24 set 2011

Festa Glam Rock: 1 ano de Francisco

Os três pequenos do Sobre Fraldas, a Olívia, a Melanie e o Francisco, completaram 1 ano de idade recentemente e tiveram direito a (perdoem-me a falta de modéstia) lindas festas de aniversário. Aliás, essa foi uma das razões pelas quais estivemos sumidas nos últimos tempos: a correria pré, durante, e até pós aniversário.

Pois bem, a Michelle sugeriu que compartilhássemos com vocês a elaboração de cada uma delas, dividindo ideias e fotos. Adorei a ideia, e como sou mãe do mais velho da turma, portanto a primeira a fazer a festinha, também estou sendo a primeira a escrever sobre ela.

O Francisco completou um ano no dia 29 de junho, que cairia em uma quarta-feira – por isso, meu plano inicial era fazer a festa no sábado seguinte a ele, dia 2 de julho. Mas tínhamos uma viagem programada para a data, então tive que fazer no final de semana anterior, dia 25 de junho: bem no meio de um feriado.

No início, fiquei um pouco tensa: imaginei que por causa do feriado não iria ninguém, claro. Mas estava frio demais e era pouco provável que o povo todo viajasse – por isso resolvi arriscar. A lista de convidados começou cedo, em fevereiro, e chegava perto de 200 pessoas. Eu sei, um exagero. Mas a ideia era a seguinte: a festa seria não só para o pequeno, mas para mim também. A comemoração de um ano de mãe, oras! Dividiríamos a festa, eu e Francisco.

Dois meses antes da festa sentei com minha amiga Larissa, que acabou sendo a “planejadora oficial” do festerê, enxugamos (mas não muito) a lista de convidados e definimos tema e cores. O tema ficou “caveiras”; mas caveiras simpáticas, rock’n’roll. A coisa é minha, eu que adoro estampas e coisinhas de caveiras, então decidi emprestar a ideia para a festa do Francisco. Aproveitar que por enquanto eu ainda tenho o poder de escolha, afinal, é certo que em poucos anos não vou escapar de fazer festas da Galinha Pintadinha (me-do!), do Barney, Hot Wheels e afins.

Definimos nesse dia então como seria a caveira-padrão (para os detalhes da festa) e quais as cores: verde, branco, preto, dourado e prata. Seria praticamente uma festa glam rock. O convite, feito também pela Larissa, foi enviado apenas por e-mail, 20 dias antes da festa. Enviei com antecedência justamente pelo um feriado – queria que os convidados tivessem tempo de se planejar.

O convite de caveiras (o local da festa foi removido por privacidade).

 

Com muita antecedêcia escolhi o local da festa, que seria o salão de festas do condomínio onde meus pais moram (único lugar que suportaria tanta gente) e também entrei em contato com a Milene, que fez o bolo e as lembrancinhas. O contato dela consegui através de uma amiga – não cheguei a fazer pesquisa, fui direto nela. Um pouco caro, confesso, mas de uma qualidade impecável. O bolo, de dois andares, tinha recheio de ganache branca, preta, brigadeiro e baunilha, tudo em massa branca – e por incrível que pareça, não ficou doce demais. Ficou absolutamente delicioso e lindo, do jeito que eu planejei.

 

O bolo: inspirado nas cores e nos detalhes do convite.

 

Assim também ficaram as bolachas de caveira e os cupcakes de chocolate com pirulito de bolacha, com caveiras desenhadas, tudo feito pela Milene. Essas lembrancinhas eram fechadas com um detalhe bem digamos, “rock’n’roll”, pensado pela Larissa e produzido pela Giusy, da AmoraMia: bottons com caveiras e com o nome do aniversariante.
Cupcake de chocolate meio amargo com cobertura de ganache e pirulito de bolacha de amêndoas com desenho de caveira.

 

Bolachas de amêndoas em fomato de caveira.

 

Caixinha do cupcake com o detalhe do bottom.

 

Além dos cupcakes e das bolachas, outra lembrancinha foi o M&M’s com estampa caveira, elaborado e comprado pelo site oficial da marca. Você escolhe as cores, manda o desenho que quer que seja impresso nos m&m’s (pode até ser foto!) e até a embalagem – tem as mais diversas. Escolhi essa, mais simples, com lacinho preto. Essa lembrancinha foi sucesso unânime: todo mundo adorou.
Sucesso da festa: M&M’s de caveiras!

 

Assim como os M&M’s, os cortadores de cookies em formato de caveira usados pela Milene e os balões foram também comprados pela internet. Os cortadores e alguns balões comprei pela Amazon; outros, comprei pelo site BallonManiacs. Fiz todas as compras aqui do Brasil e mandei entregar tudo na casa do meu irmão que mora nos Estados Unidos – e voltei da última visita que fiz a ele com com praticamente a festa toda dentro das malas. Um trabalho enorme, mas valeu a pena.
Mesa e decoração. A montagem dos balões foi feita pela Kaline.

 

Os comes e bebes exigiram muita pesquisa: queria comidinhas gostosas, não apenas salgadinhos, mas por um preço acessível. Acabei fechando com a Villanueva Gastronomia: salgadinhos variados, mini-sanduíches e comidinhas em potinhos, como escondidinho de carne seca e caldinho de batata salsa, entre outras. Os refrigerantes e água (além de todo o serviço, como copeiras e garçons) também ficou por conta da empresa. Por minha conta só ficaram as bebidas alcóolicas, o pinhão e o quentão: estava frio e por isso deixamos duas panelas no fogo à lenha, à disposição dos convidados.
Para as crianças, cerca de 20, contratei o serviço de entretenimento da Alladim Festas. Dois porfissionais, não vestidos de palhaço (tenho medo), divertiram as crianças por três horas, fazendo joguinhos, teatro, pinturas. A criançada pareceu se divertir; puderam brincar bastante e os pais puderam relaxar e aproveitar o festerê.
Até o Francisco estava caracterizado com as cores e o tema da festa. Já essa minha cara e gesto são duas incógnitas.

 

Por fim, as fotos: todas da Carol Cavichiolo, que tem um trabalho impecável. Ela ficou por três horas na festa e registrou os momentos mais importantes, que eram, claro, do Francisco. Às 8 da noite ela foi embora e o aniversariante também, afinal, já estava cansado e já era a hora de ir para a cama.  Mas a festa continuou e muitos dos convidados ficaram, acreditem se quiser, até as 5 da manhã. No final das contas, foram 12 horas ininterruptas de festa!
Tudo aconteceu exatamente como eu sonhei e planejei. Confesso que acabei gastando um pouco mais do que imaginava, por isso no próximo aniversário vou ficar mais atenta e planejar melhor o orçamento inicial. Mas foi tudo lindo, gostoso e muito divertido. Pena que é só uma vez por ano. ;)
Para finalizar, as três mamães do SF no festerê: Camila, eu (de boca cheia, que feio) e Michelle. E o Francisco ignorando a foto.

 

ps:  Só deixei disponíveis aqui os contatos dos fornecedores (de Curitiba) que têm sites na internet. Outros, como a Milene, do bolo, e a Kaline, dos balões, não têm sites e por privacidade não me sinto no direito de publicar seus telefones. Se você quiser entrar em contato com elas, só me mandar um email que eu os providencio! ;)

5 comentários no blog

  1. Carol em

    Olá, que tipo de embalagem é essa do cupcake? Ficou lindo!

    Responder
  2. Thaís em

    Olá! Como fez para receber os m&m’s? Verifiquei no site e não entregam no Brasil…

    Responder
  3. miriam camargo em

    boa noite
    qual o valor dos saquinhos de mm?
    GRATA

    Responder

Deixe seu comentário!