A pele é o revestimento externo do corpo, sendo considerada o maior órgão e o cuidado deve ser da mesma magnitude que ela tem. Devemos considerar que é um revestimento externo, mas também ela tem funções internas.
Deixar a pele bonita, bem hidratada, macia, livre de doenças, requer atenção principalmente com a alimentação. Aqui vão algumas dicas muito importantes para manter a pele protegida no verão:
- Usar protetor solar
- Consumir alimentos fotoprotetores e antioxidantes
“Quando temos uma alimentação balanceada, rica em nutrientes com ação fotoprotetora e antioxidantes, estamos fortalecendo os sistemas de defesa das células, principalmente a defesa contra os radicais livres gerados pelo sol”.
Alguns alimentos com ação fotoprotetora:
Amêndoas: ricas em vitamina E, é um bloqueador potente da luz solar.
Cenouras e Goiabas: fontes de betacaroteno, ambas são precursoras da vitamina A. O betacaroteno impede os danos dos radicais livres gerados pela exposição solar.
Cacau: possui flavonóides em sua composição, que são um grupo de antioxidantes capazes de melhorar a aparência das peles ásperas e de proteger contra os danos do sol.
Semente de linhaça: possui ácidos graxos ômega-3, que melhoram a aparência das manchas de pele e ajudam a minimizar as linhas de expressão.
Chá verde: quando quente, libera catequinas, um tipo de antioxidante com propriedades anti-inflamatórias e anti-cancerígenas comprovadas. Além disso, neutraliza as alterações causadas pela exposição à luz solar.
Tomate: quando aquecido, libera o antioxidante licopeno, que ajuda na eliminação dos radicais livres, e previ- ne o envelhecimento da pele causado pelos raios ultravioleta.
Castanha do Pará: ajuda a preservar a elastina, uma proteína que mantém a pele lisa e firme. Estudos mostram que ela é um excelente protetor contra os efeitos maléficos do sol: reduz os níveis de radicais livres decorrentes da exposição solar e previne o envelhecimento.
Azeite de oliva combinado com o molho de tomate, ginseng, uvas, soja, romã, erva mate, óleo de semente de abóbora, sementes de melancia e de melão são alimentos que contribuem com a beleza da nossa pele.
Alguns alimentos com ação antioxidante;
Frutas cítricas : como laranja, limão e tangerina são fontes de vitamina C que atua no retardo do envelhecimento precoce.
Suco de uva integral: Fonte de resveratrol, um poderoso antioxidante presente na casca da uva. Atua “varrendo” os radicais livres do organismo, inibe a oxidação das gorduras e a agregação plaquetária.
Óleo de coco: Rico em vitamina E, que atua na diminuição do processo de envelhecimento das células, e na proteção das doenças crônicas não transmissíveis como câncer e doenças cardiovasculares.
Cúrcuma: Também chamada de açafrão. Fonte de curcumina, de ação antioxidante, protege contra doenças cardiovasculares e também contra iniciação e desenvolvimento de tumores.
GOSTEI…SERVE TANTO PARA OS BEBÊS, QUANTO PARA AS MAMÃES.
hmmm…
bom saber! adorei!!!