02 jul 2011

Enxoval: Kit Berço

Enxoval

 

A maioria das gestantes adora montar o enxoval do bebê e para mim o kit berço (todo quarto na verdade) era um dos itens principais. Eu não queria algo com tema mas apenas com as cores e estilos de estampas que eu tinha pensado. Acabei encontrando aqui em Curitiba uma loja que tem exatamente essa proposta: trabalhar com cores e tecidos diferentes (ou se a mamãe quiser, com temas, claro). A loja é a linda Sonhos de Ninar.

Mas enfim, a dica não é sobre a loja ou sobre cores e estilos de kit berços. É sobre comprar os itens realmente necessários num kit berço, pensando lá na frente e não focando somente na imagem do bebezinho recém nascido (que é a única coisa em que pensamos quando estamos grávidas e montando o enxoval).

Quando eu fui comprar meu kit, ele era composto de: uma cabeceira, duas laterais, uma almofada para os pés, edredon, jogo de lençol, etc. Muita atenção na parte em negrito e vamos as fotos:

 

protetor que originalmente era a cabeceira

 

"protetor" para ficar na parte dos pés

Ok. Tudo muito lindo e perfeito quando seu bebê é recém nascido e ainda não se mexe, fica lá, enroladinho no charutinho que vc aprendeu a fazer na maternidade. Mas… e quando o bebê cresce e começa a sentar e tombar para os lados? E quando o bebê começa a se rolar no berço e vc sempre o acha numa posição diferente da que o deixou? (leia-se com a cabeça na parte dos pés).

Quando essa fase chegou por aqui eu percebi que aquela almofada em forma de bombom não servia como proteção e sim somente como enfeite. Coincidentemente no dia seguinte, a Melanie sentou, tombou e bateu a cabeça na grade do berço, da parte dos pés. E aí fui correndo na loja comprar uma pezeira de verdade, que nada mais é do que outra cabeceira.

o novo protetor para a cabeceira

O protetor de cabeceira antigo acabou virando ‘pezeira’ e ficou assim:
 

 

Preço médio: de R$350,00 a R$400,00 (na época)

Conclusão: Caso eu tivesse me atentado á esse detalhe lá quando estava grávida, montando o enxoval, não teria gasto o dinheiro num item somente de decoração e já teria comprado o item certo.

E fica a dica para as lojas lembrarem as mães desse detalhe. Nada de pezeira em forma de bala, bombom e afins. Pezeira tem que ser igual a cabeceira: grande, macia e que realmente vai proteger.

Update: Há poucos meses passou uma reportagem no Fantástico, falando sobre os riscos que protetores de berço e afins oferecem, principalmente para bebês menores de seis meses. Tanto pelo risco de sufocamento e até de estrangulamento (por causa das fitas e laços).

Na época em que comprei o meu kit berço, na metade da gravidez, a concepção era de que ele justamente servia para proteger o bebê. Não se falava muito sobre esses perigos (ou pelo menos eu não tinha consciência disso).

Por sorte, o protetor que comprei é bem fino e leve. Somente a almofada de cabeceira é mais gordinha, mas ela só entrou em cena muito tempo depois do nascimento da Melanie.

A dica é: se você não abre mão dos protetores, tente encomendar um kit mais fininho, com uma espuma levinha e no lugar das fitas – que servem para amarrar os protetores junto ao berço – dê preferência ao velcro. 😉

8 comentários no blog

  1. SAMIA em

    a reportagem da globo , achei uma bobagemmmmmmmmmmm. Tenho dois filhos, um de 5 anos e outra de 1 ano e estou grávida do terceiro (5 meses). Vou continuar usando os protetores.

    Responder
    1. Michelle Amorim respondeu SAMIA em

      Eu acho um pouco de exagero tbm. Uso os protetores no berço da Mel desde que ela nasceu e não imagino ficar sem. Ela se vira muito e dá cada trombada no berço… imagina sem protetor?

      Responder
  2. gisele tavares passos em

    oi fiquei encantada com tudo,ospedei na minha casa uma das tuas foncionarai,ela me pasou o endereço tudo e muinto lindo mesmo,tenho uma loja infantil adoraria conhecer voces de perto ,vivo no paraguay,mas minha mae e meus irmaos mora ai en curitiba

    Responder
  3. tatiana faturine em

    Adorei muito lindo mas estou querendo augo puchado para o vermelho vc tem alguma idéia? Aguardo resposta

    Responder
    1. Janaína respondeu tatiana faturine em

      Não sei se posso, mas queria indicar meu site para Tatiana Faturine, veja o kit vermelho que temos. Beijos e obrigada.

      Responder
  4. Janaína em

    Não sei se posso, mas queria indicar meu site para Tatiana Faturine, veja o kit vermelho que temos. Beijos e obrigada.

    Responder
  5. Mariane Nunes Ramos em

    Estou grávida de 37 semanas no momento, e eu realmente tive muitas dúvidas quanto ao kit berço e acabei optando por usar. Um dos lados é um rolo, isso seria problema? beijos

    Responder
    1. Michelle Amorim respondeu Mariane Nunes Ramos em

      Oi Mariane! A única coisa ruim do rolo é quando o bebê se mexe mais no berço, sabe? O lado com o rolo tem menos proteção. Só isso :)

      Responder

Deixe seu comentário!