Categories: Gestação e Parto/ Maternidade

O que levar na mala da maternidade?

DSC_0090-cópia

De todas as vezes que consultei as keywords mais procuradas pelas pessoas que chegam até o blog, sempre esteve em primeiro lugar o que levar na mala da maternidade. Além disso, esse é também um dos posts mais acessados (se você ainda não viu, veja aqui).

Lembro do quanto eu gostava de ver posts assim quando estava grávida da Mel e até hoje, mesmo essa sendo minha segunda gestação. Por isso achei justo fazer um segundo post sobre esse assunto e mostrar o que coloquei na malinha do Leo e na minha.

A mala do bebê – reciclando

Usei a mesma malinha branca, estilo bolsa grande, que usei na primeira gestação. Não me recordo a marca, mas foi comprada numa dessas lojas de artigos e móveis para bebê. Sei que paguei pouco mais de cem reais nela, há três anos atrás.

Hoje em dia a gente encontra muita variedade, modelos e preços para todos os bolsos e gostos. A nossa tem um tamanho muito bom, dois bolsos grandes com zíper (um interno e um externo) e já usamos muito em viagens, para levar as roupinhas da Mel.

Também usei os mesmos saquinhos de tule de antes. Todos eles vieram com jogos de cama ou itens que comprei na gestação dela.

DSC_0022-cópia

DSC_0023-cópia

DSC_0028-cópia

Primeiro item, de suma importância em qualquer mala de maternidade: o plano de parto (o modelo que usei foi o da Gabi Sallit, esse aqui).

Dentro da pasta vermelha, além dele, vão também meu cartão de pré natal, exames importantes e a última ecografia que fizemos. O ideal é que todos os documentos se concentrem numa só pasta, para facilitar. Você pode incluir ainda seu cartão do convênio e documento de identidade. Essa pasta foi dentro da mala do Leo , mas tanto faz, pode ir na mala da mãe também.

Na época da Mel levei mais trocas de roupa (cinco) e mais cobertores, já que ela nasceria no inverno. Dessa vez estou levando menos coisas, pelo menos é o que parece já que a mala fechou numa boa sem termos que sentar em cima dela.

DSC_0030-cópia

DSC_0043-cópia

DSC_0039-cópia

DSC_0034-cópia

DSC_0044-cópia

Para as roupinhas, não comprei nada de especial, como saída maternidade ou algo mais fru fru. Escolhi os macacões que mais gosto do tamanho RN, os mais confortáveis e macios. E quanto às cores, quando eles são bem bebezinhos mesmo, prefiro tudo clarinho, suave. Gosto muito de usar de branco no primeiro mês. Coisa minha. Até queria um amarelinho aqui e ali, mas não encontrei nenhum macacão tamanho RN nessa cor.

Não coloquei etiqueta em nenhum dos saquinhos (aquelas de “dia 1, dia 2”, etc) porque além do alojamento conjunto – em que o bebê fica o tempo todo no quarto com os pais – os banhos também serão sempre acompanhados por nós e nisso já levaremos a roupinha que ele deve vestir.

DSC_0088-cópia

DSC_0069-cópia

DSC_0072-cópia

DSC_0086-cópia

DSC_0080-cópia

DSC_0087-cópia

Para as lembrancinhas de maternidade, acho bacana algo que seja útil para a pessoa que recebe ou algo comestível, assim não pára em nenhum fundo de gaveta depois.

Íamos encomendar pães de mel mas na correria e ansiedade do finalzinho da gestação, o bichinho do faça você mesma me mordeu (pra variar), e acabei comprando alguns alfajores de uma marca que gosto muito e montando as lembrancinhas eu mesma.

Comprei caixinhas numa casa de embalagens, fita e fiz uma tag super simples, com espaço para colocar a data de nascimento dele depois. Achei que ficou super bonitinho.

Foto1-650x650

Foto2-650x650

Então, na malinha do Leo foi:

2 toalhas de banho com forro mais fino e delicado (toalhas fralda)

1 cobertor

1 manta leve, de soft

1 manta de mala

2 cueiros

8 fraldinhas de boca

3 saquinhos com trocas de roupa completas (body ou camiseta + culote + meia + luva + macacão)

1 saquinho com algumas peças avulsas (bodies manga curta, culote, macacão e touquinhas)

1 shampoo/sabonete líquido Johnson’s Baby pequeno, indicado para recém nascidos (que comprei fora)

1 pomada para prevenção de assaduras A+D

1 pacote de lenços umedecidos Pampers Sensitive (prefiro usar água e algodão no comecinho, mas na maternidade fica mais difícil)

1 escova de cabelo

1 pacote de fraldas Pampers Recém Nascido

1 álcool em gel para as mãos

1 saquinho de tecido para as roupas sujas

Lembrancinhas

A mala da mamãe

Não fotografei as minhas coisas em detalhes porque ainda faltava muita coisa, que eu só colocaria nela na hora de sair de casa mesmo (aquelas do uso diário que não dá pra deixar guardado desde muito antes).

DSC_0098-650x433

DSC_0102-650x433

DSC_0109-650x433

Na minha mala foi:

2 tops para amamentação

4 calcinhas de cotton com cós mais alto

1 cinta pós parto

1 camisola de malha com abertura

2 blusinhas tipo camisa com abertura na frente

1 calça de malha

1 vestido curto com abertura para amamentação (caso esteja muito calor)

Roupa para sair da maternidade (que pode ser a mesma da entrada)

1 chinelo de pano

1 chinelo para banho (tipo havaianas)

2 pares de meias

2 pacotes de absorventes noturnos

1 pacote de absorventes para seios

1 par de conchas para amamentação

1 pomada Lansinoh para fissura nos mamilos (caso precise)

1 kit miniatura com shampoo, condicionador, sabonete líquido, creme para o rosto, etc

Necessarie com itens de uso pessoal (meus e do marido) como escova e pasta de dentes, fio dental, desodorante, escova de cabelo, lenços para o rosto (aqueles que limpam, tonificam e hidratam, 3 em 1, para economizar espaço), maquiagem básica pra ficar com carinha saudável (bb cream ou base levinha, blush, rímel, etc), secador de cabelo.

Outros

Pijama, chinelo e outras coisas do marido

Notebook, carregadores de celular e máquina fotográfica

Bebidas como água de coco e sucos, biscoitinhos, etc

Dinheiro, cartões e documentos (claro)

Talvez eu tenha esquecido de colocar (ou de levar!) alguma coisa, mas acho que no geral é isso. Espero que ajude quem tem dúvidas sobre as malas da maternidade, lembrando que as mesmas sempre fornecem uma listinha com sugestões do que levar.

Cada pessoa acaba adaptando as listas conforme as suas necessidades e preferências. Eu não senti falta de mais nada além disso que listei acima mesmo :)

comentários via facebook

140 comments

  1. Aqui em Sp as maternidades fazem uma lista de itens, bem parecido com a sua. Só não pedem itens de higiene para os bebês e fraldas. Ah, tbm pedem para não levar meias e outras peças pequenas para não perder.

  2. Sobre as calcinhas…
    Eu infelizmente tive uma “desnecesárea” e tinha levado calçola pra usar na maternidade. As que eu levei me incomodaram muito.
    Quando eu cheguei em casa passei a usar as comuns, que usava antes da gravidez, e foi a melhor coisa porque o elástico delas ficava acima da cicatriz e não apertavam.

    Então eu levaria os 2 tipos de calcinhas e na hora experimentava o que fosse melhor e mais confortável.

    1. Oi Kelly!

      COm um RN o uso dos cotonetes se resume a limpar o umbigo e secar as dobrinhas das orelhas. Como não mexemos no umbigo na maternidade e lá eles possuem os cotonetes nas salas de banho, achei desnecessário colocar na lista. Mas pode levar, é claro!

  3. Interessante como mudam as necessidades de região para região ou para cada maternidade. Deixei de levar fraldas descartáveis porque todas as dicas que eu lia diziam que as maternidades forneciam. Quando meu bebê nasceu: surpresa! Minha sogra teve que correr na farmácia para comprar de última hora.
    Outra coisa: vi que vc levou chocolates como “agradinhos” para as visitas, além das lembrancinhas. É impressionante como aqui na PB algumas pessoas fazem verdadeiras “festas” para suas visitas no apartamento do hospital, como bolo, salgadinhos, docinhos, refrigerante, uísque… Além de achar altamente desnecessário, isso me parece um “chama” para formigas e infecção hospitalar. Mas o que se vê mais, mesmo, são os chocolatinhos, biscoitinhos caseiros e, no máximo, um licor, para manter a tradição.
    Ah, também é importante lembrar que não é legal levar tanta tralha porque, na saída, a gente vai ter que carregar as nossas coisas, o bebê e ainda os presentinhos que normalmente se recebe. Muita mudança, né?

  4. Mi, para o otávio eu realmente levaria mais paninhos de boca… Pois ele vomitava muito!
    Usaria só algodão e água pra limpar e sabonete glicerinado pro banho geral.

    E pra mim usaria camisolas mais confortáveis, calcinhaS de vovó, pois usei as minhas normaIs mesmo, e também usaria top!

      1. Olá Michelle, é verdade acho que fica mais confortável mesmo !!! Aonde vc encontrou esta cinta, pois eu só acho as básicas mesmo… Também moro em Curitiba !!! Novamente parabéns pelo seu blog, está sendo muuuuito útil, adorei !!! Bjs

  5. Oi Michelle, com quantas semanas que vc começou a usar as conchas para puxar o bico do seio? Estou com 19 semanas e quaria começar a usar mas tenho medo que me de colicas e prejudique por ser muito cedo. Bjs

  6. nossa morro na região centro oeste especificamente no DF,sou mãe de segunda viagem e sempre tenho dúvidas quanto o que levar para maternidade. De um bebê pro outro é tudo diferente e a dúvida continua;mas somar experiência é muito bom.sou estremamente vaidosa isso é um atraso sem falar que ninguem fica com cara de miss depois de um parto seja de qual forma for e de várias noites de sono…KKKKKKKKKKKK

  7. Olá! Estou de 30 semanas, a DPP é 04 de agosto. Queria saber, se ao inves de levar tantos macacoes, posso levar 02 e alguns conjuntos de body e calças mais quentinhos, pois comprei alguns conjuntinhos de moletom e de plush muito fofos!! E dentro da maternidade ele ficam enrolados nos cobertores se estiver mto frio, nao ficam? =)

  8. Moro em Recife e hj completo 35 semanas…Ainda to fazendo as malas e to muito ansiosa devido a se estou levando as coisas certas… A dpp é 5/agosto… Sera devo levar mais roupinhas de frio ou uma mais quentinhas? Que dúvida cruell… rsrsrs

  9. Michelle
    Adorei o seu blog. Muito organizado. Vai ao encontro de minhas necessidades porque meu bebê nasce ao final de julho agora aqui em SP e é muito frio.

    Dei boas gargalhadas com os seus comentários. Foi bom para manter a alegria e descontração. (as calcinhas, a fralda como absorvente…..) Gargalhadas novamente.

    Parabéns.

  10. Agradeço de coração as duas sugestões de lista, a sua e da maternidade, a sua opinião vale muito pra mim já que sou mãe de primeira viagem. Vc não imagina como estou ansiosa para ver o rostinho da minha filhinha e não quero que nada dê errado durante esse momento tão precioso pra mim.
    Obrigada!

  11. Oi, adorei tuas dicas. Estou na segunda gestação e na primeira levei coisas demais, até brinquedos levei. Precisei de muita ajuda para ir embora, pois parecia que estava morando no hospital. Desta vez não vou errar, pois suas dicas foram fundamentais!!!

  12. Gostaria de saber qual é o modelo desta cinta pós parto com perninha.
    Poderia me enviar uma foto por e mail e o site da loja.
    Moro no Rj e vou procurar aqui, pois nunca vi.
    Muito obrigada
    Adorei suas dicas para mim foram muito úteis
    Bjss
    Adriani

  13. Embora seja minha segunda gravidez ha sete anos,nao me lembrava mais de como fazer as malas e do que levar,adorei as dicas,muito bom mesmo, anotei tudo a vou sair as compras.

  14. Muito útil suas dicas, há sete anos passei por esta experiência, porém não me lembrava de mais nada, embora more em Recife e meu filho vai nascer em janeiro( puro calor), vc me ajudou bastante

  15. Mas suas dicas, com especial toque pessoal, deu um banho nas de muitos grandes portais. Adorei o estilo. Parabens! Vasculhei muitos sites afins e acrescentei:
    – Certidão de casamento (para encaminhar o registro de nascimento já na maternidade);
    – Lixa de unha e cortador (se for permitido lá) para a bebê;
    – Saquinho para roupa suja (um para ela e para mim; – Havaianas (para eu tomar banho;
    – Almofada para amamentação (tudo pelo conforto),
    Ah! Eu corri ali e encontrei bons saquinhos pra substituir os comercializados. Tinha guardado alguns daqueles transparentes com zíper (vieram com protetores de travesseiros comprados pra cama auxiliar).
    Tô mais feliz que antes por ter concluído minha lista. Estamos na semana 24. Em janeiro teremos o chá (serão dois!) e depois é arrumar as bagagens! Amei ter passado por aqui. Beijos!

  16. Mas suas dicas, com especial toque pessoal, deu um banho nas de muitos grandes portais. Adorei o estilo. Parabens! Vasculhei muitos sites afins e acrescentei:
    – Certidão de casamento (para encaminhar o registro de nascimento já na maternidade);
    – Lixa de unha e cortador (se for permitido lá) para a bebê;
    – Saquinho para roupa suja (um para ela e outro para mim;
    – Havaianas (para eu tomar banho);
    – Almofada para amamentação (tudo pelo conforto),
    Ah! Eu corri ali e encontrei bons saquinhos pra substituir os comercializados. Tinha guardado alguns daqueles transparentes com zíper (vieram com protetores de travesseiros comprados pra cama auxiliar).
    Tô mais feliz que antes por ter concluído minha lista. Estamos na semana 24. Em janeiro teremos o chá (serão dois!) e depois é arrumar as bagagens! Amei ter passado por aqui. Beijos!

  17. Parabéns pelo blog. Realmente ficou bem claro e direto,
    diferentes de tantos outros que só fazem complicar ainda nossa cabeça de mãe de primeira viagem.
    Sou de Recife e minha Ellen chegará em março, como aqui é muito quente tinha dúvidas em levar mantas e roupas de lã. Mas se ai em Curitiba estava no inverno e e você não utilizou, provavelmente tambem não usarei aqui. Obg pela dica pessoal que você colocou nos item, ajudou muito e agora vou fazer minhas malas.
    Que Deus continue abençoando você e sua família.
    Bjs…

  18. olá, hoje apos muita insistência minha arrumei a bolsa, estou de 33 semanas, minha mãe disse ser cedo demais… arrumei igual. Na hora acredito que será um corre corre que ninguém vai se achar mesmo. Meu marido disse para colocar roupas para o frio e para o calor na duvida, ainda não comprei o creme para assaduras, estou na duvida. A minha ainda não arrumei, a duvida seria qual a quantidade de fraldas descartáveis para uns 3 dias de maternidade (eu acho) e encontrei em sites a questão do talco – que pode vir a causar assaduras seria verdade? Aqui no sul não há esse costume de lista maternidade, pelo menos para mim não foi instruído, o site ajudou bastante.

  19. Nossa gente sou mãe de primeira viagem e eu não tinha ideia que precisava tudo isso! vou precisar de uma bolsa bem grande para colocar as roupas do bebê??
    E essa meia que você citou para que ela serve?

    1. Bruna, não precisa ser uma mala imensa, mas que acomode as coisas do bebê que você pretende levar.

      Que meia você se refere? A da minha lista? Se for, levei para usar mesmo, a Melanie nasceu no inverno :)

  20. Olá, adoro o seu blog. Parabéns! Sempre estou olhando tirando algumas dúvidas e me ajudou e me ajuda muito. Estou de 32 semanas e fechando a mala da minha bebê. Você furou a orelha da sua filha no hospital mesmo? Bjs

  21. Parabéns pelo seu site…essa idéia dos sacos me ajudou muito…como não tenho vou comprar TNT que é baratinho pra montar os joguinhos! Obrigada pelas dicas!

  22. Boa noite.
    Amei as dicas, embora seja minha segunda gravidez, mas fazem nove anos da primeira, então muita coisa mudou.
    Gostei das fotos, dos detalhes que você mostrou, parabéns.
    Vou ficar sempre visitando seu blog.
    Beijos.

  23. estou as 37 semanas e esperando anciosa por abraao bruno ja tenho bi de 4 aninhos + a espectativa e praticamente a mesma de quatro anos atras anciedade faz parte mas nao consigo evitar……o q fazer

  24. Quero muito agradecer seu post sobre a organização do que levar para a maternidade… me sentia perdida e agora já tenho tudo anotado! E a cinta? Você usou?

  25. Oi eu sou jucy e vou ter meu segundo filho o primeiro foi um menino e agora vem umq menina e algunsdesses itens eu acho desnesessario. Levei na primeira gestacao e nao cheguei a usar tudo.

  26. Cada uma tem jeito de arrumar a mala do neném ,suas dicas é legal mais tem muita coisa, hoje em dia a gente ganha neném num dia e vai no outo embora pelo menos aqui em MINAS GERAIS ,então uma mala cm tanta coisa assim pode até atrapalhar,por exemplo aqui eles dão o sabonete do neném e as fraldas ,de marca boa ,não é permitido de forma alguma qualquer tipo de alimento que não seja o da lista da maternidade,msm pq não da nem tempo de receber visitas ,mas parabéns vc é previnida ,só uma curiosidade vc usou tudo isso?

  27. Oi Michele, adoro seus posts.
    Estou querendo fazer de lembrancinhas de maternidades umas caixinhas c brownie. Como vc fez com a questão da validade do alfajor?
    Vou ter cesariana então tem como encomendar perto da data marcada, mas tenho medo da minha caçula nascer antes e n ter como encomendar. E tbm pensei nas visitas q vão após vários dias, um mês do parto.
    Bjoss

    1. Oi Marianne! Esses eu comprei bem no final da gestação e mesmo assim tinham a data de validade por alguns meses ainda. Não tive problemas, sabe? Agora não saberia te dizer com algo assim fresquinho, feito em casa, etc.

      Bjo

  28. Oii, você acha que colocar o shampoo, condicionador em um potinho com os nomes é mais fácil do q levar as próprias embalagens?

    E não sabia do Plano de parto, obrigada!!

    bjs fica com Deus

  29. Olá Michelle! Adorei as suas dicas, práticas e funcionais, sem frescuras!! Depois de 16 anos, em dezembro nascerá meu segundo filhote… então é tudo novo de novo rsrrsrss Estou de 28 semanas e em breve estarei arrumando a mala! Adorei o seu blog! Bjinhos

  30. Ola. Obrigada. Me ajudou e muito! Tenho uma menina de dois anos e estou esperando minha segunda boneca, e pro mesmo dia da Maninha (aparentemente) mas mesmo assim estou completamente perdida (estava)… Falta menos de um mês e ainda não consegui arrumar a mala por estar perdida e pq minha filha pensa que estou brincando(rsrsrrs). Queria saber que cinta eh essa q tu colocou no post pq eu, da primeira vez não usei, mas tinha guardada, tentei e achei ela desconfortável, por isso nunca usei e acabei dando pra uma amiga. Desde já obrigada ?

  31. Olá,

    Primeiramente, obrigada pelas informações, são de muita valia. No entanto, surgiu uma dúvida, não há necessidade de levar o álcool para limpeza do umbigo?

    Desde já eu agradeço!

  32. Q legal essa dica!é meu segundo bb,o primeiro já tem 9 anos e já estava meio perdida com a mala, estou com quase 35 semanas e a mala de Arthur esta pronta. Só falta meu príncipe!!! Bem ansiosa!!!!

  33. Olá!
    Após ler um monte de comentários, penso que cada mãe deve ter bom senso e consciência da região onde mora, clima.. Costumes… A lista apresentada é uma sugestão do que funcionou para ela, que gentilmente compartilhou. Junte a isso as suas necessidades particulares e boa estada com seus bebês na maternidade!
    Semana que vem montarei as malas;)

  34. Gostei muito da lista. Bem vida real. Hahahaha
    Só fiquei na dúvida quanto ao seguinte: sempre vejo algumas mamães comprarem manta, lençol e outros itens para o berço que o bebê usa na maternidade. Você usou? Recomenda? Saberia indicar quais são esses itens?

deixe seu comentário!