Enxoval 23 out 2012

Enxoval do Bebê – Roupinhas: O que você realmente precisa comprar?

imagem ilustrativa

 

Eu diria que o enxoval base de um recém nascido é composto de:

Bodys

- Manga longa ou manga curta? Isso depende da época do ano em que seu bebê vai nascer. Aliás, quando falamos de enxoval, tudo depende disso. Nas primeiras semanas, mesmo os bebês que nascem no verão, acabam usando bodies de manga longa, porque dão uma maior proteção para aquela pele sensível do recém nascido. E pode ter certeza que se você colocar manga curta num bebê de menos de 2 meses, vai certamente ouvir da sua mãe ou sogra “nossa, essa criança está passando frio! está pelada!”. A não ser, claro, que você more num lugar onde o calor marca perto dos 40 graus. Sempre use seu bom senso. Às vezes, aquela coisa de que se você estiver com frio, seu bebê também estará, é verdade.

- Prefira bodies brancos ou em tons pastel, clarinhos, sem estampas, apliques ou bordados. O motivo: normalmente você usa os bodys por baixo de macacões ou casaquinhos, certo? Nesse caso, sempre é melhor uma cor neutra, que fique harmoniosa com as demais. Mais da metade do meu enxoval era branco. Eu até comprei alguns em rosa, lilás, amarelo, verde, mas sempre bem clarinhos. Tons pastel mesmo. Os bodies que tinham estampas mais duras ou apliques, ficaram meio de lado no início.

- Procure bodies que sejam de uma malha bem macia e confortável, além de ser 100% algodão, claro. Pode ser malha suedine, com elastano, canelada, todas são ótimas. Como já falei no post de dicas gerais, use seu toque para sentir a roupinha.

- Evite bodies com botões na parte de trás. Eles podem incomodar o bebê. Botões laterais na gola são ok, mas eu prefiro os que têm a gola transpassada, que são a maioria dos bodies que encontramos por aí. Outra coisa legal (mas não essencial) é que eles tenham três botões embaixo, porque ficam mais certinhos com a fralda.

Culotes

- Algumas pessoas chamam culotes de mijões ou simplesmente de calças. Tanto faz o nome, mas assim como o body, é uma peça imprescindível no guarda roupa do bebê.

- Ele pode ser com pé, sem pé ou com pé reversível (aqueles que virando ficam como meias). Eu não recomendaria os com pé, porque eles deixam de servir muito rápido e dão a impressão de prender os movimentos do bebê. Gosto dos sem pé, mas os meus preferidos são os com pés reversíveis. Mas vejam só: são os meus preferidos não porque eu usei os pés viradinhos como meias, e sim, porque eles seguram melhor as meias naqueles pezinhos ávidos por tirá-las. Culotes com pés reversíveis são geralmente mais justinhos na canela, por esse motivo, eu gosto mais.

- Da mesma forma que o body, procure calças que sejam de uma malha bem macia e confortável, além de ser 100% algodão, claro. Pode ser malha suedine, com elastano, a canelada, todas são ótimas.

Algumas marcas bacanas para Bodys e Culotes:

Nacionais: Get Baby, Bicho Molhado, Be Little, Fresitas, Posh Little, Chicco, Bibe, Bebê Básico, Best Club (C&A), Teddy Boom (Renner), Malhas Lion, Baby Club, Patimini, Zara Baby, Baby for Sure, Natures Purest, BB Boutique.

Importados: Carters, Okie Dokie, Gymboree, Crazy8, Little Me, Oshkosh B’gosh, Baby Gap, Ralph Lauren.

Das marcas de bodies e culotes que usei, minhas preferidas foram: Get Baby (que tem a malha stica stica, servem por mais tempo e são muito confortáveis), Cocar Baby, Bicho Molhado (malha mais grossinha, para aqueles dias de frio), Be Little, Bibe, Malhas Lion (malhinha canelada muito boa) e uma marca bem baratinha e muito boa, que agora não tenho certeza do nome, mas acho que era Sapekinha.

imagem ilustrativa






 

Macacões

Macacões ou tip tops (como eram chamados pelas nossas mães) também são essenciais na rotina do recém nascido. Principalmente para bebês que como a Melanie, nascerão no inverno. Eu sempre usava o kit body + culote + meia + macacão.
Esse é um item do enxoval (como tantos) que varia muito de preço. Eu, na minha ingenuidade materna, tentei mesclar os mais baratos, que seriam usados no dia a dia e os mais caros e caprichados, para os passeios. Hoje em dia eu compraria o que gostasse de verdade, prezando sempre o conforto e usaria muito todas as peças, para não correr o risco de perdê-las sem nunca ter usado.

Macacões de Malha, Plush e Soft: Novamente, a época do ano em que seu bebê vai nascer influencia muito essa escolha. Eu fiz assim: comprei para os primeiros três meses, apenas macacões de plush e alguns poucos de soft para dormir, porque seria bem frio nessa época. Os macacões de malha, comprei tamanho M ou 6 meses e foram usados no final e início do ano, ou seja, primavera/verão. Deu super certo.

Macacões de fio ou tricô são super charmosos e preferíveis, aos de lã. Eu comprei dois para a Melanie e usei bastante.

Algumas marcas legais para macacões:

Nacionais: Baby Sol, Noruega Baby, Tilly Baby, Grow Up, Be Little, Posh Little, BB Boutique, Tip Top, Natures Purest, Paraíso Baby, Petutinha, Beth Bebê, Bibe.

Importados: Carters, Okie Dokie, First Moments, Gymboree.

Meias

 

Eu tinha a maior dúvida do mundo sobre o tamanho das meias! Tinha medo de comprar muitas meias pequenas ou então grandes demais. Eu indicaria comprar poucos pares do tamanho RN mesmo e mais do 14 ao 18, que duram mais tempo. Via de regra, você verá as meias classificadas da seguinte forma:

- RN, BB ou PP (para recém nascidos ou até 4 meses).
- 14 ao 18 (um pouco maiores, mas também dá para usar nos bebês recém nascidos)
- 19 ao 22 (são as que a Melanie usa hoje, com 2 anos)

Marcas: Existem muitas marcas de meias, umas com mais e outras com menos qualidade. Vai do quanto essa qualidade, em termos de meias, é importante para vc. Meias de qualidade são macias, esticam um pouquinho e o principal: não estragam tão facilmente quando lavadas.

Gosto muito das meias da Lupo (são as minhas preferidas), Trifil, Carters e Gymboree. A Puket, apesar de ser mais cara, também tem muita qualidade e produtos diferenciados. Já usamos muitas meias da C&A, Renner e de outras marcas também. São boas, mas ficam com bolinhas, tem um elástico mais fraquinho ou encolhem conforme você lava.

Complementos

Luvas, toucas e sapatinhos: Outro item que eu considero muito importante no enxoval do bebê, são as luvinhas. Quase todos os recém nascidos nascem com unhas enormes e não podemos cortá-las (pelo menos por uns 15 dias). As luvinhas evitam que o bebê acidentalmente se arranhe (isso acontece muito!) e no inverno, mantém as mãozinhas aquecidas. O mesmo vale para as toucas (no caso de bebês que nascem no outono/inverno). Dê preferência à luvas e toucas de malha ou soft. Evite as de lã. Sapatinhos. Hum. Eu, que nem gosto muito de lã, comprei uns seis pares desses sapatinhos clássicos de lã, na Feira do Largo da Ordem. Usei dois, umas três vezes e só. Então, a não ser que você seja aloka dos sapatinhos de lã, não gaste seu dinheiro à toa. Sapatinhos de pano são mais bonitinhos e usáveis.

Casaquinhos de fio, tricô ou lã: Em qualquer que seja a estação, é legal ter pelo menos dois casaquinhos. São lindos, fofos e aquecem os pequenos. Os mais grossos para aqueles dias de frio intenso e os mais fininhos para os dias de brisa.

Saída Maternidade: Você não precisa necessariamente comprar algo que seja vendido como Saída Maternidade. Eu por exemplo, acabei me apaixonando por um lindo macacão branco com fitinhas rosa, e foi com ele que a Melanie deixou a maternidade. Mas, se você realmente se apaixonar por aqueles conjuntos de macacão + manta, vale comprar também.

Nota: Neste post mencionei apenas algumas marcas (as que já usamos, as que conheço e outras que lembrei no momento do post).

Importante: USE as roupinhas sem dó nem piedade. Não vá naquela onda de “esse é pra sair”. De repente, quando você resolver vestir seu bebê com aquele macacão lindo e especial, ele não servirá mais… Então, use, use, use muito. Principalmente suas peças preferidas =)

Confira também o post de dicas gerais para começar a montar o enxoval do bebê. No próximo post vou colocar as listas com quantidades e tamanhos (estou re-editando aquele post).


Tags:
por mãe da Mel e do Leo


15 Comentários

  1. Myrelle disse:

    Michelle, comprei 02 pijamas da GET Baby em uma feira de bebe que teve aqui na minha cidade( Vitoria-ES), e adorei.. Aonde voce encontra para comprar???

    • Oi Myrelle! Eu adoro as roupinhas da Get Baby, são super confortáveis e servem por muito tempo.

      É um pouco difícil de achar. Aqui em Curitiba eu compro na loja Toni Toys.

      Na internet, acredito que tem na loja Laranjeira Kids =)

  2. Larissa Galindo disse:

    Muito boas essas dicas, queria ter lido um post desse durante a fravidez, kkkk
    Uma das coisas mais importantes realmente é: “USE as roupinhas sem dó nem piedade. Não vá naquela onda de “esse é pra sair”.

    Váááárias roupas eu perdi dessa forma =(
    Guardava para quando fosse sair, mas quando ia colocar já não servia. Afinal, recém nascido praticamente só sai para pediatra e tomar vacina ;)

    Michelle, quando você fala o tamanho de meia que a Mel usa, eu não entendi. Ela usa tamanho 14, ou está com 14 meses?

    Beijo.

    • Hahahahaha, obrigada por ter visto Larissa! Esse post foi publicado originalmente no ano passado e como estou reformulando essa categoria enxoval, rebloguei, com algumas alterações.

      Mas esqueci dessa da meia! Já corrigi para “que ela usa hoje com 2 anos”

      Bjo

  3. Mônica disse:

    Amo o blog e sentia falta de um post assim, pois estou no 7º mês de gestação e com ameaça de prematuro, o que tá me fazendo correr contra o tempo e comprar o que falta. Difícil, pois estou num repouso absoluto… enfim, suas dicas valeram muito, principalmente a questão do bebê sentir frio, pois moro em Maceió e aqui o calor é “de rachar”. Tenho dúvidas também quanto a malinha da maternidade (mamãe e bebê), o que realmente é essencial. Beijos e que DEUS a cada dia te capacite mais e mais nesse blog S-U-P-E-R!

  4. nair disse:

    olá boa noite ; gostaria de comprar os primeiros vestuario para bebes recén nascido que tá postado aqui no começo ; e saber se comprar são iguas o que tá mostrando ok obrigado aguardo

  5. Ana disse:

    Amei suas dicas, sou mãe de primeira viagem e estou preocupada com o enxoval da minha Maria, gostei muito das roupinhas da carters porém acho que o preço no Brasil é um absurdo. Quais marcas de mamadeiras você optou para sua filha?

  6. marlene disse:

    não é um comentário e sim um pedido de ajuda estou gravida de 6 meses e ainda não tenho enxoval para meu bebe que sera uma menina e nasce em novembro.no momento não tenho condições de compra pois estou desemprega,gostaria muito de contar com ajuda de todos .moro em campo grande mato grosso do sul. na rua do panda 572 estrela dalva 3. DEUS VAI TE RECOMPENSA

  7. Rosiane Araujo disse:

    queria se possível me mande por e-mail se vc tiver uma lista do básico que preciso para o enxoval do Vitor.. vou começar a comprar na quarta dia 07/08.. ele vai nascer no inicio de outubro e não tenho noção do que comprar.
    desde já agradeço!

  8. Andressa disse:

    adorei as dicas vão me ajudar bastante pois estou com 8 meses de gestação e serei mamãe de primeira viajem
    vou usar suas dicas obrigada….

  9. polyana disse:

    Jaa eu tenho poucas coisa ate pq ganho pouco…to com meus sete meses e agora q tenho um .macacao dois vestido dois sapatinhos…dois pares d luvas e meia ..comprei dois pacote d fraudas d pan
    o..e um pacote descartavel..qeria pedie qm puder me doar algo..fiko grata…me ligue 99-81668235 ou 99-91770280..agradeco

  10. Maura Neta Brito Sales disse:

    sou lojista e quero compra no atacado.

  11. Leda Pereira disse:

    amei as dica com certeza vou compra.

  12. Ainda não tivemos nosso primeiro filho, mas pretendemos ter logo! Amei as dicas!!!

Deixe seu comentário



© Vida Materna | 2011
Todos os direitos reservados

Powered by WordPress tema por xCake