15 jul 2016

Férias em dias de chuva: dicas de livros de atividades e passatempos

IMG_3181

Antes mesmo que as férias começassem, perguntamos às crianças o que eles gostariam de fazer. Listamos então os desejos possíveis (voar de foguete ou ver o Mickey pessoalmente não foram um deles, dessa vez) para incluirmos na nossa programação. Algumas coisas já rolaram, como os espetáculos do Bita e do Bob Zoom no Teatro Regina Vogue, passeios em parques aqui de Curitiba, algumas atividades envolvendo material reciclável e acampamento aqui em casa e até oficina de foguete de papelão lá na Raposa Caramelo (dá para ver a programação de férias deles aqui).

Na nossa listinha, ainda tem muita coisa, como uma visita ao zoológico (Leo nunca foi!), um piquenique no parque, um passeio no Museu Oscar Niemayer, alguma oficina da Mercadoteca Kids (tem a programação completa aqui) e quem sabe – se o clima colaborar – até um bate e volta para a praia.

Já naqueles dias de muito frio e chuva, o jeito é brincar e inventar moda dentro de casa mesmo. As opções de entretenimento são diversas e seu sucesso depende muito da disposição do adulto que estiver conduzindo as atividades (hahahaha). Por isso, para aqueles dias em que a nossa energia está baixinha e a pilha fraca, sugiro uma boa sentada no tapete da sala, com almofadas, lápis, canetinhas e… livros de passatempos.

A Daisy querida do A Cigarra e a Formiga – que é um blog especializado em literatura infantil e com conteúdo escolhido a dedo – já tinha dado a dica nas férias passadas (vale dar uma olhada nas indicações dela aqui – no final do post deixo o vídeo pra vocês assistirem). E foi dali que surgiram essas pequenas salvações não só para as férias, mas para situações em que os pequenos precisavam ficar mais quietinhos e entretidos.

O que eu gosto desses livros de atividades e passatempos é que – para a crianças que ainda não dominam a leitura (como é o caso da Mel e do Leo) – garantem essa interação com os pais e esse momento de aprender juntos. É muito bacana :)

Algumas das minhas indicações são, começando pelos nossos preferidos:

Passatempos e Jogos para fazer em casa e Meus primeiros Jogos e Passatempos – ambos da Edições Usborne

Esses são os livros de atividades preferidos da Melanie (e meus também!) e o primeiro (que está com a capa suja até) foi de muita valia nas férias do começo do ano. Garantiram boas horas de entretenimento enquanto eu precisava preparar o almoço ou durante a soneca do irmão em que tínhamos que diminuir o ritmo para não acordar o pequeno. E não pensem que é do tipo de livro de atividades que eles completam do início ao fim em poucos minutos. Não, não. Como são atividades que exigem um pouco mais de concentração e empenho, Mel fazia algumas páginas e deixávamos para o dia seguinte. Tem adesivos, labirintos, jogos tipo “encontre o erro”, desafios de desenhar, de completar, de colorir, e também trabalha números e letras. (só ignorem o sub título ali no segundo – “para meninos” – porque, né… pra que isso editora? …)

IMG_3141

IMG_3143

IMG_3146

IMG_3148

IMG_3152

IMG_3154

Dinossauros – Livro de atividades com adesivos coleção Sabidinhos da Tigertales

Esse comprei para o Leo e o povo subestimou um pouco a esperteza do rapaz. Disseram que ele era muito pequeno e que não conseguiria fazer as atividades, que iria destruir o livro… Mas, nope. Com o nosso auxílio para ler o que cada página pedia, ele conseguiu identificar várias coisas, resolver os mistérios, colar os adesivos, enfim, brincou e se divertiu muito com o livro – sozinho e junto com a Mel. Não rasgou, não jogou dentro do vaso sanitário, nem fez uma fogueira. E ainda temos muitas e muitas páginas de diversão pela frente.

IMG_3129

IMG_3133

As férias dos bichinhos – coleção Encontre e Conte – Edições Usborne

Nesse livro fofo que Mel ganhou no último aniversário, os bichinhos passam férias na fazenda, na praia e até na floresta. Cada página contém várias surpresas para achar, jogos, passatempos e muitos adesivos também. Mel gosta bastante desse também.

IMG_3122

IMG_3128

No fundo do mar – coleção Quem procura acha! – Edições Usborne

Esse livro tem 25 páginas de desenhos divertidos de animais e perguntinhas para desafiar os olhos dos pequenos e seu poder de concentração. Eles precisam encontrar os peixes, o polvo, as baleias, roupas perdidas, quem está usando meias e muitas outras coisas divertidas.

IMG_3118

IMG_3119

O que há (de Isabel Minhós Martins para SESI-SP Editora) e Isso Eu Sei! da Editora Callis

Esses não chegam a ser livros de atividades realmente, mas nos divertimos muito com ambos por aqui. Apesar de serem indicados para crianças maiores, Leo gosta muito de joguinhos de advinhação e ama quando a gente pergunte “o que é isso, Leo?”. Muitas vezes ele acerta, outras diz algo totalmente diferente do que realmente é. Achamos o máximo perceber como a imaginação e a criatividade dele vão longe e vem coisas que nós não somos capazes num primeiro momento. Ambos são cheios dos mais diferentes itens e objetos.

IMG_3134

IMG_3139

IMG_3136

Esses são os livros que tem ajudado a passar um pouco do tempo quando estamos em casa. E vocês? Indicam algum? Deixem nos comentários!

E segue o vídeo da Cigarra com mais opções :)

2 comentários no blog

  1. Milane em

    Amei as dicas .
    Minha filha tem 2 anos e rasga tudo!
    Mas vou continuar tentando fazer com que ela goste de livro são muito educativo, os de adivinhação são lindos.

    Responder
  2. Brenda em

    Que tudo!!
    Amei as dicas. Os livros da Usborne são demais de lindos!!
    Ja quero todos!

    ???

    Responder

Deixe seu comentário!