20 jun 2016

Enxoval bebê: investindo em peças clássicas para que se tornem memórias

IMG_2785

Meu contato com o mundo dos bordados e das rendas começou ainda criança, vendo as lindas peças que minha avó Lourdes usava nas confraternizações da família. Coisas lindas, meio surreais até, que depois passaram para outras gerações, como a minha por exemplo. Lembro de ter usado touquinhas, bodies com golinha bordada, casaquinhos, tudo muito delicado e que havia sido usado por meus pais, antes de mim. Infelizmente essas peças acabaram se perdendo, foram emprestadas e nunca mais retornaram.

Essa é uma das coisas que me arrependo em relação ao enxoval dos meus filhos: de ter investido mais em quantidade do que em qualidade.  Gostaria de ter escolhido a dedo algumas peças que eles usassem ainda pequenininhos e que depois de bem guardadas e conservadas, fossem usadas pelos meus netos, quem sabe. Peças que carregassem valor sentimental, memórias, histórias de vida. Que se tornassem preciosas heranças de família. Acho bacana inclusive usar peças assim como parte da decoração do quarto dos pequenos.

Mel e Leo tiveram apenas uma peça de roupa mais especial (pelo que me lembro), que guardo com todo o carinho do mundo, ambas usadas nos batizados deles: um vestido com aplicações de renda e bordados e um macacão com ponto casinha de abelha. Essas peças são pequenos tesouros para mim porque carregam o carinho de quando as escolhi, o amor da ocasião em que foram usadas e a emoção de todos os presentes que encheram aqueles dias de alegria.

Esses sentimentos e lembranças vieram a tona assim que recebi a caixa cheia de carinho da Xique Xique Brasil – uma loja virtual onde são comercializados artigos para enxoval de bebê e casa, que utilizam trabalho com renda e bordados. Todos os produtos são produzidos no Brasil, valorizando o trabalho artesanal, a tradição e riqueza do aprendizado das tramas e dos bordados, que, como falamos acima, atravessa gerações.

Fiquei bastante impressionada com o capricho em cada embalagem e cuidados para que tudo chegasse intacto por aqui. Foram enviadas algumas peças de diferentes coleções, para que eu pudesse conhecer de pertinho e registrar – através das minhas lentes – detalhes e toda a beleza dessas opções de enxoval da marca.

As peças são lindíssimas e de qualidade ímpar. A aplicação das rendas e o trabalho dos bordados é perfeito, um sonho mesmoTodas os produtos são confeccionados em tecido de algodão (percal, piquê, felpa e atoalhado), com toque super macio.

Junto com as fotos que fiz de cada peça, vamos adicionar um pouquinho de conhecimento e história acerca desse trabalho tão rico:

A Renda Renascença é uma das belezas mais tradicionais do artesanato Brasileiro. Um trabalho delicado executado manualmente a partir de um desenho riscado em papel manteiga, fixado em almofada roliça e montado ponto a ponto com agulha, linha e lacê (fita de algodão que une as tramas). De origem Veneziana (Itália), a técnica da renda renascença foi trazida para o Brasil em meados do século XVI, com a colonização portuguesa. O tempo de execução de uma peça em renda renascença é demorado, mas o resultado é de uma singeleza que recompensa cada dia de espera.
  IMG_2687

IMG_2743

IMG_2736

fralda renda renascença poá azul

IMG_2752

fralda de boca e chupeta renda renascença poá branco

A origem do tradicional Bordado Richelieu é atribuída ao Cardeal Richelieu, da corte do Rei Luis XIII da França. A técnica consiste em cobrir o desenho feito à mão sobre o tecido, com o bordado de uma máquina guiada pelas mãos das artesãs. Depois, dependendo do modelo a ser feito, vaza-se o desenho cortando certos espaços, resultando em um rico trabalho de cheios e vazios.

IMG_2778
cueiro/lençol de carrinho Richelieu Sonho Azul (uma das peças que mais amei!)
Com pontos simples e opções de cores e desenhos, o Bordado Manual confere muito charme e delicadeza para o enxoval do bebê. O destaque nesse trabalho é o singelo poá, em composé com piquê, tecidos xadrez ou o moderninho chevron.
 IMG_2733
 IMG_2708

O Bordado Coroa – Enxoval Príncipe e Enxoval Princesa – é, sem dúvidas o favorito. Nobre, forte e ao mesmo tempo romântico, a coroinha é super neutra e combina com tudo. O enxoval Coroa Xique Xique Brasil by Primo Sonho é uma perfeição de bordado e acabamento.

IMG_2722

Além da gama imensa de produtos para enxoval, bebê, batizado e casamento, a Xique Xique Brasil também tem peças lindas para a casa. Fiquei apaixonada pelos jogos americanos, guardanapos, forros de xícara (chiquérrimos!), toalhas para lavabo, trilhos de mesa, panos de prato e muitos outros itens. Você pode conferir esses itens aqui.

Vale a pena investir em algumas peças clássicas e atemporais como essas, tanto para a casa quanto para o enxoval dos bebês. Conheci de pertinho a qualidade e o esmero do trabalho feito pelas mães empreendedoras Roberta Melo e Maria Cecília  – duas apaixonadas pelos trabalhos manuais – da Xique Xique Brasil e por isso recomendo muito. A sede fica em Natal-RN (ô saudade dos dias que passei por lá em lua de mel, viu?!), mas atende a todas as cidades do Brasil, com entrega via Correios (e-sedex, sedex e PAC).

 Para conhecer mais:

www.xiquexiquebrasil.com.br  /  instagram.com/xiquexiquebrasil  / facebook.com/XiqueXiqueBrasil

 E vocês? Tiveram alguma peça especial que passou de geração para geração na família?

4 comentários no blog

  1. Tia Lú em

    Muito legal seu site, Michele. Parabéns!

    Responder
  2. Crisleine Manuela Rodrigues em

    Oi Mi, não diria que são especias e/ou com algum desses trabalhos que vc citou, mas eram rouas minhas de bebê e menina que minha mãe guardou de recordação, e que pude usar nos meus filhos quando eram bebezinhos, tenho fotos deles usando para mais uma geração de recordações e hj minha filha com 3 aninhos usa alguns vestidos meus e fica linda e são muitas as fotos feitas qdo ela se veste assim! Eu fico feliz por minha mãe ter guardado com amor tudo isso, e tenho tbm algumas dos meus para o futuro….a saída da maternidade, pijamas, a roupa da apresentação na igreja, de tricô feita pela minha madrinha…lindo o mesmo modelo para os dois mudando apenas a cor! beijos adoro seus textos lindona!

    Responder
  3. Mãe da Bel em

    Minha mãe sempre dizia que quando tivesse um bebê ela compraria a saída de maternidade vermelha.. E infelizmente ela não estava mais comigo quando engravidei. A situação financeira estava bem apertada e 99% do enxoval da Bel foi herança de amigas.. Fiz uma economia só para poder comprar a saída de maternidade. Foi bem cara, mas como sempre sonhei!! Hj estou grávida de outra menina e tbm usarei nela.. E sonho ver minhas netas usando!!!

    Responder
  4. Mãe da Bel em

    Mi.. Essas peças você vai sortear depois?! Posso sonhar em ser a ganhadora? Rs..

    Responder

Deixe seu comentário!