Categories: Casa & Decoração/ Faça você mesma(o)!

Como revestir cúpulas de lustres e abajures

Há alguns meses eu venho trabalhando em ideias e projetinhos para o novo quarto da Mel, que começou com a escolha das cores e depois a escolha dos tecidos.

Embora a maioria dos projetos ainda esteja somente na minha cabeça – ou no papel – comecei a colocá-los em prática neste final de semana que passou. Coisa simples, mas que com certeza ajudará a dar mais vida e personalidade ao quarto dela.

Quando começamos a definir a iluminação do cômodo, optamos por spots em pontos estratégicos (estante de livros e cômoda que depois dará espaço para uma escrivaninha) e por uma luz central, que ainda estava sem definição.

Eu não queria um lustre muito chique ou com penduricalhos (tipo cristais, por exemplo) porque achei que fugiria da proposta que estou criando para o quarto dela. Mas também não queria algo sem graça, sem vida e sem cor.

Pensei então num lustre estilo candelabro, mais simples, com cúpulas que pudessem ser revestidas com um tecido da minha escolha. Encontrei exatamente o que procurava numa das lojas da Leroy Merlin e coloquei a mão na massa.

A primeira coisa foi definir o tecido. Pensando na parede amarela já existente no quarto, na cortina e nos tecidos que serão usados para os outros elementos, acabei escolhendo duas das dez opções de tecidos que eu tinha.

O bacana nesse caso é que eu posso revestir de novo se o tecido desbotar, sujar ou se simplesmente enjoarmos da estampa e quisermos mudar. Dá trabalho, mas é um upgrade bem barato de fazer.

Aqui, as cúpulas como vieram da loja.

DSC_0074

Depois de pré-selecionados os tecidos, fiz uma prova, somente enrolando-os nas cúpulas.

DSC_0082

Aí veio a parte que me deu um pouco de trabalho e dor de cabeça (como eu estava empolgada, nem pensei em assistir algum vídeo ou buscar por algum tutorial, antes de fazer…)

Primeiramente eu tentei cortar o tecido reto, como num quadrado e achei que assim daria certo. Foi só desperdício de tempo e de tecido, e claro que não funcionou. Eu precisava de um molde.

Depois de pensar um pouco, resolvi tirar o tecido que veio na cúpula e fazer meu molde dali, cortando o tecido como ele deveria ser, como mostra a foto abaixo.

DSC_0093

Depois disso, ajeitei o tecido em volta da cúpula e comecei a colar nas extremidades. Ambas tem um ferrinho em formato de círculo, o que facilita o trabalho.

Usei somente tesoura e cola quente (na falta de cola branca ou cola para tecido mesmo). E o resultado foi esse:

DSC_0105

DSC_0108

Para evitar que o tecido pegue pó e com a limpeza acabe desbotando, devo aplicar um spray impermeabilizante para tecidos (já vi da Scotchgard, da 3M). Espero que dê certo.

Apesar das horas que levei para revestir todas as cúpulas e dos dedos queimados de cola quente, fiquei muito feliz com o resultado. E a Mel também :)

Abaixo deixo alguns links interessantes de tutoriais e mais ideias para revestir cúpulas.

Como revestir a cúpula do abajur com tecido

Abajur estampado

Como revestir cúpulas

comentários via facebook

7 comments

    1. Olá Re! O quarto ainda não está pronto, está em fase de término de pintura, assim como a casa toda. Assim que ficar pronto mostro aqui para vocês :)

      A paleta de cores que coloquei naquele post é da internet, não é de nenhuma marca de tinta, sabe? Mas nos catálogos que estão disponíveis nas lojas especializadas você encontrará com certeza o azul que procura.

      Bjo

deixe seu comentário!