Categories: Amamentação/ Crianças

Com Licença – sobre os dilemas enfrentados para conciliar maternidade e trabalho

10341614_229636540568108_8254240261084497809_n

Depois do nascimento da Melanie e de analisar alguns fatores na nossa vida, eu optei por não voltar a trabalhar fora. Por esse motivo, não passei pela angústia e sofrimento que tantas e tantas mães passam ao terem que retornar ao trabalho após o fim da licença maternidade. Licença que no Brasil é somente de quatro meses e que certamente é muito pouco tempo. Especialmente se fizermos um paralelo com as recomendações para a amamentação, ou seja, o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida do bebê.

Com Licença é o projeto de um documentário cujo objetivo é discutir os dilemas diários enfrentados pelas famílias para conciliar Maternidade e Carreira: gestante no ambiente de trabalho, licença maternidade, licença paternidade, volta ao trabalho e rede de suporte. São temas que dizem respeito não somente a mães e pais, mas toda sociedade.

Em uma época onde muitas mulheres (e homens) estão revendo suas prioridades de vida, o filme busca um entendimento mais profundo do cenário em que nos encontramos e a relação entre maternidade e vida profissional. “Qual o papel da mulher no mundo e na sociedade?” “Quais as opções oferecidas à família quando nasce um filho?” “A licença maternidade deve aumentar?” “Qual o ônus para as empresas? E o bônus?” “Existe uma rede de apoio satisfatória hoje?” “O que sente uma mãe que deixa seu bebê de 4 meses na creche? Quem é o indivíduo que esse bebê vai tornar-se?” “Cinco dias corridos é tempo suficiente para o pai dar suporte à mãe e viver as transformações da paternidade?” “A mulher mãe torna-se uma profissional mais eficiente?” “Como as empresas lidam com suas grávidas e mães? Afinal, as famílias têm opções? Essas e outras questões são colocadas através do olhar de mães e profissionais de diversas áreas para trazer à tona uma reflexão sobre como se chegar a um equilíbrio entre mães, pais, filhos, empresas, governo e sociedade que, em última análise, são peças de um único quebra-cabeça.

O filme está em fase de produção e hoje tem uma campanha de financiamento coletivo no site Benfeitoria.com, e ainda em fase de captação de patrocínios via Lei Rouanet.

Para que esse filme aconteça, colabore acessando  www.benfeitoria.com/comlicenca. Essa é uma causa de todos nós. Ajude a levar essa discussão para os cinemas.

Assista ao trailer promocional:

http://youtu.be/sWIwSw7zHzI

Maiores informações:

www.facebook.com/filmecomlicenca

www.benfeitoria.com/comlicenca

comentários via facebook

3 comments

  1. Dia 12/05 retornei ao trabalho e de fato é punk! Todo dia trabalho com a cabeça em casa em boa parte do tempo… Acredito que com o tempo essa tensão diminua mas é fato que se pudesse ficaria dedicada à ele até pelo menos o seu primeiro aninho! Felizmente apesar do “sofrimento” ele se adaptou bem e eu posso contar com uma família e ajudante excelentes,

deixe seu comentário!