19 maio 2012

Os 6 segredos da mãe organizada

 

1. Disciplina economiza tempo. Sim, é mais fácil colocar o bebê para dormir na cadeirinha do carro, com o mesmo em movimento, mas será que é realmente a situação ideal? Futuramente, será que você não precisará reverter esse hábito e fazer a coisa certa? Discipline-se desde o início para não ter que perder tempo depois. O mesmo vale para rotinas.

2. Tenha um lugar para tudo. Todos os objetos de sua casa devem ter seus próprios lugares. Se não há espaço para guardar o necessário, é porque está na hora de uma faxina geral: doar ou jogar fora. Você nunca sabe onde estão as suas chaves? Pense em soluções – um chaveiro perto da porta de entrada, talvez? Mantendo tudo no lugar certo sempre (aqui entra a disciplina novamente), você nunca perderá tempo procurando.

3. Tenha esquemas. Se você sabe que seus filhos precisarão de lanches a semana toda, por que prepará-los somente de manhã, antes de irem para a escola? Você já pode fazer um dia antes. O mesmo vale para as roupas. Veja o que funciona para você e sua família e simplifique o máximo que puder.

4. Delegue tarefas que você não pode (ou não quer) fazer. Se seus filhos são maiores, eles podem ajudar com a casa. O seu marido também. E a sua mãe. Há sempre mais gente que pode fazer algumas coisas, nem que você pague por isso! Quando a situação aperta e você tem condições, certamente vale a pena.

5. Não se estresse com o jantar. Planeje o cardápio da semana um dia antes de sair às compras e faça tudo de acordo. Perder tempo todos os dias pensando no que vai cozinhar, enquanto as crianças aterrorizam na sala e o bebê precisa ser amamentado, é tudo menos produtivo. Planejando com antecedência, você não perderá mais que 1h com todo o processo. E nem preciso dizer que pratos complicados devem ser eliminados ou reservados a dias especiais, raros e quando tem alguém por perto para ajudar.

6. O importante é a família – o resto é resto. Sua prioridade são seus filhos e seu marido e sua vida deve ser guiada por suas necessidades (inclui você!). Portanto, não se estresse se seu filho não quiser usar um casaco naquele dia particularmente frio. Se ele estiver congelando, ele deixará claro. Saiba que brigas comprar – e quais não comprar – e mude a sua vida. Foque no essencial.

por Thais Godinho, do blog Vida Organizada

5 comentários no blog

  1. Michelle Amorim em

    Saber quais brigas comprar foi e está sendo uma das mudanças de comportamento por aqui. Bater de frente com uma criança menor de 2 anos, que ainda está longe de ter um raciocínio lógico, é perda de tempo e estressa todo mundo ;-)

    Responder
  2. Érica Querido em

    Ótimas dicas. A minha mãe não é uma pessoa organizada e não tem rotina, logo cresci meio perdida quanto a esse importante aspecto da vida de qq pessoa. Hoje, com meu primeiro filho (um bebê de pouco mais de um ano) e na batalha estudando p/ concurso público, sinto q rotina e organização são fundamentais. Não está perfeito, mas a cada dia tento melhorar mais e mais. Há mt tempo acompanho o blog e só hj resolvi postar algo, ehehe. Bjs meninas! Vcs nos ajudam bastante!

    Responder
  3. patrica graça em

    Olá
    gosto muito do seu blog e entro aqui quase todos os dias, existem dicas valiosas para o dia a dia. Gostaria de deixar uma dica para as pessoas que vivem perdendo as chaves de casa: Eu adaptei um “mosquetão” no molho de chaves, e prendo dentro da bolsa! toda bolsa tem algum lugar por dentro pra prender: Um ziper dos bolsos falsos, uma argola etc. E me poupa MUITO tempo!
    Bjus a todas!

    Responder

Deixe seu comentário!