17 abr 2013

Como foi a preparação e descoberta da minha segunda gravidez

Photo1 (4)

Quem ainda não sabia da notícia pode ler mais aqui.

Como vocês já sabem, decidimos (pra valer) ter um segundo filho no final do ano passado e logo no início deste ano comecei o que seria minha preparação para engravidar novamente.

Eu havia começado a dieta Dukan no dia 2 de janeiro e como é uma dieta mais centrada em proteínas, achei que seria prudente saber como andava meu colesterol, por exemplo. Marquei uma consulta com o meu obstetra e ele solicitou alguns exames de sangue. Além disso conversamos sobre a minha vontade de engravidar novamente e ele me disse que assim que parasse com a pílula deveria começar o ácido fólico.

Sabendo da importância deste suplemento – que é fundamental para que a coluna do bebê se desenvolva corretamente, o que acontece nas primeiras quatro semanas de gestação, evitando defeitos do tubo neural, como falha no desenvolvimento do cérebro e medula espinhal – e me recordando do que fiz na gestação da Mel, resolvi começar a tomar naquele mesmo dia. Se a gravidez viesse rápido, eu já estaria tomando. Se demorasse, não haveria problema, pelo que eu pesquisei a respeito.

Parei com a pílula no dia 1 de fevereiro. Tomar a última deu uma sensação estranha, de quem está no trampolim prestes a pular numa piscina enorme e gelada.

Não é aconselhável parar de repente com medicamentos que sejam de uso contínuo, mas tendo conversado com meu obstetra já, parei com os meus. Tudo igual como fiz antes de engravidar da Melanie. Mesmo sabendo que alguns são “permitidos” na gravidez, prefiro não arriscar.

Além disso, diminui muito meu amado café. Antes eu tomava uma caneca de café com leite pela manhã, uns três cafés pretos de tarde e mais uma caneca de café com leite no final do dia. Substituí os cafezinhos da tarde por chá e cortei o último café do dia. Passei também a comer visando qualidade e parei com meus fricotes de não comer salada. Ainda prefiro legumes e verduras cozidas (essas eu amo de paixão), mas cedi a pressão da sociedade e passei a consumir as folhas e outros alimentos que geralmente se apresentam para nós em forma de salada. E olha, estou gostando, confesso. Para as frutas eu ainda sou meio que uma negação (depois reclama da filha…), mas maçã eu como quase todos os dias.

Baixei tabelinhas e aplicativos de fertilidade (para iPhone, recomendo muito o Period Tracker), mas acima de tudo, me concentrei bastante no que meu corpo me dizia. Sempre tive uma boa consciência corporal e durante a ovulação sinto pontadas no(s) ovário(s) e presto muita atenção no muco cervical.

Então na “semana D”, aquela que seria a semana fértil levando em consideração a minha última menstruação, os treinos foram fortes por aqui. Só que dessa vez eu senti essas dores e pontadas por muitos dias e não apenas por dois ou três, como geralmente acontecia. E foram dias intercalados, não dias seguidos. Achei muito estranho, mas enfim.

Na semana seguinte viajamos para São Paulo para tirar o meu visto. Durante a viagem toda tivemos que parar para que eu fosse ao banheiro. A vontade de fazer xixi era absurda. E senti uns enjoos também. Eu cheguei a pensar “nossa, mas foi semana passada, será que já to grávida ou é psicológico mesmo??”. Os seios ficaram sensíveis e com as tais veias azuladas aparentes. Mas eu não estava grávida não. Pelo menos não até aquela noite.

Lá em São Paulo, longe da agitação, da rotina, só eu e meu marido, pudemos descansar, o corpo e a mente. E a gente sabe que o sexo flui muito melhor assim, não é? Então, como não contarei detalhes, vou resumir para vocês: tive ovulação tardia e a largada para a concepção do nosso bebê foi dada lá, em São Paulo.

Aprendizado 1: não dá pra confiar e se basear somente por tabelinhas e controles assim. Ouça o que seu corpo lhe diz, veja o que ele lhe mostra. Temperatura, muco cervical, pontadas, cólicas, tudo isso requer uma atenção maior de quem está querendo/tentando engravidar.

Como foi a descoberta

Nós sabemos que ansiedade não combina com engravidar, mas dessa vez eu estava muito, muito ansiosa. Acho que por ter passado tanto tempo pensando, conversando sobre o assunto, tudo isso ajudou a gerar essa ansiedade. Com isso, veio o drama ou a novela dos testes de farmácia… Eu tinha alguns em casa e não aguentei esperar alguns dias de atraso menstrual antes de fazê-los. Foram uns cinco testes feitos todos antes da hora e claro, todos negativos. Eu olhava e pensava “blah, que sem graça!”.

No primeiro dia de atraso fiz outro teste. De noite mesmo, nem esperei a primeira urina do dia. Sentei, fiz xixi e esperei tipo… 15 segundos. Vi que somente uma linha tinha aparecido, coloquei o palito dentro da caixa e joguei dentro de um cestinho que temos no banheiro. Fui para o sofá #chatiada e fiquei lá, me lamentando.

No dia seguinte lembrei do dito cujo e resolvi jogá-lo no lixo. Abri a caixa para dar uma última conferida e choque: estava lá, ainda que muito tímida, uma segunda linha. Fiquei olhando por uns 10 minutos eu acho, virando o palito de todos os lados e analisando sob todos os ângulos.

Aprendizado 2: se na embalagem do teste de gravidez pedir para esperar até cinco minutos, espere até cinco minutos.

teste_michelle

Liguei para o Dr Hugo e ele me pediu que fizesse o beta. Fiz o beta e deu inconclusivo. “Cês tão de sacanagem comigo?” eu pensei. Mas não. Repeti o beta três dias depois. Ainda estava baixo. Sei que foram alguns dias assim, sem saber se estava grávida realmente ou não, e claro, sem menstruação.

Fiz um terceiro beta e no dia 13 de março estava lá, um resultado bem gordinho pra não deixar dúvidas: eu estava grávida. Esperei o marido chegar e quando ele entrou em casa eu disse: “parabéns papai” :’)

Aprendizado 3: Lembre que você pode ter ovulação tardia e acabar fazendo os testes muito cedo, como foi o meu caso. Contenha sua ansiedade.

E assim estamos. Tenho bastante coisa pra contar ainda, mas agora deixa eu correr que tenho reunião com a pedagoga da escolinha da Mel. Ela vai me dar uns toques de como lidar e preparar ela para a chegada do bebê. Queremos fazer isso da melhor maneira possível. Logo conto mais sobre isso por aqui.

30 comentários no blog

  1. Bruna Marques em

    Ahhh que lindo!!! Mas nossa que preparação hein!? kkkkk Que Deus ilumine a sua família e traga esse baby com muita saúde!!!! Parabéns!!!! Bjos :)

    Responder
  2. Vivian em

    Parabéns Michelle! Saúde e paz pra essa família crescendo! Engraçado que mesmo não nos conhecendo pessoalmente, cada vez que eu via um post seu imaginava… “será que ela já está grávida?” rss… Sempre digo, que mãe é universal, a gente sempre fica feliz por outra mãe, né?! Felicidades meeeesmo com esse novo baby!
    Ah… só pra te contar, meu teste de gravidez (de farmácia) foi mais ou menos como o seu: eu até esperei os 5 minutos, mas como tb descobri bem no início, a linha saiu assim, fraquinha. Então, concluí que não estava grávida, pois as linhas deveriam ser da mesma cor!! Meu marido leu todas as instruções e me disse: “aqui diz: 1 linha, negativo, 2 linhas, positivo. Não fala coisa nenhuma de cor!!” Rss… Bem coisa de gente grávida mesmo!! ;)
    Beijão!!!!

    Responder
  3. Juliani de Paula em

    Que exemplo de preparação heim!
    Parabéns pela gravidez Mi!
    Tudo de bom nessa nova etapa! E vai nos mantendo informadas!
    Beijos

    Responder
  4. Thalita em

    Parabéééns! Só essa minha gravidez de agora foi planejada e eu fiquei super ansiosa! hahaha! Tive que fazer uns 3 betas e duvidei até o primeiro ultrassom… Mas como é bom ficar grávida de novo, né? Um beijo

    Responder
  5. Thania em

    Parabens!
    Comigo foi quase exatamente e nas mesmas datas q vc!
    Varios palitinhos de xixi negativos, um positivo timido, um beta positivo e tchanan….rs…e ah, segundo filho tb! rs

    Beijos e tenha uma linda gestação!

    Responder
  6. Priscilla em

    Engraçado comigo a descoberta foi mais ou menos assim.
    Perdi um bebê em Julho, em outubro poderia engravidar de novo, a coisa simplesmente fluiu…no dia do meu aniversário sonhei que estava grávida, e falei pro meu marido que pediu pra eu esperasse até a noite pra fazer o teste, saimos e compramos o teste de farmacia. Quando ele chegou fomos os dois pro banheiro fazer o teste…nem esperei os 5 minutos…nos 20 segundos a segunda linha nao apareceu, fiquei chateada e fui tomar banho pra sair, ele jogou o palitinho no cestinho e quando sai do banho me deu um estalo que eu deveria olhar de novo, e lá estava…já fiquei feliz!!! No outro dia fiz outro pra confirmar e a 2a. linha apareceu rapidinho. Cá estou, com 26 semanas de gravidez, uma menina! Feliz demais. Parabéns pela sua 2a. gravidez, desde que descobri a minha aqui é parada obrigatória!

    Responder
  7. Lucila Gondim em

    Mi, quando eu quiser engravidar novamente, penso em me planejar assim como você!!

    Quando engravidei da Suzanna, o teste de farmácia ficou assim também, beeeem clarinho.

    Responder
  8. Mary em

    Eu sabia que vc tava grávida antes mesmo de vc contar rsrsrs Quando vc publicou “Pronta para o amor, outra vez” eu li e pensei: – Não cara, a Michelle tá grávida, não é possível!!! kkkk Parabéns, que venha com muuuuuita saúde!!! E vc acredita que quando engravidei pela segunda vez eu tinha CERTEZA que estava grávida, fiz o beta e deu negativo tb… que raiva e decepção!!! Mas depois de uns dias deu positivo kkkk… Beijosss

    Responder
  9. Flávia Rebelato em

    Olá Mi, Sabe que comigo foi igual tb?! fiz o teste de farmácia e deu negativo, mesmo após 5 minutos. Fui tomar banho e 10 minutos depois fui mostrar para o meu marido para dar a “bad news” mas tinha duas listas bem nitidas…muito estranho, mas disse pra ele que nas instruçoes dizia que depois de 10 minutos devia ser descartado o resultado. 5 dias depois fiz o beta e pronto! gravidissima! estou de 22 semanas e esperando uma menininha! felicidade total!!!!bjos e felicidades na gravidez!

    Responder
  10. Mirela Costa em

    Meu filho foi super planejado e programado… Será que vai sair um segundo? Sei não… Dá uma preguiça… rsrsrs… Mas parabéns para vc, Michelle!

    Responder
  11. Andreza Hana em

    Oie Michelle, parabens!! Eu tbm vivi situacao parecida com a tua. Tive enjoos, infeccao urinaria e mtas colicas, mas tanto o exame de farmacia qto o exame que foi feito no hospital deram negativos. Eu continuava com uma pulguinha atras da orelha ate que no dia que achei que minha menstrucao fosse descer fiz um teste de farmacia que estava na gaveta so por fazer e deu positivo com linhas bem nitidas. Depois disso fui no medico e foi confirmado hehe. Agora estou no quinto mes, gravida de uma menininha fofa que se chama Zahrah :)

    bjiimm e otima noite

    http://meuamorpaquistanes.blogspot.ie/

    Responder
  12. amanda amaral em

    tudo de bom!!! parabens! <3

    Responder
  13. Adriana em

    Parabéns! Me lembrei da minha 1ª gestação. Demorei 9 meses tentando e não dava pra confiar no meu corpo, estava tendo ovulações com intervalos enormes, no último eu bati 52 dias.
    Quando soube que estava grávida pela conta da última mestruação dava 7 semanas. Mas só na ultrassom confirmamos 4 semanas.
    Estou tentando novamente. Dessa vez estou mais tranquila e menos ansiosa. Bem só tem 1 mês que eu começei. Vamos ver até qdo permanecerei assim. No mais parabéns!

    Responder
  14. Andreia em

    Parabéns! Q Deus abençoe essa gestação.

    Responder
  15. Daniele Borgens em

    Oii Michelle,tudo bem?Você continua com o mesmo Obstetra Dr. Hugo Takao Nakatani?Também estou grávida e estou fazendo o pré natal com o Dr Hugo após ter visto no seu blog.Em relação a Maternidade,você terá novamente na Maternidade Nossa Senhora de Fátima?Recomenda?

    Bjuusss Bom Final de Semana.

    Responder
    1. Michelle Amorim respondeu Daniele Borgens em

      Oi Daniele! Estou com o Dr Hugo sim. Ele tem dado como opção as maternidades Curitiba e Nsa Sra das Graças (e tbm no Santa Cruz).

      Eu optaria novamente pela Nsa Sra de Fátima, que foi ótima, não tenho do que reclamar, pelo contrário. Mas Dr Hugo colocou alguns “poréns” (pergunte a ele sobre isso e ele vai te dizer o mesmo que me disse). Então estou assim, sem saber. Estou pensando, devo visitar todas as maternidades novamente….

      Bjo e boa sorte

      Responder
  16. ALESSANDRA BARBOSA em

    ESTOU PENSANDO EM ENGRAVIDAR DE NOVO MEU FILHOTE JÁ TEM SEIS ANOS,MAS FICO MUITO PREOCUPADA SE DEVO OU NÃO TER OUTRO(A)FILHO(A),BEM TIVEMOS UMA TENTATIVA MEIO QUE FRUSTRADA ACHEI QUE FOSSE ENGRAVIDAR LOGO NO PRIMEIRO MÊS E NÃO FOI BEM ASSIM FIQUEI HIPER FRUSTRADA E AGORA TENHO MEDO DE PASSAR POR ISSO DE NOVO!?

    Responder
  17. Leozinha em

    Esta acontecendo comigo neste exato momento , fiz um ontem de noite que deu negativo , resgatei agora depois de ler a sua materia e tem 02 riscos, Positivo !!! Meu Deus , estou mto ansiosa para repetir o teste a noite !!!

    Responder
  18. Natannaely Alves em

    Oi!
    Amei seu post, estou nesta situação só que é a primeira gravidez. Estou pesquisando e tirando minhas duvidas com meu médico, seu blog é ótimo. Parabéns!

    Responder
  19. Ana Carolina em

    Oi, Michelle!
    Descobri o teu blog ontem e me identifiquei demais com este post! Ainda estou na fase da preparação e tenho bem noção do sentimento com relação à última pílula, hehe! Já comecei o ácido fólico, diminuí a cafeína horrores e a cabeça está sempre na possível gravidez…
    Parabéns pelo blog e pelos filhotes lindos!
    Abraços!

    Responder
  20. Fernanda em

    Olá Michele sua história me deu esperança.. 6 Dias depois da minha ovulação comecei a sentir leves cólicas e um pouquinho de enjoo, e os bicos do meu seio está tipo ardendo um pouquinho minha M é pra hoje, mas eu muito ansiosa fiz o teste de farmácia e na hora não vi nada só que horas depois tinha uma segunda linha beem clarinha, fiquei feliz mas me falaram que o teste não vale mais depois que passou algumas horas que é pra desconsiderar o resultado o que você me diz ? Me ajuda !

    Responder
  21. Gravidez em

    É melhor comprar algum teste de ovulação. Eles podem fazer-nos todos muito mais fácil. :)

    Responder
  22. Ritchelli em

    Escrevi esse texto faz 1 ano, e hoje re-li e me sinto exatamente do mesmo jeito, estou fazendo planos pra ter um bebê no próximo ano e adorei seu blog… Obrigada e não pare seu trabalho… http://cristaapaixonada.blogspot.com.br/2014/09/desejo-de-ser-mae.html

    Responder
  23. Daianny Melo em

    Nossa Michelle, que blog lindo!
    Me identifiquei demais com seus textos e, assim como você, também escrevo por amor, porque senti a necessidade de partilhar esse turbilhão de emoções e confusões que correm na nossa vida com a chegada de um bebê.
    Confesso que ainda estou engatinhando nesse mundo de blogueira, mas, até agora, tenho amado.
    Se puder, passa lá para me fazer uma visitinha e, quem sabe, me seguir. Ok?
    bjs
    Daianny Melo
    http://www.essencialmammy.wordpress.com

    Responder
  24. Tatu em

    Bom dia!
    Meu ciclo, há alguns meses está desregulado então, quando percebi que já deveria ter menstruado, resolvi fazer um teste de urina.
    Isso aconteceu há 5 dias atrás, onde obti uma linha bem fraquinha.
    No dia seguinte fui fazer o Beta, que deu baixinho mas, positivo.
    Após alguns dias tive um minúsculo sangramento parecido com uma nidação e 48h após o primeiro exame, realizei um segundo Beta, que triplicou mas ainda estava baixo (22 ui/ L).
    (De acordo com o laboratório, é positivo).
    Fui na minha g.o pois estava cheia de dúvidas e com pontadas no ovário direito. Ela fez um exame de toque e constatou que meu útero está mais mole e que não tinha sinal de menstruação.
    Ontem à noite, refiz o exame de urina, que deu uma linha bem forte, logo nos primeiros segundos.
    O que posso entender disso?
    Será uma gravidez normal?
    Uma gravidez química?
    Ai que difícil!
    Minha g.o não me animou muito.
    Disse que o Beta é muito baixo.
    Obrigado!

    Responder
  25. Scárleth em

    Ai que linda a sua história. Você escreve muitooo bem. E que experiência hem.
    Bom também estou grávida e achei seu blog procurando indicações do DR Hugo hahaha. Mas já estou inscrita.
    Bjss

    Responder
  26. Paula em

    Gente até parece que é simples assim engravidar! Você tentou por quanto tempo Michele após parar o anticoncepcional?

    Responder
    1. Michelle Amorim respondeu Paula em

      Um mês apenas, Paula. Mas, cada indivíduo e organismo é diferente, não há como ter parâmetro em relação a isso.

      Responder
      1. Paula respondeu Michelle Amorim em

        É verdade, relaxar sobre o assunto também deve ajudar muito.

        Responder
  27. Mariana em

    Ola Michelle!
    Gostaria de saber se na gravidez da sua filha o positivo saiu antes ou depois do atraso?

    Responder

Deixe seu comentário!