27 jul 2015

Faça você mesmo(a): varal de fotos com números

Aniversário DIY Festas

Leonardo (BR)_141

Gostaria de ter feito esse post há um bom tempo atrás, logo que Leo completou 1 ano de idade, em novembro do ano passado. Vocês me pediam bastante para mostrar mais detalhes e eu pensei em incluir alguns arquivos com os números – seguindo o estilo faça você mesmo(a) que a gente tanto ama – para que vocês pudessem fazer os seus, sem precisar usar necessariamente a máquina de corte da Silhouette. Então, vamos lá!

Uma das coisas mais bacanas da festa de um ano do Leo foi o varal de fotos em estilo polaroid, com os meses identificando a idade em cada uma delas. Teve um efeito visual bem bacana e gerou fotos lindas.

Leonardo (BR)_174

Leonardo (BR)_009

Leonardo (BR)_132

Eu optei pelos instacards que são essas fotos estilo polaroid, mas você pode revelar as fotos para compor o varal no tamanho e formato que desejar (no tradicional 10×15, no 13×18, formatos quadrados diversos e até em fotos maiores). Seja qual for o formato escolhido, dá para usar os números numa boa.

No ano passado eu utilizei o serviço da InstaStore e fiquei muito satisfeita. Foi só logar na minha conta do Instagram e selecionar formato e quantidade de fotos que eu queria. Recebi em casa alguns dias depois.

Existem outros sites que oferecem esse mesmo serviço (é só dar um google pesquisando por “instacards” e você encontra outros), mas esse foi o único que testei por enquanto.

Como fazer?

1. Escolha suas fotos e revele no tamanho e formato que desejar. (como contei acima, eu escolhi os instacards que tem formato de polaroid e utilizei o serviço da InstaStore).

2. Faça o download dos números, que já estão no tamanho certinho tanto para os instacards quanto para outros tamanhos e formatos de fotos. O arquivo contem 13 folhas no formato A4, com cores variadas. É só baixar e descompactar no seu computador. (é só clicar aqui e depois no botão verde escrito download)

3. Escolha a cor que preferir e imprima num papel de melhor qualidade que um sulfite comum (eu recomendo os papéis opaline, couché ou vergê, com gramatura 120, 150 ou 180).

4. Usar uma tesoura para recortar os números dará bastante trabalho, além de precisar de uma dose extra de paciência e habilidade manual. Talvez os números não fiquem cem por cento retinhos, mas é uma opção para quem não possui a máquina de corte. Contudo, existe outra maneira bem fácil e bacana de fazer, que é usando furadores de papel.

Você encontra furadores em lojas especializadas em scrapbook (lojas físicas e virtuais). Eu já comprei furadores na Grafitti, na Real Papelaria e em outras lojinhas aqui em Curitiba. Você pode pesquisar por “furadores de papel scrapbook” e encontrar outras opções online também.

Para essas fotos abaixo eu usei um furador de círculo em escalope de 1.5 polegadas ou seja, o círculo de papel cortado tem 3,5cm de diâmetro. Acho que esse tamanho de furador é o ideal para o tamanho dos números, mas você pode escolher formatos diferentes (coração, estrela, quadrado, enfim, tem inúmeros modelos).

IMG_9423

IMG_9424

Abaixo vocês podem ver uma foto em tamanho comum (10×15) com o círculo colado. É bacana usar fita dupla face almofadada ou banana, como chamamos, para ficar em “relevo”. Dá um efeito bem bonito. Mas nada impede que você use outras fitas colantes ou até mesmo cola.

IMG_9425

5. Depois de colar os números em todas as fotos que pretende usar, é só escolher um barbante ou fio bonitinho e montar seu varalzinho de fotos. Eu utilizei mini grampos de madeira e dá para encontrá-l0s facilmente em lojas de armarinhos, scrapbook e também pela internet.

Espero que vocês tenham gostado e que esse pequeno tutorial seja útil para alegrar alguma parede aí na sua casa ou na festa de aniversário dos pequenos.

9 comentários no blog

  1. Michele em

    Mi,
    Esse varalzinho dele ficou a coisa mais fofa do mundo!!! Você tinha que ser mãe de menino também, eu vejo a sua criatividade aflorar com coisas de menino ( e apesar de amar um rosa, acho as coisas de meninos mais criativas).
    Ansiosa pela festinha da Mel que está chegando e o que vai trazer de novidades…já vi o insta e achei tudo lindo lindo!!! Festa de um, cinco e quinze anos tem que ser grandiosa mesmo!!!
    Amiga quero fazer a festinha da minha filhota de borboletinha ( lembra daquela festa que te mostrei?) e a garota gosta da galinha…resolvi fazer da borboleta da galinha e juntar a festa com o irmão. Mas estou na dúvida: faço o convite dela em separado do irmão ou faço tudo junto? Afinal é o primeiro aninho dela e o irmão já teve o primeiro aninho dele…e o primeiro convite é uma coisa que os avós guardam.
    Queria fazer em scrap mas estou sem ideias…como você fez o da Mel????

    Responder
    1. Michelle Amorim respondeu Michele em

      Oi Mi! Desculpe pela demora na resposta!

      Eu sempre faço os convites deles impressos para dar para os avós, sabe? Normalmente eles não tem o mesmo acesso que nós à internet e afins (minha mãe não tem nenhum acesso, por exemplo) e acho bacana entregar.

      Acho que por ser o primeiro ano dela, seria legal fazer separado :) E adorei a ideia de fazer de borboleta mesmo mas da borboleta da Galinha, que ela queria.

      Bjo

      Responder
  2. Thay em

    Ownnn que fofuura, e praticoo ! Adoreiii :D

    Responder
  3. Lívia em

    Muito legal amei, vou fazer o mural de fotos lá em casa bjs

    Responder
  4. Lívia em

    Muito legal com certeza vou fazer lá em casa.

    Responder
  5. Nathalia Stenbo em

    Adorei a idéia! Eu que sou apaixonada por fotos e por decoração de festa, tenho que fazer isso para alguma festinha dos filhotes. :)

    Responder
  6. Tatiana Martins em

    Linnnndo! Pq não tive essa ideia antes rsrsrs

    Responder
  7. kelly em

    ola michelle ,gostaria de saber como faço para adquirir essa máquia de cortar papel ,pois aqui onde moro as coisas de festas são muito caras ,este ano vou fazer o da minha filha de corujinha e adorei suas dicas ,agradeço desde já !

    Responder
  8. Nair Veras em

    Lindo ! Estou gostando muito de tudo. Parabens !!!

    Responder

Deixe seu comentário!