Enxoval Gravidez 19 fev 2013

O que levar na mala da maternidade?

Post atualizado aqui: http://vidamaterna.com/a-mala-da-maternidade-o-que-levar/

Essa é uma dúvida muito comum para a maioria das gestantes, e claro, era a minha também.

As maternidades e hospitais fornecem uma listinha para que possamos ter uma base do que levar, mas os questionamentos de uma mente grávida (e de primeira viagem) geralmente vão além do que está no papel.

Como nós sabemos, é aconselhável arrumar a mala da maternidade no máximo até a 36ª semana (ou antes), mas eu só consegui finalizar as minhas alguns dias antes da Mel nascer, vejam só. Altas horas da madrugada e durante uma crise de insônia.

Ao invés de comprar saquinhos ou mandar fazer, usei alguns de tule com fitinhas que vieram com várias coisinhas que comprei para ela ao longo da gestação, como jogos de lençol por exemplo. Ficaram práticos, já que são transparentes, e bonitos (e ainda evitaram gastos a mais).

DSC04805 cópia
DSC04803 cópia cópia

 

Abaixo, o que eu coloquei na malinha da Mel, seguindo a lista sugerida pela maternidade e considerando que ela nasceria em pleno inverno curitibano. E minhas considerações sobre cada item, hoje:

2 pacotes de fraldas descartáveis tamanho RN – Turma da Monica e Pampers (levei de marcas diferentes para ver qual seria melhor. a turma da mônica é menorzinha e usei nos primeiros dias, a pampers porém é mais macia.)

1 pacote de lenços umedecidos – Johnson’s Milk (hoje eu não escolheria esse, já que depois enjoei do cheiro. levaria algodão daquele quadradinho e um potinho para água ou então um pacote dos lenços umedecidos indicados para recém nascidos)

1 pomada p/ assaduras Dermodex Prevent (levaria a mesma porque é minha pomada nacional preferida. das importadas, levaria a A+D ou a Desitin azul)

1 sabonete líquido glicerinado Granado (sabonete muito bom para rn’s)

1 alcool em gel pequeno p/ as mãos (as minhas – antes das trocas e tudo mais – e das visitas)

1 escova de cabelo (bem macia)

2 toalhas fralda (as duas foram usadas)

3 fraldinhas de boca (hoje eu levaria umas 6 pelo menos)

3 fraldas brancas (que servem pra tudo, literalmente)

3 cueiros (as maternidades pedem para enrolar o bebê. foram usados dois deles)

1 cobertor (mais grosso, porque era inverno. depois acrescentei mais uma manta)

1 mantinha de soft (mais fininha, foi super útil)

5 trocas de roupa, uma em cada saquinho, contendo body, culote, macacão e meia (foram usadas 3 trocas de roupa apenas. levei três macacões de plush, um de malha – caso estivesse menos frio do que eu imaginava – e um de lã bem frufru que ela usou pra sair da maternidade)

1 casaquinho de lã ou linha (não foi usado)

3 toquinhas – duas de algodão e uma de lã (só as de algodão foram usadas)

3 luvinhas – duas de algodão e uma de lã (só as de algodão foram usadas)

2 lacinhos de cabelo (foram usados os dois)

Conclusão: para a Mel, só senti falta do algodão mesmo.

DSC04807 cópia

 

Na minha mala, coloquei tudo que eu poderia precisar, também com base na lista da maternidade:

2 pijamas de malha com abertura ou gola em V (mesmo sendo inverno, imaginei que ficaria encalorada cuidando da Mel, amamentando e olha, dito e feito.)

1 roupão ou casaco (levei um casaco mais comprido que serviu para a saída da maternidade)

1 cinta pós parto (como eu retenho muito líquido e minhas pernas incham pra caramba, achei melhor uma cinta que não apertasse nem minha virilha nem acima do joelho, por isso optei por uma estilo macaquinho – logo falo dela por aqui.)

3 sutiãs/tops de amamentação (só usei os tops, sem bojo, sem janelinhas, sem frescuras)

5 calcinhas pós parto (enooormes e horríveis, estilo da vovó e de algodão para evitar alergias. só de lembrar delas tenho pesadelos. não escolham calcinhas com estampa de florzinhas, pelo amor. é muito, muito da vovó. ainda bem que hoje tem opções menos brochantes…) 

2 pares de meias (para manter os pés quentinhos, claro)

1 chinelo de pano

1 par de havaianas para o banho

2 pacotes de absorventes noturnos (na verdade, levei um pacote de absorventes noturnos e 6 fraldas Pompom RN – pausa para os risos – me indicaram elas por serem pequenininhas e darem conta do recado e de todo o sangramento dos primeiros dias. ah, mas como você colocou fraldas de recém nascido fia? ué gente, corta as abas e pronto, vira um mega absorvente!)

1 pacote de absorvente para seios + conchas + bico de silicone (usei muito as conchas e super ajudavam a “puxar” os bicos para fora. os absorventes usei pouco e o bico de silicone não usei.)

1 toalha de banho (na verdade não precisa, porque as maternidades fornecem. só se você fizer questão de usar as suas próprias toalhas.)

1 toalha de rosto (idem acima.)

1 roupa para sair da maternidade (levei só uma blusa, a calça foi a mesma da entrada e o calçado também)

Par de Brincos da Mel

Lembrancinhas

Enfeite (Porta Maternidade)

Chocolates (um agradinho para as visitas)

Necessaire com itens de uso pessoal: shampoo, condicionador, sabonete, hidratante, tônico e creme para o rosto, desodorante, escova e pasta de dentes, fio dental, algodão, prendedores de cabelo, estojo e produto para as lentes de contato. Secador de cabelo, pente e escova. (usei praticamente tudo)

Kit maquiagem básica (creme com cor de base – hoje seriam os bb cream’s – blush, batom, curvex e rímel)

Óculos de grau (para quando acordasse à noite)

Pasta com documentos, ecografias, exames de sangue, guias liberadas e meu plano de parto (muito importante!)

Carteira (somente com RG, carteirinha do plano, um cartão e dinheiro para alguma emergência)

Câmera e carregador

Celular e carregador

Os inúteis que levei só para carregar mais tralha: agenda e canetas, livro, mp4, notebook. Por que foram inúteis? A maternidade que escolhi tinha alojamento conjunto, ou seja, a Mel ficou o tempo todo comigo. Quando tive algum tempo livre, aproveitei para tentar dormir, claro. Acho que hoje só levaria um livro e olhe lá.

Na minha mala também levei as coisas do meu marido, como pijama, camiseta, e itens de uso pessoal (escova de dentes, desodorante, etc.)

No geral acho que acertei. Praticamente tudo foi usado e é sempre melhor sobrar do que faltar.

Segue abaixo uma sugestão do que levar na sua mala e na do seu bebê (faça as adaptações necessárias levando em consideração em que época o bebê vai nascer e claro, seu gosto pessoal!)

O que levar na mala da maternidade_bebê_ blog vidamaterna

O que levar na mala da maternidade_mamãe_ blog vidamaterna cópia

Para fazer o download das listas e poder altera-las, clique nos links a seguir:


Tags:
por mãe da Mel e do Leo


68 Comentários

  1. Gabi disse:

    MI, vc um item ESSENCIAL!!!! O Plano de Parto!!! Cadê? Cadê??? rsrsrrsrs

  2. Telma Teixeira disse:

    Aqui em Sp as maternidades fazem uma lista de itens, bem parecido com a sua. Só não pedem itens de higiene para os bebês e fraldas. Ah, tbm pedem para não levar meias e outras peças pequenas para não perder.

  3. Gleice disse:

    Sobre as calcinhas…
    Eu infelizmente tive uma “desnecesárea” e tinha levado calçola pra usar na maternidade. As que eu levei me incomodaram muito.
    Quando eu cheguei em casa passei a usar as comuns, que usava antes da gravidez, e foi a melhor coisa porque o elástico delas ficava acima da cicatriz e não apertavam.

    Então eu levaria os 2 tipos de calcinhas e na hora experimentava o que fosse melhor e mais confortável.

  4. Roberta disse:

    Por favor, fiz um comentario sobre as mamadeirsd avent, alguem me de um luz.

  5. kelly disse:

    vc poderia ter colocado cotonete nos itens de higiene pessoal.

    • Oi Kelly!

      COm um RN o uso dos cotonetes se resume a limpar o umbigo e secar as dobrinhas das orelhas. Como não mexemos no umbigo na maternidade e lá eles possuem os cotonetes nas salas de banho, achei desnecessário colocar na lista. Mas pode levar, é claro!

  6. Rose disse:

    Adorei o post,ele veio justamente no momento em que estou arrumando as nossas malas de maternidade. Obrigada e parabens pelo excelente blog.

  7. Giuliana disse:

    Interessante como mudam as necessidades de região para região ou para cada maternidade. Deixei de levar fraldas descartáveis porque todas as dicas que eu lia diziam que as maternidades forneciam. Quando meu bebê nasceu: surpresa! Minha sogra teve que correr na farmácia para comprar de última hora.
    Outra coisa: vi que vc levou chocolates como “agradinhos” para as visitas, além das lembrancinhas. É impressionante como aqui na PB algumas pessoas fazem verdadeiras “festas” para suas visitas no apartamento do hospital, como bolo, salgadinhos, docinhos, refrigerante, uísque… Além de achar altamente desnecessário, isso me parece um “chama” para formigas e infecção hospitalar. Mas o que se vê mais, mesmo, são os chocolatinhos, biscoitinhos caseiros e, no máximo, um licor, para manter a tradição.
    Ah, também é importante lembrar que não é legal levar tanta tralha porque, na saída, a gente vai ter que carregar as nossas coisas, o bebê e ainda os presentinhos que normalmente se recebe. Muita mudança, né?

  8. Tamires disse:

    Mi, para o otávio eu realmente levaria mais paninhos de boca… Pois ele vomitava muito!
    Usaria só algodão e água pra limpar e sabonete glicerinado pro banho geral.

    E pra mim usaria camisolas mais confortáveis, calcinhaS de vovó, pois usei as minhas normaIs mesmo, e também usaria top!

  9. Cláudia Bley disse:

    Olá… adorei seu blog !!! Está sendo suuuper útil !!!
    Vc achou que a cinta pós parto com perninha foi melhor ?

  10. Karine Rosa disse:

    Oi Michelle, com quantas semanas que vc começou a usar as conchas para puxar o bico do seio? Estou com 19 semanas e quaria começar a usar mas tenho medo que me de colicas e prejudique por ser muito cedo. Bjs

  11. Francieli disse:

    A sua lista me ajudou muito. Tem muitas coisas que não são necessárias, mas muitas poderão fazer falta.

  12. marta maria disse:

    nossa morro na região centro oeste especificamente no DF,sou mãe de segunda viagem e sempre tenho dúvidas quanto o que levar para maternidade. De um bebê pro outro é tudo diferente e a dúvida continua;mas somar experiência é muito bom.sou estremamente vaidosa isso é um atraso sem falar que ninguem fica com cara de miss depois de um parto seja de qual forma for e de várias noites de sono…KKKKKKKKKKKK

  13. Flavia Gomes disse:

    Olá! Estou de 30 semanas, a DPP é 04 de agosto. Queria saber, se ao inves de levar tantos macacoes, posso levar 02 e alguns conjuntos de body e calças mais quentinhos, pois comprei alguns conjuntinhos de moletom e de plush muito fofos!! E dentro da maternidade ele ficam enrolados nos cobertores se estiver mto frio, nao ficam? =)

  14. Débora disse:

    Moro em Recife e hj completo 35 semanas…Ainda to fazendo as malas e to muito ansiosa devido a se estou levando as coisas certas… A dpp é 5/agosto… Sera devo levar mais roupinhas de frio ou uma mais quentinhas? Que dúvida cruell… rsrsrs

  15. Viviane Gabarron disse:

    Michelle
    Adorei o seu blog. Muito organizado. Vai ao encontro de minhas necessidades porque meu bebê nasce ao final de julho agora aqui em SP e é muito frio.

    Dei boas gargalhadas com os seus comentários. Foi bom para manter a alegria e descontração. (as calcinhas, a fralda como absorvente…..) Gargalhadas novamente.

    Parabéns.

  16. veronica disse:

    Ameei suas dicas. Que Deus abençoe essa bonequina.

  17. danubia morais disse:

    boa tarde michelle onde encontro esse saquinho trasnparente achei muito legal.

  18. daiana disse:

    olá onde você comprou os saquinhos de tule?

  19. disse:

    Agradeço de coração as duas sugestões de lista, a sua e da maternidade, a sua opinião vale muito pra mim já que sou mãe de primeira viagem. Vc não imagina como estou ansiosa para ver o rostinho da minha filhinha e não quero que nada dê errado durante esse momento tão precioso pra mim.
    Obrigada!

  20. Bethânia Gomes disse:

    Oi, adorei tuas dicas. Estou na segunda gestação e na primeira levei coisas demais, até brinquedos levei. Precisei de muita ajuda para ir embora, pois parecia que estava morando no hospital. Desta vez não vou errar, pois suas dicas foram fundamentais!!!

  21. Adriani disse:

    Gostaria de saber qual é o modelo desta cinta pós parto com perninha.
    Poderia me enviar uma foto por e mail e o site da loja.
    Moro no Rj e vou procurar aqui, pois nunca vi.
    Muito obrigada
    Adorei suas dicas para mim foram muito úteis
    Bjss
    Adriani

  22. kelly disse:

    obrigado pelas dicas adorei! sou mamae de primeira viagem e estava desesperada, kkk bjs.

  23. Leandra disse:

    Embora seja minha segunda gravidez ha sete anos,nao me lembrava mais de como fazer as malas e do que levar,adorei as dicas,muito bom mesmo, anotei tudo a vou sair as compras.

  24. patricia santos disse:

    Olá meninas,eu tenho uma dúvida… Comprei um saco de dormir
    pra minha neném… Seria necessário levar para a maternidade???

  25. Tamires disse:

    Muito útil suas dicas, há sete anos passei por esta experiência, porém não me lembrava de mais nada, embora more em Recife e meu filho vai nascer em janeiro( puro calor), vc me ajudou bastante

  26. Marcia disse:

    Mas suas dicas, com especial toque pessoal, deu um banho nas de muitos grandes portais. Adorei o estilo. Parabens! Vasculhei muitos sites afins e acrescentei:
    – Certidão de casamento (para encaminhar o registro de nascimento já na maternidade);
    – Lixa de unha e cortador (se for permitido lá) para a bebê;
    – Saquinho para roupa suja (um para ela e para mim; – Havaianas (para eu tomar banho;
    – Almofada para amamentação (tudo pelo conforto),
    Ah! Eu corri ali e encontrei bons saquinhos pra substituir os comercializados. Tinha guardado alguns daqueles transparentes com zíper (vieram com protetores de travesseiros comprados pra cama auxiliar).
    Tô mais feliz que antes por ter concluído minha lista. Estamos na semana 24. Em janeiro teremos o chá (serão dois!) e depois é arrumar as bagagens! Amei ter passado por aqui. Beijos!

  27. Marcia disse:

    Mas suas dicas, com especial toque pessoal, deu um banho nas de muitos grandes portais. Adorei o estilo. Parabens! Vasculhei muitos sites afins e acrescentei:
    – Certidão de casamento (para encaminhar o registro de nascimento já na maternidade);
    – Lixa de unha e cortador (se for permitido lá) para a bebê;
    – Saquinho para roupa suja (um para ela e outro para mim;
    – Havaianas (para eu tomar banho);
    – Almofada para amamentação (tudo pelo conforto),
    Ah! Eu corri ali e encontrei bons saquinhos pra substituir os comercializados. Tinha guardado alguns daqueles transparentes com zíper (vieram com protetores de travesseiros comprados pra cama auxiliar).
    Tô mais feliz que antes por ter concluído minha lista. Estamos na semana 24. Em janeiro teremos o chá (serão dois!) e depois é arrumar as bagagens! Amei ter passado por aqui. Beijos!

  28. Marcia disse:

    Ah! Tambem incluí o bebê-conforto. Vai que o papai recem saído do forno (vulgo pai fresco, risos) esqueça de levar no dia a alta. ;)

  29. suelen disse:

    Estou de 34 semanas, feliz da vida esperando a Melissa… adorei seu site.

  30. Adriana Melo disse:

    Parabéns pelo blog. Realmente ficou bem claro e direto,
    diferentes de tantos outros que só fazem complicar ainda nossa cabeça de mãe de primeira viagem.
    Sou de Recife e minha Ellen chegará em março, como aqui é muito quente tinha dúvidas em levar mantas e roupas de lã. Mas se ai em Curitiba estava no inverno e e você não utilizou, provavelmente tambem não usarei aqui. Obg pela dica pessoal que você colocou nos item, ajudou muito e agora vou fazer minhas malas.
    Que Deus continue abençoando você e sua família.
    Bjs…

  31. Elislaury disse:

    Adorei, principalmente os comentários, usei isso , aquilo foi inútil, muito bom me ajudou muito beijos

  32. Bárbara disse:

    olá, hoje apos muita insistência minha arrumei a bolsa, estou de 33 semanas, minha mãe disse ser cedo demais… arrumei igual. Na hora acredito que será um corre corre que ninguém vai se achar mesmo. Meu marido disse para colocar roupas para o frio e para o calor na duvida, ainda não comprei o creme para assaduras, estou na duvida. A minha ainda não arrumei, a duvida seria qual a quantidade de fraldas descartáveis para uns 3 dias de maternidade (eu acho) e encontrei em sites a questão do talco – que pode vir a causar assaduras seria verdade? Aqui no sul não há esse costume de lista maternidade, pelo menos para mim não foi instruído, o site ajudou bastante.

  33. Bruna disse:

    Nossa gente sou mãe de primeira viagem e eu não tinha ideia que precisava tudo isso! vou precisar de uma bolsa bem grande para colocar as roupas do bebê??
    E essa meia que você citou para que ela serve?

  34. Eleonora disse:

    Olá, adoro o seu blog. Parabéns! Sempre estou olhando tirando algumas dúvidas e me ajudou e me ajuda muito. Estou de 32 semanas e fechando a mala da minha bebê. Você furou a orelha da sua filha no hospital mesmo? Bjs

  35. carla karine disse:

    Vou preparar agora a minha mas sinceramente não ceia nada.. Suas dicas vão me ajudar bastante…

  36. Nathália Joi disse:

    Graças a Deus achei sua lista, eu estava levando uma casa para o meu filho na maternidade, rs
    Tinha 11 trocas, meu Deus! rsrs

  37. Daniele disse:

    Parabéns pelo seu site…essa idéia dos sacos me ajudou muito…como não tenho vou comprar TNT que é baratinho pra montar os joguinhos! Obrigada pelas dicas!

  38. Vanessa disse:

    Simplesmente adorei. A lista mais completa, simples e prática que encontrei. ;) Deus abençoe vc e sua família!!!

  39. Mirla Estevam disse:

    Boa noite.
    Amei as dicas, embora seja minha segunda gravidez, mas fazem nove anos da primeira, então muita coisa mudou.
    Gostei das fotos, dos detalhes que você mostrou, parabéns.
    Vou ficar sempre visitando seu blog.
    Beijos.

  40. Cassia Silva disse:

    a minha mala já está pronta e o que faltava acabei de colocar depois de ver essas dicas…

  41. ANA disse:

    sou mae de segunda viagem fiz a mala mas sempre tenho q dar uma olhadinha p nao esqecer nada obrigada pelas dicas bjos

  42. ANA disse:

    estou as 37 semanas e esperando anciosa por abraao bruno ja tenho bi de 4 aninhos + a espectativa e praticamente a mesma de quatro anos atras anciedade faz parte mas nao consigo evitar……o q fazer

  43. Kharina Bispo disse:

    Adorei as dicas estou com 31 semanas e vou começar a arrumar as malas!!

  44. Elda Fonseca disse:

    Copie a lista e fiz a mala… só falta Rafinha chegar…

  45. adorei e vou copiar a lista kk

  46. Arilson Da Luciana Saldanha disse:

    Legal adorei a a dica…………..

  47. Edna Araujo disse:

    muito bom pelo menos nao esquecemos nada

  48. Josiane Nunes disse:

    Amei as dicas e a forma descontraida do artigo.

  49. Oii Michelle..tudo bem?????? eu utilizei as suas listas para fazer um post no meu blog de fotografia para as mamães clientes se organizarem..obrigada http://blogs.odiario.com/encantofotografia/2014/08/16/o-que-levar-na-maternidade/

  50. ola ja tenho quase tudo mas ainda me falta roupa de recem nascido queé o que falta dinheiro a ropa é muito cara

Deixe seu comentário



© Vida Materna | 2011
Todos os direitos reservados

Powered by WordPress tema por xCake