12 mar 2011

Mamadeira (Alimentador) Haberman Medela

Essa foi a primeira mamadeira do Francisco. Comprei sob a recomendação de uma enfermeira especialista em amamentação, que me disse que ela era especialmente indicada para não provocar o desmame.

Foi essa a única mamadeira que usei com ele até que completasse 5 meses. Não quis oferecer outra antes desse tempo justamente para que ele não desmamasse. Ele gostava dela, mamava sem problemas. Só não era prático porque eu tinha apenas uma (é cara demais!) e ela não tem tampa, ou seja, não era muito higiênico levá-la na bolsa para cima e para baixo. Outro problema dela é que suporta apenas 150ml, e a partir de certa idade, qualquer bebê mama mais do que isso.

Então um dia, intrigada em saber se poderia já oferecer outras mamadeiras, se ainda corria o risco do desmame, resolvi pesquisar a respeito dela. Descobri então que essa mamadeira, segundo a própria Medela, não é indicada para não provocar o desmame, como a enfermeira havia me dito. Ela é indicada para bebês com problemas na sucção, como prematuros, bebês com síndromes ou com anomalias orais.

Seu diferencial é que é o alimentador quem controla o fluxo do leite, através de 3 linhas no bico da mamadeira. Uma dessas linhas deve ficar exatamente no centro da boca do bebê, conforme o fluxo que você desejar – se você deixa a menor, o fluxo é menor. Se você deixa a linha maior, naturalmente, o fluxo é maior. Além disso ela possui uma válvula que impede que o bebê se engasgue e também que haja turbulência de ar dentro dela, o que evita cólicas.

 

Vi também que Tracy Hogg, a famosa Encantadora de Bebês, a indica para casos de refluxo e para casos de bebês que não aceitam mamadeiras em geral. Mas não encontrei nada sobre ser indicada para evitar o desmame! No final das contas, confesso que fiquei um pouco com raiva por estar usando por todo esse tempo apenas uma mamadeira, que não era nada prática e que para o Francisco não fazia diferença alguma.

A verdade, na minha opinião, é que qualquer mamadeira provoca o desmame. É claro que cada caso é um caso, e existem sim mães que conseguem oferecer a mamadeira e amamentar por muito tempo, sem problemas. Com o Francisco não deu certo – ele de fato desmamou antes do que eu gostaria, mesmo usando a Haberman. Não sei se foi por culpa da mamadeira ou não, mas acredito que para amamentar com sucesso e durante muito tempo o segredo é evitá-la a todo custo, por qualquer que ela seja.

Preço médio: É cara demais no Brasil: 150 reais, em média. Nos EUA sai na faixa de 25 dólares.

Conclusão: Para bebês que de fato têm problemas com a sucção, é definitivamente a melhor que existe no mercado. Para o Francisco, que não tem nenhuma necessidade especial, acabou servindo como qualquer mamadeira serviria. Ou seja, não vale o investimento se seu filho não precisa dela.

9 comentários no blog

  1. Marília em

    Oi!
    O alimentador Haberman é de fato uma mamadeira cuja primeira indicação é o uso em bebês que têm algum tipo de disfunção oral, justamente porque ela estimula o reflexo da sucção e faz com que o bebê precise fazer o mesmo movimento que faz com a linguinha para extrair o leite do seio da mãe. As mamadeiras convencionais não exigem que o bebê sugue, apenas “chupe” o bico, o que é muito mais fácil. A Haberman é conhecida como mamadeira de treinamento porque ensina o bebê com disfunção a mamar. Dessa forma, ela é sim também indicada para que o bebê sem qualquer problema não desmame e de forma alguma serve como qualquer mamadeira como você concluiu em seu texto! Vale o investimento sim!
    Estou comentando aqui pois sou médica e trabalho com orientação de gestantes e puérperas e já mais de três mamães citaram confusas seu blog ao pesquisarem sobre a Haberman depois de minha equipe indicá-la. Seria bacana você colocar um adendo!
    ;)

    Responder
    1. Rúbia respondeu Marília em

      Boa tarde Marília, comprei uma dessa para a minha filha de três meses e meio, pois vou voltar ao trabalho. Hoje tentei alimentá-la pela primeira vez e ela não aceitou, não conseguia sugar ficou muito nervosa e chorando muito. Acabei dando o seio pra ela. Você poderia me dar algumas dicas? As primeiras tentativas são difíceis mesmo. Fiquei muito triste. Obrigada, Rúbia.

      Responder
    2. Yara respondeu Marília em

      Também usei só esta mamadeira com meu filho até praticamente os 5 meses, fazendo aleitamento misto. Ele sempre aceitava muito bem. Certo dia, esqueci a mamadeira no fogo esterelizando, infelizmente perdi! Aí passei a usar uma mamadeira comum. Senti diferença no aleitamento, ele recusava o peito e queria só a mamadeira. Graças a Deus com muita persistência ainda mantenho a amamentação.

      Responder
  2. Theísa em

    E a mamadeira Calma também da Medela? Não seria o mais indicado para não desmamar?
    Como estou esperando gemeos, pedi pro meu marido trazer duas dos EUA pra mim. Minha primeira amamentei até 2 anos e meio, mas, por desencargo, comprei a calma porque não sei como será com dois bebes.

    Responder
  3. Luciana em

    Olá. Recebi a mesma recomendação do pediatra da minha filha. O caso do desmame é o seguinte: esta mamadeira faz com que o bebê faça esforço para mamar, assim como no seio. As outras mamadeiras são mais fáceis de usar, o bebê não faz esforço, assim acaba rejeitando o seio com o tempo para mamar com mais facilidade só na mamadeira. Isso aconteceu comigo e minha filha.Para evitar o desmame precoce estamos usando o copo de haberman. Por comparação o bebê não tem preferência entre a mamadeira e o seio, pois os dois oferecem esforço na mamada.

    Responder
  4. RAQUEL SALGADO em

    Oi Michelle, tudo bem?

    Entrei no seu blog agora por meio de uma busca que fiz sobre a mamadeira Habermas. O meu bebê, que está com 20 dias, tem a pega muito errada. Ele so abocanha o mamilo e morde com toda a força e tira pouco leite, apesar de eu ter bastante. Estou fazendo fono com ele para ver se ele consegue pegar direito o peito e preciso da mamadeira Haberman para isso.

    Por acaso vc ainda tem a sua e teria interesse em vender?
    Um abraço,

    Raquel

    Responder
  5. Renata em

    Boa Tarde Raquel,
    eu usei todas as mamadeiras com a minha filha .. a haberman, a Calma , e ela se adaptou bem aos dois modelos .comprei as duas numa loja de amamentação chamada mamizem. espero que te ajude .abraços

    Responder
  6. Eduardo em

    A mamadeira para nao desmamar , e’ a modelo calma da meleda , nao essa.

    Responder
  7. Keyla em

    Usei essa mamadeira com meu filho desde o primeiro mês, e acredito que o investimento value muuuuito a pena, pois ainda hoje (9 meses) ele mama no seio e ainda usa a mamadeira quando não estou por perto….
    A indicação foi de uma fonoaudióloga.

    Responder

Deixe seu comentário!