06 set 2018

Mala de viagem de inverno para as crianças

Quem gosta de viajar geralmente adora posts sobre mala de viagem, não é? Eu sou dessas e como o post de mala de praia para crianças é um dos mais acessados do blog (você pode conferir aqui), resolvi fazer uma versão de inverno também. Espero que ajude quem está planejando uma viagem no frio com as crianças.

Como já contei pra vocês no post de verão, uso a seguinte lógica para arrumar as malas – seja para um, dois, três ou quinze dias:

– para onde vamos? praia, piscina, campo, cidade, chácara, hotel/pousada, casa de parentes ou amigos

– como vamos? de carro, de ônibus, de trem, de avião? (numa viagem de carro, por exemplo, dá para levar vários pequenos volumes, já nas viagens de avião a gente dá preferência por malas maiores, principalmente malas de rodinhas)

– qual a infra estrutura do local? tem lavanderia? tem varal ou máquina para secar as roupas?

– qual a época do ano? qual será a estação do ano e também qual clima tem sido predominante naquele período para o local onde vamos

– as diversas situações que podem surgir ao longo dos dias (crianças se sujam, se molham, no caso de bebês, as fraldas podem vazar, etc)

– pretendemos fazer compras no nosso destino? se a resposta for não, levo tudo daqui, caso contrário, vamos com malas mais vazias

– o que é melhor levar de casa e o que pode ser comprado lá (principalmente alimentos, bebidas e medicamentos)

Sobre a última viagem

Destino: Santiago, no Chile

Período: 7 dias

Estação do ano: Inverno – com médias de temperaturas entre -3 e 18 graus

Hospedagem: Apartamento com cozinha e lavanderia disponível

Crianças: 8 e 4 anos e meio

Passamos sete dias em Santiago, no Chile, em pleno e gelado inverno chileno. Mas confesso que esperávamos sentir mais frio do que sentimos, foi de boa até. Contudo, viajamos preparados para enfrentar as temperaturas mais baixas estando bem aquecidos, especialmente as crianças.

Em lugares que costuma fazer muito frio, o ideal é sempre vestir-se em camadas, já que em praticamente todos os estabelecimentos, lojas e restaurantes, haverá calefação e assim você pode ir tirando as camadas de cima para não morrer de calor lá dentro.

Como longos passeios e caminhadas estavam no nosso roteiro, era imprescindível levar calçados confortáveis para todos. E ainda assim, Leonardo reclamou de dor nos pés usando um tênis que sempre usa por aqui, então há de se estar preparado para esse tipo de situação também.

A mala do Leonardo

No auge dos seus quase 5 anos de idade, Leo ainda suja bastante suas roupas – principalmente as partes de baixo já que ele nunca pensa duas vezes antes de se jogar no chão para ver uma pedrinha, um bichinho ou empurrar um dos carrinhos que ele geralmente carrega na mão. Por isso sempre prefiro levar roupas as mais para ele – e ainda assim tem sido pouco, acreditem. Fora isso, volta e meia ele deixa escapar um xixi que estava prendendo por não querer parar de brincar para ir ao banheiro. E aí somam-se mais cuecas e calças para a conta.

Para esse pequeno arteiro então, nós levamos:

8 cuecas

8 meias normais / 2 meias com sola antiderrapante

2 luvas (uma de lã e uma impermeável para neve)

3 toucas ou gorros

2 calças e 2 blusas térmicas (chamadas de primeira camada)

2 pijamas (um meia estação e um mais quentinho)

2 camisetas manga curta

5 camisetas manga longa

2 blusas (um moletom e uma blusa de fio)

2 casacos quentinhos

2 jaquetas

7 calças (jeans, veludo, moletom, etc)

1 galocha

1 bota

1 tênis

1 pantufa

E aí? Sobrou, faltou ou calculamos certo?

Faltaram cuecas, meias e calças. Tive que lavar algumas peças no meio da viagem e ainda bem que havia secadora por lá. Uma das botas fez s pés dele doerem e por isso acabamos comprando um tênis que estava bem em conta por lá. A galocha praticamente não teve uso, já que levei para usar na neve (tinha lido que podia ser usada) mas na hora achamos melhor alugar botas de neve mesmo. A pantufa não precisaria ter ido porque dentro do apartamento era bem quentinho e as meias com solado já resolviam. No mais, calculamos certinho.

A mala de Melanie

Mel com seus 8 anos de idade já não se suja mais tanto quanto o irmão menor, verdade. Porém, quem acompanhou os stories da viagem lá no Instagram, viu que ela conseguiu a proeza de correr em volta de uma fonte e cair dentro dela, molhando calçado e toda a roupa até a cintura. (toda vez que lembro disso eu rio alto, claro).

Na mala da Mel então, tinha:

8 calcinhas

8 meias normais / 2 meias com sola antiderrapante para dentro de casa

2 calças e 2 blusinhas térmicas (primeira camada)

3 gorros ou toucas

1 cachecol

2 luvas (uma de lã e uma impermeável para neve)

2 pijamas (um meia estação e um mais quentinho)

2 camisetas manga curta

5 blusinhas manga longa

2 blusas de moletom

1 blusa de lã

2 casacos quentinhos

2 jaquetas

7 calças (jeans, veludo, moletom, etc)

1 galocha

1 bota

1 tênis

1 pantufa

E aí? Sobrou, faltou ou calculamos certo?

Sobrou. Poderíamos ter levado umas 5 calças, 4 blusinhas e apenas 2 blusas mais quentinhas (entre os moletons e as blusas de lã). A galocha e a pantufa também poderiam ter ficado em casa. Mel se sujou menos, mas por ter caído na fonte, acabei lavando as peças que molharam, junto com o tênis.

Além das roupas e calçados, levamos também:

1 necessaire com os medicamentos de uso contínuo dos dois e aqueles que sempre levamos por precaução (para dor, febre, antialérgicos, etc), além de termômetro e um mini kit de primeiros socorros. 

1 necessaire com os produtos de higiene como shampoo, condicionador, sabonete líquido, hidratante, pasta e escova de dentes, escova de cabelo.

1 bolsinha do entretenimento com livros de passatempo, massinha, giz de cera, tablet, fones de ouvido, além de um brinquedo para cada um.

Achei que mais acertamos do que erramos nas quantidades e na escolha das peças. Porém, sigo tentando que a gente viaje mais enxuto, com menos malas, menos peso e menos cansaço também.

Espero que vocês tenham gostado do post e que ajude a montar a mala de inverno dos pequenos por aí :)

9 comentários no blog

  1. Ellen em

    Oi Michelle,
    Adorei o post! Final do ano irei viajar com as minhas meninas para um local frio também e estou tendo muita dificuldade em comprar roupas para a estação. Qual loja você me indica?

    Responder
    1. Michelle Amorim respondeu Ellen em

      Oi Ellen, tudo bem? Eu costumo comprar em lojas variadas, sabe? Mas para roupas de frio e acessórios, a Decathlon costuma ter uma variedade e preços bons, sabe? As roupas térmicas compramos lá (da marca Wedze), jaqueta leve mas quentinha, luvas para a neve e gorros também. No mais vou garimpando em algumas lojas que geralmente a gente compra: Zara, Renner, site da Tricae que tem muita marca que eu gosto, etc. Espero ter ajudado!

      Bjo

      Responder
  2. Jennifer em

    Sigo apaixonada nos seus posts…estava planejando uma viagem pra lá nesse período tb mas resolvemos deixar para ano que vem. Fala mais sobre as roupas térmicas e como vc montava as camadas neles. Tenho dois filhos tb um de 7 e uma de 3… já estou com medo dessa viagem kkkkk

    Responder
    1. Michelle Amorim respondeu Jennifer em

      Oi Jennifer, tudo bem?

      Foi bem tranquilo em relação ao frio, sabe? Fez menos frio do que a gente esperava e era mais de manhã cedo e final de tarde. Vou fazer os posts ainda, mas posso te adiantar que foi uma das melhores viagens que fizemos com as crianças :)

      Pra sair de casa vestíamos eles em camadas, tipo uma cebola, haha: blusinha + calça térmica, calça de cima + moletom ou blusa de lã, jaqueta ou casaco mais pesado, luvas, gorro e meias quentinhas, daquelas mais grossas. E eu sempre levava uma camiseta manga longa pra trocar caso esquentasse (nesse caso, saía a blusinha térmica).

      Bjo

      Responder
  3. Tathiana em

    Oi Mi, te acompanho faz um tempo, e nunca me manifestei por aqui, aliás cheguei no seu blog quando eu estava gravida e lendo sobre o assunto de gravidez/parto cheguei no seu post do parto do seu Leo, eu tambem tenho um Leo :) que já tem 4 anos, muita coincidência o nome.. e mais uma coincidência fazemos aniversário no mesmo dia 10 de janeiro rs.
    Parabéns pelo blog e posts.
    Ah, ansiosa por o seu post de Santiago com dicas do que fazer com as crianças por lá, em novembro vamos para lá novamente, mas agora com o Leo.
    Grande beijo e sucesso sempre

    Responder
    1. Michelle Amorim respondeu Tathiana em

      Oi Tathiana, tudo bem?

      Poxa, que legal!!! E até aniversário no mesmo dia! <3

      Os posts saem logo logo, foi uma das melhores viagens junto com as crianças, a gente amou!

      Beijo grande

      Responder
  4. Lili em

    Amei essa bota da Mel…. vc comprou aqui ou fora?❤️

    Responder
    1. Michelle Amorim respondeu Lili em

      Comprei no site da Tricae, é da marca Klin :)

      Responder
  5. Lili em

    Adorei essa bota da Mel…. vc comprou aqui ou fora?

    Responder

Deixe seu comentário!