05 fev 2016

Compras online e a caixa de sapato que veio vazia

No início do ano, quando viajamos com as crianças novamente para Imbituba em Santa Catarina (esse post, aliás, está quase pronto e vai ao ar na próxima semana!), decidi que queria voltar em breve, porém, somente eu e Alexandre. Não fazemos uma viagem a dois desde a nossa lua de mel, então achei que seria bacana termos um tempinho só para nós.

Coincidentemente por esses dias, eu fiquei olhando minhas roupas e deu uma vontade enorme de dar uma renovada, sabem? Roupa, calçado, lingerie, de tudo um pouco. Vi que era uma época bem propícia, já que em janeiro as lojas costumam fazer liquidações ótimas. Como as crianças ainda estavam (e estão) de férias, nem pensar em sair com os dois para ir ao shopping provar roupa. Eles ficam entediados, eu não consigo ver nada e todo mundo se estressa.

Pensei então em fazer o que sempre faço, mas dessa vez com roupas e calçados: comprar online! Eu sou uma grande fã da comodidade das compras pela internet, até porque não gosto de pessoas andando atrás de mim enquanto olho as araras. Compro muita coisa online, cosméticos, produtos de higiene, maquiagem, coisinhas de papelaria, coisas para a casa, roupas e calçados para as crianças, enfim, de um tudo. Mas roupas e calçados para mim, é muito, muito raro mesmo.

Dei uma pesquisada e decidi comprar na Dafiti, que diz ser o maior e-commerce de moda e lifestyle da América Latina – e eu não duvido, pela quantidade e variedade de itens que eles têm por lá. São diversas marcas, desde as mais caras (boutiques) às mais em conta. Já na página inicial existem inúmeros banners pipocando, de desconto e promoções. Fica difícil resistir… Enfim, parecia ótimo e eu me joguei nas compras. Mentira. Comprei alguns vestidos, blusinhas, uma sandália rasteira, um biquini e um presente para o Alexandre.

Tudo certo até aí. Preços bacanas, um bom cupom de desconto no final da compra, parcelamento a perder de vista no cartão de crédito. Era dia 26 de janeiro e, contando os dias úteis no calendário, vi que seria tranquilo receber meu pedido antes da viagem. Relembrando, eu fiz essa compra especialmente para levar na viagem. 

Três dias depois, minha encomenda já estava em Curitiba, com a Vialog, que infelizmente é a transportadora que a empresa escolheu para prestar seus serviços de entrega. Sério. No facebook da empresa e no Reclame Aqui, só existem reclamações furiosas e indignadas a respeito das entregas.  Não atendem em nenhum dos telefones que constam para contato, nem retornam os e-mails.

Aqui eu faço uma pausa, para um pensamento que eu tive nessa hora: “por que, por que meu Deus, eu não pesquisei a respeito do e-commerce e da transportadora ANTES de comprar? por queeeeeê?”

Resumindo um pouco essa novela, que sim, fiz questão de contar aqui para vocês, minha encomenda ficou parada na mesma cidade de entrega, ou seja, aqui em Curitiba, por 4 dias. No site da empresa, constava que a previsão de entrega seria dia 02/02, última terça-feira. Passamos o dia todo em casa e nada foi entregue. Para a minha surpresa, ao checar o rastreamento, dizia “tentativa de entrega: destinatário ausente”. E aí, eu repito: passei o dia TODO em casa.

No dia seguinte, que segundo a Dafiti, seria o prazo final para o recebimento, nem sinal da minha entrega. Abri uma reclamação e até agora estou aguardando um parecer (sobre a mentira do “destinatário ausente”). Pelo que pude perceber, é uma prática comum da transportadora contratada.

Na quinta-feira, então, minha encomenda chegou. E por mais que estivesse atrasada, fiquei feliz por ter recebido. Mas, ao pegar o pacote das mãos do entregador, achei que o peso não condizia com o conteúdo. Ou melhor, com tudo que deveria estar lá dentro.

A primeira coisa que fiz foi olhar a nota fiscal. Todos os itens estavam lá, não faltava nada. Já na embalagem, dos 10 itens que comprei, vieram faltando 3: um dos vestidos, o biquini e a sandália. Agora, o que mais me indignou foi que… me enviaram a caixa da sandália… vazia!!! Parecia pegadinha quando abri, juro. Fiquei pensando em como a pessoa encarregada por coletar os itens no estoque não percebeu que a caixa estava vazia e mandou mesmo assim. E depois pensei que talvez a sandália tenha saído de lá de dentro sozinha, para dar uma voltinha, depois de separado o pedido… Só Deus sabe o que houve.

IMG_3431

IMG_3436

Nessa hora eu já estava bem indignada, pensando “poxa vida, justo o biquini e a rasteira? por que, por queeeeee?” :(

Claro que já liguei lá, mandei e-mail, mensagem na fan page (que, aliás, tem muita, mas muita reclamação também), mas segundo o atendente, todas as demandas abertas podem levar até dois dias úteis para serem respondidas. Eles iriam averigar o que houve com esses itens faltantes.

Nesse momento, eu quis dizer algo do tipo “tá, mas eu faço o que sem meu biquini, então? faço nudismo na praia?”…. Mas finalizei apenas dizendo que minha impressão de primeira compra foi péssima e que estava muito frustrada por não ter recebido justamente os itens que mais precisava.

Obviamente eles ainda não resolveram meu problema. Não tive nenhum retorno e provavelmente não terei antes que o feriado de Carnaval termine. Vou viajar descalça e, na praia, farei nudismo. Obrigada, Dafiti e Vialog.

Brincadeiras à parte – porque sim, tem que rir para não chorar – obviamente eu possuo outros calçados e outros biquinis para usar. Não vou morrer pelos três itens que não vieram. A questão não é essa (se bem que poderia ser, né? eu paguei por mercadorias que não recebi…).

A questão aqui é como um e-commerce desse porte continua trabalhando com uma transportadora que só gera insatisfação aos consumidores. E também, como erros como esse, de enviarem somente a caixa mas não o calçado, podem acontecer (até poderia ser passível de acontecer, porque estamos falando de seres humanos, afinal. mas que é bizarro, isso é). Fica aqui a dica então para que busquem por um serviço de entrega de qualidade, transparente e que respeite o consumidor. E também, para que o serviço de atendimento seja mais eficiente.

Pelo menos fiquei satisfeita com as peças que vieram. A malha e o tecido das peças de marca própria da loja, por exemplo, são de muita qualidade. Os tamanhos também vieram corretos – escolhi usando a tabela que consta em cada produto. Só levei alguns vestidos para fazer uma pequena barra. Enfim, uma pena todos esses contratempos, porque a loja tinha todo o potencial para ser supimpa.

Não tem um filme que chama Férias Frustradas, ou algo assim? O meu filme seria Compras Frustradas. :)

E vocês? Já tiveram problemas com alguma loja e/ou transportadora? Deixem aqui nos comentários! O mesmo vale para aquelas que vocês costumam comprar e recomendam.

Bom feriado gente!

Ps: a empresa resolveu o problema (o desenrolar dos fatos aqui)

25 comentários no blog

  1. Mayara Corrêa em

    Comprei na ri happy a girafa peek-a-blocks da fisher price, quando ela chegou, ficamos tão felizes que rasgamos a caixa pra tirar ela da embalagem, quando peguei na mão, vi que ela estava TODA RISCADA e os blocos estavam SUJOS, na hora guardei e liguei lá, me disseram que só poderiam trocar se estivesse na embalagem original que rasgamos, enfim, acabei não recebendo outra, ou meu dinheiro de volta, minha decepção com a loja foi grande, nunca mais comprei la, paguei o preço de um brinquedo novo e recebi um usado!

    Responder
  2. Michelle Tulio Amorim em

    que absurdo!!! :(

    Responder
  3. Carolina Abreu em

    Não sei até onde a empresa escolhida para a compra e a transportadora tem culpa,mas tenho uma pessoa conhecida que "trabalha"no sedex (transportadora em Minas) simplesmente abre e pega as mercadorias para uso próprio…Sim absurdo e ao perguntar pq fazia aquilo disse que nunca desconfiam deles ligando na loja eles reenviam denovo.Acho absurdo e pode ter sido o seu caso da caixa vazia e as mercadorias faltando. ..

    Responder
  4. Patricia em

    Poxa Michelle…. que azar!!! Eu particularmente compro muita roupa pela Internet e já comprei bastante pela Dafiti, graças a Deus nunca tive problema.
    O incrível é uma empresa desse porte, sabendo da insatisfação que os consumidores tem, não tomar nenhuma atitude e deixar sua reputação ser desgastada dessa forma. As empresas esquecem que o serviço prestado é tão importante e algumas vezes até mais importante que o produto por si só.
    De qualquer forma agora é esquecer o que deu errado e pensar positivo.
    Boa viagem…. adoro seu blog :-)

    Responder
  5. Ana Paula Barreto Franciosi em

    Tbm uso mto serviço d comprar pela internet,e já tive problemas!Com a saraiva,mais d um mês para solução!Tbm com uma loja na primeira compra e ambos problemas ocorreram com a mesma transportadora,tbm penso o mesmo como podem ignorar isto!

    Responder
  6. Camila em

    Existe a possibilidade também dos produtos terem saído da Dafiti e “se perdido” nas mãos de algum funcionário da vialog. Porque assim, você iria perceber se não tivesse uma caixa de sapato no meio da tua encomenda na hora de recebe né? Mas uma caixa vazia você só saberia depois de abrir, longe da galera da vialog.

    Sei não, está me parecendo treta da vialog. Em todo caso, a daffiti tem que fazer o reenvio das tuas mercadorias, sem custo algum e acho ainda que deveriam mandar um brinde! Hehe

    Responder
  7. Susana em

    Eu comprava na dafiti quando o envio era pelo correio,depois que mudaram para transportadora só decepção.
    Serviço de má qualidade,eu penso que seria melhor pagar um pouquinho a mais no frete pelo correio que não é grande coisa tbem,mas é mais rápido a entrega.

    Responder
  8. Angela em

    Minha decepção foi com aliexpress logo na primeira compra que foi super baixa ( 13,00 doletas) nao recebi os produtos, na verdade recebi um item, um anel hehehe as outras 5 coisas que comprei na loja nunca chegaram. …acho que eles mandaram tudo desmembrado sei lá so sei que pesquisei muito a loja pra comprar e tive azar….nao tenho mais coragem de comprar nada lá!

    Responder
  9. Daiane Pierezan em

    Mi..eu tb sou de ctiba e tb comprei pela internet esses dias, e claaaro que a transportadora era a vialog. Adivinha?!.. eu passo o dia em casa..e colocoram que foram feitas 2 tentativas de entrega e eu estava ausente. (em dias diferentes).. tb fiz reclamação, e quando o entregador chegou eu avisei que estava sempre em casa e que fiz reclamação pela mentira da entrega!
    Em outra entrega, outro entregador me confirmou que isso é uma pratica comum mesmo! Fiquei mto frustrada! Tá estressando comprar até pela net.

    Responder
  10. Nathanaele em

    Sou de Londrina, já fiz duas compras na dafiti e nas duas precisei de troca de produtos (calçados que ficaram pequenos ou grandes), então recebi quatro entregas num prazo razoavelmente rápido (na última demorou mais, creio que por conta dos feriados de fim de ano), todas chegaram certinhas. Não lembro qual era a transportadora, então não sei se era a mesma que a daí, mas pode ser que você tenha dado azar mesmo. Triste isso logo na primeira compra, ficamos decepcionadas e perdemos a confiança de comprar no local novamente, né?!
    Uma das minhas primeiras compras pela internet foi um celular, nem lembro o nome da loja, mas tinha pesquisado bastante e comprei pq o preço tava bom e tinha um selo de bom vendedor. A encomenda chegou no prazo, fiquei super empolgada, porém quando abri a embalagem era um produto de outra marca, fiquei muito decepcionada. Entrei em contato com a loja, que cobriu o reenvio do produto e me reembolsou em dinheiro porque não tinham mais o produto certo em estoque. Fiz uma nova pesquisa e achei o celular que eu queria em outro site, ainda mais barato, aí comprei com o dinheiro do reembolso. Mas a resolução dessa novela levou aproximadamente um mês e, assim como você, eu estava precisando, pois meu celular da época estava com problemas e pedindo pra ser aposentado (tinha 5 anos de uso) rs.
    Boa sorte, vai dar tudo certo! A dafiti é ótima.

    Responder
  11. Mirela Costa em

    Complicada essa situação! O que disse a Carolina sobre o sedex, eu já desconfiava. Uma coisa simples, a revista da nestlé, só chega se vier num envelope que não dê para identificar o que tem dentro, caso contrário… Agora com compras pela net, só não comprei roupas para mim ainda. O resto, compro tudo, tudo mesmo e nunca tive problemas. Comigo deu certo e recomendo: Bebê Store e Tricae para os pequenos. Já precisei trocar pq quando chegou o calçado estava pequeno e a troca foi super tranquila. Passarela Calçados, para mim e pequenos, nunca tive problema. Recentemente comprei a Silhouette, tbm chegou direitinho. Até minha máquina de lavar roupas comprei pela net e está aqui lindona. Acho que dei sorte! rsrsrs…

    Responder
  12. Mariana em

    Nossa, que absurdo! Já vi várias propagandas da Dafiti mas nunca comprei. Sei lá, comprar roupas pela internet não é muito minha praia. Eu preciso olhar “com as mãos”, provar, em geral uma roupa só me “ganha” quando eu vejo como fica no meu corpo. Rsrs.
    Mas já comprei muitas outras coisas pela internet e -ainda bem- nunca tive problemas.
    Apesar de que uma vez já aconteceu (com Sedex) de declararem destinatário ausente, sendo que meu marido esteve em casa o dia inteiro.

    Responder
  13. Giselle Souza em

    Oi Mi, sou de Curitiba também e compreendo a sua frustração, mas compra on-line sempre tem algumas inconveniências. Temos que comprar esperando que algo precise ser trocado ou devolvido, isso demora um tempo. Esse é o problema de não pegar e provar o produto, a eterna desvantagem do e-commerce. Então, posso te falar da minha experiência. Eu compro sempre on-line, principalmente na Dafiti. Nunca aconteceu nada disso comigo, já tive que efetuar troca e tudo sempre foi resolvido. Já tive esse problema de caixa vazia com a Sephora, acredita? Eu devolvi tudo e eles me devolveram o dinheiro. Infelizmente, são funcionários mal caráter que fazem essas coisas, mas a loja sempre abre um processo de averiguação é muito provavelmente estorna o dinheiro. Agora, tem que reclamar mesmo.

    Responder
  14. Fabiola em

    Olá! Também compro muito pela internet, agiliza nossa vida, quando as coisas funcionam, é claro. No último Natal, tive, pela primeira vez, problema com a Shoptime. Comprei um presente para meu caçula no dia 05 de dezembro, com entrega agendada para antes do Natal e só recebi o produto em 12 de janeiro, pois cancelei a compra e solicitei devolução do valor pago. A transportadora alegava que não conseguia localizar minha encomenda nos Correios, depois de postada, pode?? Quando registrei no Reclame Aqui, logo a Shoptime fez contato e enviou, sem demora, o produto, um tablet. A tal transportadora também tem centenas de reclamações de encomendas não entregues, extraviadas e a mesma desculpa de que o cliente não estava em casa para receber. Com certeza o primeiro tablet foi “abduzido” por alguém, e aí a empresa acaba engolindo o prejuízo, eu é que não ia ficar mais prejudicada. Não desista dos seus direitos, é só pedir devolução de pagamento que as coisas se resolvem. Boa sorte!

    Responder
  15. Paula em

    Menina, comprei em um tal de Mercadinho do Taylor, isso pq quem indicou foi um desses insta de maternidade … sei que a compra foi em novembro e até hoje não recebi as fantasias que comprei, já liguei mas não atendem ao fone, tem número de pedido mas quando vai rastrear não tem nada. Hoje estarei abrindo uma reclamação no Reclame Aqui. Por isso mães, NUNCA NUNCA NUNCA comprem no Mercadinho do Taylor.
    Já a Dafiti nunca tive problema e acredito que você terá retorno sobre o caso.
    80% das minhas compras são onlines. Super prático sendo mãe de dois pequenos e trabalhando fora.

    Responder
    1. Paula respondeu Paula em

      Meninas o nome correto é Lojinha do Taylor e não Mercadinho como disse acima.

      Responder
  16. Flavia Cardoso em

    Compro roupas online no oqvestir.com, multi marcas maravilhoso, serviço perfeito. Já precisei trocar roupas que não deram certo e foi super fácil e rápido. Sem contar que as roupas vêm super bem embaladas. Adoro e recomendo.

    Responder
    1. Michelle Amorim respondeu Flavia Cardoso em

      Obrigada pela dica! :)

      Responder
  17. Aline Braghetto em

    Eu tive problema com o aliexpress… comprei em 2 lojas que nunca enviaram o produto!

    Responder
  18. Julie Santos em

    Mi,

    Eu nunca tive problemas desse tipo, graças a Deus. Houve um produto que comprei, e aparentemente era falsificado, mas não posso afirmar com certeza.

    Mas pelo outro lado, sobre atendimentos que surpreendem pela excelência, tenho que falar sobre a Morango Kids, eu compro apenas sapatinhos da Gambo, vi uma indicação sua, testei e super aprovei a marca, mas ocorreu de na última compra o produto atrasar muito por conta dos correios e quando chegou, a sapatilha possuía defeito de fabricação, era pra eu usar no feriado de carnaval, como você, eu ia viajar também, e a minha filha não tinha nenhum sapato pra usar. Fiquei super chateada, relatei à loja o ocorrido e eles me responderam no dia seguinte mesmo, o retorno nunca demora mais que um dia, diferente das demais lojas que demoram de 3 a 5 dias úteis pra responder, e no fim, eu fiquei com a sapatilha de brinde e eles me enviaram, via SEDEX, a outra para substituir dois dias após o meu contato.

    Nunca recebi atendimento melhor, a Morango Kids é realmente de outro nível, além de ter promoções ótimas. Os preços são super em conta e ainda tem desconto no frete e semanas em que o frete é grátis. Super recomendo.

    Responder
    1. Michelle Amorim respondeu Julie Santos em

      Obrigada pela dica da Morango Kids! Não conhecia. Estou precisando de uma sandália nova para o Leo, e estava procurando por uma da Gambo mesmo. Estava difícil encontrar no tamanho 22 e na Morango tem :)

      Bjo

      Responder
      1. Julie Santos respondeu Michelle Amorim em

        Que bom, Mi :)

        Lá tem muita variedade mesmo, dá até pra escolher, até o momento não tive dificuldade em achar a numeração certa, o difícil é resistir à tentação de comprar vários.

        Bjos.

        Responder
  19. Ana Carolina em

    nossa, já comprei diversas vezes pela Dafiti e nunca tive problemas. Que chato.

    Responder
  20. Bia em

    Eu recomendo sempre olhar no Reclameaqui.com.br a reputação da loja! E ver no facebook também, se eles respondem comentários por lá, então as chances de terem um pós-venda atencioso e que te ajude são maiores. Mas devo dizer que muitas dessas lojas grandes não tem esse cuidado, viu…

    Além disso, sempre que quero comprar, digito o nome da loja + cupom, assim verifico a disponibilidade de cupons de frete grátis ou desconto em sites especializados nisso. Já comprei muita coisa pela internet, também já passei pela enganação de Transportadora, mas tive boas experiências.

    Para as mulheres, recomendo comprar lingeries na Loungerie – nunca tive problemas com eles, e a qualidade dos produtos é ótima! Para itens de criança, recomendo a Klin – http://www.klin.com.br
    Os calçados são de fabricação própria, apesar do preço não ser dos mais baratos, são lindos! E o pós-venda deles é muito bom, são bem solicitos e você pode reportar os problemas onde for, que eles te respondem e ajudam a resolver.

    Beijos!

    Responder
    1. Michelle Amorim respondeu Bia em

      Também compro na Loungerie e gosto muito :)

      Responder

Deixe seu comentário!