18 dez 2012

Cuidados com as crianças no Verão

Essa semana quero falar de vários assuntos relacionados ao Verão, que começa oficialmente dia 21 de dezembro.

Junto com ele chegam as férias escolares, as altas temperaturas, muito sol, praia, piscina, viagens, passeios e brincadeiras ao ar livre. Mas, para que tudo seja só alegria, os cuidados com os pequenos devem ser redobrados.

1. Rotina

Mesmo estando de férias a criança precisa de uma certa rotina para acordar, se alimentar, brincar e dormir. Se ela já frequenta a escola, tente não sair totalmente dos horários aos quais ela já está habituada, especialmente o horário das refeições.

2. Alimentação

Fracione as refeições entre café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar e dê preferência aos alimentos leves, como verduras, legumes, grelhados, assados, refogados e evite frituras. É difícil escapar totalmente das “besteiras” como doces, balas e salgadinhos durante as viagens, mas tente restringir ao máximo.

Você também pode aumentar a ingestão de alimentos com ação fotoprotetora.

Na praia, por exemplo, fique atento à procedência dos alimentos e procure por estabelecimentos confiáveis, especialmente para peixes e frutos do mar. O mesmo vale para sorvetes, milho verde e outros alimentos que geralmente encontramos na praia. Tudo deve estar devidamente refrigerado, protegido do sol e seguindo as normas básicas de higiene no manuseio dos alimentos.

3. Hidratação

Nesses dias mais quentes, é muito importante aumentar a ingestão de água, sucos de frutas naturais, chá gelado, vitaminas e água de coco. Como as crianças às vezes não querem parar de brincar para comer ou tomar algo, ofereça sempre. Esse é um dos pontos essenciais para se manter saudável no verão.

Alguns sintomas de desidratação são boca seca, sede, diminuição da elasticidade da pele e do volume de urina. Caso a criança apresente esses sintomas, prepare o soro caseiro (1 copo de água para 1 colher (sopa) de açúcar e 1 colher (sobremesa) de sal) e dê à ela uma colher de sopa (15 ml) a cada 15 minutos ou após a evacuação.

4. Cuidados com a Pele

A pele das crianças é bem mais fina e sensível que a dos adultos e consequentemente muito menos resistente aos raios ultravioleta. No primeiro ano de vida, a produção de melanina, que é a substância que absorve a luz e protege a pele da radiação, não está funcionando plenamente, deixando-os mais expostos à queimaduras e brotoejas. Por isso o uso do filtro solar se torna tão importante. E isso não somente em dias ensolarados, já que as nuvens não são capazes de filtrar nem 10% da radiação. Filtro solar deve ser usado na praia, no campo, na cidade, em qualquer lugar. Especialmente nas crianças.

Como sabemos, o uso de filtro solar não é liberado (ou indicado) para bebês com menos de 6 meses. Se for a praia, deixe os pequenos na sombra, embaixo do guarda sol, vestindo roupinhas leves (algodão é uma boa pedida) e um chapéu grande o suficiente para proteger cabeça, nuca e orelhas.

Para bebês acima de 6 meses e crianças, escolha um filtro solar com FPS mínimo de 30 resistente à água e feito especialmente para a pele das crianças. Na hora de espalhar, passe uma camada generosa e espalhe bem, não esquecendo de nenhuma parte do corpo, como orelhas, pés e dobrinhas. Faça isso pelo menos 20 minutos antes de sair de casa e vá reaplicando conforme indicação do produto que você esteja usando, independente se a criança tiver entrado na água ou não.

O horário indicado para se expor ao sol é antes das 10h e depois das 16h.

Cuidados extras

Como as crianças gostam de brincar na beira da praia, tome cuidado com as águas-vivas. Quando em contato com algo elas liberam uma substância que causa queimaduras na pele.

Já a piscina deve receber o tratamento de limpeza adequado para evitar doenças de pele, porém sem excesso de cloro, que também pode ser prejudicial.

Vale lembrar que crianças próximas a piscinas ou ao mar requerem atenção mais do que redobrada e a companhia constante de um adulto.

Lembre-se ainda de proteger seu filho das picadas dos insetos, principalmente a dos pernilongos que são as mais comuns no verão. Para crianças acima de 6 meses um repelente infantil pode ser usado nas áreas mais expostas, mas no máximo duas vezes ao dia. Não é indicado passar no rosto ou nas mãos do bebê, pelo risco de intoxicação. Para dormir, prefira pijaminhas longos, se possível.

5. Vestuário

Quando se trata de roupas e calçados, crianças precisam de conforto acima de qualquer coisa. Ainda mais no calor. Vista os pequenos com roupas mais leves, soltinhas, de cores claras e tecidos mais fresquinhos. Roupas feitas de fibras naturais como o algodão são ótimas porque deixam a pele respirar. Evite os tecidos sintéticos, roupas apertadas e calçados fechados. Bonés e chapéus são imprescindíveis e óculos de sol protegem e de quebra dão aquele charme.

Tomando esses pequenos cuidados dá pra curtir o verão numa boa com os pequenos :)

mel.vidamaterna.com

10 comentários no blog

  1. Telma Teixeira em

    Uma dica que sempre faço quando vou a praia com as meninas, levo uma garrafa de água mineral para jogar nelas após sair da água do mar (na hora de ir embora para casa), além de tirar a areia tira também aquele “grude” que a água salgada deixa, assim incomoda menos sentar na cadeirinha na volta para casa.

    Responder
    1. Michelle Amorim respondeu Telma Teixeira em

      Oi Telma!

      Sempre fazemos isso também! Vou reunir essa e outras dicas nos próximos posts ;-)

      Responder
  2. CAMILA em

    OI MICHELLE, AS DICAS SÃO ÓTIMAS E POR MAIS QQUE JÁ SAIBAMOS DE MUITAS É SEMPRE BOM REFORÇAR NEH.

    MAS GOSTARIA DE DIZER QUE EMBORA SEJA O QUE MAIS SE DIFUNDE AS CORES CLARAS NÃO SÃO AS MAIS ADEQUADAS PARA PROTEGER A PELE DOS RAIOS SOLARES E SIM AS ESCURAS, PRINCIPALMENTE O VERMELHO QUE REPELE OS RAIOS E A PIOR ACREDITE, É A COR BRANCA É A QUE MAIS ABSORVE A RADIAÇÃO SOLAR, MAS OS TECIDOS LEVES SÃO DE FATO OS MAIS INDICADOS. BEIJOS, CAMILA

    Responder
    1. Michelle Amorim respondeu CAMILA em

      Vou mostrar isso pro meu marido que sempre pega no meu pé porque uso preto e azul marinho mesmo no calor!!! hahaha

      Obrigada por compartilhar a informação :)

      Responder
  3. Camila Tavares em

    Oi Michelle… vc tem algum protetor solar para indicar? Estou usando o da Natura Fotoequilibrio para bebe, mas acho q a pele fica colando… nunca testei outro… estou pesquisando alguns… help me

    Obrigada
    Bjs

    Responder
    1. Michelle Amorim respondeu Camila Tavares em

      Oi Camila!

      Vou fazer um post especial sobre protetores na semana que vem, depois que testarmos mais dois protetores nesse feriado do Natal.

      Mass por agora, te indico dois:

      – Banana Boat Baby: http://vidamaterna.com/bloqueador-solar-banana-boat-baby-spf-80/

      – Coppertone Babies: http://vidamaterna.com/bloqueador-solar-coopertone-baby-fps-50/

      Adoro os dois, são muito bons mesmo!

      Bjo

      Responder
  4. atletico madryt em

    I’m still learning from you, while I’m making my way to the top as well. I definitely enjoy reading all that is written on your blog.Keep the posts coming. I liked it!

    Responder
  5. Michellyne em

    Oi Michelle,
    queria indicações sobre algum hidrante pra passar no meu filho de 1 aninho, vc usa ou já usou na Mel?

    Responder
    1. Michelle Amorim respondeu Michellyne em

      Oi Michellyne,

      Gosto muito daquele rosa da Johnson’s ;-)

      Bjo

      Responder

Deixe seu comentário!