Categories: Dicas para começar/ Do it yourself/ Festas

Faça você mesmo(a): artes gráficas e papelaria para festas


Eu amo design, photoshop e tudo relacionado à edição gráfica. Amo. De verdade. Por isso, curto demais essa parte de fazer as artes e decoração das festinhas da Mel e também os trabalhos aqui para o blog.

Muitas de vocês me perguntaram como fazer, sobre o papel que usei, a impressora e os furadores. Então vou tentar esclarecer as principais dúvidas, ok? Mas antes de mais nada, vale lembrar:

1. Fazer personalização de festa não é tarefa fácil, pelo contrário. Você precisa ter tempo, conhecimento, paciência e gosto pela coisa. E uma verba disponível para comprar o material necessário.

2. Eu não sou profissional em design (por enquanto). Sou apenas uma apaixonada pelo assunto. Então, as experiências compartilhadas aqui são baseadas no que eu conheço e no que já usei.

3. Existem vários editores gráficos ou editores de imagem. Para alteração e criação de imagens digitais, os mais usados são: Photoshop e Corel PhotoPaint, seguidos pelo Photoscape, Pixia, Gimp e outros. Para imagens vetoriais, Corel Draw e Adobe IllustratorEu uso e sempre usei o Photoshop porque gosto e considero o melhor. Hoje estou usando a versão CS5, mas preferia o CS3.

Para a festa da Mel desse ano, eu fiz o banner de feliz aniversário, toppers de cupcake, food labels (aqueles cartõezinhos que identificam a comida), tags para lembrancinhas, tags diversas pra adesivos, o convite, os chapeuzinhos e por aí vai.

Por onde começar

1. Para que você possa desenvolver as artes é imprescindível ter conhecimento em Photoshop ou outro editor gráfico. Sem isso, os outros passos não têm sentido. Mas você sempre pode aprender!

2. Tendo conhecimento, você pode criar as artes literalmente ou pegar os moldes prontos pela internet a fora e só alterar para que fique como você deseja. Moldes de toppers de cupcake, banner em formato de bandeirinha, molde de rótulo para água, etc. Tem de tudo.

Resources / Recursos

Moldes: Um blog ótimo que tem muita coisa bacana pra quem quer fazer parte do time faça você mesma é o Fazendo a Minha Festa – Moldes. Sério. Tem tu-do. Medidas para impressão, moldes gerais, dicas de papel e até vídeos de como fazer. Porém, a Karen deixa claro que seu trabalho não visa substituir o de um profissional, que deve ser valorizado, obviamente.

Cores e Padrões: Você pode criá-los ou procurar por patterns prontas e daí alterar. Exemplo de padrões: listras e poás. Tendo um molde, fica mais fácil e você faz todas as alterações necessárias. Eu gosto muito do COLOURlovers, que tem milhares de palettes e patterns, entre outras coisinhas. Crie uma conta para poder salvar as coisas que você gostar. Por exemplo, você quer um plano de fundo em poá. Digita no campo de busca “polka dot” e pronto. Aparecem várias patterns de bolinhas. Para listras, stripes. E assim por diante.

Banco de imagens“Ah, eu quero uma festa com tema bailarina, tenho conhecimento em editores gráficos, mas não sei desenhar. O que eu faço?” Compra a imagem dos bancos de imagem. Eu nem vou colocar links aqui porque tem muitos. É só pesquisar por images ou stock images no Google e logo você acha um banco de imagens atrás do outro. Por exemplo, você quer uma festa de ursinhos, pesquisa algo assim: “stock images baby bear vector” e pronto. Achará várias imagens, tendo apenas que identificar quais são de bancos que você possa comprar a imagem em alta resolução. A dica é sempre pesquisar em inlgês e adicionar a palavra “vector” no final. Para comprar, tem que ver o tipo de licença, o que permite, etc. E normalmente é tudo gringo, ou seja, em inglês, compra em dólar e com cartão internacional.

Resolução das Imagens

Não adianta achar uma imagem do que você quer no Google e tentar usar porque ela provavelmente não estará numa boa resolução. Para uma impressão decente, você precisa trabalhar com uma resolução de no mínimo 300 dpi (pontos por polegada). Aqui no ótimo Dicas de Fotografia, a Claudia Regina fala mais sobre o assunto. Vale ler (o blog inteiro). No Design Blog também tem um guia bem bacana.

Impressão

Que as impressoras laser são muito melhores que as jato de tinta todo mundo sabe. As impressões são mais profissionais, perfeitas. Mas, também dá pra trabalhar numa boa com uma jato de tinta, que usa cartucho ao invés de tonner. Tem um comparativo bem legal entre impressoras jato de tinta e laser aqui.

No ano passado, eu imprimi a maioria das coisinhas do aniversário da Mel numa copiadora e fiquei muito satisfeita com o resultado. Tem que ser copiadora porque as gráficas só aceitam imprimir grandes quantidades, o que não é o caso quando fazemos as festas dos nossos pequenos. O preço é cobrado por folha e normalmente uma impressão colorida custa de R$1,20 a R$1,60,  depende do lugar. Eu sempre levei meu próprio papel porque as copiadoras normalmente trabalham com papel Vergé ou Couché e esses não são tão bons para esse tipo de impressão. Fora que levar o papel ajuda a diminuir um pouquinho o preço também.

Esse ano, resolvi abraçar de vez o DIY e imprimi tudo em casa usando a minha HP Photosmart C4480, que é uma multifuncinal com preço bem bacana e ótima por sinal. Como compramos em 2009, já deve ter versões mais atualizadas. Ela deu conta do recado e gastei 2 cartuchos coloridos e um preto. Mas, prefiro a impressão laser e se eu fizer festa no ano que vem, devo levar numa copiadora novamente. Isso porque sou perfeccionista.

Ah, as cores no monitor são um pouco diferentes das cores impressas, por isso, antes de sair imprimindo tudo, faça um teste para ver se a cor é realmente o que você procura.

Papéis

A gramatura e apresentação do papel são muito importantes e você deve levar em consideração o tipo da impressora que irá usar antes de comprá-lo. Existem papéis específicos para cada tipo de impressora.

Eu por exemplo, comprei Papel Fotográfico (que não tinha a especificação Glossy), para usar na minha impressora jato de tinta. Resultado: tive que imprimir várias coisas de novo porque a tinta borrou e ficou mais clara. No meu caso, com uma impressora jato de tinta, o mais indicado seria Papel Fotográfico Matte ou o Opaline.

As lojas tem uma infinidade de papéis que você pode usar, vai da sua preferência e da finalidade que você dará a eles. Cada item pede certo tipo de papel e gramatura, mas eu não aconselho utilizar uma gramatura menor que 160 ou 180.

Os papéis mais usados para papelaria festa (normalmente no tamanho A4) são:

  • Couché
  • Filicoat
  • Opaline
  • Canson
  • Papel Fotográfico Glossy (a prova d’água) ou Matte (fosco)
  • Papel Adesivado ou Etiqueta (acabamento Glossy também)

 

Para os convites, prefira um papel com uma gramatura maior, para que fique mais firme e mais apresentável. Eu usei Papel Fotográfico Glossy gramatura 230.

Para os envelopes, você pode comprá-los prontos já na cor e tamanho da sua preferência, ou confeccioná-los com um papel diferente, como o papel de scrapbook, por exemplo, que tem muitas opções de cores, padrões e acabamentos. Eu usei dois tipos de papel scrap, um de listrinhas e outro de bolhas.

Para os toppers e wrappers de cupcake ou de docinho, food labels, tags diversas, chapeuzinhos, etc, você pode usar Papel Fotográfico Glossy ou Matte ou Papel Opaline, que eu gosto muito também. Esse ano eu usei o Papel Fotográfico Glossy, no ano passado usei o Opaline.

Para os rótulos de água, tags adesivas diversas e etiquetas, use Papel Adesivado ou Etiqueta (sem cortes, a folha é inteira adesiva).

Eu compro papel na Kalunga; Pimaco é o mais caro e o Sistem tem a mesma qualidade e é mais em conta. Ou na Dom, de marca genérica, qualidade muito boa e preço super em conta. Nessa Dom aliás você encontra de tudo, coisas pra lembrancinhas principalmente. Os papéis, você encontra nas grandes livrarias e papelarias também.

Cortando suas artes

Máquinas de Corte: Exitem máquinas geniais que cortam todo tipo de formato que você possa imaginar. Como a Silhouette ou a Cricut por exemplo. Em alguns casos elas têm diferentes indicações, mas opiniões sobre ambas são bem favoráveis. São máquinas caras, então não vale a pena comprar somente para fazer as artes da festa do seu filho ou filha uma vez por ano. Nesse blog tem um texto ótimo e muito informativo sobre essas duas máquinas de corte.

Refiladoras de Papel ou Guilhotinas: Eu comprei uma refiladora e adorei. Serve para todo tipo de corte reto. A minha é essa aqui e foi comprada na Kalunga. Só atente para a quantidade de folhas que a lâmina corta e outros detalhes. De preferência, veja as opções de guilhotinas e refiladoras pessoalmente. Se você não quiser comprar uma refiladora ou guilhotina, pode levar sua papelaria para cortar em uma copiadora. Mas somente as coisas de corte reto.

Furadores: Os famosos e indispensáveis furadores existem em diversos formatos: formas geométricas, bichinhos, borboleta, coração e outros. O tamanho usado geralmente é o de 2″ ou 50mm. Toppers de cupcake são feitos com esse tamanho de furador, por exemplo. Para toppers de docinhos, que devem ser menores, use o furador de 1,5″ ou 35mm.

Eu prefiro usar apenas duas formas: círculo liso e escalope. Tenho três furadores: círculo escalope 50mmcírculo escalope de 35mm e círculo liso 50mm e um compasso para corte de círculos de 10 a 150 mm de diâmetro (esse ainda estou testando).

Conheço bem três marcas: Toke e Crie, a Craft Punch (tive um furador que quebrou no primeiro dia de uso) e a gringa e famosa EK Success Paper Shapers, no caso, esse modelo.

Lojas de scrap, armarinhos e até algumas papelarias vendem os furadores. Uma das lojas que eu mais gosto e recomendo é a Grafitti Artes. Fica em Curitiba, mas entrega em todo o Brasil. Tem de tudo, botões, guilhotinas, furadores, apliques, gabaritos, ferramentas diversas, papéis de scrap, material de pintura e artesanato.

Tudo devidamente impresso e cortado, e agora?

Agora é só montar, colar e usar como você planejou :)

Se você mora em Curitiba, seguem algumas indicações de locais que fazem impressões em pequenas quantidades:

Plotagem: Imprimi os convites da festa de 2 anos da Mel lá, levando o meu próprio papel. Impressão muito boa e preço também:
On Print: Imprimi com eles as artes da festa de 1 aninho da Mel. Impressão impecável e preço muito bom.
Revelex: Se você for usar papel fotográfico, dá para imprimir lá. Impressão impecável também, mas o preço é um pouco mais alto (pelo menos era!).

E é isso! Boa sorte nas suas festas!

comentários via facebook

218 comments

  1. Oi Michelle, que dicas fantáticas!!! ADORO o seu blog desde o dia que conheci, por acaso, durante as minhas pesquisas na web e desde então não largo mais. Fico aguardando os seus posts e sempre tiro boas idéias, parabéns!Minha filha Antônia está com 3 meses e também quero fazer uma festa linda para ela de 1 ano com todas as suas dicas. bjs

  2. Oi Michelle! Amei você ter falado disso por aqui, você tem um estilo muito próximo do meu de fazer as coisas… Só uma coisa que eu sou mais flexível é quanto a gramatura do papel, para determinadas coisas (como os toppers) uso em gramatura menor até uns 120g, que dão um efeito bom também.
    Vc tem a Cricut? Tenho muita vontade de comprar, mas é bem cara, acho que vale o investimento.
    Adorei a dica da refiladora, não aguento mais minha vida de cortar tudo no estilete…rs

    bjsss

    1. Oi Amanda!

      Que bom que você gostou do post :) Eu ainda não trabalhei com gramatura abaixo de 160 eu acho, mas vou testar!

      Não tenho máquina de corte ainda, estou pesquisando para caso decidir comprar, seja um escolha certa.

      Bjo

  3. Que post sensacional!!!! Por isso que eu amo esse blog!rsrsrs

    Encontrei esse blog nas minhas andanças pela net há pouco tempo e não desgrudo mais dele! Já o li de “cabo a rabo”.

    Estou grávida de 7 semanas e pretendo continuar por aqui por muito tempo!!! Adoro tudo!

    Parabéns Michelle! Um beijo!

  4. AMEI!!!
    Precisava mesmo dessas dicas. Tenho muita vontade de fazer uma festa assim, mas não sabia por onde começar!
    Agora, é só colocar em prática!!!
    Obrigada!
    bjs,

  5. Nossa que ótimo adoreeei adorei! muito bom saber dos papéis e furadores, e principalmente onde encontra-los! Quando tu melhorar que tal postar umas fotos ou ideias geniais (q tu sempre tem) de festa pra menino?
    Ou melhor, uma post de título ” a festa que meu filhO teria” :D

    beijos e melhoras rápidas!

  6. Olá Michelle, meu nome é Denis e sou o proprietário do TudoSobreImpressao.com.br. Obrigado pelo link para a matéria comparativa sobre impressoras laser e jato de tinta! Vim aqui ler o seu artigo e vi que você não é muito fã de impressoras jato de tinta ;) e que prefere fazer a impressão das suas personalizações com impressoras laser coloridas devido a qualidade e ao acabamento.

    Além do blog eu tenho uma gráfica rápida e faço alguns fotoprodutos, e faço muitas impressões com jato de tinta pois acho que a qualidade é muito melhor e o custo é bem mais acessível. Você disse que fez algumas impressões com uma Photosmart, mas apesar de ela ser uma boa impressora ela não é, na minha opinião, a melhor para trabalhos gráficos detalhados.

    Se quiser posso lhe encaminhar algumas amostras impressas nos meus equipamentos – tenho certeza de que consigo convencê-la de que jato de tinta é melhor que laser ;)

    E parabéns pelo blog!

    1. Olá Denis,

      Realmente a minha impressora atual não é a melhor opção para trabalhos como esse (papelaria festa), mas é o que temos no momento :)

      Você teria uma impressora jato de tinta para indicar pra gente? Que seja boa para esse tipo de impressão e acessível?

      Obrigada pela visita!

      Abs

      1. Michele, eu uso uma Epson T50, mas basicamente qualquer impressora com seis cores ou mais é ideal para esse tipo de trabalho na minha opinião. As duas cores adicionais (ciano light e magenta light) realmente fazem a diferença e a impressão fica muito próxima, senão igual, ao que se obtém em um laboratório fotográfico, e definitivamente melhor do que a de uma laser colorida. Se quiser ainda posso te mandar algumas amostras ;)

  7. Michelle, vc sabe onde posso encontrar dicas de como usar o photoshop CS5? Pedi para meu marido instalar para mim e não sei nem por onde começar a mexer, hehehe… Burrice total nesse segmento… Se vc puder me ajudar, agradeço bastante! BJs…

    1. Oi Mirela!

      Dá uma pesquisada no Google sobre “tutoriais para photoshop cs5”.

      Veja esse link, por exemplo (tem muitas dicas para iniciantes): http://www.tutorialphotoshop.blog.br/basico-iniciantes/

      Nesse outro link você aprende o que é cada ferramenta: http://forum.muaway.net/index.php?/topic/208895-guia-do-designer-iniciante-o-basico-do-photoshop-cs5-parte-3-final/

      Tem que usar, treinar mesmo e com paciência você vai aprendendo.

      Boa sorte :)

      Bjo

  8. Boa tarde
    Michelli
    Adorei seu blogs, não esperava tantas dicas.
    Parabéns é ensinando que a gente se torna mais simples
    e acaba memorizando todo nosso aprendizado.
    Trabalho com projeto de comunicão visual após 15 anos
    de propagando deu para aprender muito.Foi uma boa revisão
    Um abraço
    Domingos

  9. Olá Michelle Adorei suas dicas. Fiquei apenas com uma dúvida, para fazer essas impressões com a HP Photosmart qual dos cartuchos compatíveis vc usa, o 75 e 74 ou o 99?
    Abraços e Parabéns…

  10. Michelle, boa tarde! Parabéns pelo blog!!
    Estou me descabelando..kkkk
    1 aninho da minha princesa e pensei em fazer os tags para os docinhos, até já fiz a arte, mas agora não sei que papel usar….pesquisei na net e vi que poderia ser o couche 180, será que fica bom? Investir no furador seria uma boa???

  11. Achei o blog hoje procurando como fazer artes personalizadas, e eu simplesmente amei tudinho. Vou voltar sempre por aqui.
    bjs
    Kelly Nomura
    Manaus/AM

  12. Ola Linda, amei muit suas dicas. Estou tentando me profissionalizar nisso, e todas as dicas são muito bem vindas. Pra iniciar, nada melhor que testar já no aniversario da minha filha não é??!! Me tire uma dúvida, como voce fez as forminhas? Corta com algum cortador próprio? Preciso dessa dica!
    Obrigada e Parabens!

    1. Oi Emanuelle!

      Pesquise no Google como “stock images” e aparecerão vários bancos de imagens. Dentro desses bancos procure como “vector” ou pelo nome específico que você quer, mas em inglês.

      Boa sorte!

  13. Oi Michelle, adorei suas dicas, a impressora que corta silhouette ou Cricut, sabe o valor e onde posso comprar? tenho 60 anos e adoro fazer essas coisas , ate porque me rende uma ajuda financeira e adoro festa principalmente infantis, ja fiz muitas, para filho, sobrinhos, amigos, mas tudo cortado no estilete e na tesoura, Aguardo sua resposta. um abraço . Zezé

  14. Olá. eu gosto muito e me interesso bastante por personalizados mas ate hj . nunca achei alguma profissional que queira me da cursos talvez pra q nn tenha concorrência_ mas gostaria muito de aprender para eu mesma planejar o niver da minha baby q tem cinco meses . eu por ser uma mae muito nova 18. Não tenho tanto recursos para contratar uma profissional. então Mi, tem como vc me informar qual primeiro passo q tenho.q dar programa como pesquisa o tema e td mas desde ja aguardo uma resposta.bjs

  15. Mi, olha eu outra vez esta relendo meu comentario e algumas partes acho que não fui muito relativa no meu interesse , queriA saber . que progama eu baixo e depois o tema q escolher onde capturo as figuras ? medida , das embalagens e etc. muito anciosa pela sua resposta bjs
    e sim , adorei seu blog , quem é mae se identfica-ra muito com todo conteúdo .

  16. Oii mi, estou obsecada pelo seu blog kkkkkk
    agora gostaria de saber , qual o melhor stylo de temas para festa da minha lindaa , jaq vai completar 1 aninho , eu queria alogo encantador , estava penssando em ursinhas marrom e rosa , … e amaei os kits que vc recomendou em fazendosuafesta.com mas porem , ja conversei com varias especialista de festa decoradoras , profissionais de bolo doces personalizão . e tudo em geral Sairia por quase 5mil reais e eu acho absolutamente um absurdo , gostaria de economizar muito , mas fazer algo agradavél e marcante . :D afinal , é o 1 aninho da Samiah …

    1. Oi Nivea,

      Obrigada, que bom que o blog está sendo útil pra você :)

      Veja, no http://fazendoaminhafestamoldes.blogspot.com.br/ você baixa os moldes já nas medidas exatas, não precisa de nenhum programa para baixar. Depois você altera tudo que quiser no Photoshop, por exemplo. Pode até ser que já encontre lá o tema exato que você quer, já que tem muitos.

      Eu fiz tudo por conta mesmo, só baixei alguns moldes na internet, digitando por exemplo, “tag para cupcake”. Mas isso porque já trabalho com Photoshop há alguns anos.

      Nesse post eu expliquei tudo bem direitinho, em detalhes. Dá uma boa lida que você encontra as respostas que precisa, ok?

      Festa personalizada é linda mas sai um pouco mais caro mesmo. No final vale a pena mas tem que ver o seu orçamento limite.

      Boa sorte!

      Bjo

  17. Boa noite, gostaria de saber os sites que consigo baixar ou comprar as imagens, fundos de flor, de bolo, listrado, pra eu poder montar a papelaria que eu quise, e até agora não consegui encontrar, sites que pagam, e baixam as imagens de personagens, de urso, bailarina, para chá de bebê, etc… Poderia me ajudar, já faço um pouco de trabalho no corel, mas tenho que pegar imagens na net e recortar, é super trabalhoso, quero mais agilidade e coisas mais lindas…

    1. Oi Ana Paula!

      No post eu expliquei com detalhes como fazer essa parte:

      Resources / Recursos

      Moldes: Um blog ótimo que tem muita coisa bacana pra quem quer fazer parte do time faça você mesma é o Fazendo a Minha Festa – Moldes. Sério. Tem tu-do. Medidas para impressão, moldes gerais, dicas de papel e até vídeos de como fazer. Porém, a Karen deixa claro que seu trabalho não visa substituir o de um profissional, que deve ser valorizado, obviamente.

      Cores e Padrões: Você pode criá-los ou procurar por patterns prontas e daí alterar. Exemplo de padrões: listras e poás. Tendo um molde, fica mais fácil e você faz todas as alterações necessárias. Eu gosto muito do COLOURlovers, que tem milhares de palettes e patterns, entre outras coisinhas. Crie uma conta para poder salvar as coisas que você gostar. Por exemplo, você quer um plano de fundo em poá. Digita no campo de busca “polka dot” e pronto. Aparecem várias patterns de bolinhas. Para listras, stripes. E assim por diante.

      Banco de imagens: “Ah, eu quero uma festa com tema bailarina, tenho conhecimento em editores gráficos, mas não sei desenhar. O que eu faço?” Compra a imagem dos bancos de imagem. Eu nem vou colocar links aqui porque tem muitos. É só pesquisar por “images ou stock images” no Google e logo você acha um banco de imagens atrás do outro. Para comprar, tem que ver o tipo de licença, o que permite, etc. E normalmente é tudo gringo, ou seja, em inglês, compra em dólar e com cartão internacional.

      Resolução das Imagens

      Não adianta achar uma imagem do que você quer no Google e tentar usar porque ela provavelmente não estará numa boa resolução. Para uma impressão decente, você precisa trabalhar com uma resolução de no mínimo 300 dpi (pontos por polegada). Aqui no ótimo Dicas de Fotografia, a Claudia Regina fala mais sobre o assunto. Vale ler (o blog inteiro). No Design Blog também tem um guia bem bacana.

      A dica é sempre pesquisar em inglês, ou seja, bailarina = ballerina, etc. Por exemplo, se você quer ursinhos, pesquisa “stock images baby bear vector” e vai encontrar vários. Daí é só identificar quais são dos bancos de imagens e comprar.

      Boa sorte!

  18. Ola, amei sua materia de Faça voce mesmo, mas gostaria de uma ajuda. Aqui onde moro, estou tendo dificuldades em encontra design garficos serios e comprometidos com o trabalho e pontualidade, saberia me indicar alguem ou site que faça pequenos trabalhos de artes graficas, que enviam por email e eu possa imprimir aqui.
    Desde ja agradeço a atenção.

    Adorei o Blog, Lindo!!!

  19. Michelle, adorei todas as suas dicas, sou mamãe, dinda e tia coruja e quero tudo mais do que lindo pra os meus amados, não tenho experiência no ramo mas interesse não me falta então seu blog pra mim caiu do céu. Adoreiii e visitarei muito mais vezes. Bjs e muito sucesso!

  20. I just want to tell you that I’m very new to blogging and absolutely liked this web page. Probably I’m planning to bookmark your website . You really have very good well written articles. Thanks for sharing your blog.

  21. Olá Michele…hoje por um acaso encontrei o seu blog e me apaixonei..
    Vou casar e gostaria de fazer o maximo de coisas que conseguir..quero minha decoração nas cores amarelo e azul..sendo que será uma recpção simples,pois casarei no civil e participará amigos intimos e familia,mas queria os tags para deixar tudoo bem a minha cara..queria com os pombinhos..será que poderia me ajudar?

  22. Ola adorei seu blog com varias dicas, queria entender melhor a diferenca entre refiladora de papel e guilhotina. Vou fazer uns convites e tambem cortar imas com fotos, qual seria melhor para usar? Estou fazendo estes personalizados pra festa da minha filha e outras tbm, comprei uma Silhouette e estou amandoooooooooo, pode me ajudar com essas duvidas? Se puder me retornar pelo email biana_22@oi.com.br obrigadaaa bjssss

  23. Olá Michelle, que dicas fantásticas! Caiu do céu, rs. Na realidade foi por acaso que visitei seu blog, me chamou atenção pelo fato de sua explicação sobre tag´s, rs. Estou fazendo uma pesquisa na realidade para montar Tag´s, convites entre outros detalhes de meu casamento e suas observações eram TUDO que precisava para essa humilde iniciante. Muito obrigada!

  24. Oh my goodness! Amazing article dude! Many thanks, However I am going through issues with your RSS. I don’t know the reason why I can’t join it. Is there anyone else having identical RSS issues? Anyone who knows the solution will you kindly respond? Thanks!!

  25. Wow, awesome blog layout! How long have you been blogging for? you make blogging look easy. The overall look of your site is excellent, let alone the content!. Thanks For Your article about Faça você mesmo(a): artes gráficas e papelaria para festas | Vida Materna .

  26. Olá, amei seu blog. Bom, tenho uma dúvida: fiz uma conta no COLOURlovers mas, não consigo salvar os patterns, como você faz? Se puder ajudar, ficarei muito grata!!

  27. Wow, fantastic blog layout! How long have you been blogging for? you make blogging look easy. The overall look of your website is excellent, as well as the content!. Thanks For Your article about Faça você mesmo(a): artes gráficas e papelaria para festas | Vida Materna .

  28. ola michele, feliz demais com todas as informaçoes, eu to tentando fazer coisas assim, para ganhar um dim dim,tenho problema fisico e é tudo muito dificil o mercado de trabalho, então como amo photoshop e tudo aprendo catucando mesmo… to pensando em focar nessa parte para festas e voce abriu mina cabeça de uma forma, estava desorientada… beijos e conto o resultado muitos beijos…..

  29. Michelle, qual a impressoa ideal então para impressão de artigos gráficos para festa e cartões de visita…ect????
    Aguardo seu retrono obrigada

  30. Oi, Michelle!

    Parabéns pelo blog, ótimo conteúdo e muito bom gosto! Por acaso você poderia me indicar um lugar que venda carimbos no formato de triângulo e bandeirinha para toppers? Tenho procurado pelo Google, mas não encontro muitas opções.

    Obrigada!

  31. Você cola as tags no palitinho, direto ou faz algum acabamento? Eu mandei imprimir em papel comum, tipo Chamex mesmo, vamos fazer um bolinho em casa, simplezinho…

  32. Acabei de conhecer o seu site e vou compartilhar lá no facebook !
    Quero agradecer a sua generosidade em compartilhar com as pessoas informações tão importantes. Apesar de não exercer a minha profissão ( publicitária), sou admiradora desta área de artes gráficas e me encanto cada dia mais com a criatividade das pessoas, principalmente quem nunca exerceu ou teve contato com este ofício!
    Queria muito ajudar a minha cunhada a fazer a festinha de aniversário da minha sobrinha querida e aqui encontrei a motivação que mais precisava .
    Desejo todo o sucesso para ti !

  33. Oi boa tarde,me chamo Leandra, eu gostaria muito da sua ajuda estou querendo abrir um negocio pra mim, mais nao sei nem por onde começar gostaria muito de fazer lembrancinhas para aniversarios, batizados, casamentos e etc. Mais nao sei o que tenho que fazer qual maquina comprar, sera que pode me ajudar. Preciso saber o que preciso pra abrir esse negocio de lembrancinhas personalizadas pra aniversarios e etc. Obrigada!

  34. Olá querida! Muito grata por essa sua contribuição para conosco. Estou com dificuldades em criar a conta no site ColourLovers, poderia me ajudar, por favor?

    Grata!!
    Bianca

  35. Olá querida! Muito grata por essa sua contribuição para conosco. Estou com dificuldades em criar a conta no site ColourLovers, poderia me ajudar, por favor?

    Grata!!
    Bianca

  36. Sabe quando vc tem um sonho ? Eu AMO essa parte gráfica da festa, e quero começar a trabalhar exatamente nessa área, estou procurando cursos e não encontro aqui em Curitiba, hoje desanimei e pensei em desistir, mas lendo o teu post, o desejo continuou vivo. Também amo toda parte de decoração e por isso criei a Anfitriã (facebook/Anfitria.br, fiquei mais feliz ainda quando lendo o post descobri que vc é de Curitiba, fechou com chave de ouro. Obrigada por compartilhar, é mais um passo.

  37. adorei seu site, suas dicas e, principalmente, a abrangência com que tratou cada ítem, mostrando as ferramentas, onde encontrar, detalhes sobre tudo para que efetivamente se possa fazer concretizar o que se propõe. Parabéns! Dificilmente ncontramos tudo q procuramos e aqui, o que pouco que poderia não ter, vc mostra claramente onde encontrar. Belo trabalho o seu! Mto obrigada e que Deus a retribua, pois vc merece!
    Vou fazer uma festinha para meus 2 filhos dos vingadores. Com simplicidade, pelos recursos disponíveis no momento.
    Vi as tags que tem no site e gostei mto. Porém gostaria de saber se vc não teria tags c/escudo do América, a máscara do homen de ferro, a mão do hulk ou sua face e o machado do thor. Sei que podem ser feitas mas não sei como fazer e acho q não teria tempo p aprender e fazer. Também os mesmos para confeccionar em tamanho mior p colocar na parede ou pendurado. Aguardo urgente sua resposta pois a festa já tá chegando! Com mta admração, Cláudia.

  38. Adorei o site. Parabéns! Muitos detalhes e onde conseguir e como fazer. Enfim, completo. Tem tudo! Que Deus possa abençoá-la imensamente e o seu trabalho!
    Vou fazer uma festinha dos vingadores p 2 filhos de 5 e 3.
    Gostaria de tags só do escudo do america, da mascara do homen de ferro, da mão do hulk ou face e do martelo do thor. Não encontrei e não sei fazer com corel ou photoshop.Será que vc não teria? E ainda, gostaria dos mesmos em tamanho maior p pendurar na parede ou no teto.
    Se possível, e se tiver responda-me, urgente pois a festa tá chegando.
    Grata, com mta admiração pelo seu trabalho! Cláudia

    1. Olá Claudia!

      Obrigada, fico feliz que tenha sido útil e que vc tenha gostado das dicas.

      Infelizmente não tenho como ajudar individualmente cada pessoa que me procura, sabe? Minha maneira de fazer isso é com os posts, assim atinjo um número grande de pessoas ao mesmo tempo.

      Tem muitos kits online para download gratuito. Dê uma pesquisada no Google como “festa para imprimir tema vingadores”, etc.

      Bjo e boa sorte

  39. Desculpe enviar 2 posts. Estava demorando a enviar pois tinha caído a rede.E sódepois vi q já tinha enviado. Ah, se possível, me dê os passos p eu escrever os nomes de meus 2 filhos: Théo Lucca (5 anos) e Melvin (3 anos) nas tags. Bjs. Cláudia

  40. oi,bom dia Michelle em primeiro lugar eu gostei muito da suas dicas são ótimas mesmo.é o seguinte eu comecei a pouco tempo a fazer convites,lembrancinhas etiquetas assim só pra família só que ai começou a surgir encomendas e sinceramente não sei como cobra-las eu preciso de uma ajudinha sua pode ser? tenho uma encomenda de 30 etiquetas usei o paminco foi 9,90 o pacote com 240 etiquetas quanto eu deveria cobrar você tem uma ideia e ainda tenho encomenda de alguns convites para chá de bebê .Desde já obrigado

  41. Olá Michele…
    Sou sua fã !!!
    Gostaria de saber se teria alguma dica de curso para esse tipo de profissão… qual a melhor especialidade a seguir para esse ramo.
    Obrigada e Parabéns pelo lindo blog

  42. Olá Michele
    Adoro suas dicas são muito boas e tem me valido muito. Gostaria de saber como faço pra utilizar as várias patterns do site COLOURlovers você saberia me dizer o passo a passo pra eu utilizar elas ? Desde de já muito obrigada

  43. Olá tudo bem , amei todas as dicas suas.
    Tenho um batizado dos meus filhos e quero fazer as etiquetas para colocar nos potes quadrados de acrílico , estou pensando em ou a fotos deles com nomes e datas e/ou usar um tema de anjos .Por favor me ajude , minha impressora é HP comprei cartucho de tinta colorida , papel para fotos glossy e papel cartão azul.
    O que você sugere ,o batizado sera domingo dia 20/10/2013 kkkk??????

  44. Adorei!!!Realmente suas dias ajudam muiiiiito e o site que vc indicou realmente tem TUDO!!!Obrigada por compartilhar suas idéias na net, me ajudou bastante.

  45. Oi Michelle
    Gostei muito sobre as dicas que vc deu sobre Arte digital, amo tudo isso , gostaria que vc desse a dica como salvar as imagem do COLOURlovers, agradeço

  46. Oi querida, primeiro parabéns pela facilidade em
    se comunicar e nos ensinar.
    Tenho uma dúvida e não consigo achar a resposta.
    Quando for montar a pg. de impressão, como calcular a distância entre as artes? Vira e mexe compro um ou outro cortador, mas aqueles redondos nunca consigo usar em
    razão dessa bendita distância.
    Pode me salvar???
    Ah, não entendo muito de blogs, por isso tenho medo de não conseguir ver sua resposta. Seria muito pedir p me mandar por email??
    Bj e obrigada

  47. Olá Michelle boa tarde,

    Estou organizando os preparativos da festinha de aniversário de minha afilhadinha e estou bem perdida nas pesquisas. Por um acaso do destino tive a felicidade de encontrar seu blog com tantas informações importantes. Mesmo assim continuo em dúvidas a respeito de papéis e impressoras. Será que você consegue esclarecer por gentileza esses detalhes. Na minha cidade os profissionais de papelaria não conseguem me explicar a diferença para cada papel e fora a dificuldade de encontrar esses papéis. Acho que terei mesmo que comprar das lojas que você indica no post. Não gostaria de estar te ocupando, mas como percebi sua atenção com cada pergunta, me senti a vontade de perguntar. É muito importante a minha participação nesse momento especial de minha querida baixinha afilhada.

    Papel Couché – impressora laser
    Papel Opaline – impressora jato de tinta
    Papel Canson – impressora ?
    Papel Fotográfico Glossy – impressora laser
    Papel Fotográfico Glossy mate – impressora jato de tinta
    Papel Adesivado – impressora jato de tinta.

    Fico grata por sua atenção.

    Att, Mariana

  48. Bom dia! Eis a minha duvida: Qual impressora( jato de tinta ou lase) e papel devo usar para fazer rótulos como: marmitas, latinhas, caneca de acrílico, tubets, maletas e caçulinha. Com uma única impressora faço td isso
    Grata pela atenção
    Dani

  49. Ola queria fazer a festinha da minha filha com tema do jardim da Clarilu mais não tenho encontrado muita coisa gostaria de ver alguma ideias suas gosto muito das suas dicas …aguardo obrigada.

    1. Oi Cristiane,

      O PS foi instalado junto com outros programas no meu computador por uma pessoa que trabalha com informática, não fui eu que baixei. Tenta dar uma procurada no Google mas se certifique que o site é confiável.

      Bjo

  50. Nossa, que aula!Eu sempre amei todas essas coisas, mas ainda não consegui me aventurar por não saber por onde começar…mas adorei as dicas e com seu b-a-b-a, ficou bem mais fácil!Obrigado por partilhar.

    1. Oi Leticia,

      Ultimamente está bem difícil encontrar para baixar em sites confiáveis. Tem que fazer uma busca no Google mesmo ou tentar ver com alguém que tenha o programa. O meu foi instalado por uma pessoa que trabalha com informática.

      Bjo

  51. Olá Michele, amei o seu blog!!Trabalho com caixas para casamento e papelaria, mas estou com dificuldades para fundos, entrei no COLOURlovers, já me cadastrei. Como uso a imagem pois trabalho com Corel X3, tentei salvar a imagem para usar mas não deu certo! Você consegue me ajudar?? CoMo usá -la no Corel?
    Fico no aguardo. Bjinhos Cris

  52. Boa Tarde!!!
    Adorei o seu blog, amo o universo de festas!!!
    Sou marinheira de primeira viagem vou fazer o aniversario da minha neta, que sera em Maio, preciso correr contra o tempo.
    Estou precisando de uma grande ajuda, para fazer os tags que coloca nas lembrancinhas (nos tubetes, nos potinhos, nos mine baleiros, nos connes, qual o tipo de furador e o tamanho que eu compro, e qual o melhor papel? e qual cola devo usar o tema é a mine rosa.
    Caso possa me ajudar vou ser grata
    Um abraço
    Cris

  53. Michelle,
    adorei suas dicas. Obrigada por compartilha-las.
    Você saberia me informar se a sua refiladora corta aquela manta magnética(que se faz imã de geladeira personalizado)?
    Grata,
    Fernanda

  54. Boa tarde Michelle,muito boa suas dicas,moro em Curitiba e não estou achando nenhuma copiadora que faça impressões no papel adesivo glossy,para as bisnagas e os refris somente no papel adesivo comum..
    Sera que vc poderia me orientar é com muita urgência….Obrigada Katia

  55. Olá Michelle! Estou encantada com seu blog. Gostaria de saberá se tem como vc enviar pra mim, por email, imagens de bailarina. Não estou acertando procurar. Estou sem Internet em casa então fica mais difícil. É só me dizer o valor que eu deposito pra vc
    É que realmente está complicado pra eu pesquisar. Espero que vc possa me ajudar, pois estou desempregada e precisando muito desse renda.

  56. Obrigada, adorei… Será que você tem o link de onde você baixou o Photoshop? Porque quero baixar só que todos os sites tem vírus!!! Por enquanto, estou usando o PhotoScape ;) Obrigada desde já :)

  57. Oi Michelle Amorim! Adorei as dicas e estou me divertindo tentando criar alguma coisa, mas preciso de ajuda…Fiz a conta no colourslove , e como faço pra salvar no meu computador, pq fica no meu profile, mas não consigo salvar !!! Help me !!! Bjos e já agradeço

  58. Olá boa noite ,meu nome é Amanda adoro personalizados sempre quis trabalhar com essa arte maravilhosa mas não tenho noção do que usar.tipo impressora , como recortar e varias outras duvidas queria que VC tirasse minha duvidas li alguns de suas publicações no seu blog e vi você entende bem.obrigada adoraria que você me respondesse

  59. Olá, gostaria de saber sua opinião sobre a impressão da Silhouette no papel glossy, pois já vi várias pessoas comentando que ela não funciona bem na função PRINT and CURT com o papel glossy pelo su brilho!!
    Estou apenas com essa pendência para comprar a minha cameo, pois uso apenas o papel glossy e minbha intenção de compra-lá e de usar a função P&C.
    Desde já grata,

    1. Eu sei Michelle que ela é apenas de corte, e que vi alguns comentários que ela não corta bem o papel glossy, devido ao seu brilho a silhouette não consegue visualizar corretamente a parte a ser cortado! Mas já vi algumas pessoas dizer que corta! Estou na dúvida!

      1. Oi Kamyla,

        É que você escreveu “sobre a impressão da Silhouette no papel glossy”, por isso entendi que você achava que a Cameo imprimia também.

        Não notei essa diferença ao cortar, somente ao imprimir na minha impressora. O papel precisa de uma ajuda para ser puxado, mas na Cameo mesmo não notei muita diferença.

  60. Olá Michele, parabéns pelo seu blog, é o mais completo que encontrei sobre o assunto.

    Estou querendo comprar a Silhouette para usar a função de corte, mandando imprimir os trabalhos em uma gráfica e estou cheia de dúvidas com relação ao papel.
    Para forminhas de doces o papel mais indicado é o fotográfico 180g? Vi em um site que o papel glossy desbota muito rápido, isso é verdade?

  61. After looking into a number of the blog posts on your site, I honestly appreciate your way of writing a blog. I saved as a favorite it to my bookmark website list and will be checking back soon. Please check out my web site too and tell me what you think.

  62. Olá Michelle, parabéns pelo excelente trabalho no seu blog. Sua dicas são sensacionais!!!
    Uma dúvida, você cita para criar uma conta da Colourlovers para poder salvar os temas que agradam, eu até então salva os temas numa pasta no meu computador.
    Você prefere salvar direto no site para não carregar seu computador ou tem algo a mais?

    Obrigada e sucesso!

  63. Olá! Gostaria de saber se esses furadores cumprem bem a função em papel fotográfico adesivo. Eu vi bastante gente reclamando que o furador mastiga o papel. Eu entrei em contato com o sac da Tok e Crie e eles também disseram que não é aconselhável utilizar esse tipo de papel. E eu gostaria de saber se as guilhotinas tb fazem um bom trabalho. Estou pensando em comprar aquelas que não são facão pq eu tenho uma dessas e ela corta tudo torto….

    Muito obrigada ;)

  64. gostaria de saber se a Epson Tanque de Tinta L565 é boa para personalizados quais os papeis e adesivos que ela comporta pois quero investir na mesma mas tenho medo que ela não imprima personalizados com qualidade me responda por favor.

  65. Que legal suas dicas! Também estou fazendo umas artes pro niver do meu sobrinho e estão ficando muito legais e suas dicas de qual papel usar foram valiosas. Obrigada
    Estou pensando em fazer a arte desses personalizados sob encomenda, pra quem não tem a minima noção de computação, mas não faço ideia de quanto cobrar… Alguma dica?

    1. Olá Edilaine! Dê uma olhada no site Elo7 e pesquise por “papelaria personalizada” ou “festa personalizada” e veja quanto as pessoas estão cobrando pelos serviços. Dá para ter uma base e então fazer o seu preço! :)

  66. Boa Noite, tenho uma duvida enorme você compra as todas as folhas brancas e monta ou compra as folhas colorida, pois dos meus filhos sempre fiz algo simples e esse mês tenho o Chá de bebê da minha irmã e queria fazer algo mais delicado, se poder me ajudar agradeço.

  67. De Mih pra Mih, em Curitiba eu super recomendo a JZ Gráfica (eles tem a Sillouette pra recorte) e a Gil Cópias, ambas na Avenida Sete de Setembro. E é super em conta os valores. Gastei 18 reais imprimindo meu Menu Planner na Gil Cópias, com 50 páginas e capa colorida, mais duas plastificações A4 e mais encadernação wire-o.

  68. Estou querendo entrar nesse mundo , por isso estou pesquisando bastante. Adorei seu blog pois ele me deu muitas informações valiosas, vou estudar bastante sobre tudo oque é preciso para poder fazer um bom trabalho que agrade as pessoas e consequentemente me traga uma clientela.

  69. Olá Michelle!
    Quero começa um negocio próprio. Eu que faço as festinhas do meu filho, gosto desse contanto de fazer festa, ajuda as minhas amigas. E comecei a pesquisar em fazer caixinhas, algo diferente com papel e acabei achando vc. O que vc me indica a começar a fazer o meu negocio?

    Michelle.

  70. Oi Michelle, tudo bem?
    Me apaixonei pelo seu blog …..
    Estou começando com papelaria personalizada, e estou fazendo alguns convites, a minha maior duvida é qual impressora comprar, meu esposo esteve pesquisando e gostou da HP C1025, mas não sei qual realmente devo comprar, quero uma impressora a laser que me possibilite imprimir com qualidade os convites e os personalizados, me ajuda por favor.

    Um grande abraço,

deixe seu comentário!