Nebulizadores Ultrassônicos x Nebulizadores a Ar Comprimido

assinatura_colaboradora_carol sepeda

 

Há uns meses atrás, escrevi aqui sobre o Inalador Pulmosonic Star (leia a resenha aqui). Quem leu, viu a quantidade de elogios que fiz ao produto, mas, descobri que o nebulizador ultrassônico não é tão bom quanto propagado por aí, inclusive por mim.

Após uma noite na emergência e mais dois dias de internação para receber medicação intravenosa (hidrocortisona) e nebulização com Adrenalina devido a uma Laringite Aguda, meu filhote recebeu alta hospitalar com prescrição de alguns medicamentos e entre eles estava a nebulização com Clenil A. Após todas as explicações necessárias, a Pediatra me questionou se eu tinha um nebulizador em casa. Eu respondi que sim e comentei que era ultrassônico. Depois do meu comentário veio a surpresa: “Você gastou dinheiro à toa mãe. Esse aparelho pode ser bem falado por aí pelo fato de ser silencioso e poder ser usado com a criança deitada, mas na verdade ele é uma porcaria!”

Eu quase tive um troço e questionei o porque daquele comentário. E a explicação que eu tive foi a seguinte: “Nebulizadores ultrassônicos aquecem as partículas e por isso modificam o efeito de alguns medicamentos como os Corticóides Inalados (Clenil A, Pulmicort…), por isso, o ideal é usar os tradicionais nebulizadores a jato. E mais, não é recomendado nebulizar o paciente deitado porque o aproveitamento da medicação é mínima. Isso porque essa posição faz com que a absorção do medicamento na árvore respiratória brônquica seja diminuída.”

Depois do susto, entrei em contato com a Pediatra do Bento, que me confirmou a informação da médica do hospital. Após a compra dos medicamentos, fiquei mais surpresa ainda, ao ler na bula do Clenil A, a necessidade do uso de um nebulizador a ar comprimido para a administração do medicamento. Ou seja, as informações que eu recebi procediam e eu precisei comprar um novo nebulizador.

Não vou aqui usar as palavras das médicas como minhas, pois não sou especialista no assunto. Portanto, não posso dizer que o nebulizador ultrassônico não serve pra nada, mas vale a pena dar uma pesquisada para saber se devemos investir tão alto em um produto que nem sempre vai cumprir com a função prometida. Fica a dica!

colaboração de Carol Sepeda, fonoaudióloga e mãe do Bento de 2 anos e meio (blogs da Carol aqui e aqui




29 Comentários

  1. Daniela disse:

    Estranho – este artigo científico bem antigo já afirmava que a forma de nebulização não importa, e sim a qualidade do aparelho individualmente: http://www.em-consulte.com/showarticlefile/143069/index.pdf

  2. Michelle, outra coincidência! Essa semana também fiz um post lá no blog sobre nebulizadores.
    Bjs. Ótimo post.

  3. Lahna disse:

    Quando a Malu precisou de inalação pela primeira vez o pediatra já me orientou a não comprar os ultrassônicos. Ele me disse que os inaladores ultrassônicos não são eficientes com alguns medicamentos. E você pode até ler na bula do Pulmicorte e do Clenil A que está escrito pra não usar inaladores ultrassônicos.
    Essa informação é pouco divulgada, que bom que você falou sobre isso aqui.

  4. Carol disse:

    Incrível.
    Meu filho sofre de tosse alérgica, aquela que ataca de noite e fica bem rouca. Sempre que ele faz a fumacinha é mesmo que nada e nunca a médica se preocupou em perguntar qual tipo de aparelho. Amanhã mesmo vou comprar o de ar comprimido.

  5. Gisele disse:

    Meninas, boa tarde!
    Também estou com o mesmo problema com minha netinha. No caso dela, a pediatra receitou pulmicort e a sorte que minha filha leu a bula, na qual dizia, não usar com inaladores ultrasonicos. Após passarmos uma madrugada inteira no pronto socorro…pasmem, a pediatra também não sabia dessa restrição. Vocês podem me indicar alguma marca que seja a ar comprimido?

    • Gilvania Araujo disse:

      AGORA ESTOU MAIS CONFUSA QUE NUNCA, MEU FILHO GERALMENTE QUANDO PRECISA É SOMENTE PRA DESCONGESTIONAR, PORTANTO SEMPRE RECEITAM O SORO COM USO DO BEROTEC E ATROVENT OU SOMENTE O SORO,ESTAVA DECIDIDA PELO ULTRASÔNICO POR PODER SER USADO COM A CRIANÇA DEITADA E TB É MUITO SILENCIOSO POIS QUANDO NECESSÁRIO DE MADRUGADA PRINCIPALMENTE PRA QUEM MORA EM APARTAMENTO,MAS ESSA QUESTÃO DE NÃO FUNCIONAR CORRETAMENTE COM ALGUNS MEDICAMENTOS,PRECISO DECIDIR LOGO POIS ESTOU PRECISANDO PRA ONTEM, OBRIGADA.

  6. Regiane Alves disse:

    E passo pelo mesmo problema, quando fui comprar o inalador eu ia pegar o de ar comprido, mais a moca me indicou o ultra-sônico por ser silencioso,e mais melhor para crianças. Mais agora depois de um tempo minha filha esta usando o clenil A e esse aparelho não aproveita nada esse medicamento fica todo no inalador..Então comprei o de ar comprimido e barulhento mais aproveita todo o medicamento.. Por experiência indico o de ar comprido porque a gente nunca sabe quando ira usar um medicamento assim..

  7. Ana disse:

    Oi! Olha, o ultrassonico é ótimo, rápido(muitos bebes nao param quietinhos por muito tempo…) e silencioso, funciona para a MAIORIA dos medicamentos, inclusive quando é prescrito apenas soro considero a melhor opçao. Existem alguns medicamentos que nao devem ser utilizados, como os corticóides, mas nem sempre uma criança vai precisar deles. Eu comprei o ultrassonico e nao me arrependi, uso muito. O pediatra do meu filho disse que os dois sao bons, com essa ressalva, se um dia precisasse usar corticóides, teria que comprar o outro também. Foi opçao minha e sempre serviu e serve muito bem. Nuca usei deitado. Dizer que é uma porcaria eu acho um tanto de exagero da médica… Cada um sabe o que atende melhor suas necessidades, e se cabe no seu bolso… O problema é que muitas vezes quando precisamos comprar um nebulizador, nem sabemos direito como funciona e qual a diferença entre os dois, e estamos muitas vezes nervosas, filho doente, nem pesquisamos muito… Mas é isso, espero ter ajudado e desculpem a falta de acentos, computador desconfigurado… Abraços e saúde aos pequenos!

  8. Lucas disse:

    Estava para comprar um nebulizador também, mas após pesquisar, fiquei na duvida de qual comprar.
    só uma coisa que achei meio errado, o ultrasonico não aquece o medicamento ou ferve ele! é utilizada uma frequencia ultrasonica que faz a água ou maioria dos liquidos evaporarem, mas sem calor!!
    para exemplo, ferva agua na chaleira, voce vai ver que o vapor Quente sobe… abra a porta de um freezer e o vapor desce! e é vapor!

    um abraço!

    • Ronaldo disse:

      Não Lucas, você confundiu o conceito de vapor: vapor é produto da ebulição e só acontece quando a água ferve, quando abrimos a porta do freezer o que ocorre é a condensação da umidade do ar, como ocorre nas nuvens, tornando visíveis as gotículas de água presentes no ar. No caso de nebulizadores, o próprio nome já diz: não é vapor, e sim uma névoa.

  9. Francis disse:

    Seu blog me salvou hoje….quase comprei um ultrassonico e resolvi pesquisar na internet antes sobre preço e encontrei seu blog.

    Obrigada….vou comprar o tradicional mesmo :)

  10. Debora disse:

    Ufa quase comprei hoje o ultra-sónico, queria saber se existe algum aparelho que faça pouco barulho que não seja utra sônico?

  11. Claudinei disse:

    Ola. Vou compra um aparelho hoje. Mas gostaria
    De saber . Se o aparelho a ar comprimido.
    Tem. Diversos medicamentos compativeis.
    Nao sei. Arrespeito. Podem tirar essa duvida?
    Foi receitado. Soluçao fisiologica de cloreto de sodio a 0,9 %
    E tambem. O ATROVENT de 0,250 mg/ml.

  12. Mari disse:

    Ufa que maravilha seu blog, me salvou literalmente, no artigo anterior realmente falava muito bem sobre o pumosonic tanto que ia compra lo, mas fuçando a mais vi esse comentário totalmente ao contrario.. ameii vou comprar o tradicional mesmo.. Muita saúde aos nossos pequenos!

  13. roberta disse:

    Bem, aqui em casa primeiro comprei o de ar comprimido foi excelente mas como usava muito estragou então comprei o ultra-sonico por não fazer barulho e poder ser utilizado deitado porém agora depois de dois anos de uso ele começou a esquentar muito resultado não se compara na inalação do remédio e como já usei dos dois modelos índico o de ar comprimido pois e Pau pra toda obra… Quem tenham alérgico em casa sabe como e necessário o uso deste equipamento e a melhora e bem mais rápida espero que tenha ajudado.

  14. Rosangela disse:

    Muito obrigada! Pesquisando sobre inaladores, nebulizadores me deparei com o seu blog. Fiquei muito feliz por esclarecer minhas dúvidas! Teria a indicação de alguma marca?

    Boa noite e fique com Deus!

  15. suely biagi disse:

    Seu artigo é muito importante!Eu só soube da inconveniencia dos nebulizadores ultrassonicos, depois que comprei um e tive que usar Pulmicort…
    Paguei caro e tive que comprar outro nebulizador!!!
    Nem todos os médicos sabem dessas incompatibilidades.
    Esse aviso deveria constar também nos aparelhos, além do aviso no medicamento!

  16. Talita disse:

    Boa Tarde, gostaria de saber qual é a melhor marca de inaladores de ar comprimido

    Obrigada

  17. Vanessa disse:

    Estou postando no meu FACEBOOK nesse momento. Eu já tinha escutado uma amiga falando que alguns medicamentos não serviam como o Clenil A, porém, como o me queimou e meu filho sempre usa fui pesquisar se procedia a informação e estou extremamente agradecida. Penso que é melhor 20 minutinhos de barulho do que meu filho com um falso tratamento e dinheiro jogão fora!

  18. ademir disse:

    legal galera tiraram minha duvida agora vou comprar o certo para meu guri .

  19. Roberta disse:

    Por favor, me indiquem uma marca de nebulizador tradicional… tb fui salva, ia comprar o ultrasonico, mas prefiro tb que me indiquem a marca de um tradicional que vocês aprovem. Aguardo. Obrigada

  20. Glaice disse:

    Eu uso o ultrassonico com a minha pequena desde sempre. Ela tem bronquite alérgica, precisei usar o Clenil A várias vezes, e o resultado alcançado com o nebulizador que eu tenho em casa, foi muito satisfatório, o próprio médico disse no retorno que ela estava em perfeito estado de saúde após o uso do medicamento (não comentei que tenho um ultrassonico em casa).

  21. Leo Max disse:

    Muito esclarecedor, também ia comprar o ultrassonico, indique por favor uma boa marca do inalador tradicional.

  22. Neyby Silva disse:

    Tirou minhas dívidas.Excelente!

  23. Leonardo Moreira Alves disse:

    Valeu pela dica.

  24. Nayara Dias disse:

    Boa Tarde!!!!

    Mãesinhas….
    O melhor nebulizador que já usei no meu filho até hoje, foi o Nebulizador Omron NEC 801. 3 anos de garantia.
    Exelente

  25. Olá! Obrigada pelo post!
    Acho que para pacientes que não podem levantar ou coisa parecida, deve ser de serventia. Mas seria legal da parte das empresas explicar a diferença né? A gente tem que ir aprendendo na tentativa e erro!!

  26. Comprei um nebulizador compressor ontem, de facto a farmaceutica informou me que os ultrassonicos nao permite. O uso de certos medicamentos como por exemplo o pulmicort mas tb me disse q ha muitas mães que nao querem saber disso o que lhes interessa e fazerem pouco barulho, e depois qdo tem mais tarde necessidade aplicar essas medicações arrependem se.

  27. Dorebre Gomes disse:

    Obrigado pela partilha. Q Deus os Abençoe.

Deixe seu comentário



© Vida Materna | 2011
Todos os direitos reservados

Powered by WordPress tema por xCake