Faça você mesma(o)! 10 ago 2012

Como usar as latas de leite como vasinhos

 

Naquele post dos preparativos da festinha da Mel eu mostrei pra vocês algumas fotos das latas de leite que eu iria usar como vasinhos. As latas usadas foram de leite Ninho, Ninho 1+, Aptamil e Nan, algumas que eu tinha, outras que a sogra guardou e outras que o pessoal querido da escola da Mel me deu. A ideia de usar as latas pintadas surgiu desse post aqui.

Além de pintar, você pode fazer uma infinidade de coisas lindas com essas latas. Pode usar tecido, fitas, barbantes mais rústicos (lindo!), fio, linha ou lã, papel adesivo ou comum e até um pedaço de ‘mato’. É só colocar a criatividade pra trabalhar. Num próximo post mostro algumas das ideias mais bacanas pra fazer com elas.

Muita gente me perguntou como eu fiz, então fotografei tudo tipo um passo a passo, mas a verdade é que fazer qualquer coisa com essas latas é muito fácil. Mas, vamos lá!

Escolhi a tinta branca por dois motivos:

– Acho que a cor da lata acompanhando a cor das flores que irão dentro dela fica mais harmonico e bonito visualmente. Mas você também pode apostar em contrastes ou tom sobre tom.
– Pretendo guardar as latas para aniversários e projetos futuros e a cor branca é super neutra, dá pra compor qualquer decoração ou passar qualquer outra cor por cima.

Usei a tinta acrílica porque queria uma cobertura mais fosca, mas você pode optar por uma tinta com brilho, como um verniz.

Como você vai usar tinta, melhor colocar aquela roupa mais batida e usar um avental também. Por mais que as tintas e primers sejam solúveis em água, melhor não arriscar.

Prepare a mesa com uma toalha ou algo que não tenha problema se sujar, um chazinho ou um café (ou um vinho, se você for fazer isso à noite), bote aquele som que você gosta pra tocar e mãos a obra =)

Materiais usados (no meu caso eu usei):

18 latas de leite vazias, sem rótulo, sem cola, bem limpinhas e secas (se não enferrujam)
1 Fita Crepe ou outra fita que você tenha em casa (daquelas mais grossas)
1 Impermeabilizante de 170ml (eu usei o Aquaprimer)
1 Tinta acrílica de 170ml (mais consistente) ou PVA (mais líquida) na cor da sua preferência
1 Pincel macio tamanho pequeno/médio
Tesoura
Recipiente para água (para descansar e lavar o pincel)

Como fazer

1. Retire os rótulos das latas de leite e coloque-as num balde ou bacia com água fervendo. Pode jogar muita água fervendo em cima das latas, sem dó. Deixe uns dois minutinhos e então retire com cuidado pra não se queimar. Ou você pode jogar a água fervente e já em seguida retirar a cola, com uma faca pequena lisa (sem serrinha), com muito cuidado para não riscar a lata. Claro que vai acontecer de riscar um pouquinho, mas quase nem aparece.

Depois de retirar a cola, lave bem as latas com uma enponja de louça daquelas que não riscam (normalmente as azuis) e retire qualquer resíduo que tenha ficado. Deixe as latas de boca pra baixo em cima de um pano por alguns minutos e então seque-as muito bem.

2. Com a mesa preparada, delimite até aonde quer pintar as latas. No meu caso eu queria pintar menos da metade delas, então demarquei como vocês podem ver na foto abaixo. Cuide para que a fita fique retinha e passe umas duas voltas de fita, pra não acontecer da tinta passar para o outro lado (como aconteceu comigo!).

3. Com o pincel, passe uma demão generosa de Aquaprimer (impermeabilizante), sem muita frescura, já que ele somente será a base para a tinta. Você pode parar por aí ou então fazer como eu e dar duas demãos.

Espere secar por 72 horas ou então, coloque as latas no forno em temperatura média por aproximadamente 15 minutos (medo!). Eu preferi esperar secar naturalmente, mas como sou muito impaciente e não sei esperar, foram apenas algumas horinhas entre o aquaprimer e a primeira demão de tinta. E deu certo mesmo assim :)

4. Com as latas impermeabilizadas e bem sequinhas, passe uma demão da tinta que você escolheu e espere secar bem. Vá aplicando a tinta até a cobertura ficar como você deseja. Devolta, deixe secar bem num local protegido (de umidade, pó, das crianças, dos gatos e cachorros – ou do seu marido desastrado). Dá até pra colocar um papel escrito “cuidado! não se aproxime! material radioativo”.

Eu dei umas 6 demãos de tinta pra que as latas ficassem bem branquinhas, como eu queria.

5. Depois de esperar secar muito bem, retire a fita crepe com muito cuidado e pronto!

A minha ideia inicial era exatamente a daquela foto que a Ana postou: usar somente as latas pintadas e pronto. Mas, como a tinta passou do outro lado da fita crepe (eu tinha que ter dado mais voltas), acabei usando a fita de cetim para camuflar isso. E gostei mais ainda, eu acho.

Para o aniversário da Mel usamos maços de Gypsophilla (mosquitinhos) com espuma floral bem molhada (usar água dentro das latas enferruja rapidinho). Tudo branquinho, tinta da lata, fita e flores. Ficou lindo que só e o principal: barato!


por mãe da Mel e do Leo


37 Comentários

  1. Muriel disse:

    Ficou muito lindas as latinhas!!! Já estou guardando aqui em casa algumas para fazer de porta-trecos =)

  2. Camila Tavares disse:

    Amei essa idéia!!! Tb gostei mais com o laço de fita dando acabamento…
    Pena q não dá tempo de fazer para festinha de 1 ano da minha filha q será dia 02/09, mas já vou começar a juntar latas de leite para a de 2 anos.
    Estou in love <3

    • Olha Camila, eu juntei 20 latas em 1 mês! Todo mundo ajudou, haha. E você pode usá-las sem pintar, somente com a fita ;)

      Bjo

      • Mirela disse:

        Minha prima fez no aniversário da menininha dela as latas só com as fitas e ficou lindo mesmo! Ela colocou um prato, uma lata grande, um prato um pouco menor e uma lata tbm um pouco menor e fez um suporte de latas e pratos para a colocação dos salgados. Ficou muito lindo! E as flores nas latas tbm.

  3. Marianna disse:

    Que lindelicadeza!!!

  4. Luciana Ribeiro disse:

    As latinhas ficaram espetaculares, parabéns!

  5. Taysa disse:

    Oi. Realmente ficaram o máximo. Parab

  6. Michelle ficou lindo de doer! a fica deu ‘O’ toque! usou para enfeitar a casa depois? amey!
    Ah, e reparei na foto que mudou, agora “só tu escreve”? beijão?

  7. Bel disse:

    Ficou lindo e superdelicado.Eu já estou planejando o niver da minha filhota, Clara, que é dia 25 de outubro, e pensei em usar essa idéia das latas, mas agora que vi o resultado e adorei, vou usar mesmo.Como tbm vou fazer tudo, queria saber qual papel vc usou para a impressão dos convites.Obrigada e parabéns pelo blog.Tá lindo!

    • Oi Bel!

      Vou fazer alguns posts contando mais sobre como fiz tudo, mas já pra te adiantar, no papel externo (que fez as vezes de envelope) usei papel de scrap (porque foi o que encontrei do jeito que eu queria) e o convite em si imprimi em papel fotográfico A4 180g (se você quiser papel sem brilho, recomendo o Opaline).

      Qualquer dúvida grita ;)

      Bjo

  8. Simone disse:

    Muito lindas as latinhas!!! vou aplicar esta ideia para porta trecos….bjos

  9. Claudia Capucci disse:

    Amei essa ideia das latinhas, ficou um maximo, qro fazer pro niver do meu baby, q é daki 6 meses ainda, mas como vç mesma disse ja estou planejando, mas qria uma ideia sua, pensei em colocar nas mesas tb, mas não qria colocar flores, o q posso colocar no lugar…

  10. Xenia Suezia disse:

    O tema da festa da minha filha Amanda vai ser bailarina, o que ficaria legal usando a lata de leite no centro da mesa?

  11. Alyne souza disse:

    Amei as latinhas!vou fazer o PRIMEIRO ANINHO DO MEU FILHO DO PEQUENO PRINCIPE VC TERIA ALGUMA IDEIA PRA MIM

  12. viviane disse:

    adorei a ideia,vou fazer a do meu filho da galinha pintadinha,tem alguma ideia para colocar na lata de nan?

  13. Andréia disse:

    Lindíssimo….

  14. Joicy barbosa disse:

    Oi Michele eu estava buscando inpiração para a festa da minha pequena de 6 anos, até que encontrei a sua e amei!!!! A festa será em casa também. O problema é que la quer da Barbie Sapatilha magica!!!! Estou pensando em fazer algo bem delicado em branco e rosa e somente fazer a parte gráfica da Barbie . A festa será em outubro e como amo preparar tudo eu já etou pesquisano !!!

  15. Bom dia, amei sua latinha!
    Estou fazendo o aniversário da minha filha de pizza,
    e vou colocar estes vasinhos na mesa.
    Gostaria de uma dica, para tirar a cola da lata.
    Aguardo, obrigada.

    Bjus.

  16. Janaína disse:

    O segredo para tirar a cola da latinha, é oleo de cozinha !
    Passa só um pouquinho e sai facilmente !
    Parabéns ficaram lindas !!!

  17. Janaína disse:

    Fiz a festinha da minha filha e decorei a latinha apenas comfitinhas cor de rosa fininhas…
    E dentro fiz alfajor e pop cakes no palito…
    Ficou super delicado e muito lindo !

  18. elisa disse:

    Olá..ficaram lindas!! Não entendi uma parte..se pinta por cima da fita pq teve tira-la depois..num sai junto com a tinta??
    grata

  19. Luciana disse:

    Acha que dentro desta lata menor cabe um vazinho de mini kalanchoe?

  20. Acilene disse:

    Bom dia. Muito linda as suas latinhas … vou fazer a festa do meu filho com o tema da Galinha Pintadinha e comecei a guardar as latas de leite mas elas são de 800gr. Você teria alguma dica para me dar com esse tema?
    Obrigada.

  21. luciana disse:

    Passei pra deixar uma dica…ao invez de ferver a agua…q e um trabalham…esquente a cola com um isqueiro…esquenta e ja tira com a faca…cola por cola vai bem rapidinho…fiz e deu super certo…bjs

Deixe seu comentário



© Vida Materna | 2011
Todos os direitos reservados

Powered by WordPress tema por xCake