17 out 2012

Conhecendo a Casa do Brincar

Eu estava arrumando a mala para nossa viagem bate e volta para a Baby Bum, justamente para São Paulo, quando recebi um e-mail da Luciane Motta – diretora executiva da Casa do Brincar – me convidando para conhecer o local e para conversarmos.

Dei uma olhada no site e adorei a descrição do lugar:

Brincamos descalços na grama, entre árvores frutíferas e embalados pelo canto dos passarinhos. Na nossa Casa, as marcas de tinta nas paredes denunciam a bagunça que não pode ser feita no apartamento. O tanque de areia colorida é a nossa praia. O cheiro de comidinha saudável no ar conduz para as aulinhas sensoriais na nossa cozinha. E a música nos ajuda a desenvolver e divertir. Para alguns somos uma alternativa à escola. Para outros, somos complemento. Nos definimos como um espaço para a família. Aqui os adultos também brincam junto com as crianças.

Marquei então um horário com a Lu e pela manhã, lá estavam eu, câmera e caderninho na mão.

Enquanto uma turminha muito animada curtia a aula de música com a Pati Passoni, que é a diretora artística da casa, eu fui instintivamente fotografando todos os detalhes do lugar, tamanho foi o meu encantamento. Uma das funcionárias me apresentou a casa, mostrou todos os espaços e falou um pouquinho de como tudo funcionava.

Todos os ambientes remetem ao lúdico, ao brincar na sua forma mais genuína e verdadeira. Cada cantinho com um detalhe, um cuidado, algo que faz a diferença. Tudo muito bem pensado para estimular todos os sentidos da criança.

A casa é super aconchegante, tranquila e cheia de coisinhas “faça você mesmo”. É um lugar que dá às crianças a liberdade de realizarem aquelas atividades que às vezes não são possíveis em casa, seja pela bagunça, pela sujeira ou pelo espaço físico mesmo. A Mel teria adorado! (dessa vez ela não foi, mas quem sabe da próxima!)

Num ambiente assim, as crianças tem a oportunidade de realmente vivenciar as coisas, o que é muito importante nessa primeira infância. Através da brincadeira a criança forma seu repertório, construindo seus valores e suas bases emocional, social, cultural e física.

Então, que é?

A Casa do Brincar é um ambiente de brincadeiras voltadas para o desenvolvimento de crianças de 0 a 5 anos, com uma programação bem bacana que inclui artes plásticas, criação de brinquedos, brincadeiras de roda, jardinagem, música, capoeira, histórias e muitas outras atividades e oficinas, todas supervisionadas por uma equipe de profissionais.

Como funciona?

Você compra uma das opções de pacotes de horas e utiliza mensalmente da forma que quiser, sem dias ou horários marcados, apenas respeitando o horário geral de funcionamento da casa, que é das 9h às 18:30.

Fiz uma seleção das inúmeras fotos que tirei, para que vocês possam conhecer um pouquinho do lugar.

Luciane nasceu em Porto Alegre, já morou aqui em Curitiba e hoje mora em São Paulo. Jornalista, já trabalhou na Gazeta do Povo e tem duas pequenas: a Valentina de 3 anos e a Luiza de 10 anos, com quem convive desde 1 ano e meio. Após o nascimento da Valentina, ela decidiu que por um ano se dedicaria exclusivamente à maternidade e assim, acabou se tornando empresária com a criação do Aprontando Uma, que depois se tornaria a Casa do Brincar. Olha só o empreendedorismo materno :)

E espero que logo logo existam Casas do Brincar espalhadas por todo o Brasil. Seria ótimo poder contar com uma aqui em Curitiba, por exemplo!

Para maiores informações:

Casa do Brincar

Rua Simão Álvares, 951
Vila Madalena, São Paulo – SP
(11) 3032-2323  (11) 994-447-590
luciane@casadobrincar.com.br
patricia@casadobrincar.com.br

Facebook: http://www.facebook.com/casadobrincar

8 comentários no blog

  1. Mariana em

    Nossa, que dica maravilhosa!!! Vou levar a Maitê com certeza!!! Bj

    Responder
    1. Michelle Amorim respondeu Mariana em

      Bacana né Mari? Eu que queria ter uma Casa do Brincar aqui em Curitiba, haha. Quem sabe um dia :)

      Bjo pra vocês

      Responder
  2. Nayla em

    Amo esse site..muito bom pra quem é mãe, quem está a espera de um bebê!!
    sou fã msm!!
    Parabens pela matéria de hj!

    Responder
    1. Michelle Amorim respondeu Nayla em

      Oi Nayla! Que bom ue você gostou :) Obrigada pelo carinho!

      Bjo

      Responder
  3. Patricia em

    Que bacana esse lugar, bem que podia ter um em Curitiba, meu filho ia amar! Adorei a matéria.

    Responder
    1. Michelle Amorim respondeu Patricia em

      Oi Patricia!

      Podia mesmo né?! A Mel também iria adorar com certeza.

      Que bom que você gostou do post :)

      Bjo

      Responder
  4. Luana Rampin Garcia em

    adorei seu blog, não o conhecia, mas agora virei fã…muito lindo! bjos Luana

    Responder
  5. Dalva Albernaz Lins Gobbo em

    Que legal achei super interessante , a casa do brincar é uma extensão da nossa casa ou pelo menos é o que gostaria que fosse .

    Responder

Deixe seu comentário!