31 ago 2016

Festa Raio de Sol – 6 anos da Mel

Melanie-247

Melanie completou 6 anos de idade no dia dois de agosto e comemoramos com uma festinha bem divertida alguns dias depois. A princípio havíamos decidido fazer somente um bolinho na escola e uma pequena comemoração em casa mesmo, para a família. Com o passar dos meses, ela foi reforçando o pedido por uma festa de verdade (isso na cabecinha dela quer dizer “com todos os seus amiguinhos”) e nos demos conta que esse é o seu último ano nesta escola, junto com esses amiguinhos que cresceram junto com ela. Por isso, voltamos atrás e eu então tive dez dias para preparar tudo.

A definição do “tema” da festa ocorreu como de todas as outras vezes: com muita observação em relação às preferências dela, conversas e, acima de tudo, respeito a vontade da pequena aniversariante. Passamos por “Mágico de Oz” (que ela assistiu uma vez só e ficou por um tempo cismada que queria esse tema). Percebi que ela pediu esse tema por ter gostado tanto da festa anterior, de Alice no país das maravilhas, mas que não era algo de que ela gostasse tanto assim. Conversando sobre as coisas que ela mais gostava de fazer, propus que a gente fizesse uma espécie de “Festa Criativa” – uma mistura de desenhos, pinturas, materiais usados para criar – uma espécie de Mister Maker ou Art Attack, sabem? Ela amou a ideia e super nos empolgamos. Lá no painel que criei para coletar inspirações para essa festa, vocês vão ver algumas ideias bem legais. Mas nós tínhamos um pequeno problema chamado “tempo” e esse é um tema muito rico, muitas ideias mirabolantes podem ser executadas.

Então, num desses passeios pelo Pinterest, café na xícara e Mel ao meu lado, passei por uma foto com tags de sol, nuvem, arco íris e coração. Na hora nos olhamos, sorrimos e posso apostar que nosso pensamento foi o mesmo naquele momento: “que coisa linda. e simples. e linda. tudo que ela ama!”. Opa, só faltavam as flores – constatou ela, em seguida. Então, pesquisando pelo tema que os gringos chamam de “You Are My Sunshine” + inspirações diversas espalhadas por aí + o tempo hábil para botar a mão na massa, nasceu a nossa Festa Raio de Solsimples, alegre, livre, divertida e cheia de brincadeiras – como a nossa pequena queria.

Com isso definido, faltava encontrar o espaço perfeito para que as crianças pudessem se divertir a beça. Fazer em buffet infantil tradicional, como no ano passado, estava fora de cogitação. A não ser que eu encontrasse um local com boa infra estrutura mas que também tivesse um bom espaço verde, ao ar livre. E foi exatamente o que encontrei, depois de alguma pesquisa e andanças por aí.

A Vila Zanardini é um espaço lindo, tranquilo, simples, tipo casa da avó, sabem? Tem jeitinho de chácara, mas bem no meio da cidade. A Zizi, inventora de moda, como ela gosta de dizer, é uma pessoa super querida e criativa, faz lindas festas por lá e administra todo o espaço.

Hoje, vendo as fotos, queria ter feito muito mais, em relação a decoração, já que o local me permitia isso. Mas bem lá no fundo, sei que o maior desejo da aniversariante foi conquistado, que era brincar, correr, pular, se divertir e estar com os amigos. As crianças se divertiram muito, não queriam ir para casa, especialmente os meus. Foi um dia muito especial e, para completar, fomos agraciados com um lindo dia de sol e calor.

Vamos então aos detalhes da decoração.

Dessa vez não precisei me preocupar com o mobiliário, já que no espaço da Zizi tem mesas e cadeiras para sessenta pessoas (se não me engano), mesa principal, vários aparadores e balcões antigos bem lindos e outros móveis de apoio.

Para o fundo da mesa, pensei primeiramente no sol, claro, que foi feito com papéis de scrapbook em formato de leques sobrepostos com detalhe da carinha feliz. As nuvens vieram em seguida, desenhadas displicentemente numa cartolina, recortadas e preenchidas com fibra de silicone para que ficassem bem fofinhas. O número 6 grandão foi feito com forminhas descartáveis e mostrei todo o processo aqui. Para completar, fiz pequenos varais de corações. E devo dizer: esse painel de pallet é uma mão na roda para prender as coisas! O balcão charmoso atrás da mesa é como uma cristaleira, onde as louças ficam guardadas.

Para a mesa principal, usei peças minhas e velhas conhecidas de vocês já: pratos de porcelana, bandejas porta retratos e as bandejas de coração. As demais peças (prato do bolo, suporte com cúpula e os vasos) foram locadas na Decore e Comemore.

A papelaria foi bem enxuta dessa vez, mas como as tags tinham várias camadas e em tamnhos pequeninos, deu um trabalho a mais. Usei canudos de papel ao invés dos palitos de madeira ou acrílico que normalmente uso. Achei que ficou super fofo e casou bem com a proposta da festa. Para o bolo, um mini varalzinho de corações com o nome da aniversariante. Nos vasos das laterais coloquei somente rosas.

Melanie-36

Melanie-33

Melanie-30

Melanie-23

Melanie-51

Melanie-27

Melanie-52

Melanie-25

Melanie-46

Melanie-47

Melanie-44

Melanie-10

Melanie-4

Melanie-2

Melanie-8

Melanie-3

Melanie-19

Melanie-32

Para o bolo, escolhemos um modelo simples, com uma pintura meio aquarelada – insiração do Pinterest também. Era de chocolate e super recheado com brigadeiro, bolo preferido da vida da Melanie. Além dos doces tradicionais que a gente tanto ama, teve também olho de nora (damasco e côco) e creme brulé que eu não conhecia e, caramba, que coisa gostosa! As verrines também estavam ótimas, especialmente a Banoffe. Fizemos também bolachas em formato de nuvem e arco irís (que acabaram não indo para a mesa principal porque as cores fugiram muito da paleta que eu tinha escolhido, uma pena). Os bombons ficaram coisa mais fofa ever, e mesmo estando com as cores diferentes da paleta original, não destoaram do restante. E por fim, a grande atração da mesa foram os pirulitos de suspiro (vi nessa festa da Lahna e apaixonei), tão lindos que dava pena de comer.

Melanie-49

Melanie-41

Melanie-53

Melanie-24

Melanie-82

Nas mesas dos convidados usei um mix de toalhas que a Zizi tinha e, para decorar, minhas garrafinhas do coração. As flores usadas foram astromélias amarelas e para arrematar usei fitinhas de griló.

Melanie-58

Melanie-55

Melanie-83

Melanie-70

Melanie-77

Melanie-79

Melanie-76

Na parte da entrada da casa, tem um espaço bem aberto e super aconchegante para os convidados. Ótimo também para ficar de olho nas crianças correndo pelo gramado. Ali no meio tem um tronco com uma mesa redonda em volta. Usei esse espaço para as bebidas que foram colocadas nas suqueiras e em garrafas de vidro. Uma pena que não saíram mais fotos dessa parte depois de pronta, porque ficou bem legal (as bandeirinhas de “era uma vez” já estavam ali).

Melanie-80

Melanie-130

Esses cestinhos lindos feitos com fio de malha foi a Day da Crochet Criativo que fez para mim. Eu já tinha mostrado esses tempos um cesto de raposa que ela me mandou de presente lá no Instagram, lembram? A princípio nós usaríamos os cestinhos para as lembrancinhas, mas como seria uma quantidade grande e eu acabei tendo outras ideias para os mimos das crianças, usei os três cestinhos que ela já havia feito para acomodar os canudos e talheres de madeira. O trabalho dela é perfeito e eu super recomendo. Além de ser uma leitora querida :)

Melanie-102

Melanie-131

No aparador amarelo lindo que eu queria roubar pra mim, deixei comidinhas para os pequenos, bem a mão: banana, maçã, morango e uvas picadinhos, pipoca (que não aparece nas fotos) e também os pratinhos e bowls descartáveis. Aproveitei uma janela com varalzinho que fica ali para colocar umas fotos aleatórias da Melanie e como não tinha pensado nisso até o dia da festa, foram as fotos que recebo todos os meses da Phosfato que me salvaram! Num vaso daqui de casa, usei mosquitinhos.

Melanie-126

Melanie-119

Melanie-62

Melanie-66

Melanie-137

Melanie-72

Melanie-101

Dentro da sacolinha de papel kraft havia um kit para plantar de girassol e as bombas de sementes que eu, Mel e Leo fizemos. Acho essa ideia muito bacana e fiquei sabendo que isso existia através da Gabi do Dadadá (e olha que foi em 2014, hein!). É muito fácil de fazer e barato também. Aqui em casa uma das bombinhas que jogamos na grama está com os matinhos saindo já. Espero que tenha dado certo nosso experimento! Para saber mais sobre as bombas de semente é só pesquisar no Google por “bomba de sementes” ou “seed bombs”. Tem diversos vídeos de tutoriais e jeitos diferentes de fazer. Basicamente você usa terra preparada, argila e sementes. É uma ótima atividade para fazer com as crianças.

Melanie-94

Melanie-88

Melanie-106

Melanie-105

Na varanda, aproveitei para pendurar fitas, que vocês sabem, são meu xodó nessa vida de decorar. No meio, uma guirlanda de corações para enfeitar.

Melanie-98

Melanie-99

Nas portas coloquei nuvens também e essas tinham pingos de chuva, feitos com papel de scrapbook também. Não tem foto mais de perto, mas ficou bem lindo. Ah, uma das nuvens se “desintegrou” um pouquinho porque ventou bastante nesse dia. Aproveitamos o dia lindo e estendemos várias toalhas pelo gramado.

No chão, usei algo bem bacana e simples de fazer: tags de corações no palito de algodão doce, espetadas na grama. Vi há bastante tempo numa foto de casamento e amei a ideia. No final da festa as crianças levaram para casa, dizendo que eram varinhas mágicas. Olha que fofo:

Melanie-95

Melanie-96

Melanie-71

Além disso, haviam redes preguiçosas pra deitar :) Adultos e crianças curtiram muito esse espaço.

Melanie-75

E depois de tudo prontinho e arrumado, a festa começou.

Giovana querida dando um cheiro na Mel. A Gi é uma das profes do Leo e me deu uma super ajuda no dia da festa. Gi, a gente te ama, viu?

Melanie-108

Melanie-110

Enquanto eu prendia o cabelo da Mel, Leo chega para um chamego <3

Melanie-112

Teve muita agitação, corre corre, pega pega, pés descalços, mãos sujas de areia, e, claro, muitas risadas e sorrisos. Do jeitinho que ela me pediu.

Melanie-123

Melanie-188

Melanie-197

Melanie-198

Melanie-132

Melanie-260

Melanie-186

Melanie-142

Essas garrafinhas coloridas faziam parte da gincana, não eram kisuco não, viu? hahaha

Melanie-147

Melanie-162

Melanie-177

Melanie-182

Melanie-189

Melanie-117

Melanie-211

Melanie-209

Melanie-232

Melanie-257

Melanie-249

Melanie-248

Melanie-231

Melanie-230

Mel havia me pedido que nas brincadeiras, fossem incluídas todas aquelas que ela e os amiguinhos andaram revivendo nos últimos meses, na escola. Brincadeiras antigas, do nosso tempo de criança, sabem? Ela queria brincar de lenço atrás, batata quente, passa anel, cabra cega, corrida do saco, ovo na colher, estátua, dança da cadeira, enfim, esses foram os pedidos dela. Acabei ficando um pouco chateada nesse quesito, porque não foram feitas essas brincadeiras que ela tanto me pediu. As crianças se divertiram muito, tiveram boas atividades, claro. Mas ao entrar no carro para ir embora, ela me disse: “mamãe, pena que não deu pra fazer aquelas brincadeiras que eu queria, né?” :'(

Na hora de cantarmos o parabéns – e aproveitando a onda de calor que ela estava de tanto pular – a pequena quis colocar o vestido lindo que o pessoal da Ana Giovanna mandou pra gente. Lindo lindo. Recomendo demais o trabalho deles, super caprichado, de qualidade e com preço justo.

Melanie-278

Melanie-268

Foi tanta correria da criançada nessa festa e especialmente nessa hora do parabéns, que nem conseguimos tirar as fotos de família. Não teve foto nossa, com os avós, essas coisas. Uma pena mesmo, mas realmente muitos detalhes ficaram de fora do registro.

Depois do parabéns, chegava então a hora de realizar o outro pedido da aniversariante. Fogos de artifício? Uma carruagem de princesa? A rainha Elsa em pessoa? Que nada. Mel queria uma pinhata! :) (que foi feita por ela e pelo pai, dias antes da festa, usando uma daquelas lanternas de papel, sabem? eu queria fazer a pinhata original mesmo, com jornal, com o balão dentro e tudo mais. mas não daria tempo pelo período em que ela precisa secar e tal. então essa serviu bem ao propósito).

Melanie-281

Dentro da pinhata, colocamos línguas de sogra, bolinhas pula pula, bombons, chocolate bis, bala de goma e muito confete de papel laminado. Foi uma farra!

Melanie-283

Melanie-289

Nisso o sol já começava a ir embora e as atividades ficaram menos agitadas. Os pequenos terminaram a recreação com pintura, dentro de uma casinha bem legal que fica ao lado das redes, cheia de brinquedos, madeirinhas, lenços, livros e coisas simples que as crianças amam. A casinha não apareceu nas fotos, mas vou colocar aqui uma foto do Leo cheio de charme, dias antes.

IMG_7226

IMG_7201

Melanie-295

Melanie-302

Melanie-303

E assim comemoramos os seis anos da nossa Mel, numa tarde ensolarada, feliz e cheia de amor. <3

Quem, quando, onde?

A festa aconteceu na Vila Zanardini, um espaço muito muito especial para festas, com toda infraestrutura necessária e o principal: espaço e liberdade para as crianças serem apenas crianças. Além da locação do espaço e serviços, a Zizi também faz decorações lindíssimas. Muito obrigada pela parceria, pela atenção, por tudo Zizi <3

A fotografia dessa vez ficou por conta do incrível Julio, da (do? haha) Barquinho de Papel :) Julio cobre muitos eventos lá na Vila Zanardini e vendo as fotos na fan page da Zizi, fiquei encantada com o trabalho dele. Logo depois vi lindas fotos no Casa com Amor também, o que contou pontos a mais para a nossa escolha. Julio, obrigada pelo registro sensível e lindo desse dia tão especial!

O bolo e os doces são da Lívia da Dellicato Cupcakes. Conheci o trabalho da Lívia através do blog da Lahna e todos os doces foram mais do que aprovados. O destaque para mim foi o creme brulé (coisa de outro mundo de tão gostoso!) e o bolo, o mais recheadão que já comi na vida. Tudo delícia, obrigada, Lívia!

As peças que foram locadas (pratos, vasos, suqueiras) e alguns descartáveis são da linda e amada Decore e Comemore, aqui de Curitiba, mas que também vende online. Para quem mora aqui, vale muito a pena a visita!

O vestido lindão que Mel usou é da Ana Giovanna, que para mim é o melhor lugar para comprar vestidos para festas e ocasiões especiais. Obrigada Ana e Alex!

E aí? Ficou fofo, não é? Me contem o que acharam nos comentários e se tiverem alguma dúvida é só escrever também <3

24 comentários no blog

  1. Aline em

    a festa estava linda sensacional e o mais impressionante foi feita muito rapido!!! Sempre demais essas fotos e tamtos detalhes lindos!!! parabens Mi sempre um sonho suas festas, tá na hora de fazer pra vender pra nos né?? beijooosss.

    Responder
  2. Pamela Carvalho em

    Uma festa encantadora! Digna de Pinterest! rsrsrs

    Mais tão feliz e fofa! E pude ver amo em cada detalhe, por isso que fico tão ansiosa para ver suas fotos, pois sei que vc pensa nos mínimos detalhes e transforma em um grande cantinho/momento!

    Parabéns á você e a Mel, claro!

    Responder
  3. Geovana Pintor em

    Eu que ja estava mega ansiosa para ver os detalhes ?. Eu amei de verdade, você mais uma vez surpreendendo, nos detalhes, nas ideias. E posso falar essa festa é tudo que estou planejando para o aniversário de 4 anos da minha filha (que será em Outubro e ainda só estou nas ideias rs) Amei de verdade, um encanto, uma maravilha como um raio de sol ?

    Responder
  4. Talita em

    Mi festa linda como sempre!!! você arrasa em muitos sentidos,mas nesse você tomba… hahaha..me senti vendo uma festa gringa no Pinterest… muito amor❤.. família encantadora!

    Responder
  5. Micheli em

    Lindo! Cada detalhe❤. Parabéns!

    Responder
  6. Michelle em

    Aaiiiiinnnn que festa liiiinda! Mais uma vez amei toda decoração e achei o máximo o estilo da festa, com brincadeiras de antigamente, pintura, e até quebra-panela (aqui chamamos assim)
    Arrasou Mi! E mais uma vez, parabéns! ❤

    Responder
  7. Paloma em

    Conheci seu blog há pouco tempo e virei fã!! Parabéns!! Td lindo!! Você é muito caprichosa!!

    Responder
  8. Pauline em

    Que delícia de festa! Pelas fotos dá pra ver o quanto a Mel e os amigos curtiram e, sinceramente, acho que isso é o mais importante, a felicidade deles, a bagunça, a diversão, a celebração da vida. Com certeza uma festa inesquecível para todos! O tema é a coisa mais fofura que já vi! Parabéns Michelle, tudo lindo como sempre! Bjs…

    Responder
  9. Patrícia Baptista em

    Lindo demais Michelle!! Como sempre arrasando na criatividade e nos temas!!

    Responder
  10. Marlene em

    Que lugar lindo, deu todo charme ao tema, um ar de fazenda e a Mel de galochas e jeans, arrasou! Parabéns!!

    Responder
  11. Debora em

    Adorei a festa. Alem de ter ficado tudo lindo. A aniversariante, teve o q toda criança quer: diversao. Gosto de festas assim. Aquele espaço para lanches dos mais pequenos, com banana, maça, moranguinho. Foi muito bem pensado. Parabens.

    Responder
  12. Telma Teixeira em

    Ai ai, o que falar de mais esse dom que nos encanta? Mi, a cada festa vc nos surpreende com tamanha beleza, dedicação, criatividade e amor. E que ideia maravilhosa vc teve de sentar com a Mel para ela escolher o tema e de tbm permitir que ela a ajudasse a transformar esse dia tão especial. Amiga, parabéns por mais esta festa linda e obrigada por compartilhá-la conosco, certeza de q as outras mamães assim como eu tiramos ideias para nossas comemorações e ficamos com vontade de colocar a mão na massa. Ah, e esse espaço é uma beleza a parte, como eu queria que em SP tivesse um lugar assim! Bjo grande e ja estamos esperando pela festa do Leo!!!rs que venha novembro…

    Responder
  13. Priscila em

    Como sempre linda a festa da Mel …. como gosto do seu estilo de festa Michele!!! Inclusive, a festa de um ano da minha Alice, fiz inspirada na festa Enrolados da Mel e justamente com este tema Raio de Sol… amei! Bjo grande…

    Responder
  14. Laudenire em

    Que legal, amei tudo…
    você tem uma criatividade incrível….
    amo tudo que você posta, principalmente as festas amo decoração…

    parabéns…

    todas as vezes que leio sobre suas festas fico imaginando o dia do casamento da mel…
    como vai ser mágico…
    beijos amo sua vida…

    Responder
  15. Brenda em

    Senhor, que festa linda e encantadora!!
    A louca aqui chorou quando viu a foto da Mel na mesa do bolo hahaha me emocionei, parecia taaao feliz!

    bj!!!

    Responder
  16. Milane em

    Linda,que criatividade,e vontade
    Tá de parabéns. Arrasou

    Responder
  17. Lea em

    Que festa linda!!! Muito delicada!!!
    Só uma dúvida foram para quantas pessoas?

    Responder
  18. Kelly em

    Olá
    O que você colocou na sacolinha das lembrancinhas ???

    Parabéns, tudo muito lindo !

    Responder
  19. Schaiane Gutierres em

    Michelle que tal vc começar a fazer isso profissionalmenteee hein?? Hahahaha adoro festas pinterest mas o que me falta é criatividade! Ficou linda linda! Parabéns Mel pelos 6 anos. Nós leoninas somos demais mesmo! (E modestas….). Beijos

    Responder
  20. Michelli Rossi em

    Oi Michelle, que festinha linda, quanto capricho… Acompanho todas suas festas, fico ansiosa esperando vc postá-las. Só não gostei nessa o estilo da qualidade das fotos. Mas, no mais vc arrasou. Bjs

    Responder
  21. Gabriela Favaro em

    Que delícia de festa!! Tenho certeza que a Mel amou! Sempre venho aqui quando quero me inspirar nas festinhas aqui de casa! Parabéns por tanta criatividade e capricho!

    Responder
  22. Carolina em

    Nos ensine a fazer o sol e as nuvens!! amei o tema!

    Responder
  23. Paulo em

    Lindas fotos

    Responder
  24. Vanessa em

    Linda festa! Amei a escolha do tema, nunca tinha visto! Ficou tudo super fofo e delicado!

    Responder

Deixe seu comentário!