10 jul 2012

Nutrição: Bolo de Cenoura

Domingo, friozinho em Curitiba, início das férias escolares. Abraçadinha com minha filha me inspirei em fazer uns quitutes para esquentar ainda mais nossos corações cheios de entusiasmo pelo aconchego do nosso lar.

Cheirinho de bolo na casa, um bom filme infantil, é claro, e imediatamente quis compartilhar com vocês essa experiência maravilhosa de estar em casa ao lado de uma pessoinha muito amada.

Bolo de cenoura. Essa foi minha ideia e o comentário mais que gostoso de ouvir vindo “da filha da nutricionista” (digo isso por ver que está dando certo os conceitos que tenho passado a ela) foi: “é saudável né mamãe!”

A receita é:

3 cenouras médias
1 xícara de óleo
1 pitada de sal
3 ovos
2 xícaras de farinha (pode usar 1 xícara de farinha integral e uma de farinha refinada)
1 ½ xícaras de açúcar (pode substituir por açúcar mascavo peneirado ou *agave)
1 colher de sopa de fermento

No liquidificador coloca as cenouras, óleo, ovos e sal e então liquidificar.

Numa tigela, coloca os demais ingredientes, junte com a cenoura, óleo e ovos , mexa bem, coloque numa forma untada e deixe assar por 40minutos no fogo médio.

A cobertura pode ser de cacau derretido com um pouco de água e *agave.

Agora é só aproveitar! Hum!!!

Informações nutricionais

*Agave é um adoçante natural extraído de uma planta mexicana. Ele tem um sabor mais perto do açúcar além benefícios para a saúde: por ser um adoçante natural dá pra usar o agave em qualquer receita, no cafezinho, no suco de limão, etc…tem baixíssimo índice glicêmico, podendo ser usado por diabéticos.

* A cenoura contém grande quantidade de vitamina A que é essencial para a pele e também para a visão ela confere elementos de defesa contra as infecções, preside ao crescimento alimentar dos tecidos dando-lhes resistência às enfermidades, desenvolvimento e manutenção do tecido epitelial. Contribui para o desenvolvimento normal dos dentes e a conservação do esmalte e bom estado dos cabelos. Protege a área respiratória sendo também essencial na gravidez e lactação.

* O cacau é um alimento excelente possui boa quantidade de manganês, que é importante para saúde do nosso sangue. Contém o zinco, que ajuda na imunidade. Outra substância presente no cacau é o cobre que ajuda na formação da hemoglobina. A fruta ainda possui uma substância chamada feniletilamina, que traz para o nosso organismo a sensação bem estar. O chocolate precisa ter no mínimo 60% de cacau para possuir os nutrientes citados. O alimento ainda deve ter pouco açúcar e não conter leite em sua fórmula. O consumo diário recomendado é, em média, de 30 gramas.

1 comentário no blog

  1. Michelle Amorim em

    Bom saber do agave! =)

    Responder

Deixe seu comentário!