Categories: Gestação e Parto/ Maternidade

Como e quando lavar as primeiras roupinhas do bebê?

DSC_0013 cópia

Como sabemos, a pele do bebê é bastante sensível nos primeiros meses de vida, ficando suscetível a irritações, alergias e até dermatite, que é uma inflamação da pele causada pelo contato direto com uma substância química ou causadora de alergia.

Por isso, uma das dúvidas que nós gestantes temos é sobre a lavagem das roupinhas e do enxoval do bebê em geral. Como sou mãe de segunda viagem lavando enxoval, já pude aprender algumas coisinhas.

Precisa mesmo lavar tudo?

As roupinhas recém compradas aparentam estar tão limpinhas, passadinhas e até cheirosas que pode bater aquela preguiça de lavá-las. Mas pediatras, dermatologistas, sites especializados e principalmente as mães, claro, são unânimes em afirmar: precisa lavar sim. As roupinhas e outros itens do enxoval passam por diversas mãos, processos e locais, desde a confecção até chegarem às lojas. Se você não quiser lavar tudo, lave pelo menos as roupinhas tamanho rn e p/3 meses e roupas de cama e banho.

– Quando lavar?

Muita gente indica que se comece lá pelo sétimo ou oitavo mês de gestação. Eu acredito que com 30-32 semanas é um período bacana para começar, e foi o que eu fiz quando estava grávida da Mel. Hoje, grávida do Leo, com essa bagunça de obra e mudança na nossa vida, estou aqui escrevendo esse post e lavando as primeiras peças, às 36 semanas. (não tentem isso em casa).

– Como lavar as primeiras roupinhas do bebê? 

Aqui entram várias premissas:

As roupinhas do bebê, bem como roupa de cama e banho, devem ser lavadas separadamente das roupas do restante da família, pois isso evita a contaminação por bactérias muitas vezes presentes nas peças dos adultos. Não existe uma regra referente ao tempo em que isso deve ser feito, mas eu até hoje lavo as roupas da Mel separadas, assim como nossas meias são lavadas separadamente da nossa roupa (dica de uma dermatologista). É uma questão bem pessoal de hábito e preferências mesmo e sei de pessoas que lavam tudo junto. Por aqui, prefiro separar.

É indicado também ter baldes e/ou bacias só para as roupinhas do bebê, assim você evita o contato com produtos químicos ou de limpeza, que normalmente deixam resíduos nesses recipientes. Comprar baldes de cores diferentes facilita essa identificação. E caso você se pergunte para que usará baldes ou bacias já que pretende lavar as roupinhas na máquina, é para deixá-las de molho, quando necessário.

É importante também ler as instruções nas etiquetas de cada peça. Muitas tem algumas restrições de temperatura da água, lavagem manual, secagem a sombra, etc, especialmente as peças mais finas e delicadas ou com detalhes como estampas e bordados.

Separe roupas brancas e claras das coloridas antes de lavar. Normalmente roupas de bebê de boa qualidade não soltam cor, mas dessa forma você evita qualquer contratempo com manchas.

Quais produtos usar?

Não use sabão em pó comum, amaciantes ou alvejantes que contenham cloro ou água sanitária. Prefira produtos específicos para lavagem de roupas infantis ou o bom e velho sabão de coco, seja ele em pó ou líquido (eu prefiro o líquido). Da primeira vez usei sabão de coco líquido Coquel e o Ola original (o rosa) e o Bebê.

Desta vez comprei três produtos para testar e os três foram super aprovados: Vida Macia, Coquel Coco e Mon Bijou Baby. Os três deixaram as peças macias, não danificaram e tem um cheirinho ótimo. Eu ando numa fase cheirinho de sabão de coco, então o Coquel tem sido o meu preferido.

DSC_0065 cópia

Acho que nesse caso vale também pesquisar a opinião de outras mães, sobre quais produtos elas indicam. E também, vale uma ida ao supermercado para sentir pessoalmente a fragrância de cada um e assim escolher o que você mais gostar.

Lavagem a mão x máquina de lavar

Já vi muita indicação de lavagem manual, ou seja, a mão. Essa indicação vem do fato de acreditar-se que a lavagem na máquina pode deixar resíduos dos produtos usados nas roupinhas ou até danificá-las.

Na minha opinião, nos dias de hoje onde corremos contra o tempo e buscamos praticidade, isso fica meio inviável. Além disso, a maioria das máquinas de lavar possuem ciclos específicos para roupas delicadas e tem a opção de múltiplos enxágües, com isso as roupinhas não são danificadas nem ficam com resíduos.

No final das contas, você tem duas opções:

– diluir o produto escolhido em água no balde e deixar as roupinhas um tempo de molho, enxagua-las, torcê-las e então pendurá-las no varal para secarem ao sol.

– lavar as roupinhas na máquina, com o produto escolhido (veja no rótulo as instruções de dosagem) escolhendo o ciclo para roupas delicadas (ou ciclo normal), centrifugar e pendurá-las no varal para secarem ao sol. Ou secá-las também na máquina ou secadora.

Para as primeiras roupinhas da Melanie eu fui de lavagem manual, como descrevi na primeira opção. Depois fui começando a lavar na máquina e sinceramente não notei diferença nenhuma, nem em maciez nem em desgaste. Sendo assim, nesta segunda gravidez fui de lavagem à máquina desde o começo e fiquei satisfeita com o resultado. A princípio escolhi o ciclo peças delicadas e programei dois enxágües. As roupinhas ficaram super macias, cheirosas e continuaram intactas. Depois passei para o ciclo normal/rápido e tudo certo também.

Secagem: varal x secadora

Já em relação à secagem dessas primeiras peças do bebê, eu prefiri o bom e velho varal por um motivo simples: as roupinhas ficaram mais macias e cheirosas quando secas ao sol do que na máquina. Pelo menos essa foi a minha experiência com a lava & seca que temos aqui em casa. As peças que lavei e sequei na máquina ficaram mais amassadas, um pouco menos macias e menos cheirosas, por isso deixarei a secadora para os dias sem sol ou os dias de frio.

Passando as roupinhas

Caso você opte por secar as roupinhas na máquina, talvez nem seja preciso passar a ferro as peças. Muitas saem prontas para ir para o armário, outras precisam ser passadas. Depende muito do tipo de roupa, tecido, etc. Nessa hora você pode aproveitar também para cortar etiquetas que possam incomodar o bebê, tomando cuidado para não cortar as costuras.

Depois de lavadas e passadas, as roupinhas podem ir direto para o armário ou para a cômoda do bebê. Algumas pessoas preferem colocar em sacos plásticos para proteger do pó. Eu fiz assim da primeira vez, com as roupinhas da Mel e foi ótimo. Dessa vez, como estou lavando tudo em cima da hora, não achei que seria necessário.

Agora preciso colocar tudo em ordem, afinal, sábado completamos 37 semanas :)

comentários via facebook

62 comments

  1. Quando estava grávida das gêmeas lavei as roupas delas com um pouco de antecedência por conta da possível prematuridade. Lavei todas na máquina de lavar no ciclo “roupas delicadas” e coloquei para secar no varal. Passei tudo e deixei separado as que eu levaria na maternidade já em saquinhos. Optei pelo sabão líquido Vida Macia que amo o cheiro, uso até hj na roupa de cama e banho das meninas. Comprei tbm o amaciante Vida Macia mas este usei somente depois que as meninas estavam maiores.

  2. Mi, eu coloco a máquina para funcionar com vinagre antes de colocar para lavar as roupas do bebê. Da mesma forma que os resíduos de sabão ficam nos baldes, acho que também ficam na máquina, né. É bom que faz uma faxina!!! ;)

  3. Ja li uns artigos (acho que no babycenter) que n é bom colocar as roupinhas em plástico não… mas enfim…
    Nós temos esse macacão branco com macaquinhos :)

  4. Eu estou lavando tudo na mão e apenas com sabão de coco em barra.
    Agora estou na dúvida como fazer com o protetor de berço e almofadas. Será que tudo bem mandar para a lavanderia?

  5. Nossa, o Vida Macia é meu preferido, amo, inclusive o amaciante dele, você já usou?
    Pena que ele é sabão pra recém nascido mesmo, porque quando o bebê começa a se arrastar, angatinhar… ele não limpa tão bem, pelo menos eu acho… Parti pro omo com uns 10 meses eu acho…kkkk Ah… Não sei se sou (muito) ansiosa, mas com 32 semanas minhas malas estavam prontas, tudo lavado e passado….kkk

  6. Eu lavei a máquina com 1 litro de água sanitária + maquina no nível máximo para lavar as bateladas de roupinhas novas. Depois, agora que ela nasceu, limpo o filtro da maquina e pronto. Só alegria usando sabão para bebe. Nem pensar nos dias de hoje lavar a mão, salve as máquinas…rs

  7. quanta roupinha lindinha da carters :)
    o meu Leo tem algumas parecidas hehe
    Eu comprei o novo Omo para roupas delicadas e gostei muito do cheirinho. Tambem gosto do Ola Bebe. essas marcas que tu colocou eu nunca vi por aqui.. vou olhar com mais atenção pra ver se encontro. 37 semanas.. como passou rapido! Ja ja o teu leonardo tá por aí :)
    Bjao!

  8. Para substituir o amaciante, recomendo vinagre de álcool de boa qualidade.
    O vinagre desinfeta a roupa e amacia sem deixar cheiro.
    Se duvidar, como eu duvidei, façam o teste com toalhas de banho de adulto antes.
    Só uso vinagre em toalhas de banho pois com o tempo acumulam muito amaciante e ficam muito macias que nao secam direito.
    O vinagre é excelente para limpeza em geral, pois desinfeta e da brilho em vidros, espelhos, fórmica, pedras, utilizo até no chão.

  9. Estou na terceira gestaçao,e estava decidida a nao lavar os conjuntos pagao que vem no saquinho,mas lendo bastantes sites decidi lavar ..estou com 38 para 39 semanas.agora vai ser na correria mesmo…kkkk

  10. Nossa aqui em casa só alguma roupas foram lavadas a mão, não notei diferença nenhuma em lavar na máquina. Meu esposo passou comigo as roupas e todas ficaram ótimas, agora só estou esperando minha filha vir rsrsrrsrsrs. Te amo filha!!!!

    1. talvez seja do tecido e não especificamente do Ola eu uso e gosto mais só lavando as mesmas peças com outro sabão pra ter certeza
      espero te ajudado

  11. Adorei… Estou de 30 semanas e 04 dias e estou lavando neste momento as roupinhas do Lucas Miguel, à maquina e vim pesquisar porque queria saber a questão do amaciante se posso ou não por?

  12. ola estou com varias duvidas sobre a lavagen das roupinhas da Antonia ,pois vou lavar com 31 semanas, ganhei bastante roupimhas e tem umas manchadas de tar guardadas sera que posso colocar cloro nas brancas? e depois enchaguo con um pouquimnho de vinagre?

  13. Comprei o mon bijou para roupas de bebê, mas ainda não comecei a lavar. Estou com 31 semanas. Olhando as etiquetas agora, vi em algumas o símbolo de lavagem manual, mas são bodies normais. Será que no modo “roupa de bebê” pode?
    E quanto à secagem, vi na grande maioria o símbolo de não poder secar na máquina. Vocês chegaram a secar essas na máquina também? Deu algum problema mesmo?

  14. Olá, estou com 29 semanas de gestação, gostei muito das dicas , pra falar a verdade , depois de tantas pesquisas do aq consegui desfazer todas as minhas dúvidas !!! Obrigada!!!

  15. Olá Michele! Estou num prazo bom (32sem) vou começar a lavar, pois tenho que cuidar do meu filho mais velho (furacãozinho).
    Minha duvida:
    Como guardo as roupas e lençóis? Nas gavetas mesmo ou em saquinhos/caixas plásticas para não pegar pó?
    Moro muito próximo de lugar de trânsito intenso, tenho receio do pó preto de São Paulo pegar e em poeira tudo….
    obrigada

  16. Adorei as dicas!! Realmente foi o local q achei q está mais completo. Parabéns pela iniciativa do post, e por ser tão clara em suas palavras… Obrigada!!

  17. Olá adorando tbm as dicas, eu ja ia comprar saquinhos pra por as roupas mas vi sobre a umidade, então vou usar uns sacos de cetim que tenho grandes, para guarda las, posso neh? Sobre as roupas coitado do meu esposo pra ajudar colocu pra lavar com sabao em pó Ype normal… mas vou lavar de novo, comprei o Olá e Alcool vou por junto pois algumas são usadas, não tem problema por o Alcool?

  18. Amanhã to completando 37 semanas e só agora q vou poder lavar (pq eu tava sem roupas rn kkk) Mas agora a Melissa ganhou algumas e vou ter o q levar pra maternidade… Ontem q fiz o chá de fraldas e graças a Deus tenho algumas coisas q estavam faltando!!!! :D
    Agora, #partiu lavar as roupinhas kkkkk Pq a dpp é 20/03, mas to sentindo q ela vai vir antes :P kkkk

  19. Lavei por volta das 30 semanas, foi bom pq ele nasceu com 36 semanas e estava tudo prontinho desde as 32 semanas. Acho melhor lavarmos com antecedencia porque no finalzinho só queremos descansar…

deixe seu comentário!