15 out 2011

Festa Chapeuzinho Vermelho: 1 ano de Olívia



A Olívia completou 1 ano no dia 30 de julho, um sábado, e eu pretendia fazer a festa dela no dia 30 mesmo. Primeiramente pensei em fazer a festinha no salão de festas do prédio da minha mãe ou no da minha sogra. Acontece que a lista de convidados tinha mais de 50 pessoas, pessoas que não convidamos para o chá de bebê por falta de espaço, mas que gostaríamos de convidar para o primeiro aniversário. Não caberia nos salões de festas e eu também estava inclinada a fazer em outro lugar, em que eu pudesse aproveitar a festa e não servir de anfitriã, que tem que ficar servindo salgadinhos e bebidas para os convidados. Seria o primeiro ano da minha filha e eu queria APROVEITAR! 

Então pensei que a solução seria fazer em um buffet infantil. Comecei a pesquisar as casas de festas infantis aqui em Curitiba e caí para trás. Tudo muito caro. Tudo cheio de regras. Tem buffet infantil que determina o horário da festa porque querem fazer 2 festas no mesmo dia para ganhar mais dinheiro! Tinha buffet que eu ligava e me dizia que a festa tinha que ser ao meio dia ou ás 18 horas! Como assim? Sou das antigas, festa infantil pra mim é no meio da tarde, lá por 16 horas! E eu que queria decidir o melhor horário pra mim e pros meus convidados né?

Outra coisa que não me agradou foram as decorações. Tudo tinha que ter temas e mesmo se eu não gostasse da decoração, eu teria que pagar por ela porque ela estava incluída no preço! Eu sei que tem muita mãe que gosta de festa das princesas, backyardigans, doki e etc, mas eu sinceramente não gosto daqueles bonecos no meio da mesa. Não queria aquilo não. Então, fui em busca de um buffet que oferecesse uma decoração diferenciada e pelo menos parecida com o que eu queria. Achei? Achei sim, parecido. Fui visitar o buffet e gostei da decoração e dos temas neutros. Só que visitando o buffet, achei um desperdício fazer uma festa lá sendo que minha filha não aproveitaria todos aqueles brinquedos. Olívia não sabia andar ainda e na festa teria um total de apenas 6 crianças, o resto seria tudo adulto. No fim das contas não compensava fazer uma festa em um buffet infantil se praticamente não teria crianças na festa. Acabei desistindo dessa idéia.

Foi então que a Michelle teve a idéia de fazer pra festa da Mel um café colonial, numa confeitaria bem conhecida aqui em Curitiba e que gostamos muito. Sabe aqueles café coloniais em que você vai, se acaba de comer e vai embora pra casa rolando? Pois é. Falei com meu marido e ele adorou a idéia. Não só de ser um café colonial, como também de ser lá onde a comida é uma delícia! Fomos lá fazer um orçamento e vimos que sairia muito mais barato do que fazer em um buffet infantil, e teria toda uma mesa enorme de gostosuras para os convidados se servirem, tudo incluído no preço. Eu não precisaria me incomodar em contratar buffet ou garçons e etc. Era perfeito!

Só tinha dois probleminhas: aos sábados (dia do aniversário dela) eles só serviam almoço. Não fechavam o salão para café colonial! Como eu fazia questão que fosse uma festa em um salão separado e que fosse café colonial, a solução foi antecipar a festa para o dia 29 de julho, sexta-feira. Marquei a festa para o fim da tarde, das 17 horas até as 21,  porque a maioria dos convidados trabalham até 18 ou 19 horas.

O segundo probleminha era que  no preço não estava incluído a decoração. A decoração lá é bonita, com toalhas brancas simples e pronto, mas não tem nada de infantil para um aniversário de 1 ano!Fui atrás de pessoas especializadas em decoração somente e novamente, o que eu queria era muito fora do orçamento! Mais caro que a própria festa!! A solução? Decorar eu mesma! Foi um imenso desafio e todos esses preparativos começaram 06 meses antes do aniversário!

A primeira coisa que fiz  foi pesquisar muito para ver o que eu queria. Decidi que eu montaria apenas uma mesa de guloseimas pequena onde colocaria um bolo para cantarmos parabéns e tirarmos fotos. A intenção não era contratar comida para os convidados porque já teria toda aquela comilança do buffet. A mesa de guloseimas seria apenas um símbolo e claro que quem quisesse poderia comer o que tinha lá; mas a quantidade de comida da mesa não foi o foco principal. Resolvi fazer tudo nas cores preferidas da Olívia: vermelho e azul. Ela não pode ver nada vermelho que vai correndo pegar! Com as cores decididas, precisava decidir o que colocar na mesa. Pesquisando bastante, me decidi por cupcakes decorados, cakepops e pirulitos de chocolate. Além de um bolo falso para decorar a mesa. Essa parte toda foi feita pela Danielle Taher. Encomendei cupcakes de chocolate recheados de nutella e com cobertura de marshmallow. Os cakepops estavam deliciosos e lindos! E os pirulitos de chocolates acabaram antes que eu pudesse provar! hehe O bolo ficou lindo do jeitinho que eu queria e combinando com a festa! Recomendo os serviços da Danielle.

clique para ampliar

clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliar

O resto da mesa foi composta por potes de doces decorados nas cores da festa e garrafinha de águas personalizadas. Montei um banner de feliz aniversário para colocar atrás da mesa, comprei uma vela para o bolo, decorei os cupcakes com toppers de cupcakes e voilá… A mesa estava pronta! Linda, perfeita, do jeito que eu tinha sonhado!
A fotografia ficou por conta da Carol Cavichiolo, que me foi indicada por uma amiga que mora no interior de São Paulo! Mundo pequeno, hein? As fotos ficaram lindas e não decepcionaram, além da Carol ser um amor de pessoa! Recomendo a Carol como fotógrafa também! Ela não decepciona!
Todo o resto da decoração da festa foi feita por mim. Pensei nos mínimos detalhes para que a festa fosse simples e ficasse do jeitinho que eu queria. Confeccionei as lembrancinhas eu mesma. Fiz 80 sacolinhas. Dentro das sacolinhas para as crianças, tinha 1 potinho de papinha decorado e com confeti colorido dentro, um segundo potinho de papinha decorado com massinha de modelar caseira na cor da festa. Tudo feito por mim! Tinha também um pirulito. A sacolinha foi fechada e lacrada no tema da festa. Para os adultos tinha a mesma coisa, mas sem a massinha de modelar!

clique para ampliar
clique para ampliar
Confeccionei também os centro de mesa, que apesarem de ter dado o maior trabalhão, ficaram lindos e todo mundo adorou! Aliás, o que todo mundo adorou foram os centro de mesa. A maioria levou embora!hehe E a criançada adorou a mesa colorida e as garrafinhas de água. Não sobrou nenhuma para contar história!hehe


A festa foi como sonhei. Olívia aproveitou MUITO! Ela dormiu um sonão antes de ir pra festa e ficou acordada e andando (segurada pelas mãos!hehe) até o fim da festa, quando chegamos em casa as 23 horas. Foi uma festa simples, com tudo feito a mão, com bastante comida e somente com os amigos e parentes íntimos. Não convidei ninguém que não convivesse com a Olívia!


 




9 comentários no blog

  1. CAtia CileneCatia em

    Adorei a decoracao da festa de sua filha e estou pensando em organizar a do meu bebe assim poucas pessoas e tudo lindo .sei que para menino e diferente tem pouca opção, um abraço.
    Catia
    .

    Responder
    1. Camila Silva respondeu CAtia CileneCatia em

      Obrigada, Catia! :)

      Responder
  2. Danieli em

    Olá, também estou querendo fazer um cafe colonial, mas não estou encontrando em curitiba. Em qual você fez? Abraços

    Responder
  3. Ana Pires em

    Oiiii….adorei a festa de sua filha !!!! tudo lindo !!!! tb estou pesquisando festa aqui em Curitiba,e está bem caro mesmo. Onde vc fez? Abraços, Ana.

    Responder
  4. Renata em

    Olá, ficou linda essa festa, parabéns!!! Será que vc poderia ensinar a fazer esse centro de mesa lindíssimo!? Obrigada, Renata

    Responder
  5. Lidiane Oliveira em

    |Onde encontrou esta garrafinha de água? amei

    Responder
  6. Bianca em

    Gostaria muito de pedir ideias para vc, me add no zap 41 9702-0853

    Responder
  7. Simone em

    Olá, eu estou passando pela mesma situação na festa de 1 ano, acho os buffets infantil muito fora do meu orçamento e quase não terá crianças para aproveitar os brinquedos! Não gosto das decorações e pra falar a verdade acho horrível aquele exagero de balões!! Depois de pensar muito me veio a ideia de café colonial. Resolvi entrar no google para fazer uma pesquisa (se alguém teria algum relato) e me deparei com o blog! Corri falar para o meu marido e resolvemos ir conhecer a Confeitaria. Algumas dúvidas me surgiram então, em relação ao bolo principalmente. Vocês levaram bolo fake somente? Ou levaram bolo fake e mais um bolo, para cantar parabéns, cortar o bolo….sabe, aquela maneira tradicional! Poderiam me tirar essa dúvida por favor! Outra coisa que me deixou um pouco preocupada foi que, no dia que fomos conhecer a confeitaria, percebi que não houve muita reposição no buffet na parte salgada (panqueca, tortas salgadas, etc…) Vocês tiveram algum problema em relação a falta de comida ou demora no atendimento? Obrigada desde já!

    Responder
  8. Karine L. em

    Adorei a decoração da festa de sua filha e estou pensando em organizar a do meu bebe assim poucas pessoas e tudo lindo .sei que para menino e diferente tem pouca opção, um abraço.
    Karine

    Responder

Deixe seu comentário!