12 ago 2012

Homenagem aos pais

Inspirada nessa poesia de autor desconhecido, que tão bem aborda o tema pai, atribuindo-lhes, um papel tão relevante e de suma importância na educação dos filhos, principalmente nos dias de hoje, onde se configura uma nova estrutura familiar.

Tributo aos pais

Deus, na sua infinita sabedoria, pensou: na força da montanha, na generosidade da árvore, no calor do sol de verão, no abraço confortante da noite, na sabedoria da idade, na força do voo da águia, na determinação da corrente do rio, na alegria da manhã de primavera, na fé de um grão de mostarda, na paciência da eternidade, na união da família, e reuniu todos estes valores e os colocou no coração do homem para que um dia pudesse assumir a sublime missão de ser pai.

Meditando sobre cada virtude, tão bem abordada na poesia, eu reitero cada afirmação. Para assumir a verdadeira paternidade se faz necessário reunir todas estas virtudes, assim como a natureza, sabiamente as reúne, para manter o equilíbrio e a harmonia.

Sem estes pilares, a família não se mantém, e compete, ao pai sustentá-los. Este é o maior dever do pai, justamente por ser chamado a cumprir uma missão tão importante que é garantir a segurança dos filhos por serem eles ainda carentes de apoio e sustento. A paternidade é o fator que mais influencia a vida de um homem.

Cabe ao pai, ser sábio para educar com justiça, ser forte e determinado o suficiente para garantir no seio da família, a generosidade, a proteção, o calor, a alegria, a fé, a paciência e a união. Feliz do pai que, consegue deixar esses tesouros como herança para seus filhos. Sabemos também que a primeira necessidade do ser humano é sentir-se aceito e protegido.

Um pai que consegue reunir estas virtudes e vivê-las em sua família, pode realmente ser chamado de pai, termo este impregnado de um significado muito peculiar, pois, pai é aquele que gera a vida, e que a sustenta. É por esta razão que chamamos deus de pai, reconhecendo nele estes atributos.

Desta forma faço hoje, minha homenagem aos pais, especialmente aqueles que cumprem verdadeiramente essa missão, contribuindo assim para que o mundo seja melhor.

Parabéns a todos os pais, pelo dia dedicado a vocês!

Deixe seu comentário!