22 mar 2013

Nebulizadores Ultrassônicos x Nebulizadores a Ar Comprimido

assinatura_colaboradora_carol sepeda

 

Há uns meses atrás, escrevi aqui sobre o Inalador Pulmosonic Star (leia a resenha aqui). Quem leu, viu a quantidade de elogios que fiz ao produto, mas, descobri que o nebulizador ultrassônico não é tão bom quanto propagado por aí, inclusive por mim.

Após uma noite na emergência e mais dois dias de internação para receber medicação intravenosa (hidrocortisona) e nebulização com Adrenalina devido a uma Laringite Aguda, meu filhote recebeu alta hospitalar com prescrição de alguns medicamentos e entre eles estava a nebulização com Clenil A. Após todas as explicações necessárias, a Pediatra me questionou se eu tinha um nebulizador em casa. Eu respondi que sim e comentei que era ultrassônico. Depois do meu comentário veio a surpresa: “Você gastou dinheiro à toa mãe. Esse aparelho pode ser bem falado por aí pelo fato de ser silencioso e poder ser usado com a criança deitada, mas na verdade ele é uma porcaria!”

Eu quase tive um troço e questionei o porque daquele comentário. E a explicação que eu tive foi a seguinte: “Nebulizadores ultrassônicos aquecem as partículas e por isso modificam o efeito de alguns medicamentos como os Corticóides Inalados (Clenil A, Pulmicort…), por isso, o ideal é usar os tradicionais nebulizadores a jato. E mais, não é recomendado nebulizar o paciente deitado porque o aproveitamento da medicação é mínima. Isso porque essa posição faz com que a absorção do medicamento na árvore respiratória brônquica seja diminuída.”

Depois do susto, entrei em contato com a Pediatra do Bento, que me confirmou a informação da médica do hospital. Após a compra dos medicamentos, fiquei mais surpresa ainda, ao ler na bula do Clenil A, a necessidade do uso de um nebulizador a ar comprimido para a administração do medicamento. Ou seja, as informações que eu recebi procediam e eu precisei comprar um novo nebulizador.

Não vou aqui usar as palavras das médicas como minhas, pois não sou especialista no assunto. Portanto, não posso dizer que o nebulizador ultrassônico não serve pra nada, mas vale a pena dar uma pesquisada para saber se devemos investir tão alto em um produto que nem sempre vai cumprir com a função prometida. Fica a dica!

colaboração de Carol Sepeda, fonoaudióloga e mãe do Bento de 2 anos e meio (blogs da Carol aqui e aqui

60 comentários no blog

  1. Daniela em

    Estranho – este artigo científico bem antigo já afirmava que a forma de nebulização não importa, e sim a qualidade do aparelho individualmente: http://www.em-consulte.com/showarticlefile/143069/index.pdf

    Responder
  2. Shirley - Macetes de Mãe em

    Michelle, outra coincidência! Essa semana também fiz um post lá no blog sobre nebulizadores.
    Bjs. Ótimo post.

    Responder
  3. Lahna em

    Quando a Malu precisou de inalação pela primeira vez o pediatra já me orientou a não comprar os ultrassônicos. Ele me disse que os inaladores ultrassônicos não são eficientes com alguns medicamentos. E você pode até ler na bula do Pulmicorte e do Clenil A que está escrito pra não usar inaladores ultrassônicos.
    Essa informação é pouco divulgada, que bom que você falou sobre isso aqui.

    Responder
  4. Carol em

    Incrível.
    Meu filho sofre de tosse alérgica, aquela que ataca de noite e fica bem rouca. Sempre que ele faz a fumacinha é mesmo que nada e nunca a médica se preocupou em perguntar qual tipo de aparelho. Amanhã mesmo vou comprar o de ar comprimido.

    Responder
    1. patricia respondeu Carol em

      Oi Carol, tenho essa mesma tosse alérgica, é recente e estou neste momento, morrendo de agonia com tanta tosse e ninguém me diz o que é, apesar de eu deixar claro que é uma tosse muito seca que piora consideravelmente durante a noite, tenho dormido sentada( tinham me dito que era gripe, mas não tenho nenhum sintoma de gripe…)…entrei no blog pra saber sobre os inaladores pq a médica do PS mandou fazer inalação com soro fisiológico e tomar xarope com polaramine e um corticóide e eis que leio seu comentário…rsrs fiquei muito feliz em saber que existe um diagnóstico e gostaria de saber, o que vc dá ao seu filho durante as crises e que médico(qual especialidade) fez o diagnóstico dele!! Obrigada de verdade…abço

      Responder
  5. Gisele em

    Meninas, boa tarde!
    Também estou com o mesmo problema com minha netinha. No caso dela, a pediatra receitou pulmicort e a sorte que minha filha leu a bula, na qual dizia, não usar com inaladores ultrasonicos. Após passarmos uma madrugada inteira no pronto socorro…pasmem, a pediatra também não sabia dessa restrição. Vocês podem me indicar alguma marca que seja a ar comprimido?

    Responder
    1. Gilvania Araujo respondeu Gisele em

      AGORA ESTOU MAIS CONFUSA QUE NUNCA, MEU FILHO GERALMENTE QUANDO PRECISA É SOMENTE PRA DESCONGESTIONAR, PORTANTO SEMPRE RECEITAM O SORO COM USO DO BEROTEC E ATROVENT OU SOMENTE O SORO,ESTAVA DECIDIDA PELO ULTRASÔNICO POR PODER SER USADO COM A CRIANÇA DEITADA E TB É MUITO SILENCIOSO POIS QUANDO NECESSÁRIO DE MADRUGADA PRINCIPALMENTE PRA QUEM MORA EM APARTAMENTO,MAS ESSA QUESTÃO DE NÃO FUNCIONAR CORRETAMENTE COM ALGUNS MEDICAMENTOS,PRECISO DECIDIR LOGO POIS ESTOU PRECISANDO PRA ONTEM, OBRIGADA.

      Responder
  6. Regiane Alves em

    E passo pelo mesmo problema, quando fui comprar o inalador eu ia pegar o de ar comprido, mais a moca me indicou o ultra-sônico por ser silencioso,e mais melhor para crianças. Mais agora depois de um tempo minha filha esta usando o clenil A e esse aparelho não aproveita nada esse medicamento fica todo no inalador..Então comprei o de ar comprimido e barulhento mais aproveita todo o medicamento.. Por experiência indico o de ar comprido porque a gente nunca sabe quando ira usar um medicamento assim..

    Responder
  7. Ana em

    Oi! Olha, o ultrassonico é ótimo, rápido(muitos bebes nao param quietinhos por muito tempo…) e silencioso, funciona para a MAIORIA dos medicamentos, inclusive quando é prescrito apenas soro considero a melhor opçao. Existem alguns medicamentos que nao devem ser utilizados, como os corticóides, mas nem sempre uma criança vai precisar deles. Eu comprei o ultrassonico e nao me arrependi, uso muito. O pediatra do meu filho disse que os dois sao bons, com essa ressalva, se um dia precisasse usar corticóides, teria que comprar o outro também. Foi opçao minha e sempre serviu e serve muito bem. Nuca usei deitado. Dizer que é uma porcaria eu acho um tanto de exagero da médica… Cada um sabe o que atende melhor suas necessidades, e se cabe no seu bolso… O problema é que muitas vezes quando precisamos comprar um nebulizador, nem sabemos direito como funciona e qual a diferença entre os dois, e estamos muitas vezes nervosas, filho doente, nem pesquisamos muito… Mas é isso, espero ter ajudado e desculpem a falta de acentos, computador desconfigurado… Abraços e saúde aos pequenos!

    Responder
    1. Luiz claudio respondeu Ana em

      Achei perfeito sua colocação. Corticoides não é medicamento pra se tomar corriqueiramente. É preciso uma avaliação médica e observaçao de perto do profissional de saúde acostumado a administrar este tipo de medicamento, que pode ter efeitos colaterais enormes em sua cça, seja na hora da administração ou a longo prazo. O principal neste caso e a medicamento e nao só o inalador. Para os demais o ultra sônico é de longe mais eficiente.

      Responder
    2. Fátima respondeu Ana em

      Concordo com vc, eu comprei sem saber o ultrassônico para minha neta, essa semana na UPA tinha uma criancinha tomando aerosol e vi o enfermeiro orientando os pais a não comprarem o aparelho ultrassônico, lendo, entendi que alguns medicamentos como corticóides é que exige o ar comprimido…

      Responder
  8. Lucas em

    Estava para comprar um nebulizador também, mas após pesquisar, fiquei na duvida de qual comprar.
    só uma coisa que achei meio errado, o ultrasonico não aquece o medicamento ou ferve ele! é utilizada uma frequencia ultrasonica que faz a água ou maioria dos liquidos evaporarem, mas sem calor!!
    para exemplo, ferva agua na chaleira, voce vai ver que o vapor Quente sobe… abra a porta de um freezer e o vapor desce! e é vapor!

    um abraço!

    Responder
    1. Ronaldo respondeu Lucas em

      Não Lucas, você confundiu o conceito de vapor: vapor é produto da ebulição e só acontece quando a água ferve, quando abrimos a porta do freezer o que ocorre é a condensação da umidade do ar, como ocorre nas nuvens, tornando visíveis as gotículas de água presentes no ar. No caso de nebulizadores, o próprio nome já diz: não é vapor, e sim uma névoa.

      Responder
  9. Francis em

    Seu blog me salvou hoje….quase comprei um ultrassonico e resolvi pesquisar na internet antes sobre preço e encontrei seu blog.

    Obrigada….vou comprar o tradicional mesmo :)

    Responder
  10. Debora em

    Ufa quase comprei hoje o ultra-sónico, queria saber se existe algum aparelho que faça pouco barulho que não seja utra sônico?

    Responder
  11. Claudinei em

    Ola. Vou compra um aparelho hoje. Mas gostaria
    De saber . Se o aparelho a ar comprimido.
    Tem. Diversos medicamentos compativeis.
    Nao sei. Arrespeito. Podem tirar essa duvida?
    Foi receitado. Soluçao fisiologica de cloreto de sodio a 0,9 %
    E tambem. O ATROVENT de 0,250 mg/ml.

    Responder
  12. Mari em

    Ufa que maravilha seu blog, me salvou literalmente, no artigo anterior realmente falava muito bem sobre o pumosonic tanto que ia compra lo, mas fuçando a mais vi esse comentário totalmente ao contrario.. ameii vou comprar o tradicional mesmo.. Muita saúde aos nossos pequenos!

    Responder
  13. roberta em

    Bem, aqui em casa primeiro comprei o de ar comprimido foi excelente mas como usava muito estragou então comprei o ultra-sonico por não fazer barulho e poder ser utilizado deitado porém agora depois de dois anos de uso ele começou a esquentar muito resultado não se compara na inalação do remédio e como já usei dos dois modelos índico o de ar comprimido pois e Pau pra toda obra… Quem tenham alérgico em casa sabe como e necessário o uso deste equipamento e a melhora e bem mais rápida espero que tenha ajudado.

    Responder
  14. Rosangela em

    Muito obrigada! Pesquisando sobre inaladores, nebulizadores me deparei com o seu blog. Fiquei muito feliz por esclarecer minhas dúvidas! Teria a indicação de alguma marca?

    Boa noite e fique com Deus!

    Responder
  15. suely biagi em

    Seu artigo é muito importante!Eu só soube da inconveniencia dos nebulizadores ultrassonicos, depois que comprei um e tive que usar Pulmicort…
    Paguei caro e tive que comprar outro nebulizador!!!
    Nem todos os médicos sabem dessas incompatibilidades.
    Esse aviso deveria constar também nos aparelhos, além do aviso no medicamento!

    Responder
  16. Talita em

    Boa Tarde, gostaria de saber qual é a melhor marca de inaladores de ar comprimido

    Obrigada

    Responder
  17. Vanessa em

    Estou postando no meu FACEBOOK nesse momento. Eu já tinha escutado uma amiga falando que alguns medicamentos não serviam como o Clenil A, porém, como o me queimou e meu filho sempre usa fui pesquisar se procedia a informação e estou extremamente agradecida. Penso que é melhor 20 minutinhos de barulho do que meu filho com um falso tratamento e dinheiro jogão fora!

    Responder
  18. ademir em

    legal galera tiraram minha duvida agora vou comprar o certo para meu guri .

    Responder
  19. Roberta em

    Por favor, me indiquem uma marca de nebulizador tradicional… tb fui salva, ia comprar o ultrasonico, mas prefiro tb que me indiquem a marca de um tradicional que vocês aprovem. Aguardo. Obrigada

    Responder
  20. Glaice em

    Eu uso o ultrassonico com a minha pequena desde sempre. Ela tem bronquite alérgica, precisei usar o Clenil A várias vezes, e o resultado alcançado com o nebulizador que eu tenho em casa, foi muito satisfatório, o próprio médico disse no retorno que ela estava em perfeito estado de saúde após o uso do medicamento (não comentei que tenho um ultrassonico em casa).

    Responder
  21. Leo Max em

    Muito esclarecedor, também ia comprar o ultrassonico, indique por favor uma boa marca do inalador tradicional.

    Responder
  22. Neyby Silva em

    Tirou minhas dívidas.Excelente!

    Responder
  23. Leonardo Moreira Alves em

    Valeu pela dica.

    Responder
  24. Nayara Dias em

    Boa Tarde!!!!

    Mãesinhas….
    O melhor nebulizador que já usei no meu filho até hoje, foi o Nebulizador Omron NEC 801. 3 anos de garantia.
    Exelente

    Responder
  25. Maria Clara Ribera em

    Olá! Obrigada pelo post!
    Acho que para pacientes que não podem levantar ou coisa parecida, deve ser de serventia. Mas seria legal da parte das empresas explicar a diferença né? A gente tem que ir aprendendo na tentativa e erro!!

    Responder
  26. Diana Magalhaes em

    Comprei um nebulizador compressor ontem, de facto a farmaceutica informou me que os ultrassonicos nao permite. O uso de certos medicamentos como por exemplo o pulmicort mas tb me disse q ha muitas mães que nao querem saber disso o que lhes interessa e fazerem pouco barulho, e depois qdo tem mais tarde necessidade aplicar essas medicações arrependem se.

    Responder
  27. Dorebre Gomes em

    Obrigado pela partilha. Q Deus os Abençoe.

    Responder
  28. alexandra em

    Alguem pode me indicar qual a marca de nebulizador de ar comprimido ?Tenho um filhinho de 7meses e preciso de um com urgencia.

    Obrigada

    Responder
  29. Celso Arruda em

    Infelizmente são poucos os médicos que orientam e as lojas que vendem também desconhecem a diferença vital.

    Responder
  30. Giovanna em

    Nunca soube disso, sempre usei Clenil e o resultado foi bom! Gosto do ultra-sônico pq posso fazer com as crianças dormindo! TB nunca me disseram que deitado era menos proveitoso…. Bem, li este post pq meu nebulizador parou de funcionar! Aí que medo f
    De comprar um barulhento e não conseguir nebulizar…. Mas valeu pela dica!

    Responder
  31. Letícia em

    Comprei o nebulizador na minha filha à noite, às pressas. O vendedor da farmácia não sabia me explicar a diferença e acabei comprando o ultrassônico. Achei ele o máximo, pois não faz barulho (fui uma criança asmática e o que eu usava fazia um barulhão). porém hoje, falando com a pediatra, ela disse que os ultrassônicos não conseguem carregar as partículas que precisam carregar, ou seja, não funciona direito. Resultado, vou ter que comprar outro.

    Responder
  32. Rosilene Braz em

    Ola. Gostaria de contar minha experiencia. Minha bebe desde um mes de idade ama nebulizaçao. Fazia com o da NS Inalar compact. Mas era emprestado e eu precisava comprar um pra ela. Na farmacia ele custava 190.00 e o da omron 129.00. Seduzida pelo preço levei o mais barato q e o da omron. Me arrependi. Ele tem material bom mas minha princesa nao o aceitou de forma alguma. Ele sopra forte e assusta o bb. A mangueira e muito curta e dificulta a movimento, o reservatorio vaza muito facil, tempo limite de uso e d apenas 20 mim. Tb nao e bivolt. Entao fui forçada a pedir o vendedor o nebulizador de 190.00 e minha bb voltou a dormir na hora da nebulizaçao. Parece q o barulho dele e um traquilizante pra ela.

    Responder
  33. Marcos Christian Jorge Marques em

    O conhecimento facilita a vida, nos leva ao certo. Obrigado, esclareceu, fez o que quem vende deveria fazer…felicidades pra todos.

    Responder
  34. Suse Daiana em

    Que bom que me informei antes de comprar, gostei muito da explicação!

    Responder
  35. Paula em

    Estou passando por isso agora, querendo se previnir, comprei um inalador antes de minha bebe nascer. Hoje ela esta com 3 meses levei ela no pa ontem, a medica receitou este Clenil a, quando fui comprar a menina da farmácia me orientou a fazer o procedimento com um inalador pneumático pois os inaladores ultrassonico não absorveria o medicamento, agora vou ter que comprar outro, pra piorar a situação fui fazer a inalação, quando fui ligar o aparelho parou de funcionar, não sai mais a fumacinha.

    Responder
  36. Daniel Lial Silva em

    essas informações me ajudou muito na hora da compra do meu nebulizador

    Responder
  37. Sabrina Nogueira em

    Obrigada pela ajuda.

    Responder
  38. Maria Moreira em

    nossa gastei mto com um nebulizador ultrasonico agora sei q não serve de nada

    Responder
  39. Paula em

    Graças a Deus somente tenho precisado usar nebulizador para soro fisiológico. Nesse caso há alguma restrição ao uso do ultra-sônico?

    Parabéns pelo trabalho de ajudar mães e pais Ao tratar de temas de interesse como esse!

    Responder
  40. Caíque Affonso Queiroz em

    Poxa obrigada estava pesquisando na net para comprar esse ultrasonico, tenho o de ar comprimido so q faz muito barulho (vou continuar com ele) meu filho já usou clenil A, ainda bem q li. Obrigado

    Responder
  41. Keila Rodrigues Pinto em

    Obrigada, por partilhar…Deus te abençoe!

    Responder
  42. Patrícia Lisbôa em

    Já estava direcionada a comprar um ultrassônico, mas com seu relato já vou pesquisar um de ar comprimido mesmo. Obg!

    Responder
  43. Nayara Roman Sergio Paulo Rocha em

    Amei seu depoimento. .. estava pesquisando preço dos nebulisadores ultrasonicos quando vi a pagina… Já mudei de idéia, pois como o objetivo é para tratar pneumonia o ultrasonicos não iria me resolver. .. vou comprar aquele da época da vovó que serve pra tudo… Parabéns pelo post. ..

    Responder
  44. Josni Sousa Araújo em

    Essa matéria me esta sendo muito útil, meu filho também esta recebendo Clenil A com nebolizador ultrassônico, sempre desconfiei do problema do aquecimento mas nunca havia lido a bula inteira ou me informado a respeito. Vou trocar de nebolizador. Agradeço a todos…

    Responder
  45. Abna Alves em

    Que legal. .. eu estava quase fechando negócios quando vi esse post

    Responder
  46. Sílvio Roberto em

    O ideal seria nebulizar com oxigênio medicinal mas em vista do auto custo de uma garrafa de oxigênio (R$ 700,00/1000,00 torna-se pouco viável para tratamentos de curta duração, porém se a criança sofrer de uma patologia crônica de longa duração como por exemplo fibrose cistica, bronquite entre outras é totalmente viável, para que vocês possam comparar basta lembrar da eficiência entre os nebulizadores comuns que temos em casa com a nebulização que é realizadas em ambientes hospitalares realizadas com cilindros de oxigênio ou em paredes/quadros de gases medicinais.

    Responder
  47. Marlene Leonarda de Medeiros em

    Iria sair do hospital direyo comprar um inalador ultrassonico mas so ler este relato desisti v optar pelo o de sr comprimido

    Responder
  48. FÁTIMA em

    Ainda bem que resolvi pesquisar antes de comprar,
    pois não sabia a diferença entre eles.Agora vou saber
    comprar corretamente.Obrigada por compartilhar sua experiência.
    Abraços e tudo de bom.

    Responder
  49. Renata Guedes em

    Informação interessante que eu desconhecia.

    Responder
  50. Renata Guedes em

    Bom saber!

    Responder
  51. Fabiane Andrade em

    Olá, gostaria de saber com quanto tempo depois dessa consulta e medicar os remédios você retornou a um consutório medico e por qual motivo? Só pra tirar uma duvida ok.

    Responder
  52. Sheyla Matos em

    Acabei de descobrir isso dá mrsma forma, na emergência a médica mr falou

    Responder
  53. Claudiane em

    Engracado pq vc diz q nao vai fzr suas as palavras da medica pq vc nao eh especialista. Mas qnd deu a informação errada no artigo anterior vc nao se lembrou q nao era especialista. Por isso q ler em BLOG e nao em artigos ATUAIS PUBLICADOS PDF sao perigosos. Qualquer um (inclusive vc) pode opinar o q quiser e instruir mtas maes ao erro. Chocada!!!!!

    Responder
    1. Michelle Amorim respondeu Claudiane em

      Olá Claudiane! Eu sou a autora e editora do blog (meu nome é Michelle, aliás) e esse artigo no qual você comentou tão agressivamente, NÃO foi escrito por mim. As informações estão a disposição de todos, aqui, em qualquer lugar. Por aqui, apenas são compartilhadas opiniões e experiências próprias, minhas, como pessoa, como mãe. A muito tempo já não são mais publicados textos de terceiros, exatamente por esse tipo de situação. Contudo, no artigo escrito pela Carol que tinha apenas o intuito de compartilhar um fato que aconteceu COM ELA, ela deixa bem claro que se deve pesquisar a respeito, antes de tomar qualquer atitude. É só ler com atenção, sabe?

      No mais, lemos muita coisa pela internet a fora, porém cabe ao nosso julgamento e livre arbítrio o que levamos para a nossa vida.

      Responder
  54. Juliana Arrua em

    bom saber, obrigada !

    Responder

Deixe seu comentário!