Categories: Casa & Decoração/ Quartos

Comprando tecidos no Etsy e mais planos para o quarto da Mel

DSC05769-1

Não lembro ao certo quando minha paixão por cores, estampas e padrões começou, mas sei que ela já existe há um bom tempo. Qualquer imagem que contenha uma explosão de cores já me faz sorrir por dentro. Fotos, objetos, móveis e especialmente os tecidos.

Quando comecei a planejar o quartinho da Mel, antes dela nascer, tinha várias ideias, mas nunca encontrava nada parecido com o que eu imaginava. Era sempre tudo muito pastel, muito apagado. Claro que ainda adoro as estampas e cores do kit berço e outras coisinhas que fiz antes dela nascer, mas hoje com certeza colocaria uma dose bem grande de cor naquilo tudo. E misturaria padrões, estampas, tudo que me alegrasse os olhos.

Numa das minhas pesquisas por aí, tive a grande felicidade de encontrar um blog que eu gosto muito e que é uma grande inspiração. O Casa com Amor, que vocês já devem conhecer. Com as dicas e criações da Lahna, pude perceber que podemos sim fazer as coisas do jeitinho que desejamos, ainda que essa seja uma forma mais trabalhosa de consegui-las. Mas é um trabalho que vale a pena.

Como contei pra vocês neste post, a inspiração para o quarto novo da Mel surgiu numa postagem aqui para o blog. Um quarto lindo com muito amarelo, pink e turquesa. Depois disso, defini que faria muitas das coisas eu mesma e, mesmo aquilo que eu não soubesse fazer (como costurar, por exemplo), seria acompanhado muito de perto dessa vez.

Photo1 (3)
meu caderninho de rabiscos

 

Com as cores em mente, fiz uns rascunhos do que queria fazer no quarto, como almofadas e cortina. Comecei a garimpar sites e lojas de tecidos, mas não encontrei algo que eu gostasse realmente.

Encontrei um post muito esclarecedor para quem quer comprar tecidos pela internet, em lojas nacionais e internacionais. A Lahna também me deu várias dicas bacanas e com base nisso pude escolher e comprar os tecidos em algumas lojas do Etsy.

O Etsy é uma loja estilo Elo7 ou Tanlup, mas é gringa e tem muita, muita coisa bacana e diferente. Quando entro acabo perdendo algumas horas por lá, de tanta coisa linda. Para comprar, é necessário ter cartão de crédito internacional ou uma conta no PayPal e quase todas as lojas entregam no Brasil.

Na caixa de busca, pesquise por “fabric by the yard” ou somente “fabric”. Existem ainda filtros bem específicos na coluna lateral esquerda, como tipo de tecido, tamanho, estampa e outros. Para quem não tem muita familiaridade com inglês, o tradutor do Google resolve fácil. E você pode também já deixar o site em português, alterando a linguagem preferida lá no rodapé, bem lá embaixo. Dá pra deixar em dólar ou real, qual você preferir.

A primeira coisa certamente é decidir o que você quer fazer. Cortina, colcha, almofadas, revestir o abajur, alguns cestos, fazer bastidores e quadrinhos para decorar. Essas são algumas das coisas da minha lista. Para o quarto da Mel e do bebê.

Com os itens definidos, você pode calcular quanto de tecido irá usar para cada um deles, para então poder comprar a quantidade certa. Essa é a parte mais chatinha para quem não costura e não sabe nada sobre metragens, na minha opinião. Ou você chuta o balde e compra tecido a mais ou quebra um pouquinho a cabeça para chegar nas medidas exatas (ou quase exatas).

Lá fora, os tecidos normalmente são vendidos assim:

Fat Quarter: corresponde a um quarto de jarda, mais ou menos 45 x 45 cm.
Half yard: meia jarda, em torno de 45 cm pela largura do tecido, que é 1,10 cm.
Yard: uma jarda, 0,90 x 1,10 (você pode pedir mais jardas, claro)

Para fazer uma almofada 40×40, por exemplo: se você for usar o tecido somente para um dos lados (o outro pode ser de outro tecido ou outra cor), pode comprar um fat quarter (um quarto de jarda). Se for fazer a almofada inteira do mesmo tecido, uma half yard (meia jarda). E assim se seguem os cálculos.

Para uma cortina, o indicado é medir a largura da janela e acrescentar 15cm de cada lado (para dar acabamento) e medir a altura (do teto até o piso) e então acrescentar 35cm, também para acabamento (superior e barra). Se a cortina for curta, a medida deve ser feita do teto até 15cm abaixo da janela. Tendo estas medidas, veja a largura do tecido que escolheu e calcule quantas vezes precisará para cobrir a largura de sua janela. Depois que chegar a este número, multiplique-o por três para ter uma cortina bem farta e rica ou por dois para ter uma cortina mais clean e discreta! (dicas daqui)

Para uma colcha estilo quilt, em que se usa muitos tecidos, dá pra calcular mais ou menos half yard de cada tecido.

O restante é mais difícil de calcular exatamente, mas muitas coisas dá pra fazer com as sobras dos tecidos já usados.

Escolhendo os tecidos

Essa parte foi a mais divertida mas também a que mais me demandou tempo. Foram dias pesquisando mais de duzentas páginas no Etsy, até chegar a uma pré seleção de tecidos. Foram mais de trinta escolhidos e depois finalmente consegui escolher os que realmente usaria no quarto da Mel.

No computador, criei quatro pastas, com as cores que usaria no quarto e mais uma que chamei de “mix” – uma combinação de todas elas. Fui salvando cada tecido que gostava na sua pasta correspondente. Outra coisa interessante foi montar um esboço, com as fotos dos tecidos lado a lado, e assim ir testando combinações.

Escolhi dez tecidos: quatro chevrons, um floral graúdo, um de corujinhas, um de círculos, dois de uma estampa linda chamada “Taza Tarika” e um floralzinho que ainda não chegou. Quando eles finalmente chegaram, fiquei ainda mais feliz com as minhas escolhas. Acho que vai dar pra fazer uma composição bem bacana com todos eles.

DSC05765-1

Comprei em lojas diferentes, umas com frete mais caro, outras mais barato. E recebi tudo direitinho, num prazo de 30-40 dias. Uma coisa muito importante: tente comprar no máximo 50 dólares por pacote, para não correr o risco de ser taxada.

As lojas em que comprei foram: mimis, planetfabric, bobbieloufabric, treasurebayfabric, avisiontoremember, sweetbobbinsfabric.

Agora é só começar a colocar as ideias em prática e também começar a planejar o quarto do bebê.

comentários via facebook

28 comments

  1. Michelle, amei esse post, super esclarecedor… a tempos namoro os tecidos da Etsy, mas fico insegura quanto as medidas… super beijo e obrigada!!!

  2. Como AMO estar por aqui Mi!
    Adorei esses tecidos!
    nossa… como eu queria um quartinho lindo lindo para o Otávio… mas estou desde JANEIRO esperando(quem n vem) entregar os móveis do quarto dele… :( até agora só chegou o roupeiro (menos mal)… aff

    1. Tava sentindo tua falta já dona Tamires! :)

      Mas caraca, que demora nos móveis! Você comprou pronto ou mandou fazer?

      Eu quero só ver como vai ser por aqui. A casa ainda demora mais uns 3 meses pra ficar pronta para nos mudarmos! E aí corre arrumar tudo antes do bebezico chegar (a previsão é 15 de novembro)

      Bjooo

  3. Oi Michelle, eu sou uma leitora “fantasminha” mas adoro tuas dicas e estou sempre aqui. Hj tive que comentar pq amei essa tua escolha de tecidos. que delícia essa composição!
    Eu já comprei no etsy, a primeira vez a encomenda se “perdeu” aqui no Brasil. Chato! Pedi dica para a Lahna ela indicou uns vendedores, tentei de novo e chegou tudo direitinho.
    Amei aquele chevron coloridinho! Obrigada pelas dicas!
    Bjo pra vcs

  4. Olá Michelle,
    Vc conhece a Casa Belém aí em Ctba? É linda!! E tem muitos tecidos legais lá, vi inclusive uns botoes maravilhosos de corujinha e tecidos de coruja tb…uma gracinha para a decoração do quartinho da Mel…
    De uma olhada no site…vale a pena…bjos!!!!

  5. Parabéns pelo site. Conheci por acaso , buscando ideias para minha Mel que chegará em Fevereiro. Já vasculhei quase todo o site, amei! Queria umas dicas sobre a compra de tecidos no Etsy. Tenho uma poltrona de amamentação e gostaria de cobri-la com um tecido estampado, como faço para saber as medidas para a compra? E vc teria algum tipo de tecido para indicar? Meu marido está viajando para Miami dia 17/10 e volta dia 21 será que daria tempo de eu comprar agora e eles entregarem até a volta dele ? Obrigada e mais uma vez parabéns.

    1. Oi Daniela,

      O ideal seria consultar um estofador (ou até uma costureira) para saber a quantidade de tecido que vc vai precisar. O estofador também pode te indicar os melhores tecidos e materiais para isso. Eu não saberia te dizer.

      Acredito que comprando hoje ou amanhã daria tempo de chegar antes da partida dele, mas vc teria que confirmar com cada vendedor do Etsy.

      Bjo e boa sorte

      1. Obrigada pelas dicas Michelle, foram muito úteis. mas acho eu vou comprar esse tecido da poltrona aqui e alguns outros no Etsy para almofadas e coisas menores.

  6. Oi Michelle, amo seu blog e o da Lahna. Gostaria de ser assim tão criativa como vcs…estou inspirando a festinha das minhas filhas na escola em vcs duas, mas tenho uma dúvida… como vcs conseguem as imagens do tema, tipo a corujinha, por exemplo… gostaria de uma menininha loira e outra morena, vc pode me ajudar… desde já te agradeço… e que Deus abençoe sua linda família… abraço. Aline Rezende.

  7. Michelle, os tecidos são lindos!
    difícil é escolher… rsrsrs
    por enquanto só estou olhando, pois ainda não engravidei.
    Sendo menino ou menina pretendo fazer o quarto com o tema do snoopy e da turma do charlie brown que foi meu desenho preferido na infância. Pretendo usar tons de verde. E quero muito os móveis da coleção floresta da tulipa baby (vi em outro post que você comprou dessa coleção tbm pro seu filho).
    adoro seu blog! tudo muito bem explicado!

    beijos

deixe seu comentário!