care é um pouco mais fácil de aplicar, mas também é espessa. Em compensação, não é absorvida tão rapidamente como a Lansinoh, mas isso não chega a ser um problema. Além de aplicá-la a cada mamada, passei dois dias com os seios de fora, para arejar e cicatrizar mais rápido. Aliás, peço publicamente perdão às visitas que recebi na época e que foram atendidas por mim assim, sem vestimentas nos membros superiores. Mas eram ordens médicas. Eis que de fato em dois dias a fissura curou completamente, eu aprendi a amamentar direito e nunca mais precisei de nenhuma das duas pomadas.

…até o dia de hoje, em que Francisco está prestes a completar um ano de idade e começou a apresentar uma enorme alergia perto dos lábios. Seu médico homeopata disse que era uma reação da pele à própria saliva e me sugeriu aplicar lanolina, pelo seu efeito impermeabilizante. Fui correndo no armário buscar minhas queridas pomadas e aplicar no pequeno. Com poucas aplicações a alergia diminuiu e está quase, quase curada!

Fiquei feliz em saber que essas pomadas, tão úteis para mim em um momento tão importante na minha vida, puderam voltar a ter utilidade de outra forma.

Preço médio: Os preços de ambas variam muito, por isso sempre vale pesquisar. Um tubo de 60g da Lansinoh, importada, sai de 50 a 100 reais (enquanto nos EUA sai por 9 dólares, mas enfim). A Mater Care, nacional, não sai muito mais barata: seu preço varia de 45 a 80 (!) reais.

Conclusão: Eu estava pronta para dizer: “considerando o preço da importada, recomendo o nacional, que é mais em conta” – mas levei um susto quando pesquisei o preço da Mater Care. As duas são ótimos produtos, altamente recomendáveis. Só não precisavam ser tão caras, não?


por mãe do Francisco


18 Comentários

  1. monaliza disse:

    estou de 7 meses, queria saber se posso passar essa pomada [ Mater care] durante minha gestação para evitar rachadas no meus seios !!

  2. Fernanda disse:

    Monaliza, essa pomada nao tem efeito cicatrizante numa regiao sem lesões, porem hidrata! No entanto, seria ideal preparar a regiao do mamilo durante a gravidez com sol, somente… o mamilo deve ficar “calejado”, com pele grossa, para que a mae nao sinta dores durante a amamentaçao. Quando hidratamos demais a pele, ela se torna um pouco mais fina, e mais dolorida diante de uma lesao, ou seja, o ideal é nao hidratar o mamilo, em hipotese nenhuma… o melhor é tomar sol, que faz com que a pele engrosse e se torne menos sensivel. Quando há rachaduras durante a amamentaçao, a pomada é boa por acelerar a cicatrizaçao, porem hidrata demais o mamilo. Por um lado ela ajuda, por outro nao. Mas isso varia de pessoa pra pessoa.. assim como deu certo pra Daysi.. Mas para mim nao funcionou. Beijos!

  3. Thaisa disse:

    A importada eu não conheço, mas a Mater care.. eu usei e acho mágica! e olha que achei que um dos bicos do meio seio fosse cair, pois fiquei muito tempo achando que aquilo era normal, que doía mesmo..então machucou mt…então usei 2 vezes e já estava cicatrizando!É cara.. mas mt boa!

  4. suelen disse:

    Olá gostaria de saber aonde encontro a pomada Lnasinoh pois ja entrei em contato em varios lugares e não estou encontrando…

  5. Leticia disse:

    A pomada mater care e muito boa eu adorei so teve um probleminha ela manchou as minhas roupas agora não sei o que devo fazer para tira a manchas

  6. Maria disse:

    Olá eu tenho uma pomada Lancinoh nova na caixa , se alguém tiver interesse em comprar entre em contato comigo. maryreys2004@yahoo.com.br

  7. Liana disse:

    Eu usei a Lansinoh nas duas vezes que amamentei e foi fantástico. O melhor é que não precisa ser retirada ao dar o peito ao bebê! ;-)

  8. Daniela Catelan disse:

    Vendo pomada Lansinoh importada por R$ 100,00, lacrada. Para ser retirada em Curitiba, mando endereço por e-mail. Obrigada! Meu e-mail: dani.ca@zipmail.com.br

  9. Hanna disse:

    Eu já estou usando durante a gestação uma pomada chamada Millar, de lanolina anidra (assim como a Lansinoh).

  10. Gabriela de Almeida Santos disse:

    comprei a pomada Mater Care,e gostaria de saber se tenho que retirar a pomada dos seios quando for amamentar.

  11. Vanessa disse:

    Essa pomada é excelente, mágica diria! Infeccionou os dois bicos, a bb chorava de um lado (com fome) e eu do outro com medo de dar de mamar a ela de tanto que doía. Através de uma amiga minha conheci essa pomada, nossa duas passadas já estava sem dor… super indico

  12. Alessandra Souza disse:

    Ja tem uma semana que estou usando a mater care e nada resolveu, estou com rachaduras nos dois peitos. Será que porque sempre deixo os peitos tampados?

  13. Milca disse:

    Pessoal, esta pomada Mater Care….está me devolvendo a vida!!! (kkkk) Decidi passá-la na barriga, apos parto de gêmeas que no total somaram 6 kilos, de uma gravidez que engordei 28…..a barriga envolta do umbigo ficou extremamente flacida, seca e com estrias…..após 2 aplicações ja percebi uma diferença enorme e no momento, ja apliquei 7 vezes….melhorou tudo em torno de uns 75% do que estava….estou economizando muitissimo em tratamentos estéticos e pelo jeito vou conseguir fugir da plástica!!!! Amei!!

  14. Fernanda Fernandes disse:

    Lanolina e muito bom para tomar sol , quem tem a pele branquinha , e só misturar com filtro solar , que apele fica maravilhosa.

  15. Gabriela disse:

    eu usei a lansinoh e foi muuuito boa! Sempre ouvi coisas otimas a respeito dessa pomada e resolvi testar! comprei no site http://www.osapoeaprincesa.com.br por um preço bom….

  16. prisciane disse:

    acabei de comprar mater care,estou com uma bolinha no bico do seio onde sai leite nessa bolinha e queima muito quando meu bebê esta mamando será que vai ajudar

  17. vivs disse:

    Eu usei a Lanidrat igualmente boa…

  18. Catia Santos disse:

    Passei a pomada MeMe com lanolina custa 13,00 reais é boa ,passei na assadura da minha bebe foi maravilhoso saiu o grosseirão que na pele.

Deixe seu comentário



© Vida Materna | 2011
Todos os direitos reservados

Powered by WordPress tema por xCake