Categories: Gestação e Parto/ Maternidade

Das coisas que quem espera pelo parto tem que ouvir

E continuamos aqui, com 39 semanas e 5 dias e tentando manter a ansiedade em baixa e o bom humor em alta. Ah, e claro, é sempre bom frisar que nesse post estou falando única e exclusivamente da minha pessoa, das coisas que eu ouvi e das que gostaria de ter respondido.

Quem já esperou ou espera pelo parto normal sabe. A gente ouve muita coisa, boa e ruim, de gente conhecida e de gente que nunca viu na vida. Chega a ser cômico às vezes, porque é sempre melhor rir do que chorar, claro :)

Das frases que eu ouvi e ainda ouço, selecionei as mais engraçadas e frequentes. Aqui exerço meu direito de resposta, que por muitas vezes deixei de lado por preguiça ou falta de tempo.

Nossa! Que barrigão! Pra quando você marcou?

Minha primeira reação é pensar “mas marcou o que? a depilação?”. Depois digo, gentilmente, que não marcamos data, apenas estamos esperando.

Você já está pela boa, hein? Pra quando marcou a cesárea? Hã, não marcou? Vai esperar? Ah, mas esse calor não faz bem pra você não, marca logo menina!

Essa foi de uma completa estranha, num estacionamento. Não me dei o trabalho de responder, apenas sorri com cara de alface.

Você não amarrou lacinho em nada do Leo, né Michelle? Pelo amor de Deus! Porque se amarrar o bebê se enforca com o cordão!!!

Mãe, juro, logo você que me conhece e ouve meus discursos, não podia ter soltado uma dessas. Mas te perdôo porque você deve ter crescido ouvindo isso e porque vai me ajudar com o Leo e com a Mel.

Eu até queria, mas não posso esperar pelo parto porque vivo andando por aí sozinha, dirigindo, não dá pra arriscar.

Ah sim, claro, quem espera o bebê querer nascer só anda acompanhada e não dirige, só anda de carona ou de táxi e só vai a lugares num raio de 1km de distância, pra não arriscar.

Gente, minha vida de grávida é completamente normal, mesmo agora no finalzinho. Vou a todos os lugares, ainda dirijo, ando sozinha sim. Se entrar em trabalho de parto ou a bolsa estourar, dá tempo de chegar na maternidade ou hospital ou de voltar pra casa (ou de alguém chegar até você, pra te buscar). Até pode acontecer como vemos de vez em quando em novelas e filmes (e até na vida real) de o bebê nascer a jato, no carro, etc, mas é muito, muito difícil. Só essa semana que estamos dando preferência por eu não sair sozinha ou ir muito longe, mas só porque me senti mal nos últimos dias (tive tontura e um pouco de ânsia). Caso contrário, vida normalíssima.

Ah não, eu quero ir de unha e depilação feitas e cabelo escovado pra ter meu bebê.

O fato de estar esperando pelo parto não elimina da minha vida os meus hábitos de beleza e de higiene! Continuo indo à manicure e pedicure, continuo fazendo minha depilação e cuidando do meu cabelo. Claro que não vou parir com as unhas ainda brilhando de óleo secante, recém saída do salão de beleza, mas dá sim pra se manter em dia.

E mesmo que eu não esteja de unhas feitinhas e cabelos deslumbrantes quando o Leo nascer, isso é o de menos pra mim, sinceramente. Não é a minha prioridade nesse momento.

Mas por que ficar sofreeeeeeendo de dor quando você pode marcar a cesárea e não sentir naaaaada? Ai, eu não nasci pra sentir dor de graça não.

De graça? Hã? Cesárea é zero dor? Hã? Nem eu nasci pra sentir dor de graça, amiga. Nem eu. O negócio é que não é de gra-ça. (entendedores entenderão.)

Nossa, mas você não ficou toda larga lá embaixo de ter parto normal não?

Sim, eu ouço essa e até o Alexandre já ouviu. Ele aliás, pode responder melhor do que eu. Mas olha só. Abra sua boca o maior que você  puder, tipo pra comer aqueles mega blaster hamburgueres que aparecem nas propagandas (mas que na vida real sempre tem a metade do tamanho). Sua boca volta ao normal depois ou fica aberta, laceada? …

The vagina is a fibromuscular elastic tubular tract which is a sex organ and has two main functions: sexual intercourse and childbirth.

A vagina é um aparelho tubular elástico fibromuscular, é um órgão sexual e tem duas funções principais: a relação sexual e o parto.

Esse é um assunto delicado que envolve mil e um fatores, científicos ou não – nisso falamos de laceração, episiotomia, de aconteceu comigo ou com a prima da minha vizinha, etc. Como o intuito do post é encarar de uma forma leve e bem humorada essas coisas que ouvi, não vou me estender muito aqui. Mas recomendo fortemente que quem tem dúvidas sobre isso leia e pesquise artigos, como aquiaqui e aqui.

Mas você está pre-pa-ra-da para o parto normal???

Essa foi de uma pessoa que acabara de me conhecer, que não sabia nadinha de mim até aquele momento e com uma voz carregada de pré-julgamentos. Só consegui responder, monosilábica, que estava preparadíssima. Minha vontade na verdade era dizer “na verdade não, nem sei direito do que se trata o parto normal, mas a Kate Middleton fez e acho que está na moda também”. …

Por agora são essas que consegui me lembrar. E vocês? Ouviram muitas dessas? Como lidaram com isso?

 

comentários via facebook

21 comments

  1. Ai que preguiça né Mi!!!
    É um saco né, mas como você disse melhor rir do que chorar!
    Que o Léo venha na hora dele, fico aqui mandando energias positivas pra vcs!!
    E vê se avisa a gente quando ele nascer heim!
    Beijoss

  2. Eu tinha vontade de ter parto normal… Mas o primeiro não deu e no segundo fiquei com muitissimo medo de tentar…:(
    Te admiro muito mesmo!!! Parabéns!! Deve ser uma emoção incrível!!! Realmente tem milhões de pessoas contra, e que fazem de tudo pra te desmotivar, e até pessoas que tiveram parto normal me disseram pra fazer cesárea (pq disseram que lá embaixo ficava laceado) kkkkk affff…. sem comentários…

  3. Eu acho que cada um tem que ser feliz com sua escolha, nem PN deve sofrer bullying e nem cesarea, fiz o meu cesarea nao me arrependo nem um fio de cabelo, minha irma teve normal e se arrepia de lembrar ate hj, entao cada um e cada um, devemos ser conscientes da nossa escolha e feliz com elas, se nem o bebe e nem a mae tiverem risco de morte ou qualquer dano para a vida tem que fazer aquilo que se sente bem, entao estas pessoas que sao inoportunas com vc nao d ouvidos mesmo, assim como eu nao dei qdo pessoas conhecidas e estranhas queriam me dizer como deveria ser o meu….
    Acompanho o blog e desejo um maravilhoso dia na chegada do seu bebe,,,bjs

  4. Muita preguiça desses comentários. Sempre digo que na minha próxima gestação eu direi que estou de 2 semanas a menos pq cepa que passa das 40 piora a ansiedade do povo e 41 então.. Vem sempre um comentário péssimo, sem embasamento científico.. bjo e bom final de gravidez para vc e uma boa hora..

  5. Esses comentários só mostram como a sociedade está viciada em cesariana… Fazer o q… Vc tem feito sua parte com o blog, fique feliz por isso!
    Que o Léo venha na hora que ele achar melhor! Isso é lindo!
    Bjs,

  6. Ai ai ai to na mesma que você! 1 semana a menos, mas tendo que lidar com comentários que acho hilários!!!
    Também esperando a minha bebê decidir a sua boa hora! Amanhã e dia de ultra, então vamos ver como esta tudo… ate agora ta tudo ok: sem cordão assassino e na posição cefálica! Sou de Curitiba também so que do outro lado da cidade: Água-verde. Decidi pela maternidade Curitiba pelo aconchego do lugar e pelos profissionais também, me senti bem la! Espero que tudo ocorra da forma mais tranquila para você e para o Leo também. Bjim bjim

  7. Morri de rir… ótimas respostas!
    O que mais ouço é que sou maluca por querer parto normal. Já meu marido me acha uma heroína e está me admirando muito por querer tanto esta via de parto apesar dele considerar a cesárea mais tranquila (na cabeça dele).kkkkkk…

  8. O pior é que as pessoas falam essas coisas mesmo…e travam verdadeiras batalhas umas com as outras por causa do parto…umas defendendo normal e outras cesárea…e a discussão nunca tem fim. Respeito é o mais importante, sem dúvida. Não sei como vou reagir quando chegar a minha vez, se vou ter essa coragem que você tem, essa determinação de lutar pela sua vontade…e que eu admiro muito.

    Bjs
    Tânia

  9. Já te disse que vc super me representa nessa questão do parto normal né?! Gente, estou aqui pra confirmar…nao fica laceado nao,a Mi está certissima, fica inclusive bem apertadinho depois (eu fiz episiotomia) e novinho em folha, uma beleza! Que o parto doi, doi, mas nao é tanto e quer saber, é a melhor sensação do mundoooo parir normal! Que orgulho de vc! Adoro esse tema! Bjoooossss cheios de boas energias!

  10. Concordo com a Flávia Rebelato, eu tbm fiz episio e tudo volta ao normal. No meu caso ficou melhor do que antes, rsrsrs… E eu não só ouvia coisas desse tipo, como ainda escuto quando conto que fiz um parto normal. As pessoas me olham com uma cara, como se fosse a coisa mais bizarra ter esse tipo de parto. E quero que esse bebê que eu espero venha da mesma forma!

    1. Somente um adendo: episiotomia é, na maior parte dos casos, um procedimento desnecessário. Inclusive é classificado como violência obstétrica. Só serve pra “apressar” o parto e vêm de profissionais desatualizados e que não estão alinhados com a humanização do parto. Medicina baseada em evidências não apoia o uso rotineiro de episio. Procurem o blog da Dra Melania Amorim, expoente da obstetrícia, professora de universidade pública, com diversos mestrados e pós-doutorado na sua área de atuação.

      Minha experiência agora: não levei episio, não lacerei, não precisei de pontos e estou “melhor” do que antes também. Existem exercícios e métodos de preparação do períneo (inclusive listados em blog, é só pesquisar e praticar) que ajudam e muito também!

      Se muitas que usam a Internet para pesquisar os melhores itens de enxoval também usassem a mesma ferramenta para entender melhor sobre o parto e processos fisiológicos do corpo da gestante, com certeza teríamos mais relatos de boas experiências sobre o Parto Natural, pois infelizmente 99% dos médicos falha em prestar essa assistência às mulheres que fazem o pré-natal.

  11. Desde que descobri minha gravidez eu logo pensei: “vai ser parto normal!”.
    Era engraçado como TODOS tentavam me fazer desistir e pensavam que eu não sabia nada sobre o assunto, pensavam que eu ainda ia mudar de idéia. Me surpreendi em como as pessoas foram invasivas em questionar a MINHA decisão.
    Mas no final, eu consegui e meu parto foi bem tranquilo, nada comparado aos horrores que ouvi durante a gestação. Isso sem contar o sentimento de realização, se sentir uma mulher completa, é incrível!
    Se eu tiver mais 10 filhos, quero mais 10 partos normais!
    Parabéns Michelle!!!

  12. Michele, estou lendo uns 200 mil posts seus sem parar… rsrsr além de serem uma delicia de ler tudo que pensa é exatamente a forma que estou pensando hoje e me perguntando se as decisões que eu e meu marido estamos tomando até então estão sendo boa! rsrsr Estou grávida de 21 semanas, meu primeiro filho, uma menina, e querendo muito um parto natural, mas que gostaria de ter no hospital, pois acho que me sentiria mais segura lá, por qualquer emergencia que possa vir a acontecer. Porém, estar no hospital é não ter poder de escolha para o seu próprio corpo e mesmo que você o tenha isto pode ser negligenciado. Por isso em cada consulta com minha médica, que confio demais (me vi em seu relato com seu antigo médico… rsrs), há uma discussão do quanto ela realmente vai seguir tudo aquilo que eu gostaria, porque percebi que eles que ditam as regras lá dentro não? rsrsr e ela até me aconselhou a de repente contratar o pediatra neonatal e a enfermeira (além da doula anja que já tenho… rsrs) e isso de repente me fez me sentir mais segura, mas nem tanto, ainda estou me perguntando se vai acontecer realmente do jeito que desejo e indignada por ter que escolher profissionais para seguir algo que já foi pedido… essa insegurança é muito ruim!! De qualquer forma não vou desistir e continuar conversando a respeito com minha médica e outros médicos, acho que só assim vou me sentir mais tranquila né?
    Além disso, gostaria de parabeniza-la pelo post do relato do nascimento de seu filho!! Me emocionei demais e me espelhei muito ao que desejo para mim!! Parabens!!
    Grande beijo!! Conquistou uma seguidora!! =D

  13. Fui mãe com 16 anos e tive meu primeiro parto normal,amei foi tudo bem tranquilo,depois jah com 23 anos tive novamente parto normal do segundo filho e agora com 25anos estou gravida de 34 semanas e pensando em fazer laqueadura,porem o meu medo é a cezarea,enfim uns tem medo da dor e eu tenho mesmo medo é do corte,e do pos operatorio da cezarea!!!

  14. nosssa ja to de 38 cemanas .. e estou esperando parto normal .. e eu sei .. que parto normal nao ea pior coisa do mundo .. eu so tenho 17 anos .. e sim eo meu primeiro .. queria poder dizer .. qe eu estou preparade .. mas na verdade eu nao estou .. to com medo .. de muitas coisas .. acontecer .. e acho que eu to com medo porqe nao tenhu ajuda e meu marido nao apoia em fazer parto normal .. nem a minha mae mas isso eo que eu mais ouço na minha espera da minha bebe ..

  15. Olá estou com 39 semanas e aguardando calmamente a hora que minha filha decidir vir ao mundo. Passo raiva toda consulta obstétrica, meu médio é um panaca. Não mudei porque desde sempre sabia que teria minha filha com algum médico plantonista então, qual diferença? Na última ele conseguiu se superar, pediu que se eu tivesse minha filha no intervalo das consultas que eu ligasse para desmarcar a consulta. Pode?
    As maiores burrices escuto no meu trabalho. Agora querem porque querem saber quando entro de licença. Como eu vou saber? Quero trabalhar até entrar em trabalho de parto,oras! Eles não conseguem entender isso. É novidade.

  16. Afff…
    Estou dizendo que essa criança não vai nascer de PN!! Marca logo a cesaria!!!
    Vontade de responder: cuida da sua vida que dá minha filha é meu parto cuido eu!!

  17. Olá Michelle!
    Adoro seu blog, mas claro, já ouviu e leu isso muito…mas é sempre bom ouvir e ler de novo…
    Adoro mesmo, dou risada, me divirto, aprendo…bom demais!
    Estou na 39 semana e 5 dias…e esperando…quase morri de tanto rir com as perguntas que ouviu…são exatamente assim…
    E que venham mais…pois estamos preparadíssimas!
    Beijossss

  18. O mais irritante é quando você sai pela rua pra caminhar ou ate vai visitar algum parente e eles olham pra você eperguntam: nossa não foi ainda?? Tipo assim, FUI!!! Isso que você esta vendo aqui é só uma ilusão de ótica. :(

  19. Também estou no aguardo do PN, todos os dias ouço estes comentários… Hoje foi: “você ainda tem coragem de sair de casa?” Oras, se estou bem, não posso mais sair?

deixe seu comentário!