Categories: Diários de Viagem/ Estilo de Vida/ Publieditoriais

Diário de Viagem: Gramado & Canela – Le Jardin Parque de Lavanda

DSC_0911_2

E a série especial sobre a nossa viagem a Gramado & Canela retorna hoje, com um desafio que o Expedia Brasil me propôs: falar sobre o meu passeio preferido nessa viagem, aquele que, de alguma forma, foi o mais especial para mim.

Essa minha escolha poderá parecer um tanto estranha, a princípio, porque fiz a visita sozinha e debaixo de uma chuva fina – enquanto Alexandre ficou no carro com Mel e Leo, que estavam dormindo. Mas o pouco tempo que passei por lá, desde o momento em que coloquei meus pés no chão molhado do parque, teve um significado diferente para mim.

Parque de Lavanda, conhecido como Le Jardin, foi inaugurado em 2006 e fica na entrada da cidade de Gramado-RS, tendo uma extensão de 3,5 hectares. Lá podemos encontrar plantas exóticas e espécies inéditas de lavanda aqui no Brasil. Hoje o parque tem como foco divulgar a lavanda e seus benefícios terapêuticos, ornamentais e até mesmo culinários. Além das plantas diversas ainda existe uma estufa de produção de flores, uma loja temática e um café super charmoso, que infelizmente – pela pressa – não tive o prazer de desfrutar.

A minha rápida visita ao Le Jardin aconteceu depois de alguma insistência da minha parte, já que além de estar chovendo, estávamos indo embora, de volta à Curitiba, naquela manhã. Acho que esse foi um dos motivos pelos quais esse passeio me marcou tanto: nós estávamos nos despedindo de Gramado, uma das cidades mais lindas que já conhecemos. Uma viagem que nos encantou em todos os sentidos e que valeu muito a pena.

Nós paramos o carro logo na entrada do parque e não havia ninguém além de nós. Alexandre me perguntou, com cara de espanto, se eu ia descer mesmo e enfrentar aquela chuva que caía. Eu disse que sim. Peguei minha câmera apenas, que era tudo que eu precisava naquele momento e fui.

Lembro de ter uma sensação de ansiedade ao subir as primeiras escadas, porque não tinha ideia do que eu iria encontrar a partir dali. Assim que subi e comecei a fotografar tudo, esqueci completamente onde estava. Esqueci até mesmo que tinha deixado os pequenos com o marido lá no carro. Vocês que me conhecem a algum tempo já, sabem da minha paixão pela fotografia. Por isso esses momentos, sozinha com minha câmera, são tão importantes para mim. Especialmente depois que me tornei mãe e que minutos de silêncio e sossego são raros na minha rotina. Depois que subi as escadas e vi aquela imensidão de grama verde, flores, plantas e aquela espécie de neblina que a chuva trazia, eram só eu e minha câmera, era um outro mundo.

Conforme os minutos foram passando, a chuva foi ficando mais forte. E eu, empolgada para registrar tudo mas já sentindo um pouco de frio, saí correndo, ou melhor, saltitando pela grama – como uma gazela, lembram? :) O parque não estava florido como deve ficar na Primavera, eu imagino, mas tinha beleza em cada cantinho dele. O cheirinho da lavanda, o gramado bem cuidado, as pedras e até a chuva caindo, fizeram um cenário perfeito para mim.

O resultado dessa aventura – solitária, saltitante e feliz – vocês veem abaixo.

DSC_0879_2

DSC_0882_2

DSC_0884_2

DSC_0885_2

 

DSC_0886_2

DSC_0887_2

DSC_0888_2

DSC_0890_2

DSC_0891_2

DSC_0894_2

DSC_0895_2

DSC_0898_2

DSC_0899_2

DSC_0900_2

DSC_0902_2

DSC_0903_2

DSC_0905_2

DSC_0904_2

DSC_0910_2

DSC_0912_2

DSC_0917_2

DSC_0916_2

O parque está aberto à visitação de terça a domingo, das 9 às 17h30 (os portões fecham dez minutos antes do encerramento das atividades). O ingresso e estacionamento próprio são gratuitos.

Endereço: Rodovia RS 115, 37.700 – Gramado-RS

Vai ficar mais do que 3 dias em Gramado? Confira aqui mais dicas de roteiro.

comentários via facebook

4 comments

  1. Que lindo! A neblina deixou as fotos ainda mais belas, com um quê de inverno. Entendo o porquê de ter escolhido esse momento, que lugar mágico. Quem sabe um dia eu poderei visitar, amo tirar fotos desde pequena e sou apaixonada pelo contato com a natureza.
    Bjos.

  2. Imagina esse lugar devidamente florido? Um espetáculo!!!! Só assim já enche o coração de desejo de visitá-lo…
    Suas fotos ficaram belíssimas como sempre!
    Beijos

deixe seu comentário!