Mãe Organizada 17 nov 2012

Como organizar a rotina de crianças em idade escolar

Quem tem filhos em idade escolar sabe a importância de organizar a rotina diária para que nada seja esquecido. A mochila envolve uma série de pequenas coisas como material para as aulas do dia, troca de roupas (se necessário), lanches, assinaturas de bilhetes,  entre várias outras demandas. Veja algumas dicas para organizar a rotina:

Organize a entrada da sua casa, pois é um fator decisivo para organizar não só essa questão da vida escolar do seu filho, como a de toda a família. Veja dicas para organizar a entrada aqui.

Insira a organização da mochila do seu filho ou filha na sua rotina noturna, para fazer antes de dormir. Todos os dias, arrume a mochila e deixe-a pronta já na entrada.

Faça um checklist de tudo o que precisa estar diariamente na mochila do seu filho (estou falando no singular para facilitar, mas as dicas valem para quem tem mais de um filho também). Lição de casa, livros, cadernos do dia, livros da biblioteca etc. Cada escola pede coisas diferentes, então adapte às necessidades da escola do seu filho.

Deixe a lancheira pronta. Não custa nada já separar o lanche na noite anterior para não ter que ficar caçando os itens na manhã seguinte e perdendo um tempo enorme, além de correr o risco de esquecer alguma coisa. Se o seu filho comprar o lanche na escola, já deixe o dinheiro separado. Algumas escolas trabalham com tickets, então você pode comprar uma quantidade para o mês inteiro e ir administrando diariamente.

Estabeleça uma rotina de quem leva e quem busca a criança na escola, em que lugar pegará a criança e em que horário. Se a criança já volta sozinha para casa, verifique se a chave está dentro da mochila. Se ela volta com o ônibus escolar, tenha sempre todos os dados do motorista com você.

Estabeleça uma rotina pós-chegada da escola. A criança almoça? Faz a lição? Vê tv? Lê um livro? Tenha uma rotina para que nada seja deixado de lado. Pode ser que a criança tenha outro curso (inglês, futebol, dança) e vá direto da escola ou fique por lá mesmo. Nesses dias, é necessário deixar uma troca de roupa para elas na mochila.

Anote em sua agenda as datas escolares importantes do seus filho, de provas a reuniões de pais.

Pague todas as mensalidades com antecedência, caso seu filho estude em uma escola particular.

Tenha um inventário de artigos escolares para verificar o estoque sempre e providenciar itens novos, caso haja necessidade. Não deixe faltar nada no dia-a-dia do seu filho.

Instaure uma rotina de lavagem de uniformes para que seu filho nunca fique sem roupa para ir para a escola. Você pode querer ter um conjunto para cada dia da semana, para facilitar. Como sujam bastante, vale a pena lavar mais de uma vez por semana ou ter peças sobressalentes. Depende do seu tempo e de como organiza a lavanderia. Se precisar lavar todas as roupas somente uma vez por semana, então é melhor ter mais itens disponíveis.

Acompanhe de perto as atividades do seu filho na escola, para dar suporte à educação dele.

Não é fácil! É muita coisa a ser feita e acompanhada, mas quem tem filhos sabe como é gratificante saber que estamos fazendo o melhor por eles. Cuidar da rotina escolar das crianças é nossa obrigação como pais e torna a vida mais tranquila para os pequenos, seja qual for sua idade.

por Thais Godinho, editora do blog Vida Organizada


por editora do blog Vida Organizada


5 Comentários

  1. Sincronizar a agenda escolar e eventos da Mel com a minha agenda pessoal é essencial aqui em casa :)

  2. Carla disse:

    essa dica de organizar as coisas na noite anterior é ótima! quando deixo pra última hora (na correria) sempre esqueço de alguma coisa..

  3. Renata disse:

    Aqui em casa são duas crianças em idade escolar a rotina é fundamental para não esquecer nada. Assim que chegam da escola já vejo as agendas e providencio tudo na noite anterior.É bem mais prático

  4. Luciana Ribeiro disse:

    Post muito legal, a Júlia ainda não vai a escola, irá no ano que vem, então precisaremos adaptar a nossa rotina para tal acontcimento…

  5. Poliane disse:

    Ufaaa…. quantas coisas nós mães temos que organizar, não é facíl fazer todas essas tarefas diariamente, porém é muito gratificante, ainda me lembro de todo carinho e cuidado que minha mãe tinha comigo quando pequena. Ótimo post, de grande relevância.

Deixe seu comentário



© Vida Materna | 2011
Todos os direitos reservados

Powered by WordPress tema por xCake