09 maio 2016

Dica de livro + receita de bolo de maçã vegano (e delícia!)

Tem pouco tempo fiz um post recomendando um livro maravilhoso que chegou até mim numa das nossas últimas viagens, lembram? Depois de conhecer o 50 doces veganos – e de ficar surpresa com os resultados e a praticidade das receitas – a Editora Alaúde gentilmente me encaminhou outro livro com a temática alimentação: o lançamento Cozinha Vegana para o dia a dia, da Gabriela Oliveira – nascida em Portugal, mãe de três filhos e atualmente vive em Lisboa.

O livro é ótimo, super bem feito e com fotos lindíssimas (o que conta muitos e muitos pontos para mim). As receitas são as mais variadas, começando com leites, molhos e pães, passando pelas entradas e pratos principais e finalizando nas sobremesas, bolos, muffins e pudins.

Existem ainda muitas dicas de como servir uma refeição vegetariana, razões para escolher refeições veganas, principais alimentos e seus valores nutricionais, além de uma tabela super útil de medidas e equivalências de líquidos e secos (farinhas, açúcares, etc).

Das receitas que já fiz, destaco: o leite de aveia, molho pesto, molho de tomate a italiana, massa integral de pizza, panquecas de espinafre, bolo de banana e nozes, cupcakes de alfarroba, cupcakes de banana e alfarroba, e, claro, o delicioso bolo de maçã que já é figurinha carimbada aqui em casa.

Agora, imaginem vocês e felicidade de uma pessoa apaixonada por tortas e bolos de maçã, ao encontrar uma receita vegana (e gostosa!), ou seja, que Leonardo pode comer (como eu disse no outro post, as alergias do Leo estão diminuindo e agora a alergia à soja é maior do que ao leite de vaca. a alergia ao ovo permanece, mas está amenizando também. estamos dando aos pouquinhos, alimentos com traços ainda, e vendo como ele reage) :)

Então, anota aí e pode fazer sem medo que fica delicioso:

IMG_5760

Sobre a receita:

  • Ali está como opcional, mas eu uso sempre a linhaça no meio da massa e de vez em quando, uso chia.
  • Quando não tenho limão siciliano, uso limão tahiti. Caso não tenha nenhum limão em casa, coloco uma colher de sopa de vinagre branco.
  • Por causa da alergia do Leo, não coloco a margarina em cima para caramelizar. Polvilho apenas um pouquinho do açúcar demerara com canela.
  • Sempre faço nessa forma da foto lá de cima, e ela é pequena, tem mais ou menos 25cm de diâmetro. Por isso uso três maçãs para a massa e não quatro.

O livro tem um preço que varia entre R$59,90 chegando a R$47,90. É sempre bom dar uma pesquisada na internet porque encontramos bons descontos online.

4 comentários no blog

  1. Michele em

    Mi,
    Quem tem filho alérgico sabe a dificuldade que é elaborar cardápios. Estou tendo dificuldades com a alimentação da minha filha que é alérgica a clara do ovo, ao leite e ao corante. E o corante, tudo indica que até o natural, ou seja comida branca pra ela.
    Coincidentemente tinha uma amiga na adolescência que tinha alergia ao corante também, e ela não comia nada além de pão doce, pois não tinha corante. Ontem deu peninha q a filhota estava louca para tomar uma coca cola e nem pensar!!!
    Posta mais sobre o cardápio do Leo, pois ele está tão bonito e fortinho…e é de uma ajuda para mães como eu, que tem dificuldades com receitas veganas ( parei de seguir o yt pois não fica boa a receita).
    Comprei o livro dos doces veganos, menina!!! Aquele falso iogurte me salva de quase tudo!!! Ah se não fosse o coco, a mandioca e o arroz na minha vida!!!
    Um grande beijo sua linda, faz uma resumão do snap pois não tenho o programa e coloca no yt, pleaseee!!!

    Responder
    1. Michelle Amorim respondeu Michele em

      Oi Mi! Sabe que o Leo andou perdendo peso ultimamamente! Era mais fortinho no ano passado, mas acho normal já que agora ele vai para a escola de tarde e gasta mais energia, né? Mesmo assim, não tem nada de muito diferente ou especial na alimentação dele. Mas ou tentar fazer um resumão sim, pode deixar :)

      Aiii não tem mesmo como instalar aí? Estou vendo o que posso fazer. O snap é muito prático e rápido de usar e de assistir, então pra mim é o que dá no momento, haha

      Bjo grande

      Responder
  2. Clara Souza em

    hmmm Muito bom! está com uma cara muito boa! Parabéns!

    Responder
  3. Fabiana Medeiros em

    Obrigada pela dica Michelle! Meu filho também é alérgico (ovo, leite, castanhas..) e estou sempre em busca de receitas e opções. Também deixo a sugestão de você compartilhar o cardápio que segue com ele. Ajudaria muitas mães que acompanham o teu blog :-)

    Um abraço!

    Responder

Deixe seu comentário!