Categories: Higiene & Cuidados/ Saúde e Cuidados

De olho nos produtos infantis: Quaternium-15 e outros componentes químicos

Acredito que muitas mães e pais devem lembrar da notícia de que a Johnson’s estava sendo pressionada há anos para que retirasse de seus produtos o Quaternium-15, possível liberador de formaldeído – substância conhecida por ser cancerígena além de frequentemente causar reações alérgicas na pele. Leia mais aqui.

O Quaternium-15 é adicionado a muitos produtos cosméticos para evitar a deterioração e contaminação, e trabalha pela liberação de formaldeído para matar bactérias.

Desde então eu venho acompanhando e pesquisando a respeito. Hoje, enfim, estou conseguindo reunir aqui no blog o fruto dessa pesquisa.

Infelizmente a grande maioria dos produtos que temos fácil acesso contêm componentes químicos que podem causar algum tipo de irritação ou problema mais grave. É muito difícil fugir disso. Se formos levar ao pé da letra, não usamos mais nada, porque tudo, absolutamente tudo contém algo que pode ser prejudicial à pele ou à saúde. A não ser que passemos a usar somente água ou os produtos orgânicos (os verdadeiros), que são normalmente mais caros e não tão fáceis de encontrar.

As informações abaixo são do Baby Care Products, uma publicação americana de 2007 que está disponível para download (versão completa em inglês) aqui. Abaixo, um trecho da matéria traduzido:

Os bebês e as crianças são especialmente vulneráveis ​​a produtos químicos presentes em shampoos, sabonetes, loções, pomadas, lenços umedecidos e outros produtos. O cérebro das crianças, o sistema nervoso e outros órgãos, ainda estão em desenvolvimento, e assim substâncias que têm um efeito pequeno em adultos podem contribuir para problemas maiores em crianças. Os bebês também podem ingerir produtos que são destinados apenas para uso externo pelos dedos, mãos, colocando os dedos, brinquedos e outros objetos na boca. A pele dos bebês é mais fina e portanto mais permeável do que a pele de um adulto, permitindo que os componentes químicos sejam absorvidos com maior facilidade.

Para sanar as minhas principais dúvidas, contei com a ajuda profissional da Mariana Cafeu, química e mãe da Maitê, de 1 ano e 3 meses, além de leitora do blog, claro. Obrigada Mari!

Depois das minhas pesquisas e comparações entre produtos, questionei o seguinte:

1. Quaternium-15: qual o real perigo? (a mídia muitas vezes é sensacionalista)

2. Qual a diferença entre Quaternium-15 e Polyquaternium-10? (esse segundo tem em praticamente todos os shampoos)

3. O Lauril também não é prejudicial ou carcinogênico? E no entanto, está presente em praticamente tudo (produtos de higiene)

Abaixo, as respostas da Mariana:

Quaternium 15

Há muitos trabalhos científicos que sugerem que esse conservante atua como um liberador de formaldeído e que poderia ser responsável por causar alergias. Nesse caso, temos que considerar a provável ação cancerígena do formaldeído, mas que também ainda não é comprovada. Vale ressaltar que os trabalhos sugerem que o Quaternium-15 é um liberador de formaldeído, entretanto, recentemente, um trabalho mostrou que os resultados são controversos e que essa relação “Quaternium 15 x formaldeído” ainda precisa de mais estudos.

De verdade, não tem como tirarmos uma conclusão. Mas considerando o número de trabalhos que indicam uma relação entre o Quaternium-15 e o formaldeído, é mais prudente manter nossos filhos longe dele.

Poliquaternium-10

Não encontrei nenhum trabalho científico que aponte toxicidade. Trata-se de um polímero catiônico muito empregado em produtos de higiene. Como são carregados positivamente, eles neutralizam as cargas negativas das proteínas dos cabelos e ajuda o cabelo se manter com aspecto mais liso. Acredito que seja um produto seguro, pelo menos com base em tudo que li e nos trabalhos científicos que identifiquei (nenhum citação tóxica, bem diferente de quando eu fiz a pesquisa para o Quaternium-15, em que aparecem diversos trabalhos sugerindo toxicidade).

Lauril (Sodium Lauryl ou Laureth Sulfate)

De tudo que li e vi até hoje, acredito que seja apenas um potencial irritante (vai depender da sensibilidade e pré-disposição de cada pessoa),  mas não carcinogênico.

Outros ingredientes a serem evitados (os mais perigosos de acordo com o Baby Care Products)

Sabonetes Líquidos: Cocamide DEA (provável carcinogênico), FD&C Yellow #5 (alérgeno, pode agravar hiperatividade), Formaldehyde (provável carcinogênico), Parabens (pode causar irritação severa, espermicida), PEG’s (pode causar irritação leve e danos aos rins), Quaternium-15 (pode causar irritação e dermatite).

Shampoos e Condicionadores: Isopropanol ou Isopropyl Alcohol (tóxico), PEG’s (pode causar irritação leve e danos aos rins), Quaternium-15 (pode causar irritação e dermatite).

Pomadas para assaduras, óleos e loções: Benzyl Alcohol (pode causar irritação), Parabens (pode causar irritação severa, espermicida), PEG’s (pode causar irritação leve e danos aos rins), Triethanolamine (potencial carcinogênico, pode causar irritação).

Abaixo você confere alguns shampoos e sabonetes líquidos – de diversas marcas – que contêm ou não o Quaternium-15. Lembrando que muitos podem ter ficado de fora por não serem vendidos aqui em Curitiba ou não estarem disponíveis nos locais onde fiz a pesquisa. Mas você pode me ajudar e olhar o rótulo daquele shampoo ou sabonete que não entrou na lista e deixar nos comentários dizendo se contém Quaternium-15 ou não :)

E ainda que o Quaternium-15 seja apenas um dos vários componentes químicos que podem causar algum dano à saúde, no momento, parece ser o mais preocupante. Fiz a pesquisa abaixo centrada nisso.

shampoos e componentes_vidamaterna

comentários via facebook

158 comments

  1. Nossa, não fazia idéia dessa componrnte químico e agora vou ficar de olho no que compro para as meninas. Parei de usar o shampo Johnsons Baby nas meninas por achar que estava deixano o cabelinho delas ressecado comprei o Crescidinhos, tbm da Johnsons, agora vou dar uma olhada nele e então mudar para o Loreal Kids!

      1. É, acabei de olhar o rótulo do shampo Crescidinhos da Johnsons e nele tbm contém Quartenium 15. Estou decepcionada com a marca, que sempre acreditei ser adequada aos bebês e crianças.

      2. Olá Michelle!!! Eu queria saber, quais desses produtos são indicados pra recém nascido… Estou grávida de 5 meses e naquela ansiedade pra saber de tudo… ?. Amei a matéria, muito útil!!! Só fiquei na dúvida sobre qual usar no recém nascido mesmo… ???

  2. Olá Michelle, acompanho o Vida Materna a algum tempo, mas deixo poucos comentários aqui… Parabéns pelo post! Sou muito interessada por esse assunto e aqui em casa sou criteriosa com a alimentacao e produtos de higiene da minha filha (e nossa também). Leio um bocado sobre o assunto e se você precisar tenho muitos textos de referência (em inglês). Foi uma excelente introdução ao assunto!
    Outra coisa, moro no Canadá e vejo que às vezes você revisa alguns produtos importados. Se precisar de dicas ou se quiser perguntar se eu conheço algum antes de comprar é só entrar em contato. Gosto muito da linha Live Clean para bebês (eco-friendly) que tem um preço acessível e vende em qualquer supermercado aqui (e nos EUA tb).
    Ah, finalmente, aproveito para avisar que coloquei um link do seu post lá na minha linkagem da semana.
    Abraço!
    Patricia

  3. AMEI O POST. ESCLARECEU BASTANTE, POIS SABEMOS QUE NÃO DÁ PARA PARAR DE USAR TUDO, AFINAL, TODO COMPOSTO QUÍMICO TEM LÁ SEU POTENCIAL OFENSIVO SRRSRS, MAS EM ALGUNS CASOS PODENDO EVITAR É SEMPRE MELHOR COM CERTEZA.

    OS DA JOHNSON´S NUNCA FUI FÃ MESMO PELOS MESMO MOTIVOS CITADOS DE DEIXAR OS CABELOS RESSECADOS. UMA PENA O DA GRANADO CONTER ( ESTOU NO MEIO DO FRASCO DE UM DE LAVANDA E O CHEIRO É TÃO BOM QUE DA ATÉ PENA), ACHO QUE ELE VAI VIRAR SABÃO PARA LAVAR O TATAME SRRS.

    BJO. ;)

  4. Ainda bem que o frasco do Bebê Natureza da minha filha já tá no finalzinho. Que decepção, pq é tão cheirosinho :(
    Sabonete em barra também contém esses químicos?

  5. Parabéns Michelle pelo post. Sempre acompanho seus textos e os achos super esclarecedores e com ótimas dicas… tenho uma princesinha de 08 meses e estamos usando o turma da monica aqui…cheirinho delicioso…ainda bem que nao tem o quaternium…mais uma vez parabens e obrigada pelas super dicas!!!!

  6. Nossa, realmente não sabia disso. Muito boa sua informação.
    Obrigada, mesmo.

    Aliás, acompanho o blog faz tempo e adoro. Passa lá no meu blog, essa semana eu falo sobre a linguagem. A Melanie é muito faladeira? Beijos.

  7. Nossa tava olhando agora os xampus q tenho aqui,os da disney hidrogen tbém tem esse Quaternium-15 ,o do Pablo q do bakyardigans tbém tem Quaternium-15 ,tão cheiro q triste….

  8. Que decepção com o shampoo granado..desde que minha filha nasceu..nunca deixei usarem outro shampoo com medo de substancias problematicas..e sempre me disseram que o granado era o melhor..e que o da Johnsons..tinha isto..Meu Deus..já não sabemos mais para que lado correr :(

  9. Que pena, adoro o shampoo da Granado e jamais imaginei que pudesse conter alguma substância prejudicial aos nossos bebês, até pelo preço. Grande equívoco achar ao adquirindo produtos com preços mais elevados, estamos levando para casa produtos melhores.

    Abraços

      1. Uma das substâncias mais perigosas (e proibida pelo FDA) atualmente é o TRICLOSAN (agente antibacteriano). Pesquisem na internet o seguinte: “Triclosan and FDA” (pesquisem sem as aspas). O creme dental “Colgate Total 12” (e toda linha 12) possui triclosan. Eu usava essa pasta e depois que descobri isso deixei de usá-la. Sites americanos recomendam deixar de usar esse agente mesmo em sabonetes antibacterianos, nas mãos. Imagina usar na boca, no creme dental? Agora só uso Oral-B Pró Saúde (tem fluoreto de estanho) ou Regenerate (tem monofluorfosfato).

  10. triste mesmo com shampoo granado meus filhos adoram e eu tambem aquele cheirinho é maravilhoso :( nossa uso neles a mais de 12 anos e agora vou trocar por qual?

  11. Parabéns pelo blog e pela notícia!!!! Usava o da mustela no meu pequeno, mas pelo preço e dificuldade de achar, como ele já está maiorzinho, com 2 anos e meio, resolvi mudar para o da johnsons…. Percebi que desenvolveu dermatite de contato…. Ficava coçando os olhos, orelha e a dermatite se manifestou no pescocinho. Como ele sua muito, e moramos em uma cidade muito quente, um caldeirão, atribuí ao suor. Recentemente, após uma semana de ferias em BH, com o clima bem gostoso, cismei que a culpa era do shampoo e instintivamente mudei para o da turma da Mônica e para minha surpresa, os sintomas desapareceram!!!!! Estava contente com o resultado mas sem explicação técnica/ científica. Agora tudo se esclareceu!!!!! Obrigada pelas informações!!!! Nosso beijo carinhoso!!!

  12. gostaria de saber sober sobre os outros componentes quimicos que vc citou. eles estão presentes em quais marcas? poderia fazer uma imagem como fez com o qquatemium 15?

  13. Poxa…o meu bebê estava usando o shampoo da granado hipoalegênico de lavanda…e está mesmo cheio de alergia bolinhas e mais bolinhas :( levei na dermato e ela suspendeu tudo e disse que produto bom é aquele que não causa nenhuma incomodação :((((

  14. O sabonete da granado deu alergia na minha filha, bem como o xuxinha, então mudei para o Jonhson´s, que decepção, minha filha sempre pede o da Barbie e eu nunca comprei por medo destas substancias, mas achei q faltou na pesquisa o shampoo da Agua de Cheiro, o Cheirinho, é muito gostoso, mas eu gostaria de saber se ele é adequado…

  15. Puxa, tb me decepcionei com o shampoo da Granado, pois já havia substituído os da Jonhson’s e os da Turma da Mônica por algum deles ou alguns das duas marcas terem dado muita alergia na minha filha, de ficar com muitas bolinhas vermelhas na cabeça, de dar muita coceira, dela passar o tempo todo coçando a cabeça, de até começar a machucar o coro cabeludo, o pescoço, etc…e então substituí-os pelo da Granado, por gostar muito do sabonete da Granado e trer ouvido falar bem do shampoo da mesma marca, que era hipoalergênico, etc…Realmente uma pena, pra mim, pois onde moro não tem muita opção para compra de produtos menos conhecidos, como por exemplo, os da Welwda, dos quais gosto muito e nos quais sei que podemos confiar, ao menos até que se prove o contrário, não é, o que eu desejo muito que não ocorra, pois eles divulgam utilizar apenas componentes naturais em seus produtos, enfim, tomara que eu encontre logo uma alternativa de shampoo pra minha filha, e todas as outras mães também!!!

    Adorei e considero muito importante, esclarecedora e imprescindível este tipo de pesquisa que vc fez, Michele!!

    Parabéns a vc e Agradeço muito a sua contribuição de compartilhar todas estas informações neste site!!

    Vamos continuar a compartilhar tudoo que vamos descobrindo pra proteger a saúde de nossos filhos e a nossa tb, não é mesmo!!!?!!!

    Grande abraço,

    Sabrina Quadros

  16. Já tirei todos os shampoos da J&J de circulação (todos que ganhei no chá de bebê). Agora não ecnontrei nada sobre Dermacyd sabonete líquido infantil..estou esperando chegar de uma tele entrega de farmácia! Vou querer moooorrer se tiver hehe. E também estou usando creme de assadura e sabonete em barra da Cetrilan, alguém sabe se tem problema??

  17. E o lancamento da Turma da Monica – sabonete em espuma para recem nascidos? Composição:
    aqua, sodiem trideceth sulfate, cocamidopropyl betaine,glycerin, sodium lauroamphoacetate,disodium cocoyl glutamate, sodium lauretg-13 carboxylate, citic acid, potassium hydroxide, gossypium herbaceum seed extract, peg-12 dimethicone, methylisothiazolinone / methylchloroisothiazolinone, parfum, benzyl salicylate, citronellol, coumarin,limonene, inalool, alpha isomethyl ionone.

  18. Meninas, boa tarde! O pediatra da minha filha indicou pra depois do banho o hidratante proderm emulsão. Nele contém a substância triethanolamine. Já ouviram falar algo sobre esse produto? bjs

  19. Olá!!! Parabéns pelo texto de grande utilidade. Adorei! Me diz uma coisa. Você disse que o PEG faz mal aos rins. Mas, todos os shampoos que pesquisei , todos mesmo, tem PEG. Você conhece algum que não tem? Me fala mais dobre o PEG, por favor. Obrigada!

  20. Olá..

    Excelente pesquisa… Já tinha verificado isso junto a Jonhson’s e eles fugiram de me informar quais possuem e não possuem tal componete Quaternaruim-15, pois identifiquei vários shampoos e condicionadores que no rótulo apresenta o Quaternaruim-15 , e pelo site na composição não apresenta, e vice-versa.
    Logo, liguei pedindo informações e eles apenas responderam e-mail informando que a quantidade não era significante, sem relacionar os produtos nem responder o motivo do rótulo apresentar informações diferentes da do site.
    Li que os produtos da linha americana , já estão saindo com o rótulo “Naturals” e não possui.
    Não sei se é verdade.
    Outro detalhe é que achamos que o Natura Mamãe e Bebê também resseca os cabelos… Vou esperimentar o Lóreal… Boa dica.
    Att

  21. Acabei de ver que o gel de limpeza da cabeca aos pes para recem-nascidos da jonhson tb contem o quartenium 15. Um absurdo. Moro no Canada e nao sei porque eles ainda circulam por aqui uma vezaue a agencia de saude aqui e muito criteriosa. Vou me comunicar com eles para entender melhor. Obrigada pelas informacoes.

  22. penso que shampoo nao é para ser consumido (ingerido) obvio q alguns componetes tem capacidade de penetrar na pele, mas nao acredito q tenham capacidade de agir nos rins por exemplo, gente, tudo é bom senso, acho q precisa ficar de olho sim, assim como nao compramos brinquedos com chumbo na tinta tbm nao vamos comprar produtos para serem usados na pele q façam mal, mas usem o bom senso pq a diferença entre o remedio e o veneno é a dose.

  23. Ótimas dicas!
    Fui ver o shampoo q uso na minha filhinha desde q completou um ano e descobri que tem o componente químico Quaternium 15.Estou usando a quase 6 meses.É uma pena ela gosta tanto, vai brincar só com o frasco. E ainda não fazia o olho arder e tem um cheirinho delicioso.
    O shampoo é o do personagem Pablo dos Backyardigans.
    Vou ter que usar outro shampoo.

  24. Oi!!! Poderia me tirar uma dúvida. Li nos textos que a substância “PEG” também faz mal. Mas, todo os shampoos, todos mesmo que já olhei, tem. Você conhece algum que não tenha?

  25. olá..fiquei surpresa com a descoberta, nao sabia desse componente, gostaria de alertar as maes tambem sobre o shampoo turma da monica camomila e aloe vera..minha filha tem quatro meses e é baguceira para tomar banho, por três vezes caiu shampoo em seus olhos. Na primeira vez achei que seria manha dela, ela chorou por uns dez minutos…na segunda vez a mesma coisa, ontem de novo ai fomos olhas tinha caido somente em um olhinho, ela chorou muito, depois de acabar de chorar o olhinho dela estava todo vermelho ela nao deixava por a mao…nao confoi mais nesses shampoos da turma da monica, nao são seguro para os olhos das crianças….deixo aí o aviso as maes…que Deus abenções a todas.

  26. Olá, visitando seu site aprendi que temos que ler as composições dos produtos dos bebês. Li aqui no site sobre o Higiapele e ele contém na fórmula PEG-8.
    A Biotropic retirou esses componentes das fórmulas dos produtos bebê natureza?

  27. Olá, parabéns pelo blog, muito bom!
    Então, verifiquei no sabonete de glicerina da granado e ele não contém mesmo o Q15, mas tem o cocamide DEA e PEGs, ou seja, não tem como fugir, como uma mãe disse ali em cima, tem q usar o bom senso!
    Beijos!

  28. Bom dia Michele gostaria se possível que me enviasse os nomes é dos produtos seguros eu não tenho condições de ler rótulos eu não enxergo. Obrigado.

  29. Poxa amo bebê natureza, uso em mim. Mas vou deixar de usar, já estou usando o da barbie, engraçado, os 2 são do mesmo fabricante BIOTROPIC. Como eu queria q eles tirassem do bebê natureza, amo tanto.

  30. Olá, Bom dia!!! Tb não sabia dessa questão e me choquei! Por outro lado fiquei tranquila , pois meu filho usa muito os da Bitropic que tb deixam os cabelos legaiss! Uma dúvida, os condicionadores dessa linha, tb são isentos? Os da Lóreal Kids nunca usei e vou passar a comprar!!! Bjosss

  31. Muito agradecida pela informação, porem muito triste por ter usado alguns desses produtos em meu neto que agora tem 10 meses, espero que não apareça reações posteriores. Ficarei de olho nos próximos produtos infantis que comprar de hoje em diante…bjs.

  32. O engraçado que que nos rótulos as legendas são muito pequenas e a maioria dos consumidores teem dificuldades de ler, enxergar… Vim descobrir depois que minha nene tive uma grande alergia no couro cabeludo, pois ela ficava muito agitada e levando a maozinha sempre na cabecinha apois o banho, ja havia comprado o shampoo da Johnson agora terei que descartar … Isto é um absurdo que fazem com nossas crianças, nós sempre pensando no melhor enquanto esse imbecis produtores empresários tentam ganhar dinheiro destruindo a saude alheia. Esses pilantras….

  33. Gostaria de compartilhar minha experiencia: minha bebe sempre usou sabonetinho infantil para lavar o cabelo, indicação da pediatra,o cabelo dela é bem cacheado. Agora que esta esta com 1 ano e meio resolvi trocar por shanpo Jonson cabelo cacheado, só que o cabelo ficou seco, amanhece tudo parado, um horror, os cachinhos tão mais lisos e sem forma. Conclusão, voltei ao sabonetinho e os cachinhos estão lindinhos e não se desfazem.

  34. que decepção com os produtos da granado e jonson.
    minha netinha tem cabelos encaracolados e volumusos, a pediatra dela disse que ela é alérgica a qualquer produto com cheiro forte, ela indicou sabão de coco e azeite de oliva,fica um pouco seco, gostaria de um condicionador que não tivesse cheiro forte você poderia me indicar um.
    Obrigada pelos esclarecimentos querida.
    Aguardo resposta.

  35. Olá!! Preciso de ajuda para conseguir escolher produtos que na composição não tenham leite, nem pode ter traços de leite e também não pode conter nada que venha de derivado de carne de gado, pois ele tem alergia altíssima a Proteína do Leite de Vaca(ALPV). A maioria das composições são escritas em inglês ou não tão minúsculas que quase não se consegue ler. Obrigada.

    1. Aqui uso granado (mas fiquei arrasada por saber q possui Q-15)
      E os da turma da Mônica são muito bons tbm (vou voltar a usá-los) e melhor agora,pois além de não conter Q-15,tbm não contém proteínas do leite em sua linha. ; )

  36. Olá, tudo bem!

    Muito legal as dicas e principalmente a preocupação em buscar informação científica antes de repassar para as leitoras. Gostaria de convidá-las para conhecer um pouco sobre cosméticos orgânicos, existe hoje no Brasil algumas marcas super respeitadas internacionalmente por fabricarem produtos 100% naturais e orgânicos, vale a pena conhecer. Visite http://www.matriznatural.com.br

    abraços,

    Mércia Eugene

  37. OUTRAS substâncias perigosas (comprovem pesquisando essas substâncias neste site http://www.ewg.org/skindeep/): Triclosan, triclocarban, benzophenone-3 (oxybenzone), styrene, coumarin, eugenol, citral, geraniol, cinnamyl alcohol, cinnamal, hydroxycitronellal, dietiltoloamida (DEET), BPA, quaternium-15, cocamide DEA, formaldehyde, triethanolamine, parabenos. Outra (substâncias perigosas em perfumes): http://expresso.sapo.pt/perfumes-cheirar-bem-pode-fazer-lhe-mal=f583971

  38. Nossa!!! Assim que li a matéria corri e peguei os produtos que uso na minha filha.
    Logo de cara..o sabonete líquido da cabeça aos pés da Johnson ' s baby possui o polyquaternium-7 e o cocamidopropyl.
    O shampoo da biotropic barbie também possui o cocamide DEA e PEG. Triste! !!!!

  39. Amigos, o flúor tbm é uma substância altamente tóxica para nossas crianças e adultos. Não usem pastas dentais com flúor-não previne cáries e está até na água que bebemos. Existem vários abaixo-assinados na net para retirada do flúor da água-vamos participar!

  40. De todos os produtos que li até hoje, O MAIS SEGURO DISPARADO é a linha “DOVE BABY”.
    Li inclusive em sites especializados americanos (que analisam produtos para bebê) dando nota máxima
    de segurança para essa linha.
    DOVE BABY recebeu rasgados elogios nos EUA e EUROPA em sites especializados em produtos infantis.
    Alguns dizem que essa linha foi elaborada pela DOVE justamente visando as mães mais preocupadas e informadas (essas que pesquisam cada substância antes de comprar).
    De tal forma que se você pesquisar uma por uma as substâncias presentes nesta linha, TODAS elas (as substâncias) são classificadas como seguríssimas. Comprove você mesma: pesquise as substâncias do rótulo no site da EWG (http://www.ewg.org/skindeep/) e você verá. Eu já fiz essa pesquisa.
    Vamos preservar nossas crianças desses verdadeiros venenos e escolhamos substâncias seguras para elas.

  41. Oi sou do Rio Grande de Norte a 4anos procuro por respostas como essas meu filho de 4anos tem alergia na pele,sempre que tentei mudar os prdutos glicerina granado ele tinha as reações ao produto, agora ja sei obriga por ajudar a nois mamaes aficar atentas a sempre ler as embalagem antes de comprar pela

  42. Esse artigo me ajudou muuuuito!!!
    minha filha tem 4 anos e desenvolveu um serio problema alérgico por causa do shampoo e condicionador, com coceira de tirar o sono. Apesar de saber que seria o shampoo e condicionador, o pediatra não deu muita importância, marquei então com medico de alergia depois de teste com varias marcas. Já estava desesperada ate aqui… vou pedir ao medico para receitar um shampoo manipulado, ate que saiba a real fonte do problema. obrigada amigas.

  43. Marina Machado Tirou dos shampoos sim, eu tenho que usar para lavar os olhos (recomendação do oftalmo) e estava lendo os rótulos, pois tenho alergia ao quaternium 15, e não tem mais. Tem o polyquaternium 10. Pelo menos os shampoos.

  44. Mas por que só o shampoo do bebê natureza tem q-15 ? Fui olhar no rótulo do shampoo e condicionador da minha filha e só tem na composição do shampoo na do condicionador não. Depois dessa não sei o que fazer com o shampoo que ela ganhou.

  45. Nara Ramos jogue nao moça. pq se for assim terás que jogar os produtos tudo de seu baby. veja se a criança tem alergia. sabemos da possibilidade, mas isso nao quer dizer que apenas a criança que teve contato com estes produtos teram reações futuras. Afinal, como visto, ainda n é totalmente comprovado.

  46. De TODOS os sabonetes líquidos baby do mercado, o mais seguro quimicamente, em nível mundial, é o DOVE BABY. Analisei os rótulos de todos eles comparando com a tabela de segurança química do “Environmental Working Group” é o único que não tinha nenhuma substância considerada amarela (atenção) ou vermelha (perigo) foi a linha DOVE BABY. Meus parabéns à marca!

  47. Oi!

    Já comprou cosméticos para gestantes no site Cosme-de?

    No site eles tem uma seção para mamães e bebês, com cosméticos como cremes, óleos, sabonetes, etc. E o mais legal é que são produtos importados e baratos!
    Eles fazem umas promoções maravilhosas que valem super a pena! Tem produtos incríveis para os nossos bebês!

    Lá tem muita variedade! Você encontra todas as marcas e para qualquer gosto!

    A forma de pagamento deles também é bom confiável :)

    cosme-de.com

  48. psassei a prestar mais atencao nos produtos que nao contem formaldeido quaternium-15 depois de descoobrir fortes reacaes elergicas em minha filha depois de muitos exames foi contatado ela tem alergia a esses produtos ai minha preocupacao. pesso a ajuda de todos aqueles que sofrem com alergia pois estou nava nas pesquisas obrigada…

  49. O sabonete liquido dove baby é diferente do em barra? Pois usamos o sabonete em barra Dove Baby e a alergia aconteceu na hora. Já usamos outras marcas e nunca tivemos problema. Grata.

  50. Amei sua matéria! Riquíssima em informações, já que a alérgica sou eu! Meus filhos nunca tiveram alergias, mas eu convivo com isso há um certo tempo, tenho alergia de citronelol, geraniol, cloreto de cobalto, parafenilenodiamina e quartenium 15, também conhecido como dowcill 200. E vivo observando os rótulos de produtos, são assustadores, pois imaginava que produtos infantis seriam uma saída pra mim, entretanto pude constatar que na grande parte não são. Mas agradeço imensamente pelas informações! Um grande abraço! Fique com Deus! Até mais!

  51. Olá,
    Há poucos dias minha pequenininha pegou uma alergia no couro cabeludo a ponto de ela coçar e fazer feridas. Após leva-la a pediatra, ela pediu que procurasse um dermatologista, mas antecipou: pare de usar o xampu JnJ, que desde que comecei coincidiu com as alergias na cabecinha da minha moça. E foi surpreendente: as feridas secaram, as coceiras pararam e agora uso sabonete líquido granado.

  52. Oi galera !!
    Meu Príncipe tem 1 ano e 3 semanas e so essa semana fiquei sabendo desse assunto chocante?..amo bebê natureza uma delícia o cheirinho..usa tbm o mamae bebê. ..agora vamos procurar a melhor opção para ele..ainda tem cachinhos fica difícil encontrar um shampoo bom para as madeixas ☺☺mais se era para bebês e os produtores ja sabe os riscos pq ainda deixam na minha esse componente..Arthur sempre teve alergia fizemos series de exames mais nao constou em nenhum do q exatamente é a alergia dele…Mais agora tem a hipótese de ser o shampoo né…ontem vi na farmácia q o shampoo Johnson a ja não tem o compontente mais será q realmente eles tiraram?ou so nao colocaram no Rótulo..e as outras linhas será q realmente não tem o compontente ou so não apresenta no Rotulo? estou muito na dúvida ..adorei o post amoO saber tudo q se refere as crianças aos bebês ?Parabéns mii??

deixe seu comentário!