Categories: Festas/ Festas do Leo

O batizado do Leo

Comecei a pensar no batizado do Leo cerca de um mês antes. Queria batizá-lo na mesma igreja onde nos casamos e onde a Melanie também foi batizada, mas, como houveram algumas mudanças por lá e não estavam agendando batizados ou casamentos, tive que optar por uma outra igreja católica ortodoxa aqui de Curitiba, que é conduzida, inclusive, pelo bispo que celebrou o nosso casamento. Não é necessário curso por parte dos pais e padrinhos, portanto, tive somente que agendar uma data.

A escolha dos padrinhos sempre foi algo muito importante para mim. Ainda mais depois de presenciar, durante todos esses anos, a relação próxima, de afeto e carinho que a Melanie desenvolveu com os padrinhos dela. Pensamos bastante em quem seriam os padrinhos do Leo, quando eu ainda estava grávida. E tenho certeza que fizemos uma escolha muito acertada, novamente.

Eu vejo o batismo como uma grande benção nesse início da vida, independente da religião que meus filhos decidirem seguir quando adultos – se assim desejarem. Por isso, considero esse dia tão especial.

Convidamos praticamente só a família e alguns amigos mais íntimos. No total seriam 20 adultos, 3 bebês e 5 crianças. Algumas pessoas – como uma das minhas cunhadas e sua família e uma amiga querida que estava viajando – não puderam comparecer. No final, foram 15 adultos, 3 bebês e 3 crianças.

Como a cerimônia aconteceria às 16h, optamos por fazer um chá/café da tarde aqui em casa. Foi um evento bem bacana, pequeno e familiar.

Mesmo se tratando de um evento pequeno e simples, eu decidi fazer uma decoração mais caprichada porque, bom, vocês me conhecem. É o que eu amo fazer :)

As inspirações para a decoração e os detalhes do batizado surgiram depois de algumas buscas pela internet, especialmente no Pinterest. Acabei me apaixonando pelas hydrangeas, ou, como chamamos, as hortênsias. Depois, pelos passarinhos e anjinhos de feltro.

Decidi as cores e padrões – branco, azul em tons e estampas diferentes e para a decoração aérea, estrelas feitas com cartuchos de papel (a Lahna ensinou a fazer num tutorial bem explicadinho aqui) e móbiles feitos com papel e barbante. Escolhi os papéis de scrapbook, os tecidos para as coisinhas de feltro e a partir daí a festa foi tomando forma na minha cabeça.

Todas as minhas referências para o batizado estão neste painel.

Acho que de todas as festas que já fiz, essa foi a que mais gostei de trabalhar. As ideias foram surgindo sem compromisso e fui executando tudo de forma bem experimental. No final, adorei o resultado. Espero que vocês gostem tanto quanto eu :)

A cerimônia ortodoxa é linda e as fotos ficaram incríveis. Foi difícil selecionar apenas algumas (de muitas!) para esse post. Escolhi, além das fotos da decoração, algumas das minhas preferidas antes, durante e depois da cerimônia.

Léo (BR)-038

Léo (BR)-026

No hall de entrada, temos uma mesa provisória que serviu direitinho para acomodar o bolo e os doces. Em cima dela, pendurei quatro passarinhos de feltro, as estrelas de sacos de papel e alguns barbantes com corações de papel. (usei fio de nylon transparente e fita dupla face para prender tudo, e aproveitei a sanca de gesso para que ficasse tudo escondido)

Léo (BR)-100

Léo (BR)-006

Dessa vez misturei as minhas peças brancas de porcelana, que sempre uso nos aniversários, com algumas peças de cristal, emprestadas da minha sogra.

Fizemos um bolo pequeno de 1,5kg com recheio de frutas vermelhas e doce de leite e 160 doces: dois amores, ouriços de côco, camafeus, brigadeiros de uva e macarons com recheio de mouse de limão e brigadeiro branco. Tudo em forminhas simples, brancas e azuis.

Léo (BR)-041

Léo (BR)-043

Escolhi um modelo de tag quadradinha com as bordas em escalope. Os passarinhos e casinhas me deram muito trabalho porque cada parte era cortada em um papel diferente (tudo feito na Silhouette) e depois todas tinham que ser coladas milimetricamente com fita dupla face. Mas valeu a pena o esforço das madrugadas.

Léo (BR)-094

Léo (BR)-013

Léo (BR)-020

Léo (BR)-011

 

Léo (BR)-021

Léo (BR)-028

Léo (BR)-018

Além de vasos grandes com as hortênsias azuis, usei garrafinhas de vidro com rosas brancas e tags de coração.

Leo_batizado_mesa_garrafas

Léo (BR)-033

Leo_batizado_estrelas_flores

Léo (BR)-088

Léo (BR)-090

Léo (BR)-099

Como não haveria espaço à mesa – de oito lugares – para todas as pessoas, preferimos retirar algumas cadeiras e usar o aparador atrás, como apoio para as bebidas – refrigerantes, sucos e água – e os copos. Em cima da mesa, deixamos toda a louça, talheres, guardanapos e uma bandeja (que não aparece na foto) com o necessário para a preparação do café ou chá. Quando chegamos da cerimônia, servimos os salgados quentinhos e dessa vez optei apenas pelos assados: mini pizza, pão de batata com frango, esfiha de carne e empadinha de palmito. Encomendei 190 salgados na mesma panificadora de sempre.

O pessoal se acomodou bem, sentando no sofá, nas poltronas e pufes espalhados pela sala.

Léo (BR)-104

Léo (BR)-051

Léo (BR)-054

Preparei a mesa pequena da cozinha para as crianças, com copos e pratos descartáveis e talheres de madeira. Como tinha menos crianças do que imaginei, elas acabaram nem usando essa mesa.

Léo (BR)-109

Como lembrancinha, queria algo que as pessoas fossem usar depois, que não ficasse esquecido num fundo de gaveta. Algo que todos gostassem de verdade.

Acabei escolhendo os anjinhos pendentes feitos de feltro e tecido, e o melhor foi que elas serviram de decoração também. Como praticamente todos os casais tinham filhos pequenos, calculei os anjinhos pensando mais nas crianças, sem esquecer das avós, é claro. Dava para colocar um cheirinho e pendurar no berço, na cama, na porta, dentro do armário, enfim. O do Leo já está penduradinho na porta dele.

Léo (BR)-023

Léo (BR)-024

Leo_batizado_anjinhos

Espalhei alguns passarinhos fofos pela casa, nas plantas, colunas, etc.

Léo (BR)-063

Léo (BR)-116

Leo_batizado_passarinhos_mel

Léo (BR)-061

Léo (BR)-118

 

Léo (BR)-127

Foi um dia lindo, ensolarado e celebrado com pessoas muito queridas.

Léo (BR)-426

Léo (BR)-427

Léo (BR)-194

Léo (BR)-184

Leo_batizado_igreja_mi_leo_mel

Léo (BR)-243

Léo (BR)-227

Léo (BR)-261

Léo (BR)-262

Léo (BR)-271

Léo (BR)-282

Leo_batizado_igreja_leo_dinda_pia

Léo (BR)-301

Léo (BR)-332

Léo (BR)-375

Léo (BR)-376

Léo (BR)-405

Léo (BR)-416

Léo (BR)-505

 

Léo (BR)-432

Léo (BR)-517

Léo (BR)-496

Léo (BR)-068

Quem fez:

Toda a parte de decoração foi feita por mim, usando Photoshop e a máquina de corte Silhouette Cameo.

As fotos são da dupla querida Fran e Mateus, da Tonial Fotografia (eu não poderia ter amado mais o resultado, muito obrigada aos dois <3)

O bolo e os doces são da Pâtisserie By Danielle Taher (a Dani faz um brigadeiro de uva e um dois amores que é de matar de tão bons)

Os macarons são da Aquarius Gastronomia (adorei os de mousse de limão)

As flores são da Esalflores (lugar que sempre tem o melhor preço para flores em maço)

Os anjinhos e passarinhos em feltro e tecido são da Mimos da Gil (o trabalho dela é lindo e super caprichado)

Os papéis de scrapbook comprei na Grafitti e na Scrapland (compro pessoalmente nas lojas, nunca comprei papéis pela internet)

Os carimbos que usei (nem todos aparecem nas fotos) são da Veio na Mala e da A. Craft

As estrelas de sacos de papel foram ensinadas pela Lahna do Casa com Amor nesse tutorial aqui

As garrafinhas de vidro são da marca Badoit e comprei no supermercado

Material geral para festas (cartuchos de papel, palitos de madeira e acrílico, fitas adesivas, barbante, fio de silicone, cola quente, etc) compro aos arredores do Mercado Municipal

Qualquer detalhe que eu tenha deixado de comentar ou dúvida que vocês tiverem é só deixar pra mim nos cometários :)

comentários via facebook

72 comments

  1. FIcou tudo lindo. Voçê mais uma vez arrrazou. Parabéns pel família linda e por se o esteio desta casa.
    FIco sempre anciosa por novos posts. Por mais que não comente eu estou sempre por aqui.

  2. Que lindo Mi!!! Como sempre caprichosa!! Mel está linda demais! Ela é muito parecida com vocês 2! E o pequenino Léo é lindo e fofo!! Beijossss.

  3. Que sonho esse batizado, ficou perfeito! Parabéns, por tanta de dedicação e capricho mesmo com dois filhos pequenos! Você é excelente em tudo!

  4. Uau!! Primeiramente parabéns pelo batizado! Que Deus sempre o abençoe!!! E parabens pela delicadeza da festa!! Lindo porque estava simples e elegante. Nada recargado! E os anjinhos de lembrancinha sao maravilhosos!
    beijo grande

  5. Michelle, vc se superou!!!!! Tudo tão lindo!! E o Leo? Quanta fofura e simpatia em uma criança! Família linda abençoada, cerimônia linda! Parabéns!

  6. Parabéns! Adorei o capricho! Eu vi que vc fez a decoração usando photoshop. Eu gosto muito de preparar festinhas e agora que minha filha nasceu, gostaria de conseguir fazer algumas coisinhas mais personalizadas. Vc tem dica de algum livro ou app que ensine a trabalhar com photoshop ou algum programa para MAC? Queria poder eu mesma preparar as fofurices para ela.
    Obrigada, bjos

    1. Oi Jussara,

      Para essa festa em particular, usei muito pouco o Photoshop, sabe? Foi mais o programa da Silhouette mesmo.

      Eu não fiz nenhum curso, fui aprendendo conforme ia praticando, vendo vídeos e lendo tutoriais por aí.

      Bjo

  7. Parabéns Michelle! Tudo muito lindo e caprichado, cheio de amor em cada detalhe. E o Leo é um bebê muito bem humorado, sempre sorrindo.
    Parabéns pela família linda e que Deus os abençoe mais e mais!
    Bjs…

  8. Parabéns ..Ficou tudo muito lindo como sempre!!!O Léo é uma graça e a Mel..Que Princesa!!Acho o máximo esse Dom que vc tem de deixar tudo tão delicado..
    Felicidades!

  9. Oi Michele eu gostai de saber em qual igreja foi o batizado do Léo. Achei linda, e estou procurando uma igreja que eu goste para o batizado do meu filho. Obrigado

  10. Menina… que bom gosto você tem para decoração! AMEI! Tudo muito lindo! Fiquei apaixonada pela lembrancinha! Uma ideia suuuper diferente!!! Passei até o contato para minha prima que vai ganhar nenem no mes que vem e está procurando uma boa lembrancinha!
    Parabens pelo capricho! Sei que como mãe, deve estar se sentindo realizada por este momento tão especial! <3
    um gde bjo!

  11. Parabéns Michelle pelo batizado do Léo….que Deus abencoe ainda mais a vida dele….e de vcs tbm.
    Minha filha foi batizada nessa Igreja Ortodoxa 16 01 2011 e rescentemente minha afilhada 27 04 2014 tambem, com o Bispo Geremias…Batizadas e Crismadas!

      1. Oii Michelle, uma linda data e um lindo dia!!
        O batizado da minha afilhada foi as 11:30, se fosse no mesmo horario com certeza lembraria de voce….e com o maior prazer chegaria ate voce só para lhe dizer que seu blog é excelente e que o acompanho sempre! Todas suas dicas, sao muito valiosas! Agradeço por compartilha las.

  12. Oi Michelle como vai?
    Gostaria de dizer que sempre acho fantástico tudo que você faz nos eventos de família, sempre tudo com muito capricho,amor e dedicação.Sempre que posso dou uma olhadinha no blog,considero todas as dicas úteis e bem legais :), sou mãe do Kauã de 6 anos e a espera da Ana Clara (20 semanas) , um grande abraço
    Beatriz

  13. Que lindo MI, tudo muito lindo!!! Tu é muito caprichosa! To encantada! Que mimo esses anjinhos!
    Vou pesquisar sobre essa igreja. Esses dias tava procurando teu outro blog (que lembro que tu escreveu algo sobre, teu casamento e tal) mas tu tirou do ar ne? :(
    Ahh, estou recebendo um monte de spam do vidamaterna, n sei bem o que é, mas é bem estranho. rsrsrs
    Bjão

  14. Só vi hoje! Ficou tudo muito lindo e suave. O Leo está super fofo e a Mel cresceu demais! Parabéns! Bruna chegou dia 12 num parto normal melhor que o primeiro. Cheguei a 7cm sem dor alguma. Só depois que a bolsa rompeu é que tive umas contrações mais chatinhas, mas nada que a analgesia não resolva. Após duas horas da internação ela nasceu e dessa vez pude tê-la comigo o tempo todo!

  15. Oi Michele!!!! Te acompanho faz tempo e sou apaixonada pelo seu Blog, suas dicas são muito úteis. Estou gravida de 38 semanas, só a espera do meu Matteo e vc me incentivou muito ao parto humanizado, por isso te agradeço demais. Mas o assunto aqui é batizado, gostaria de saber se esse tipo de batizado do Léo tem algum nome especifico pois não sei como procurar uma igreja em SP que faça assim, com banho, se puder me ajudar te agradeço.
    Beijos com carinho

  16. Michelly adoro seu blog e acompanho cada post!
    tiro muito proveito de todas as suas dicas, pois tbm tenho uma princesa,ela tem 3 aninhos. parece que todos são iguais não é?! (rsrs)
    estou tendo dificuldade na hora do lanche escolar e gostaria muitoo de saber como vc faz ai com a Mel, se existe um cardapio ou isto seria aleatório!
    Obrigada!!!

  17. Que linda a decoração do Batizado, parabéns, adorei as cores suaves e o estilo da comemoração. estou grávida do meu terceiro filho e já penso no Batizado dele, já faço planos de como será a festinha, que também quero fazer na minha sala.

  18. Como assídua leitora do seu site vi e me apaixonei por esses anjos. Comprei os mesmos com essa Gil Pandim e acabei de receber os mesmos inacabados para o batizado do meu filho no próximo sábado. Estou chocada, me senti desmerecida como cliente.

  19. Michelle, sou apaixonada por tudo que vc faz, tenho um filho tbm e é a minha paixão. como tbm moro em casa e adoro decoração gostaria muito que vc fizesse um post sobre a decoração da sua casa que deve ser linda como tudo que vc faz. Um beijo e fique com Deus.

  20. Oi Michelle, sou a mãe do Heitor (9 meses) e sou apaixonada pelo Vida Materna.
    Vou fazer o batizado dele no próximo mês e também queria caprichar na decoração. Mas infelizmente não sou intima das ferramentas gráficas. Tentei encontrar o molde destes passarinhos para fazer em casa mas não consegui, você ainda tem eles??
    Obrigada e parabéns pelo blog!!

    1. Oi Jussara! Tanto a Igreja Ortodoxa São Jorge quanto a Igreja Ortodoxa São Demetrio fazem os batizados dessa forma. Mel foi batizada na primeira (e também nos casamos lá) e Leo na segunda.

      São Jorge: (41) 3336-4036

      São Demetrio: (41) 3335-5142

      Bjo

  21. Achei tudo tão lindo e cheio de amor!!! Parabéns!!!
    É a primeira vez que vejo o seu blog e me apaixonei!!!
    Estava pesquisando sobre descartáveis de madeira… então vi esses aí na foto… Onde você comprou esses descartáveis colher e garfinhos)? Grata!

deixe seu comentário!