17 mar 2012

Estabeleça rotinas para simplificar o dia-a-dia com os filhos

Ter uma rotina pode parecer um tédio para quem vive uma vida cheia de aventuras, mas as mães conhecem a importância de uma para manter a vida mais tranquila e em ordem. Especialistas também são unânimes com relação aos benefícios de uma rotina para orientar a vida das crianças. Confira algumas dicas práticas para fazer as coisas acontecerem.

2. Esforce-se

É difícil para todo mundo ter uma rotina, mas você precisa se esforçar para não cair na preguiça. Aproveite sempre seu tempo livre para cuidar de algo que esteja pendente em casa, a menos que você esteja realmente exausta e precise descansar. Aliás, descansar é um compromisso tão importante quanto qualquer outro, mas é fundamental não ser o único a ser cumprido! Ter listas pode ajudá-la a manter sob controle o que precisa ser feito. Você pode criar uma lista com as tarefas diárias, outra com as semanais (dias do lixeiro, por exemplo), outra com as mensais etc.

3. Comece certo pela manhã

Realmente não faz diferença dormir 10 minutinhos a mais, apesar de sempre acharmos que sim. Portanto, se sua manhã está um caos, acorde mais cedo e faça tudo com um pouco menos de pressa. Preparar algumas coisas na noite anterior também ajuda, como por exemplo a roupa que você vai vestir, a das crianças, suas mochilas para a escola, sua bolsa etc. A melhor dica que eu posso te dar é: identifique o problema e encontre uma solução adequada. Se você sempre se atrasa porque precisa tomar banho, veja se não vale mais a pena tomar banho antes de dormir, ou então acordar mais cedo. Faça a lista de cada tarefas a ser feita pela manhã, calcule quanto tempo demora em cada uma delas, acrescenta 15 minutos extras e pronto! Esse é o tempo que precisa ter pela manhã. Faça as contas e veja a que horas precisa acordar.

4. Termine o dia de forma correta também

Guarde o que estiver fora do lugar, descanse, tome um bom banho para relaxar, lave a louça, prepare as roupas para a manhã seguinte, leia um bom livro e durma. A dica aqui é: é sempre melhor preparar tudo quando ainda está acordada (e lúcida) que perder tempo pela manhã.

Lembre-se que não existe mãe perfeita. Você deve procurar ser boa o suficiente no seu dia-a-dia para fazer o melhor pela sua família, o que inclui você. Mas sem piração. Ter uma rotina só te proporciona tempo para pensar em coisas mais importantes e realizá-las, que é o que todas nós queremos.

por Thais Godinho, do blog Vida Organizada

5 comentários no blog

  1. Michelle Amorim em

    Pra mim o mais importante tem sido terminar o dia de forma mais organizada. Tem feito muita diferença =)

    Não deixo mais a louça na pia para ser lavada no dia seguinte, afinal, quem é que curte acordar e ver aquela pia cheia de louça, né? Nem roupas e calçados jogados pela casa (do marido, é claro!). Guardo os brinquedos que estão espalhados pela casa. Dou uma atenção à caixinha de areia da Boo e também troco a água e reponho a ração. Deixo as coisas da Melanie prontas caso formos sair cedo e isso incluiu roupas, comida, bebidas e outros.

    E por fim, dou uma checada na agenda e nas listas de afazeres da semana.

    Responder
  2. Claudia em

    Olá meninas
    Vim conhecer o blog de vcs por indicação da Thais
    Parabéns pelo blog e pela nova coluna. Faz tempo que sou fã do blog da Thais e muitas dicas de organização facilitam e muito a minha vida.
    Tbe prefiro acordar mais cedo e arrumar tudo com calma do que já sair de casa esbaforida…
    Vou voltar mais vezes
    Grande beijo

    http://blogdaclauo.blogspot.com.br/

    Responder
  3. deise ferreira em

    adorei gostei muito das suas dicas tenho 2 bebes e não consiguia tirar tempo para mim, com 15 minutinhos a noite, não deixo mais vasilha suja na pia, tem me ajudado muito realmente faz uma enorme diferença para o dia seguinte brigada

    Responder

Deixe seu comentário!