13 set 2018

Minha rotina atual de cuidados com a pele

Resolvi sentar aqui e finalmente escrever esse post por dois motivos: primeiro porque prometi para vocês e, segundo, porque passando a mão suavemente pelo meu rosto, percebi que ele não está mais tão suave assim, haha. Isso quer dizer que andei meio descuidada com a minha pele ultimamente, e, principalmente, que está na hora de fazer uma visitinha lá na minha xará & esteticista, a Michele.

Para a gente começar a falar dos cuidados que eu tenho tido com o rosto nos últimos tempos, vamos conferir as características da minha pele:

37 anos

. pele mista (com tendência à oleosidade na zona T e normal nas demais áreas);

. zona T com poros mais dilatados, onde aparecem cravos/aqueles sebinhos terríveis;

. poucas linhas de expressão e bem suaves ainda;

. uma ou outra manchinha de sol;

. bolsas abaixo dos olhos (eita coisa chamada hereditariedade);

. leve perda de firmeza, especialmente nas laterais e contorno do rosto.

Eu comecei a prestar mais atenção nas características da minha pele, e, como consequência, a cuidar melhor dela, dos últimos 2 anos para cá. Antes disso, fiz algumas besteirinhas como dormir sem estar com a pele bem limpinha, usar produtos que não eram indicados para o meu tipo de pele e, infelizmente, não usar o filtro solar como deveria.

Hoje em dia a gente cuida da pele dos pequenos desde muito cedo, porque sabemos que a exposição ao sol causa danos sérios e muitas vezes difíceis (ou impossíveis) de reverter. Bem diferente do nosso tempo de criança, onde abusávamos do sol enquanto nossas mães e tias se besuntavam em margarina para bronzear mais o corpitcho (quem lembra?).

Apesar de já ter consultado com dermatologistas ao longo dos anos, não mantenho uma frequência muito assídua nos consultórios. Porém, é sempre bom reforçar que é super importante consultar com um profissional para conhecer melhor a sua pele, analisar possíveis problemas e saber quais produtos usar. Alguns profissionais preferem indicar marcas nas quais confiam, outros preferem os produtos manipulados. Eu nunca me adaptei direito com os manipulados, acabava deixando vencer, não mandava manipular novamente, enfim, não consegui me organizar para fazer funcionar esse esquema.

Sobre cuidados anti-idade, acho que demorei um pouco para começar. Como eu não visualizava linhas de expressão ou rugas na minha cútis (acho chique falar cútis, haha), fui deixando para depois. Então, acredito que foi lá pelos 35 anos que comecei a prestar mais atenção na formulação dos produtos, prezando pelos que tivessem ativos anti-idade.

Acredito que essas rotinas de cuidados não são fixas porque mudam para se adaptar à novas necessidades que vamos tendo com o passar do tempo. Nós mudamos e a pele muda junto, na maioria das vezes, não é? Por isso hoje vamos falar da minha rotina atual de cuidados e alguns dos meus produtos preferidos.

Limpar + Tonificar

. Vichy Normaderm Gel de Limpeza Profunda: como tenho a zona T com tendência à oleosidade, gosto de usar alguns produtos que minimizem o surgimento de cravos e daqueles sebinhos que teimam em morar nos poros mais dilatados. Já uso esse gel de limpeza há algum tempo e, dos que experimentei, é o meu preferido: é cremosinho e limpa bem sem ressecar, não dá aquela sensação de pele esticada que outros dão, sabem? Uso uma vez por dia, na hora do banho.

(outros produtos testados nessa categoria: Gel de Limpeza Facial Effaclar da La Roche-Posay, Gel de Limpeza Avéne Cleanance, Gel de Limpeza Profunda Neutrogena Deep Clean).

. Sabonete Líquido Facial Simple Moisturising: apesar de usar frequentemente o Vichy Normaderm, intercalo com esse mais suave da Simple, que limpa e ao mesmo tempo hidrata a pele. Faço isso especialmente durante o inverno, em viagens para lugares mais frios, depois de uma limpeza de pele ou peeling onde a pele fica mais sensível, etc.

. Lenços Demaquilantes Neutrogena Deep Clean ou Neutrogena Night Calming: os lenços demaquilantes da Neutrogena costumam ser os meus preferidos. Acho que limpam bem, não ressecam, tem o grau exato de umidade – não são secos nem molhados demais. O preço também é bacana em comparação com os concorrentes que já testei. Uso lenços demaquilantes para tirar a maquiagem caso eu já tenha tomado banho antes de sair e me maquiar, por exemplo. Caso contrário, uso o gel de limpeza no banho.

. Água Micelar Simple: gosto demais dessa marca! Desde que ela chegou ao Brasil e apareceu em muitas resenhas por aí, fiquei curiosa para testar e, dito e feito, acabei adorando. A Simple é uma marca inglesa que tem como filosofia evitar o uso de qualquer ingrediente que possa irritar a pele, por isso aposta nos ativos mais suaves. Já usei a água micelar, o sabonete facial, os lenços umedecidos e até mesmo o antitranspirante da marca. De todos, a água micelar multivitaminas (B5, B3 e C) é meu produto preferido.

Proteção da pele

Protetor Solar Normalize Pore Fps 50 Ada Tina: estava pesquisando sobre protetores para o rosto porque o anterior tinha acabado e me deparei com essa marca italiana, a Ada Tina. Além de ser vegana, ela oferece uma gama bem diversa de proteção solar e contempla vários os tipos de pele. Dentre as opções, acabei escolhendo a linha Normalize Pore (sem cor), que auxilia no controle da oleosidade e reduz os poros dilatados enquanto protege a pele. Gosto muito da textura e aplicação mais sequinha e também acho a fragrância bem suave (nada me deixa mais agoniada do que cheiro de protetor solar se não estou na praia).

Outro protetor solar que já testei e gosto bastante é esse Minesol Oil Control da Roc: também com textura sequinha e tem proteção bem alta. Então no dia a dia uso o Ada Tina e se vou botar a cara no sol mesmo, tipo na praia, vou de Minesol. Quando eles chegarem ao fim, devo experimentar o Biosole da Ada Tina ou o Idéal Soleil da Vichy, ambos anti-idade.

Hidratação e cuidados anti-idade

.  Redermic Hyalu C La Roche-Posay: além de ter consultado uma dermatologista, eu pesquisei muito antes de começar a usar cremes anti-idade. Passei por algumas marcas famosas que vou citar ao final do parágrafo, mas posso dizer que esse foi sem sombra de dúvidas o meu produto preferido para este fim. Além de ter uma formulação bem completa (com vitamina C pura e ácido hialurônico, entre outras), ele tem uma textura maravilhosa quando aplicada sobre a pele. Já estou usando há alguns meses e pude notar a pele mais cuidada, nutrida, com viço e tom mais uniforme. Esse é um produto que, quando chega ao fim, não tenho vontade de trocar ou de testar outro. Uso pela manhã (intercalando com o verdinho que falarei adiante) e à noite.

(outros produtos testados nessa categoria: Idéalia Serum Vichy e Skinceutical Blemish + Age Defense)

. Normaderm Skin Corrector Vichy: sabe aqueles dias em que a pele amanhece estranha, com um tom avermelhado e poros dilatados? Então, esse é o hidratante que dá jeito nisso. Eu gosto muito da linha Normaderm em geral, mas esse produtinho tem um lugar cativo dentro do meu coração. A textura é perfeita para ser usada antes da maquiagem ou do filtro solar, deixa a pele bonita e hidratada além de melhorar instantaneamente aquela cútis que resolve “acordar” não tão radiante. Para quem tem pele mista, oleosa ou acneica, recomendo muito.

. Clarins Extra Firming Nuit Cream: esse foi um dos produtos que a Sweetcare me enviou para testar. Essa loja online lá de Portugal, comercializa as melhores marcas de dermocosméticos e tem preços ótimos em relação ao Brasil. Esse creme da Clarins, por exemplo, custa a metade do preço. Como eu estava em busca de algo que me ajudasse com a perda de firmeza da pele e dentre as opções que eles me passaram para o meu tipo de pele, ele foi o escolhido. Tem uma textura bem espessa e hidrata super bem a pele. Estou usando há pouco mais de um mês, somente antes de dormir, e notei uma pequena melhora no quesito firmeza. Ainda espero me apaixonar por ele e pelos resultados, mas vamos aguardar cenas do próximo capítulo.

. Nutrel Gel Creme Suavizante Profuse: essa é a marca de dermocosméticos da Aché Laboratorios e conheci depois de receber um press-kit aqui em casa. A linha Nutrel foi desenvolvida para peles sensíveis e/ou sensibilizadas, seja pelo clima ou pós procedimentos estéticos. Uso esse hidratante quando percebo que o frio e o vento gelado andaram judiando da minha pele ou quando as temperaturas estão mais altas e o sol causa ressecamento. Acho a textura ótima e acredito que possa ser usado não somente por quem tem pele sensível.

Cuidados com a área dos olhos, bolsas e olheiras

Esse é o tópico do textão ou que ao menos merece um pequeno disclaimer antes.

Vejam, eu não sofro tanto com olheiras, daquelas que são profundas e/ou escuras. Mas eu sofro com as bolsas abaixo dos olhos e o inchaço das pálpebras quando durmo mal – por hereditariedade (mãe tem, irmão tem, avó materna tinha, e por aí vai). Eu já testei um apanhado imenso de cremes, géis e mandingas caseiras e posso dizer: adianta pouco, muito pouco, infelizmente. Cogito sim fazer uma blefaroplastia, mas ainda preciso juntar o din din para isso :)

Então, enquanto não posso me livrar dessas bolsinhas chatas, tento melhorar o aspecto delas com os produtinhos a seguir:

. Botanics All Bright Refreshing Eye Roll-On Boots: eu já tinha ouvido falar da Bootsque é uma rede inglesa supimpa de farmácias, confere? Nunca estive praqueles lados do mundo e por isso me surpreendi ao dar de cara com um pequeno estande da Botanics numa Paseo Ahumada, lá em Santiago, no Chile. Comprei alguns produtinhos para testar e esse foi um deles: um roll on metalizado, geladinho e que refresca os olhos cansados. Uso todos os dias pela manhã. Estou gostando bastante e meio arrependida de ter trazido apenas um. Para quem tiver a oportunidade de conhecer os produtos de pertinho e experimentar, a Botanics parece ser bem bacana! É uma marca inspirada na natureza e que, por isso, usa muito ativos naturais em suas formulações.

Clarins Hydra Essentiel Máscara para os Olhos (com efeito desfatigante): esse foi outro produto enviado pela Sweetcare, que contei para vocês ali em cima. Pode ser usado no modo express – por 10 minutos antes da maquiagem, por exemplo – ou antes de dormir, e dessa forma age durante a noite toda. Eu gosto de usar do primeiro jeito, um pouco antes da maquiagem. Dá uma ajuda com o inchaço e ao mesmo tempo deixa a região hidratada, o que é fundamental para que o corretivo e a base não acumulem.

. Gel-Creme Clareador Clair Olhos Profuse: esse foi o primeiro produto que usei e me fez conhecer a Profuse. Ele ajuda a clarear gradativamente a região mais escura abaixo dos olhos, uniformiza e hidrata a pele. Mesmo não tendo muitas oheiras, gosto bastante do resultado da pele mais hidratada e iluminada depois de aplicá-lo abaixo dos olhos. É um gel-creme de textura bem leve e contém ativos que reduzem os níveis de melanina e melhoram a microcirculação agindo duplamente nas olheiras acastanhadas e arroxeadas – conforme especifica o site da marca.

Limpeza e Hidratação: dando aquele plus! (tento usar uma vez por semana)

Sheet Masks: desde que as máscaras faciais mudaram de cara e seguiram essa onda dos cuidados coreanos com a pele, comecei a usar muito mais. As sheet masks – aquelas de tecidinho que vêm embebidas com o produto – são muito simples e práticas de usar, além de terem mil e uma versões com embalagens fofas, cheirinhos e muito mais. Como não estive recentemente em nenhum lugar com essa diversidade na oferta de máscaras (como os Estados Unidos, por exemplo), aproveitei a nossa viagem ao México, em fevereiro desse ano, para comprar algumas (tinha máscara para os pés até!). A maioria já foi usada, mas ainda temos uns exemplares na minha cestinha querida de máscaras faciais. Tem de hidratação, de limpeza dos poros, que faz um leve peeling, que faz detox, enfim, para todos os fins. Nesse vídeo aqui a Karol Pinheiro fala mais sobre elas. (aqui no Brasil sei que a gente encontra essas sheet masks na Sephora, na Panvel e se souberem de mais lugares, deixem a dica aqui pra nós!).

. Máscara Detox Argila Pura Esfoliante Loreal: no campo das não sheet masks, essa tem sido uma grande amiga minha desde fevereiro. Gosto demais dela, especialmente por fazer uma esfoliação enquanto você aplica na pele. Eu geralmente esfolio bem, gentilmente, claro, e depois deixo ela secar pelo tempo indicado. É uma das máscaras que têm os melhores resultados pra mim: esfolia de maneira suave sem agredir a pele, deixa a superfície lisinha e viçosa. Sei que existem outras duas versões (matificante e iluminadora) e tenho vontade de testar essa última. Enfim, é um ótimo produto! (a minha veio nessa embalagem de vidro mas é o mesmo produto vendido aqui no Brasil, no formato de bisnaga).

. Ultra Deep Cleansing Pore Bioré: outro produtinho amado trazido de viagem – e que torço muito para que seja vendido por aqui, algum dia. São fitas autocolantes que a gente coloca no nariz (depois de umedecer a pele) e deixa secar por alguns minutos. Ao retirar, aqueles cravinhos e sebos mais superficiais saem todos na fita, sem que você precise deixar seu nariz vermelho depois de apertá-lo na frente do espelho. É uma maravilha.

Cuidados especiais feitos com profissional

Limpeza de pele + Peeling de diamante: eu bem que tento manter uma regularidade ao fazer esses procedimentos, mas às vezes deixo passar mais tempo do que deveria. Contudo, tento fazer a cada 3 ou 4 meses a limpeza de pele e o peeling de diamante (um peeling físico que promove a microesfoliação da pele com o objetivo de remover as células mortas que ficam na camada mais superficial da pele e a estimulação da produção de colágeno). Esse combo funciona muito bem para a minha pele e gosto mais do peeling do que da fotonica, por exemplo. Mas vai de pele para pele, pessoa para pessoa, claro.

Eu faço há muitos anos já com a mesma profissional (e minha xará!) a Michele Mattos, que atende na Clínica Prevenir que fica junto ao Salão Expert do Cabral. Gosto demais do trabalho da Michele e por isso posso indicar para vocês. Além de ser uma querida, tem as mãos mais leves e cuidadosas desse mundo. A drenagem linfática que ela faz é maravilhosa também.

E depois desse texto que ficou maior do que eu esperava (e consequentemente levou mais tempo para que eu terminasse), vou dar uma resumida para vocês mostrando como fica a minha rotina diária na maior parte dos dias:

De manhã: Água Micelar Simple + Protetor Solar Ada Tina + Redermic Hyalu C ou Normaderm Skin Corrector (depende do dia) + Botanics All Bright Eyes.

De noite: Vichy Normaderm Gel de Limpeza + Água Micelar Simple + Redermic Hyalu C ou Clarins Extra Firming + Clair Olhos da Profuse.

Ufa, é isso! Agora me contem vocês o que fazem, o que usam, onde vivem :D

Trocar dicas de produtos é sempre ótimo, então, bora comentar pra gente trocar figurinhas. <3

6 comentários no blog

  1. Patricia em

    A minha rotina tem MUITOS produtos, mas não abro mão da dupla limpeza, da vitamina C pela manhã e do ácido à noite. Essas três truques foram os que mais fizeram diferença na minha pele de 40 anos. Também uso séruns de ácido hialurônico e niacinamida, creme de olhos ainda não encontrei um que tenha me apaixonado, e filtro solar só consigo usar o da Shiseido.

    Responder
    1. Michelle Amorim respondeu Patricia em

      Oi Patricia! Eu preciso incluir na minha rotina um creme mais específico para a área dos olhos, com vitamina C também, de preferência. Estava usando um da Ada Tina, mas não surtiu muito efeito.

      Bjo

      Responder
  2. Laudenire em

    Nossa que cuidados…
    Eu não uso nadaaaa…Jesus! kkkkk desesperei agora.
    Uso apenas protetor… eita

    Vou correr atrás do prejuizo…
    Em Michelle será que posso usar algum desses que você usa, sem consultar com uma dermatologista???

    Obrigada!

    Responder
    1. Michelle Amorim respondeu Laudenire em

      Oi Laudenire! O ideal seria consultar um dermatologista, claro, mas acho que respeitando seu tipo de pele e necessidades dela, não teria problema não :)

      Bjo

      Responder
      1. Laudenire respondeu Michelle Amorim em

        obrigada :)

        Responder
  3. Paula em

    Teus posts sempre tão detalhistas e com fotos lindas, parabéns pelo cuidado, Michelle!

    Adoro te acompanhar por aqui. Beijosss

    Responder

Deixe seu comentário!