10 jul 2013

Livro: Gravidez, Parto e Aleitamento

Em junho recebi esse lançamento da editora M. Books e só agora consegui ler para poder falar dele por aqui.

O livro, que tem como autora Natalia Werutsky (nutricionista, chef em gastronomia e mãe, claro), trata sobre diversos assuntos, desde a gravidez até o parto, a amamentação e os primeiros meses e cuidados com o bebê.

Confesso que a ênfase na palavra “nutrição” na capa a princípio não me atraiu tanto. Depois que iniciei a leitura, o livro me surpreendeu positivamente em diversos quesitos.

Quem já lê o blog há algum tempo e me conhece, sabe o quanto o assunto “parto” me interessa. Esse livro ganhou a minha atenção instantaneamente depois de ver que entre os colaboradores, estão a ginecologista e obstetra Dra. Melania Amorim e a obstetriz e coordenadora do GAMA, Ana Cristina Duarte. São duas pessoas que admiro profundamente, por seus estudos, seus textos e suas lutas e acredito que seus esclarecimentos enriqueceram muito o conteúdo desse livro.

DSC05783

A linguagem é clara e objetiva, mas ainda assim, percebe-se que vem de uma pessoa que já vivenciou todas aquelas experiências, que é mãe.

Os primeiros capítulos tratam da descoberta da gravidez e seus três trimestres, passando pelos sintomas mais comuns em cada um deles e dicas de como aliviá-los. As dicas de nutrição são muito boas e dadas de uma forma bem didática, o que facilita o entendimento. Acabei gostando bastante dessa parte, ao contrário do que pensei no início.

Abaixo, alguns trechos do livro (gosto de fotografar para que vocês possam ver por si mesmos a linguagem utilizada e o texto em si).

DSC05785

DSC05786

DSC05787

O capítulo que mais gostei foi o do “Nascimento”, com esclarecimentos do que é um parto humanizado, do que é um parto ativo e quais seus benefícios, como se preparar para um parto normal e das dicas durante o trabalho de parto em si. Neste capítulo vemos ainda um pouco sobre o parto domiciliar e suas vantagens e/ou riscos para a gestante. Além disso, a autora compartilha o seu plano de parto e como foi nascimento de sua filha, num relato super bacana e detalhado.

DSC05784

No capítulo seguinte a autora fala sobre depressão pós parto e conta um pouquinho de como lidou com aquela tristeza materna que tende a surgir nos primeiros dias, inclusive com dicas de alimentos que podem amenizar esse quadro. Já falei de depressão pós parto aqui no blog e acho o assunto de suma importância.

Passamos então para “Os Seis Primeiros Meses de Vida do Bebê”, falando sobre rotinas, hábitos de sono, amamentação e alimentação, picos de crescimento, atividades e superestimulação e sobre os males mais comuns nessa fase, como gases, cólicas, refluxo e outros. Entre um assunto e outro, a autora relata situações pelas quais passou com sua filha Sophia, tornando assim a leitura menos impessoal.

Ao final do livro, vemos mais sobre alimentação e aleitamento, com informações sobre a importância dos alimentos e dicas nutricionais.

DSC05791

Gravidez, Parto e Aleitamento – Recomendações de Nutrição e Cuidados Com o Bebê

Autora: Natalia Mira de Assumpção Werutsky

Editora: M. Books

Preço médio: de R$25,00 a R$45,00 (vi grande variação de preço na pesquisa que fiz hoje)

Conclusão: É um livro com conteúdo bem bacana e prático para quem já está gestando ou pensa em engravidar. Especialmente quem se interessa por parto, amamentação e nutrição, do bebê e da gestante. Recomendo.

Resenha-Vida-Materna-Identificação

3 comentários no blog

  1. patricia em

    Olá…te convido a participar do grupo APRENDER (com 7.000 membros) e compartilhar conosco suas interessantes postagens do universo infantil.

    https://www.facebook.com/groups/grupoaprender/

    abraços Patricia

    Responder
  2. Aline em

    Adorei a dica!!

    Responder
  3. tauanna honorato em

    como faço para adquirir esse livro

    Responder

Deixe seu comentário!