09 jun 2012

Organizando apetrechos de cabelo

Esse post é dedicado para você, mãe de menina cabeluda! hehe Desde que eu soube, ainda na gravidez – por meio de uma ultrassonografia – que eu teria uma filha cabeluda, já comecei a comprar lacinhos para por no cabelo.

Uma criança cabeluda como a minha chama tanto atenção quanto os bebês completamente carecas, e justamente por isso, Olívia ganha MUITO lacinho de cabelo! As amigas, os parentes, as professoras, enfim, as pessoas que a conhecem saem na rua, vêem um lacinho, se lembram dela e compram! Justamente por isso, Olívia tem MUITO lacinho de cabelo. Chegou a um ponto em que ela tinha tanto, mas tanto, que eu não encontrava nada. Estavam todos jogados dentro de uma caixinha na gaveta da cômoda dela. Um dia, frustrada, resolvi organizar de um jeito mais prático. Com o tempo fui aperfeiçoando até chegar ao jeito que está hoje, e que é perfeito pra gente!

Primeiro o que fiz foi escolher uma caixinha que coubesse dentro da gaveta. Escolhi uma simples, baratinha e de plástico.

O arsenal de coisas de cabelo de Olívia consiste em: faixas de cabelo (que tenho esperança dela um dia resolver usar), presilhas tic tac, maria  chiquinhas, presilha estilo bico de pato, mini piranhas e elásticos de silicone.

Comecei separando o que eu mais uso: elásticos de silicone. Eles são usados todos os dias para fazer as maria-chiquinhas de Olívia; são a base mesmo. Então separei uma caixinha pequena própria para isso e coloquei os elásticos lá.

Essa caixinha fica em cima de todas as outras, já que é a que irei usar primeiro. Com o  tempo, comprei vários pacotinhos desses elásticos, e essa caixinha em  breve será substituída por uma maior como as das maria chiquinhas!

Depois separei as faixas de cabelo dela em potes de cotonetes que tirei o rótulo. São transparentes e cabem um bom número de faixas. Como essas caixinhas são maiores, deixei elas fora da caixa maior e dentro da gaveta!

Outra coisa que Olívia usou muito até pouco tempo, são os tic tacs. Eles eram ótimos quando ela tinha menos cabelo (agora não prendem mais o cabelo dela) e por isso temos bastante. A minha solução foi prender eles na lateral da caixa e deixar bem a vista. Como a caixa é de plástico e bem fininha, eles ficam bem seguros ali e não estragam!

 

Assim que os tic tacs pararam de prender o cabelo dela, passamos para as presilhas estilo bico de pato. Dessa nós temos aos montes e são usadas no lugar dos tic tacs ou então como maria chiquinha mesmo! Faço as maria chiquinhas com elásticos de silicone e uso as presilhas bico de pato para  enfeitar, como se fossem lacinhos. Essas são numerosas, por isso ficam dentro da caixa principal, bem no meio.

Para terminar, separei 2 caixinhas de chupetas, também transparentes, e em uma coloquei as maria chiquinhas tradicionais com todos os tipos de elásticos para fazê-las  e na outra coloquei as coisas que uso somente para enfeitar o cabelo dela, como as mini-piranhas, que não prendem, só enfeitam!

E para completar, deixo uma visão da nossa gaveta de acessórios de cabelo! Tirei a escova principal e o pente para que pudesse fotografar e dar uma idéia do tamanho; mas já deixo anotado aqui que aquela escova da safety first que ela tem desde que nasceu e que usou no primeiro dia de vida, está ali por razões sentimentais. Ela não penteia mais nada do cabelo da cabeluda! Por aqui já usamos uma escova normal! Em breve também precisaremos atualizar a nossa caixinha por uma maior!

E você? Como você organiza aí na sua casa? Se tiver uma ideia legal, mande para nós :)

12 comentários no blog

  1. Michelle Amorim em

    Eu já uso essa técnica da caixinha na gaveta, mas sem as outras caixinhas dentro. Ou seja, é uma bagunça!

    Vou separar em caixinhas menores e potinhos de cotonete transparentes tbm =)

    Responder
  2. Larissa em

    Ai, inveja branca lendo esse post!! Minha pequeninha ta com um ano e um mes, mas NADA de cabelo, totalmente careca ainda! parece que desde os 6 meses, qd comecou a crescer dps de cair tudo, ta igual!! Eu uso faixinhas qd ela aceita e organizo em uma caixa grande no armario tb! Mas por enqto nd de tictac ou presilhinhas por aqui ;(

    Responder
    1. Camila Silva respondeu Larissa em

      Larissa, eu nem imagino como deve ser ter um bebê careca, mas logo logo você vai estar fazendo maria chiquinha por aí tbm!

      Responder
  3. Vanessa Vizeu em

    Olá Camila!
    Tenho tb uma menina cabeludinha e, como vc, tb não achava nada do queria usar nela na hora de sair. Então, numa das minhas idas na loja de 1,99 aqui perto de casa, achei uma caixinha transparente, com tampa e cheia de pequenas divisões dentro. Não sei se vc já viu desse modelo… O legal é que tem dessas caixinhas de vários tamanhos e é bem baratinha. Comprei duas médias e separo os lacinhos da Alice por cor. Acabei comprando algumas para mim tb e coloco bijoux, fica bem organizado e não corre o risco de cair tudo no chão. Beijinhos.

    Responder
    1. Camila Silva respondeu Vanessa Vizeu em

      Vanessa, eu já vi dessas caixinhas organizadoras, mas achei que não caberia os pares de maria chiquinha dentro dos quadradinhos. Será que vi uma muito pequena? Vou procurar uma maior! Obrigada pela dica ;)

      Responder
  4. Mary em

    Eu também tenho uma dessas caixas transparentes. (Também são vendidas como organizadora de parafusos, pregos)é muito boa, cabe bastante coisa, e fica separadinho. Mas agora comprei uma caixa de mdf com cinco gavetinhas, cada uma com uma divisão diferente, dá pra organizar direitinho, e cabe bastante coisa também, beeem mais que a outra!! (Coloca uma foto do penteado da Olívia pra gente copiar!!) Beijosss

    Responder
  5. Lucila em

    Olá Camila.
    Minha filha embora tenha a mesmíssima idade que a sua, tem pouco cabelos ainda.
    Mas tenho em casa um verdadeiro arsenal de tic tacs, lacinhos, elásticos de silicone, prendedores, faixas, etc…
    Achei muito interessante esse post, pois organizo os apetrechos dela praticamente igual a você, e também utilizo os potinhos de cotonetes… rsrs…
    Estou pensando em comprar aquele mini gaveteiro, acho que as coisas ficariam ainda mais organizadas e melhor separadas em diferentes setores… rsrs… adoro organização!!

    Amei seu post!!

    Responder
    1. Camila Silva respondeu Lucila em

      Lucila, eu adoro tudo organizado! Só falta ter uma filha que colabore com isso! hehe Eu não tinha pensado nos gaveteiros, mas quero algo que fique dentro da minha gaveta, porque senão Olívia pega! hehe

      Responder
  6. Julia em

    Oi Camila, quando fiz a ultra, minha bebê também era super cabeluda e tratei de comprar milhares de tic tac, bico de pato, faixinhas, elásticos… Minha bebê nasceu e parecia que tinha vindo de peruca, mas pra minha surpresa, com 3 meses de idade minha bebê estava completamente careca. Hoje com 11 meses é que voltou a ter a mesma quantidade de cabelo de quando nasceu. Eu organizo os prendedores dela do seguinte modo: coloco cada item num saquinho zip e tenho uma caixa para cada tipo de acessório. Os tic tacs tem uma caixa dessa de organizar parafuso. Os bicos de pato, coloco numa caixinha transparente com tampa. As faixinhas separo por tipo de faixinha (elástico, meia, renda e assim vai) cada um saco de zip maior. E os elásticos coloco numa caixinha menor, também transparente com tampa… Depois posto uma foto pra vocês verem.

    Responder
    1. Camila Silva respondeu Julia em

      Julia, jura que caiu todo o cabelo dela? A Olívia também perdeu cabelo com uns três meses de idade, mas foi de um lado só da cabeça (oi?) e depois de uns três meses voltou a crescer novamente! Hoje ela é mega cabeluda!
      Eu adorei essas dicas que vocês deram de organizadores de parafuso! Vou procurar por aqui :)

      Responder
  7. Fernanda em

    Amiga, ajudou muito *-*
    As coisas da Alice ficavam numa caixinha bem morocoxô , tudo jogado.
    Essa dica ajudou bastante, muuuuuuuito obrigado.
    Manda um beijão pra Olívia =))

    Responder

Deixe seu comentário!