09 out 2012

Para as crianças: suco de caixinha é bom?

A princípio eu diria que sim, mas não! A propaganda nos induz a pensar que existe o suco puro da fruta ali, porém precisamos analisar com cuidado a marca que estamos comprando, ler as informações nutricionais que existem na caixinha e optar pelo mais adequado.

“Segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) com 12 bebidas à base de fruta, vendidas em caixinhas tetrapak ou garrafinhas de plástico em supermercados de São Paulo, elas contêm alto índice de açúcar, corantes e aromatizantes.

Na análise do Idec, o poder da publicidade e do marketing é tão grande que uma simples embalagem pode nos levar a crer que determinada bebida é tão saudável quanto a fruta in natura que originou o produto. Mas apenas o consumo de frutas pode proporcionar o aproveitamento total dos nutrientes”.

Em vista dessa pesquisa e análise do IDEC prefiro fazer o suco natural em casa para minha filha e só oferecer o suco de caixinha quando estamos em viagem ou em lugares que não é possível usar o suco natural.

E entre suco de caixinha e polpa de fruta congelada? Qual escolher?

A polpa é a fruta batida com o mínimo de água e congelada sem o acréscimo de açúcar ou aditivos químicos. Por isso é uma opção mais saudável que os sucos de caixinha. Mas o suco da fruta, in natura, sempre será a melhor opção, do ponto de vista nutricional.

A ideia é que tenhamos sempre o bom senso na hora de escolher os alimentos e as bebidas para nossos filhos. Fazer escolhas inteligentes é como ensino para minha filha, por exemplo: “Aqui tem refrigerante e aqui suco, qual prefere? Mas preste atenção na sua escolha, pois o melhor e mais saudável para você é o suco”. Ela tem seis anos e já sabe muito bem fazer escolhas inteligentes, apesar de às vezes optar pelo refrigerante, mas não vejo problemas, pois é muito raro ela optar errado.

Alcançar essa compreensão da criança requer atenção, dedicação, paciência, mas vale a pena! Para isso devemos ter bem claro para nós mesmos o que é melhor e ter convicção do que estamos fazendo, nada de ficar com pena da criança, como já conversamos anteriormente. Pena é dar coisas que fará mal para elas, pena é ser negligente, pena é não batalhar por algo que vale a pena, como a nossa saúde por exemplo.

andreabarduco@gmail.com

12 comentários no blog

  1. Telma Teixeira em

    Dia desses li em um blog de nutrição infantil exatamente sobre isso. Caso não tenha como fazer uso da fruta in natura ou polpa prestar a atenção na caixinha, pois a marca mais famosa não é suco de fruta e sim nectar de fruta. Depois disso comecei a prestar mais atenção nas embalagens.

    Responder
  2. Mamãe do Otávio em

    O Otávio toma suco de caixinha todos os dias, não vou negar! Da marca Suvalan que é daqui!
    Sei que n é o melhor, mas é o melhor que posso fazer no momento, já que n da pra estar todos os dias comprando frutas frecas.
    Dou metade suco da caixinha/metade água.
    bjos

    Responder
  3. Mamãe do Otávio em

    ah, a um tempo atrás comprei polpa de melão congelada, achei horrível, nem consegui tomar… ainda ta na geladeira! hehehe

    Responder
  4. Paula Ambrosio em

    Super interessante o post!
    Mlehor sempre é escolher com bom senso!

    Responder
  5. Lari em

    Alguns sucos juram nao ter conservantes nem acucares. Tem macrovita de laranja, yakult de maçã.. Esses normalmente exigem baixas temperaturas pra conservacao. Sao menos piores? Hehehe tendo dar suco todos os dias mas realmente nao consigo ter fruta fresca senpre entao pensei nessas alternativa..

    Responder
  6. Amanda em

    Existe uma marca de sucos de caixa para vender (‘do bem’) que os sucos não contem açucares ou convervantes. São ótimos, mas por serem sem aditivos duram pouco tempo e custam mais caro. Quando precisamos sair/viajar sempre compro desta marca ou um suco integral de uva que é só misturar na agua!

    Responder
  7. Mistelko em

    Aqui em casa evitamos o suco de caixinha, e a Nati nem gosta, acha muito doce. Ela toma muita água mesmo e adora comer frutas. Também fazemos chá gelado. Agora o terror do fim de semana é a Coca… Me arrepia toda vez que ela toma e evitamos que ela veja, mas acaba tomando… Negar também não dá né?

    Responder
  8. Livian em

    Quando não da para fazer suco in natura, costumo comprar suco de caixinha de soja, sera que é melhor?

    Responder
    1. Michelle Amorim respondeu Livian em

      Oi Livian! Já colocamos na lista uma matéria sobre a soja na alimentação das crianças :)

      Bjo

      Responder
  9. Isabella em

    O ideal é tão lindo e romântico, mas é quase impossível! Estudo, trabalho, cuido de casa, filha… comprei até aquele juicer, paguei uma nota, mesmo assim é complicado, é preciso muuuita fruta pra fazer um copo de suco, sai caro. Prefiro dar a fruta in natura pra minha filhota e abuso bastante dos chás que ela adora, é a minha sorte.

    Responder
  10. Fábia em

    Olívia odeia chá. Toma MUITA água, muitas vezes prefere água a suco \o/. Toma suco todos os dias no almoço, raras são as vezes que não seja de laranja, justamente pela praticidade. Complemento com frutas, muita fruta todo dia – que ela adora. Apenas com 2 aninhos já teve várias fases de frutas prediletas, atualmente anda apaixonada por bananas, se deixar come 8… rs. Mês passado todo, comeu amoras do pé (temos no quintal) até ficar roxa… E assim, vamos! Acho que é um bom caminho.

    Responder
  11. Lilian A em

    Bem procurando na net achei esse post super dez…quando era pequena ate 11 anos mha mãe e mha avó só me dava refresco de saquinho em pó sucos de garrafinha até q um dia tive crise de asma fiz exames e constatou q era alergia desses corantes desses sucos…parei de tomar vai fzr 5 anos e sem refri tbm…esses sucos são altamente alergenos…obg pelo post

    Responder

Deixe seu comentário!